Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Augusto Nunes - Comentário domingo, 14 de março de 2021

O PAPELÃO DO INVENTOR DO FACHINÊS (AUGUSTO NUNES É COMENTARISTA POLÍTICO)

 

O PAPELÃO DO INVENTOR DO FACHINÊS

Certamente não foi “mamãe” a primeira palavra pronunciada por Luiz Edson Fachin quando, ainda usando fraldas, estreou no mundo das vogais e consoantes em Rondinha, cidade gaúcha onde nasceu em 1958. Deve ter sido “genitora” (ou “rainha do lar”) a senha que reiterou a missão que lhe fora atribuída na passagem pela Terra: em vez de falar língua de gente, sempre buscaria um sinônimo mais pedante, mais erudito, menos familiar a ouvidos rústicos. Tal destino foi escancarado já na faculdade de Direito: o jovem Fachin jamais concordava com algo; ele anuía. Nem discordava de alguém; preferia discrepar. Não aconselhava ninguém; achava melhor inculcar. Tampouco criticava; apenas acoimava de vez em quando algum dos raros desafetos.

Com cada fio de cabelo estacionado em seu lugar, óculos de primeiro da classe, um semblante severo de quem faz questão de noivar antes do casamento, o advogado em começo de carreira era o professor de Direito Civil em gestação. E desde a primeira aula o catedrático pareceu estar ensaiando para fazer bonito no Supremo Tribunal Federal. Em junho de 2015, enfim ganhou de Dilma Rousseff a vaga no Timão da Toga aberta pela morte de Teori Zavascki. É provável que a escolha tenha sido influenciada pelo vídeo, gravado durante a campanha eleitoral de 2010, em que Fachin formalizou o apoio de um grupo de advogados do Paraná à candidata de Lula. É também provável que o ministro e a ex-presidente tenham uma convivência harmoniosa porque nenhum dos dois entende o que o outro está dizendo.

Dilma, cujo repertório vocabular não chega a 500 palavras, fala dilmês, um estranhíssimo subdialeto feito de frases que nunca têm começo, meio e fim. Fachin parece ter como livro de cabeceira um dicionário, que vive consultando para descobrir raridades semânticas que tornem ainda mais indecifrável o que diz ou escreve. A coisa piorou dramaticamente depois que o ministro fundiu num só atentado à linguística o português pernóstico e o juridiquês castiço. (Já faz tempo que não me sai da cabeça, aliás, a ideia de entrevistar alguém que tenha traduzido para a linguagem de Libras um falatório improvisado por Dilma Rousseff. Preciso saber como conseguiu entender o que disse uma mulher que não diz coisa com coisa. Quem traduz uma discurseira em dilmês merece uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Mas estou divagando. Voltemos a Fachin.)

Nem a maior das sumidades em Libras saberia reproduzir com as mãos e o restante do corpo a obra-prima do fachinês que assombrou o país no começo da semana: o relatório que devolveu o ex-presidente Lula ao picadeiro eleitoral do Circo Brasil. É uma catarata de tapeações, sofismas, gingas de chicaneiro, malabarismos bacharelescos, interpretações vigaristas, latinórios pilantras e sopapos na lógica que, sem inocentar explicitamente um pecador juramentado, livrou o ex-presidente e ex-presidiário de condenações passadas, presentes e futuras. A forma é tão detestável quanto o conteúdo, registra J. R. Guzzo no brilhante artigo publicado neste JBF. Que mais se poderia esperar de alguém que troca uma expressão singela como “denúncia inicial” pela espantosa “exordial acusatória”? Exordial acusatória, isso mesmo. O estilo é o homem.

“Principio destacando que o recurso integrativo volta-se contra despacho de afetação do julgamento do presente writ ao Plenário do Supremo Tribunal Federal, circunstância que impõe a deliberação unipessoal da insurgência”, capricha o doutor em exibicionismo na abertura do trecho em que tenta esconder o que fará num cipoal de palavras distantes muitos anos-luz do brasileiro comum. “Impende à Justiça…”, segue em frente o gênio da raça, avisando que o raso “Cabe à Justiça” é coisa para quem não sabe conjugar o solene “impender”. Atarantados com o palavrório de hospício, especialistas em STF que abundam na imprensa velha dedilharam a lira do delírio. Deduziram, por exemplo, que “Fachin fez isso para impedir a anulação de todos os julgamentos conduzidos por Sergio Moro e preservar as provas colhidas pela Lava Jato”. Com aliados assim, os procuradores da Lava Jato, os magistrados que julgaram os quadrilheiros do Petrolão e os policiais federais engajados na operação não precisam de inimigos.

No dia seguinte, enquanto outra missa negra celebrava a volta do chefe supremo à vida de candidato profissional, os devotos da seita acompanhavam com o olho rútilo e os lábios trêmulos da imagem de Nelson Rodrigues o segundo ato da versão mais cafajeste da ópera dos malandros. Apesar da anulação das condenações, a Segunda Turma do STF decidiu manter o julgamento do juiz Sergio Moro, acusado por advogados de Lula de ter agido com parcialidade nos processos que envolvem o chefão. Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski haviam garantido o empate em 2 a 2 quando o caçula Nunes Marques interrompeu o espetáculo do cinismo com um pedido de vista. Quer examinar melhor o assunto. Mesmo que um surto de lucidez o leve a absolver o símbolo da Lava Jato, como fizeram Fachin e Cármen Lúcia em 2018, Moro continuará em perigo. Em jantares com amigos, Gilmar Mendes vem se gabando de ter atraído Cármen Lúcia para a tropa de choque que chefia, formada por Lewandowski, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. A única mulher da Segunda Turma avisou que vai rever seu voto. Se decidiu piorar a biografia, será lembrada como coveira da maior operação anticorrupção ocorrida no mundo.

Fachin demorou cinco anos para descobrir que os processos sobre o tríplex no Guarujá e o sítio em Atibaia deveriam ter tramitado não na sede da Lava Jato em Curitiba, mas na sucursal de Brasília. Em dezembro passado, num ofício remetido ao presidente do STF, o relator Fachin garantiu a Luiz Fux que o trabalho da operação “é pautado pela legalidade constitucional” e louvou os métodos aperfeiçoados pela Lava Jato. “É possível, ao mesmo tempo, ser democrático e combater a corrupção pelo aprimoramento do sistema judicial”, resumiu. O ministro também recomendou que o Supremo contemplasse com especial atenção “a seletividade do sistema penal, injusto e desigual para a parcela menos abastada da população e leniente com os poderosos às voltas com práticas criminosas”. Passados apenas três meses, aliou-se aos poderosos e escureceu o desfecho do mais audacioso faroeste à brasileira. Até agora, os vilões se contentavam com passar o filme inteiro perseguindo os homens da lei. Agora a bandidagem quer também prender o juiz.

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 11 de março de 2021

LULA INOCENTADO POR EXCESSO DE CRIMES (AUGUSTO NUNES É COMENTARISTA POLÍTICO)

 

 

INOCENTADO POR EXCESSO DE CRIMES

Augusto Nunes

 

Absolvido por excesso de crimes pelo ministro Edson Fachin, Lula transformou-se no inocente mais culpado de todos os tempos.

Como indenização pela prisão injusta, o Supremo Tribunal Federal tem de devolver-lhe o sítio em Atibaia. Com Zé Dirceu fantasiado de caseiro.

O monumento ao delírio ficou incompleto.

Se Fachin decidiu que Lula pode até candidatar-se à Presidência da República, fica estabelecido que o Petrolão não existiu.

Se tudo não passou de uma invencionice de juízes e procuradores em busca de holofotes, que sejam anulados todos os processos e proclamada a inocência de todos os acusados.

Devem ser imediatamente devolvidos aos ladrões, enfim, os bilhões roubados da Petrobras que a Lava Jato conseguiu recuperar.


Augusto Nunes - Comentário quinta, 25 de fevereiro de 2021

BOULOS PERDE NA JUSTIÇA PARA AUGUSTO (AUGUSTO NUNES É COMENTARISTA POLÍTICO)


Augusto Nunes - Comentário quarta, 07 de outubro de 2020

OS TEMPOS VERGONHOSOS ACABARAM

 

OS TEMPOS VERGONHOSOS ACABARAM

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 27 de agosto de 2020

NUNCA VI PRESIDENTE MAIS PERSEGUIDO QUANTO BOLSONARO


Augusto Nunes - Comentário quarta, 12 de agosto de 2020

CONHEÇA DIAS TOFFOLI EM ESTADO BRUTO

 

CONHEÇA DIAS TOFFOLI EM ESTADO BRUTO

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 31 de julho de 2020

ARAS REPRODUZ DISCURSO DOS ADVOGADOS DE LULA

 

ARAS REPRODUZ DISCURSO DOS ADVOGADOS DE LULA


Augusto Nunes - Comentário sábado, 18 de julho de 2020

GILMAR MENDES COMETE CRIME

GILMAR MENDES COMETE CRIME


Augusto Nunes - Comentário sábado, 20 de junho de 2020

CELSO DE MELLO - PAVÃO DE TATUÍ NÃO PARA DE FALAR

 

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 03 de junho de 2020

AUTORIDADES PECAM EM PRIORIDADES

 

AUTORIDADES PECAM EM PRIORIDADES

 

 

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 31 de maio de 2020

SUPREMO É INSTRUMENTO CONTRA BOLSONARO


Augusto Nunes - Comentário quinta, 28 de maio de 2020

MAIA PRECISA EXPLICAR O APELIDO DE BOTAFOGO

 

MAIA PRECISA EXPLICAR O APELIDO DE BOTAFOGO

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 24 de maio de 2020

APREENDER O CELULAR DO PRESIDENTE É UM ABSURDO

 

APREENDER O CELULAR DO PRESIDENTE É ABSURDO

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 21 de maio de 2020

CUIDADO COM O CENTRÃO

 

CUIDADO COM O CENTRÃO!

 


Augusto Nunes - Comentário terça, 12 de maio de 2020

CORRUPTOS APROVEITAM A PANDEMIA PARA DAR GOLPES

 

CORRUPTOS APROVEITAM PANDEMIA PARA DAR GOLPES

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 25 de abril de 2020

GOVERNADORES E PREFEITOS ABUSAM DA AUTORIDADE

 

GOVERNADORES E PREFEITOS ABUSAM DA AUTORIDADE


Augusto Nunes - Comentário domingo, 12 de abril de 2020

IMPRENSA FAZ TORCIDA PRÓ-VÍRUS

 

MPRENSA FAZ TORCIDA PRÓ-VIRUS

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 02 de abril de 2020

OPOSIÇÃO OPORTUNISTA NAS CRÍTICAS AO GOVERNO

 

OPOSIÇÃO OPORTUNISTA NAS CRÍTICAS AO GOVERNO

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 25 de março de 2020

DINHEIRO GASTO NA COPA FAZ FALTA NOS HOSPITAIS

 

DINHEIRO GASTO NA COPA FAZ FALTA NOS HOSPITAIS

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 11 de março de 2020

SUZY NÃO MERECE VISITA DE NINGUÉM

 

SUZY NÃO MERECE VISITA DE NINGUÉM

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 01 de março de 2020

CONGRESSO USA 15 DE MARÇO PARA FAZER CHANTAGEM

 

CONGRESSO USA 15 DE MARÇO PARA FAZER CHANTAGEM

 

 

 


Augusto Nunes - Comentário segunda, 17 de fevereiro de 2020

AFIRMAÇÕES MAL INTERPRETADAS

 

AFIRMAÇÕES MAL INTERPRETADAS

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 13 de fevereiro de 2020

O ENCONTRO ENTRE LULA E O PAPA VAI CAUSAR UM DESASTRE NO VATICANO

 

O ENCONTRO ENTRE LULA E O PAPA VAI CAUSAR UM DESASTRE NO VATICANO

 


Augusto Nunes - Comentário segunda, 10 de fevereiro de 2020

ZÉ DE ABREU NÃO PRECISA DE SCRIPT PARA SE COMPORTAR COMO CAFAJESTE

 

ZÉ DE ABREU NÃO PRECISA DE SCRIPT PARA SE COMPORTAR COMO CAFAJESTE

 

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 31 de janeiro de 2020

NÓS E ELES

 

 

NÓS E ELES

Dirceu acusa a direita de fazer o que fizeram Lula e seus devotos que roubam com a mão esquerda e embolsam com a direita

“A polarização é a arma da direita para estigmatizar e criminalizar não só o PT e a esquerda como a política e suas instituições, escondendo a verdadeira divisão de nosso Brasil, a vergonhosa e criminosa concentração de renda e a recusa e o abandono do pacto social e democrático de 1988, a renúncia à democracia e o apoio ao golpe parlamentar de 2016”.

José Dirceu, chefe da Casa Civil do governo Lula, condenado a mais de 30 anos de cadeia por excesso de bandalheiras, fingindo que foi a “direita”, e não Lula e o PT, quem dividiu o país entre “nós” e “eles”.


Augusto Nunes - Comentário quinta, 23 de janeiro de 2020

MORO: A CARA DO BRASIL QUE PRESTA

 

 

A CARA DO BRASIL QUE PRESTA

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 23 de janeiro de 2020

A LUMINOSA INTEGRIDADE DE REGINA DUARTE

 

 

A LUMINOSA INTEGRIDADE DE REGINA DUARTE

Conheci pessoalmente Regina Duarte às vésperas da estreia da minissérie Chiquinha Gonzaga. Diretor de redação da revista Época, marquei um encontro no Rio com a estrela da Globo para preparar a reportagem de capa. A conversa vespertina em seu apartamento durou duas horas. Quando terminou, bateu-me a sensação de que, pela primeira vez em muitos anos, havia entrevistado alguém que dissera a verdade o tempo todo. Naquele momento, à admiração que sempre tive pela grande atriz somou-se o encantamento pela bela mulher que alcançara a graça a tão poucos concedida: a integridade absoluta. Essa virtude raríssima ditou-me o parágrafo de abertura, abaixo reproduzido:

Um agiota da Florença medieval talvez examinasse, espontaneamente, a hipótese de oferecer-lhe empréstimos sem garantia. Um espião a serviço da velha União Soviética poderia sentir-se tentado a transformá-la em confidente. E é provável que o carcereiro de San Quentin lhe entregasse o chaveiro do corredor da morte se ela ponderasse que todo ser humano merece uma segunda chance. Nenhum desconfiado congênito, nenhum pessimista profissional estará livre de exibir essas fendas na couraça depois de exposto a Regina Duarte. Só pode ser verdade o que diz alguém com esse rosto de primeira comunhão e essa voz que eterniza a primavera. É, sobretudo, impossível duvidar de quem sorri assim. Adicionem-se a esses trunfos os dotes de grande atriz e não será difícil compreender por que o país, desde sempre, acredita no que Regina diz e no que dizem os personagens que interpreta.

Parágrafos adiante, a reportagem descreve a Regina que vi pela primeira vez:

A mulher que abre a porta ao primeiro toque da campainha é uma artista, mas parece normal (tão normal que sabe atender pessoalmente à campainha). Está vestida como um ser humano normal que acabou de chegar do dentista: ninguém desmata a selva dos cabides na hora de submeter-se a suplícios. Saia verde-claro, blusa em tom verde ligeiramente mais brando e bolinhas brancas, sandálias com saltos que não denunciam o desejo de chegar à estratosfera. Nada que desperte atenções especiais, nada que realce o corpo bem desenhado. E se Regina, cabelos escorridos pelas faces, estiver vivendo o papel de dona-de-casa-sem-vaidades-que-logo-vai-virar-a-estrela-da-noite?

Mencionei essa hipótese em tom amável, mas imediatamente emergiu a mulher boa de briga camuflada pela suavidade da eterna Namorada do Brasil:

“É um grande equívoco acreditar nessa história de que os atores passam o tempo todo representando”, reagiu Regina com evidente desconforto. Ergueu-se da cadeira de praia, acendeu o primeiro dos dois cigarros que fumaria em duas horas de conversa e voltou as costas para a mesa da varanda onde eu estava. A voz tornou-se ligeiramente mais aguda. Mas o olhar não traía qualquer vestígio de raiva quando Regina voltou a sentar-se. “É no palco que boto para fora o meu lado camaleônico”, disse. “E é por usar o palco que artistas não precisam mentir.”

Depois daquela tarde no Rio, reencontrei-a poucas vezes. Mas continuei a seguir de perto a atriz brilhante e a paulista do interior que rima coerência com valentia. Passados tantos anos, constato que o retrato produzido pela reportagem dispensa retoques. Cada vez mais lúcida e contemporânea do mundo ao redor, Regina não mudou. Nesta semana, ela começou a fase de ensaios que lhe dirão se vale a pena assumir no palco federal o papel de secretária especial da Cultura. Do desfecho da peça que estreou há um ano depende o futuro do Brasil. Tomara que a mulher que não mente aceite melhorar o rosto e a alma do elenco.


Augusto Nunes - Comentário quarta, 22 de janeiro de 2020

DILMA: DERROTA DESMORALIZOU A TEORIA DO GOLPE

 

 

DERROTA DESMORALIZOU A TEORIA DO GOLPE

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 19 de janeiro de 2020

LULA LEITOR: MILAGRE NA CADEIA

 

MILAGRE NA CADEIA

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 16 de janeiro de 2020

DOCUMENTÁRIO PETISTA TORTURA OS FATOS

 

 

DOCUMENTÁRIO PETISTA TORTURA OS FATOS

 

 

* * *

O DOCUMENTÁRIO DA CAROCHINHA

 

 

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 12 de janeiro de 2020

LULA, O DRÁCULA DO BEM

 

 

DRÁCULA DO BEM

Senador petista jura que foi para alcançar a paz mundial que Lula apoiou assassinos patológicos

“Houve um tempo em que o Brasil agia decisivamente como indutor da paz mundial. Lula era presidente e Celso Amorim, seu chanceler”.

Humberto Costa, senador do PT de Pernambuco, conhecido pelo codinome Drácula no Departamento de Propinas da Odebrecht, revelando que Mahmoud Ahmadinejad, Muamar Kadafi, Teodoro Obiang, entre outros governantes bajulados por Lula e Celso Amorim, massacraram oposicionistas para encurtar o caminho que leva à paz mundial.

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 10 de janeiro de 2020

LULA SEMPRE FOI UM LAMBE-BOTAS DOS AIATOLÁS ATÔMICOS

 

 

LULA SEMPRE FOI UM LAMBE-BOTAS DOS AIATOLÁS ATÔMICOS

“O Bolsonaro não faz a menor questão de não ser um lambe-botas do Trump”, recitou Lula nesta quarta-feira, indignado com a postura do atual governo na crise entre o Irã e os Estados Unidos. Nenhuma surpresa. Entre 2003 e 2010, o inventor da política externa da canalhice caprichou no papel de aliado incondicional do regime parido pelos aiatolás atômicos. E não perdeu nenhuma chance de reiterar que era um aplicado lambe-botas do companheiro iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Em julho de 2010, por exemplo, o Brasil foi alcançado pela comoção planetária provocada pela saga de Sakineh Mohammadi Ashtiani, viúva de 43 anos presa por adultério, punida com 99 chibatadas e condenada à morte por apedrejamento. Manifestações amplificadas pela internet refletiram o assombro do mundo civilizado com detalhes do ritual introduzido em 1983 no código penal islâmico. Entre outros espantos, descobriu-se que até a lei que regulamenta a execução a pedradas trata mulheres com mais brutalidade.

Os homens são enterrados na areia até a cintura e ficam com os braços livres para tentativas de proteger o rosto. Sakineh não desfrutaria desse privilégio. As mulheres são enterradas até a altura do busto, com as mãos amarradas por cordas e o corpo enrolado num tecido branco. O grupo de executores, liderado pelo juiz que assinou a sentença, inclui os jurados que ordenaram a condenação, parentes da vítima, figurões da comunidade e voluntários. Todos são homens: no Irã, mulheres não apedrejam; só podem ser apedrejadas.

Para que a plateia não se sinta frustrada pela morte rápida, as pedras que circundam a condenada são menores. O juiz atira a primeira. A agonia que se encerra com o traumatismo craniano não dura menos que uma hora. Tanto pelo espetáculo da perversidade primitiva quanto pela inexistência de crime, milhares de brasileiros decidiram lutar pelo cancelamento do espetáculo da barbárie. E alguém teve a ideia de lançar a campanha “Liga, Lula”, amparada na crença de que Mahmoud Ahmadinejad não se negaria a atender a um pedido de clemência formulado pelo amigo brasileiro.

Lula também achava que ouviria um sim. Mas decidiu que não socorreria Sakineh, gaguejando frases que ergueram um monumento ao besteirol. “Eu, sinceramente, não acho que nenhuma mulher deveria ser apedrejada por conta de… ter, sabe, traição”, enrolou-se numa entrevista. “Mas um presidente da República não pode ficar na internet atendendo tudo que alguém pede de outro país. É preciso cuidado, porque as pessoas têm leis, as pessoas têm regras, as pessoas, sabe… Se começam a desobedecer as leis deles para atender o pedido de presidentes, vira uma avacalhação”.

Lula sempre se orientou por conveniências eleitoreiras, afinidades políticas, laços de parentesco ideológico e cumplicidades mafiosas. Fidel Castro, por exemplo, emplacou três pedidos em três anos. Foi para atender ao capataz de Cuba que o presidente mais tarde engaiolado por roubalheira autorizou a deportação dos pugilistas Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, fez que não leu a carta da blogueira Yoani Sanchez e acusou o preso político Orlando Zapata de se deixar morrer no 85° dia da greve de fome.

Foi para afagar Hugo Chávez que Lula transformou a embaixada em Honduras na pensão do Zelaya e virou parceiro das FARC. No momento em que se negou a socorrer Sakineh, “em respeito às leis do Irã”, o vigarista de nascença estava ajudando Hugo Chávez a estuprar as leis da Colômbia para financiar as torpezas dos narcoterroristas enfurnados na selva. Naquele julho de 2010, Lula recitava de meia em meia hora que Dilma Rousseff merecia a Presidência sobretudo por ser mulher. Mas não merecia misericórdia a iraniana que, por ser mulher, teria o rosto desfigurado por pedradas mortais. Também a candidata não deu um pio sobre o drama vivido pela adúltera marcada para morrer.

A mobilização internacional conseguiu que Sakineh escapasse da execução decretada pela ferocidade de alguns governantes e pela indiferença cafajeste de outros. Ela estava em liberdade quando o sabujo de Ahmadinejad foi para a cadeia em Curitiba.

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 26 de dezembro de 2019

O BRASIL VOLTOU A SER OTIMISTA

 

O BRASIL VOLTOU A SER OTIMISTA

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 25 de dezembro de 2019

PARECE MENTIRA: GLEISI DISSE A VERDADE

 

PARECE MENTIRA: GLEISI DISSE A VERDADE

Para distanciar-se da cadeia, Gleisi Hoffmann jurou que o “quadrilhão do PT” não existiu. Por incrível que pareça, a deputada paranaense está dizendo a verdade. A montagem do maior esquema corrupto da história não foi uma façanha solitária do partido que Gleisi preside.

A quadrilha do Petrolão foi um obra conjunta do PT, do PMDB e do PP, em parceria com empreiteiras de estimação, diretores da estatal saqueada e doleiros pilantras. Coadjuvante desse faroeste à brasileira, Gleisi fez bonito.

Tanto fez que acabou presenteada pelo Departamento de Propinas da Odebrecht com dois codinomes: Amante e Coxa.

Como anda cada vez mais inventiva, Gleisi logo estará jurando que o Departamento de Propinas nunca existiu.

Nem a empreiteira.


Augusto Nunes - Comentário quinta, 19 de dezembro de 2019

A OI-TELEMAR LUCROU COM O FIASCO BÍBLICO DE LULINHA E SUASSUNA

 

 

A OI-TELEMAR LUCROU COM O FIASCO BÍBLICO DE LULINHA E SUASSUNA

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 19 de dezembro de 2019

O MAPA DA MINA DA FAMÍLIA LULA DA SILVA

 

O MAPA DA MINA DA FAMÍLIA LULA DA SILVA

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 18 de dezembro de 2019

UMA VERSÃO CRIMINOSA DO POEMA QUADRILHA

 

 

UMA VERSÃO CRIMINOSA DO POEMA “QUADRILHA”

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 15 de dezembro de 2019

O SONHO DO CANGACEIRO RENAN – O TRUQUE DO BODE NA SALA

 

O SONHO DO CANGACEIRO RENAN

 

O TRUQUE DO BODE NA SALA

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 08 de dezembro de 2019

MAIS UMA DO ZÉ DIRCEU

 

MAIS UMA DE ZÉ DIRCEU

 

 

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 07 de dezembro de 2019

PROJETO REDUZIU A VIOLÊNCIA

 

 

PROJETO REDUZIU A VIOLÊNCIA

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 05 de dezembro de 2019

DINHEIRO RECUPERADO PELA LAVA-JATO

 

 

DINHEIRO RECUPERADO PELA LAVA-JATO

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 04 de dezembro de 2019

PRONTUÁRIO DE UM BANDIDO

 

PRONTUÁRIO DE UM BANDIDO

 


Augusto Nunes - Comentário terça, 03 de dezembro de 2019

A LEI DA FICHA LIMPA APOSENTOU O CANDIDATO LULA

 

 

LEI DA FICHA LIMPA APOSENTOU CANDIDATO LULA

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 01 de dezembro de 2019

O MINISTRO TOFFOLI AJUDOU A DERRUBAR O RELATOR TOFFOLI

 

O MINISTRO TOFFOLI AJUDOU A DERRUBAR O RELATOR TOFFOLI

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 30 de novembro de 2019

O ADVOGADO DE LULA PARECE TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO

 

 

O ADVOGADO DE LULA PARECE AUXILIAR DA ACUSAÇÃO

À beira da falência, o Instituto Lula poderia ganhar algum dinheiro – licitamente – agenciando palestras do advogado Cristiano Zanin.

Durante 60 minutos, o principal defensor do ex-presidente detalharia o método que usa para piorar a vida do cliente, como aconteceu nesta semana em Porto
Alegre.

Para livrar Lula de outra condenação, Zanin pediu a anulação da sentença expedida pela juíza Gabriela Hardt no caso do sítio em Atibaia.

Ao julgar o recurso, o Tribunal Regional Federal aumentou a pena de prisão de 12 anos e 11 meses para 17 anos e 1 mês. É sempre assim.

Não faltaria público para as palestras de Zanin. Milhares de advogados querem saber o que ele faz – para fazerem exatamente o contrário.


Augusto Nunes - Comentário quarta, 27 de novembro de 2019

A CARAVANA DE LULA ATRAI MENOS GENTE QUE CIRCO MAMBEMBE

 

 

A CARAVANA DE LULA ATRAI MENOS GENTE QUE CIRCO MAMBEMBE

Lula em comício no nordeste

Assim que escapou da cadeia, o ex-presidente Lula ordenou a seus discípulos que reprisassem no Brasil os violentos protestos que agitam o Chile. Em seguida, partiu para o Nordeste decidido a mostrar que continua liderando o campeonato nacional de popularidade. Faltou combinar com o povo. Medida pelas réguas do presidente Jânio Quadros e do senador Antônio Carlos Magalhães, dois doutores em ciência eleitoral, a excursão liderada pelo ex-presidiário foi um fiasco.

Jânio dizia que, para juntar 5 mil pessoas, bastaria sentar-se no Viaduto do Chá e ficar 5 minutos espancando uma lata. ACM considerava um fracasso qualquer comício que não atraísse ao menos dois pipoqueiros. As aparições de Lula registraram a média de mil espectadores. Com essa freguesia, era previsível que nenhum pipoqueiro fosse visto nas andanças nordestinas de Lula.

Decidido a consolidar a polarização com o presidente Jair Bolsonaro, o chefão do PT aproveitou o encontro nacional do partido para reiterar que logo o Chile será aqui. Vai reiniciar a caravana, e pretende engrossá-la com a mobilização dos chamados “movimentos sociais”. Se conta com o apoio do MST e do MTST, melhor esperar sentado. Desde o início do governo Bolsonaro, tanto o exército de João Pedro Stédile quanto as tropas de Guilherme Boulos suspenderam a ofensiva contra o direito de propriedade.

Bolsonaro prepara o envio ao Congresso de medidas concebidas para apressar o cumprimento de mandados de reintegração de posse que, expedidos pelo Judiciário, são ignorados por governadores cúmplices dos invasores de propriedades rurais. Embora bem-vinda, a providência talvez seja desnecessária. “Por falta de condições políticas”, segundo Stédile, o MST entrou em recesso há meses. O número de invasões registradas neste ano não chega a dois dígitos. Passaram de 100 durante o “abril vermelho” de 2012.

Entre 1926 e 1930, por tratar como caso de polícia o que era uma questão social, o presidente Washington Luís antecipou a chegada da senilidade à República Velha, enterrada sem honras pela Revolução de 1930. Os líderes do incipiente movimento operário apresentavam reivindicações elementares. Não mereciam cadeia. Mereciam de Washington Luís mais atenção.

Entre 2003 e 2016, por tratarem como questão social o que é um caso de polícia, Lula e Dilma retardaram a chegada à maioridade da democracia brasileira. Os chefes de bandos criminosos fantasiados de “movimentos sociais” berravam (e ainda berram) exigências tão sensatas quanto a restauração da monarquia. Não mereciam a atenção de Lula e Dilma. Mereciam cadeia.

Sempre mereceram, sugerem os prontuários das siglas que mantêm desfraldadas bandeiras arriadas pelo mundo civilizado desde a queda do Muro de Berlim. É o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Nascido há 35 anos, jamais criou juízo. Criança problemática desde o primeiro vagido, virou delinquente juvenil e, adulto, tornou-se um fora da lei incurável.

As anotações na folha corrida incluem invasões de fazendas produtivas, ataques a prédios públicos, depredação de residências, destruição de lavouras, equipamentos e laboratórios, agressões físicas e outras formas de revogação do direito de propriedade. Tudo isso em nome de uma reforma agrária que não desejam e não virá.

Eles clamam por mudanças na paisagem rural por nelas enxergarem o começo da gestação do paraíso comunista. Os militantes acampados em barracas de lona preta já se teriam transformado em lavradores se tivessem genuíno interesse pela vida de agricultor e alguma intimidade com as coisas do campo.

Não têm nem uma coisa nem outra. Se tentasse manusear uma foice, o chefe João Pedro Stédile entraria para a História como o primeiro revolucionário a decepar a própria cabeça. Se resolvesse acompanhar o general com uma enxada, qualquer subordinado se arriscaria a amputar o pé. É natural que todos prefiram estudar marxismo ou rezar ajoelhados sob o pôster de Guevara.

Enquanto o governo do PT garantiu comida e impunidade, o MST lutou sem sobressaltos pelo extermínio do estado democrático de direito. Com o sumiço da mesada federal, foram-se a insolência mascarada de ousadia e a discurseira beligerante. O “exército do Stédile” só continua existindo na cabeça de Lula e no falatório amalucado de Dilma. Antes que houvesse uma batalha real, o general de galinheiro optou pela rendição desonrosa.


Augusto Nunes - Comentário quarta, 27 de novembro de 2019

LULA: O DEUS DA SEITA TUDO DECIDE

 

 

O DEUS DA SEITA TUDO DECIDE

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 24 de novembro de 2019

O BRASIL ESTÁ SAINDO DO BURACO

 

 

O BRASIL ESTÁ SAINDO DO BURACO

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 24 de novembro de 2019

AS TEORIAS DE DILMA – GLEISI DEFENDE RADICALIZAÇÃO DO PT

 

 

AS TEORIAS DE DILMA

 

 

GLEISI DEFENDE RADICALIZAÇÃO DO PT

 

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 20 de novembro de 2019

TOFFOLI: ESPERTEZA DEMAIS É UM PERIGO


Augusto Nunes - Comentário domingo, 17 de novembro de 2019

PRESIDENTE DEVERIA COLOCAR UMA PLACA DE NÃO-ROUBÔMETRO NO PALÁCIO

 

 

PRESIDENTE DEVERIA COLOCAR UMA PLACA NO PALÁCIO

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 16 de novembro de 2019

QUEM DIAS TOFFOLI PENSA QUE É?
 

QUEM DIAS TOFFOLI PENSA QUE É?

 


Augusto Nunes - Comentário terça, 12 de novembro de 2019

CONSELHO DE LULA FOI SEGUIDO PELOS BOLIVIANOS

 

 

CONSELHO DE LULA FOI SEGUIDO PELOS BOLIVIANOS

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 09 de novembro de 2019

AUGUSTO NUNES EXPLICA O TABEFE

 

 

NOTA

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 01 de novembro de 2019

A VERDADE ASSASSINADA

 

A VERDADE ASSASSINADA

 

O presidente Juscelino Kubitscheck gostava de dizer que não tinha compromisso com o erro. Quando cometia algum, corrigia o equívoco, pedia desculpas e vida que segue.

Se tivesse assimilado essa lição, a Globo estamparia na tela, ao longo desta quarta-feira, a informação em letras maiúsculas:: “Falso testemunho de porteiro tentou envolver Bolsonaro no assassinato de Marielle”. Só assim a emissora reduziria as desastrosas dimensões do erro cometido na véspera: baseada no depoimento de um funcionário do condomínio onde mora Jair Bolsonaro, a emissora anexou o presidente da República ao elenco de bandidos envolvidos na execução da vereadora carioca, ocorrida em março de 2018.

Se agisse com menos açodamento e mais cautela, a Globo teria constatado em poucos minutos que, no dia do encontro relatado pelo depoente, Bolsonaro estava em Brasília. Neste momento, a “notícia” perdeu o sentido. Mais algum tempo de apuração permitiria descobrir que o assassino em visita ao condomínio não telefonou da portaria para a casa de Bolsonaro. Estava lá para falar com seu parceiro de crime, consumado naquele mesmo dia.

Em agosto de 1954, a imprensa só associou Getúlio Vargas ao atentado contra Carlos Lacerda quando ficou provado, dias depois do ataque, que o mandante havia sido Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente. Aquilo era um fato. Passados 66 anos, Bolsonaro viveu seu dia de Getúlio. O que houve no século passado foi um drama, e acabou em suicídio. Destas vez aconteceu um fiasco jornalístico a que o presidente revidou com um destampatório no meio da madrugada. Melhor assim.

Pior para a Globo.

Globo deveria reconhecer o erro após envolver Bolsonaro com assassinato de Marielle


Augusto Nunes - Comentário domingo, 06 de outubro de 2019

O AMOR DE RENAN POR LULA

 

 

O AMOR DE RENAN POR LULA

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 05 de outubro de 2019

LULA DESMORALIZA O BERREIRO DOS DEVOTOS

 

LULA DESMORALIZA O BERREIRO DOS DEVOTOS

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 04 de outubro de 2019

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: O PARTO DO FILHO DE MAIA É ATORMENTADO POR ALCOLUMBRE

 

 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 15 de setembro de 2019

LULA JURA QUE NÃO BEBE HÁ 45 ANOS

 

 

LULA JURA QUE NÃO BEBE HÁ 45 ANOS

 


Augusto Nunes - Comentário segunda, 02 de setembro de 2019

LULA EXIGE CADEIA PARA QUEM CONTOU A VERDADE – JORNAIS LAMENTAM NOTÍCIA BOA

 

 

LULA EXIGE CADEIA PARA QUEM CONTOU A VERDADE

 

 

* * *

JORNAIS LAMENTAM NOTÍCIA BOA

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 25 de agosto de 2019

LULA FICOU CALADINHO – A MALANDRAGEM DE MACRON COM A AMAZÔNIA

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 25 de agosto de 2019

MACRON, MADONNA E CRISTIANO RONALDO: FICARAM MAL NO RETRATO

 

FICARAM MAL NO RETRATO

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 18 de agosto de 2019

DELÍRIOS DE LULA NA CADEIA

 

DELÍRIO DE LULA NA CADEIA

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 16 de agosto de 2019

A ARGENTINA FLERTA COM A CATÁSTROFE

 

 

A ARGENTINA FLERTA COM A CATÁSTROFE

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 15 de agosto de 2019

RENAN: BANDIDO QUER DEMITIR XERIFE

 

 

BANDIDO QUER DEMITIR XERIFE

 


Augusto Nunes - Comentário segunda, 12 de agosto de 2019

LULA E O SEMIABERTO – TOFFOLI POSA DE SALVADOR DA PÁTRIA

 

 

LULA E O SEMIABERTO

 

 

* * *

TOFFOLI POSA DE SALVADOR DA PÁTRIA

 


Augusto Nunes - Comentário terça, 06 de agosto de 2019

OS 11 INIMPUTÁVEIS

 

OS 11 INIMPUTÁVEIS

 

 

 


Augusto Nunes - Comentário segunda, 05 de agosto de 2019

POPULARIDADE DE MORO VOLTA A SUBIR

 

 

POPULARIDADE DE MORO VOLTA A SUBIR

 

 

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 04 de agosto de 2019

GLEISI NÃO ABANDONA O PRESIDIÁRIO

 

 

GLEISI NÃO ABANDONA O PRESIDIÁRIO

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 27 de julho de 2019

AMANTE CONTRADITÓRIA
 

AMANTE CONTRADITÓRIA

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 25 de julho de 2019

LULA: ASSALTANTE ESQUIZOFRÊNICO

 

 

ASSALTANTE ESQUIZOFRÊNICO

Lula conclama sindicatos a defenderem as estatais saqueadas pela quadrilha que chefiou

“Fico feliz em saber que o nosso Sindicato continua debatendo as grandes questões da classe trabalhadora no Brasil. Esse debate é cada vez mais importante, porque é realmente criminoso o que estão fazendo com o nosso país, entregando nossas riquezas, rasgando direitos e conquistas históricas dos trabalhadores. É urgente defender a Petrobras, a Eletrobrás, os bancos públicos e todo o patrimônio construído com o esforço de muitas gerações. Essas empresas pertencem ao povo e são fundamentais para o país se desenvolver novamente, criando empregos e oportunidades. Não podemos permitir que sejam destruídas”.

Lula, em carta enviada da cadeia ao 9º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, conclamando os sindicatos a defenderem todas as estatais saqueadas pela quadrilha que chefiou.


Augusto Nunes - Comentário domingo, 21 de julho de 2019

CAIXA-PRETA DO BNDES – MARCO AURÉLIO NÃO QUER MORO EM SUA VAGA

 

 

CAIXA-PRETA DO BNDES

 

MARCO AURÉLIO NÃO QUER MORO NA SUA VAGA

 

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 12 de julho de 2019

GEISI, AMANTE ARDILOSA

 

AMANTE ARDILOSA

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 10 de julho de 2019

DELTAN AGIU CORRETAMENTE

 

AGIU CORRETAMENTE

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 29 de junho de 2019

UM BANDO DE CODINOMES ATACA A LAVA-JATO

 

UM BANDO DE CODINOMES ATACA A LAVA-JATO

 

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 21 de junho de 2019

MORO FALOU PARA UM BANDO DE DELINQUENTES

 

 

DEVERIA TER CHAMADO PELOS CODINOMES

 

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 19 de junho de 2019

LULA, ESPECIALISTA EM TAPEAÇÃO

 

ESPECIALISTA EM TAPEAÇÃO

 

Lula acha que político faz qualquer coisa para chegar ao poder, até inventar um atentado — ou um câncer

“Essa facada foi muito estranha. Uma facada que não teve sangue, que os seguranças ao invés de protegerem o Bolsonaro protegeram o esfaqueador”.

Lula, durante entrevista concedida na cadeia em Curitiba, confirmando que, na cabeça de um ex-presidente presidiário, políticos fazem qualquer negócio para chegar ao poder ou nele permanecer, até inventar um atentado — ou um câncer.

 


Augusto Nunes - Comentário terça, 18 de junho de 2019

GILMAR: VAZAMENTO PODE SER USADO COMO PROVA

 

 

GILMAR: VAZAMENTO PODE SER USADO COMO PROVA

 

 


Augusto Nunes - Comentário quinta, 13 de junho de 2019

A BANDIDAGEM QUER PRENDER O XERIFE

 

 

A BANDIDAGEM QUER PRENDER O XERIFE

 


Augusto Nunes - Comentário quarta, 29 de maio de 2019

O JUIZ DE MANIFESTAÇÃO

 

 

O JUIZ DE MANIFESTAÇÃO

 

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 26 de maio de 2019

AMANTE DISSIMULADA

 

AMANTE DISSIMULADA

 

Gleisi volta a culpar Jair Bolsonaro pelo desastre causado por 13 anos de governo de um corrupto vocacional e um neurônio solitário

“O governo destruidor de Jair Bolsonaro está custando caro ao país. Sob a política neoliberal de Paulo Guedes, o descalabro corre a passos lagos (sic) e a sombra da recessão econômica voltou a assustar o Brasil, com o país vivendo um período de estagnação sem precedentes”.

Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente do PT, conhecida pelo codinome Amante no Departamento de Propinas da Odebrecht, em artigo no site do PT, voltando a culpar Jair Bolsonaro pelo que fez a dupla formada por um ex-presidente presidiário e um neurônio solitário.


Augusto Nunes - Comentário quinta, 09 de maio de 2019

MORO, O GRANDE SATÃ DA BANCADA DOS GATUNOS

 

 

O GRANDE SATÃ DA BANCADA DOS GATUNOS

 

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 04 de maio de 2019

A DITADURA CHAVISTA SERÁ UM DESOLADOR CAPÍTULO DO PASSADO


Augusto Nunes - Comentário quarta, 01 de maio de 2019

A BANDIDAGEM COM FORO PRIVILEGIADO QUER ISOLAR SÉRGIO MORO


Augusto Nunes - Comentário segunda, 29 de abril de 2019

LADRÃO CONDENADO EM 3ª INSTÂNCIA

 

LADRÃO CONDENADO EM 3ª INSTÂNCIA

 

No tempo em que vencia eleições, o PT se transformou no único partido do mundo que, além de não saber perder, tampouco sabia ganhar. Em vez de comemorar o triunfo de seus candidatos, a companheirada preferia celebrar a derrota dos outros — e substituir a festa da vitória pelo espetáculo do ressentimento, protagonizado por gente incapaz de ser feliz.

Nesta semana, a reação do PT à decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça avisou que as coisas mudaram. Agora, a seita festeja derrotas do seu único Deus. Na terça-feira, o que aconteceu foi a condenação em 3ª instância do ex-presidente pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá.

Movidos pela cegueira voluntária, os devotos tentam enxergar na redução da pena a absolvição simbólica de um ladrão. Vale a pena ler a declaração de Gleisi Hoffmann, mais conhecida no Departamento de Propinas da Odebrecht pelos codinomes Amante e Coxa: “O STJ se ateve a meras formalidades para não examinar o mérito e absolver Lula, mas, pela primeira vez, uma Corte superior apontou os abusos de Moro e do TRF-4 com a redução das penas em mais de 1/3”.

Conversa de vigarista. Os quatro Juízes do STJ reiteraram que Lula é corrupto e lavador de dinheiro, mas decidiram que 8 anos e 10 meses — ou 106 meses — são castigo suficiente. A temporada na gaiola será 39 meses mais curta que a determinada pelo TRF-4, mas apenas oito meses menor que a fixada em 1ª instância por Sergio Moro. A decisão do STJ, portanto, sepultou a maluquice do “preso político” perseguido por um juiz a serviço da CIA.

Como Lula está no xilindró há 13 meses, o PT já começou a festejar a libertação do chefão em setembro, quando terá cumprido 1/6 da pena. Outra falácia. O restante do acerto de contas com a Justiça será pago em regime aberto. Mas Lula manterá o status de preso.

Para os petistas, portanto, não há motivos para celebrações, sobretudo porque vem aí o julgamento em 2ª instância da farra do sítio em Atibaia. O TRF certamente chancelará a condenação em 1ª instância. Se fizer isso depois de setembro, Lula voltará para Curitiba. Se fizer isso antes de setembro, Lula continuará em Curitiba.

Em qualquer das hipóteses, o chefão vai passar pelo menos mais um réveillon na capital paranaense. Numa cela e sem festinha.

* * *

NEURÔNIO ESPERTO

Dilma mostra que até o neurônio solitário conseguiu enxergar a derrota que os devotos da seita tentaram transformar em triunfo

“O único resultado cabível no STJ era a anulação da sentença que condenou Lula e a sua absolvição pura e simples. Inocentes não devem cumprir pena”.

Dilma Rousseff, em nota divulgada depois da decisão do STJ que confirmou a condenação de Lula, mostrando que até o neurônio solitário conseguiu enxergar a derrota que os devotos da seita tentaram transformar em triunfo.


Augusto Nunes - Comentário sexta, 26 de abril de 2019

O PT FESTEJA DERROTAS

 

 

O PT FESTEJA DERROTAS

 

Augusto Nunes - Comentário quarta, 24 de abril de 2019

TARSO GENRO: INDUÇÃO AO SUICÍDIO

 

 

INDUÇÃO AO SUICÍDIO

 

Augusto Nunes - Comentário terça, 16 de abril de 2019

DIRCEU NÃO TEM UMA BIOGRAFIA A APRESENTAR

 

 

DIRCEU NÃO TEM UMA BIOGRAFIA A PRESERVAR

 

Augusto Nunes - Comentário sábado, 13 de abril de 2019

O PRESIDENTE DO SUPREMO NÃO PODE SER UM CASO DE POLÍCIA

 

 


Augusto Nunes - Comentário sábado, 06 de abril de 2019

GUEDES SAIU VITORIOSO


Augusto Nunes - Comentário sábado, 06 de abril de 2019

GUEDES POUPOU ZECA DO PIOR DOS INSULTOS

 

 

GUEDES POUPOU ZECA DO PIOR DOS INSULTOS

 

Na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira, Paulo Guedes travou um combate desigual contra a oposição que aposta no “quanto pior, melhor”. É verdade que essa bancada é formada por representantes do povo, já que foram eleitos democraticamente. Mas o comportamento de seus integrantes garantiria a todos uma carteirinha de sócio-atleta no mais repulsivo clube dos cafajestes.

O combate foi desigual porque Paulo Guedes lutou, sozinho, contra inimigos sem compromisso com a verdade, a ética e a decência. Desorganizada, desarticulada, sem diretrizes estratégicas e sem manobras táticas ensaiadas, os parlamentares da base governista ouviram em silêncio provocações insolentes e agressões verbais intoleráveis. E o presidente da CCJ, Felipe Francischini, também recém-chegado à Câmara, não conseguiu mostrar que existem limites até para a canalhice.

Ainda assim, Guedes soube enfrentar a tropa ensandecida com a competência dos que sabem o que dizem e a valentia dos que têm razão. Quis saber dos oposicionistas histéricos, por exemplo, por que não fizeram, enquanto estiveram no poder, as medidas que cobram agora. O ministro também constatou que quem rejeita uma reforma da Previdência ─ não a reforma dele, mas qualquer mudança ─ não está com a cabeça em ordem. Sobretudo, deixou claro que a reforma é inevitável e inadiável.

Compreensivelmente, perdeu a paciência ao ouvir a infâmia inverossímil do deputado Zeca Dirceu, que o qualificou de “tchutchuca”. No dialeto do funk, tchutchuca é a mulher que sacia, voluntariamente ou não, os apetites sexuais dos machos — ou tigrões. No revide, Guedes apenas mostrou que não é possível dançar minueto com quem só frequenta baile funk.

Ele nem precisaria botar mãe e avó no meio. Bastaria lembrar que Zeca Dirceu é filho de ladrão, sobrinho de ladrão e ladrão. E nocauteá- lo com o pior dos insultos: “Você é um filho de Zé Dirceu”.


Augusto Nunes - Comentário quarta, 03 de abril de 2019

GRANDE IMPRENSA ROMPE RALAÇÕES COM ISRAEL

 

 

GRANDE IMPRENSA ROMPE RELAÇÕES COM ISRAEL

 

 


Augusto Nunes - Comentário sexta, 22 de março de 2019

TEMER É HOMEM COMUM


Augusto Nunes - Comentário quarta, 20 de março de 2019

A PROIBIÇÃO DE TOFFOLI VAI PARA A LATA DE LIXO DA HISTÓRIA


Augusto Nunes - Comentário terça, 19 de março de 2019

CELSO AMORIM: A VOLTA DO VASSALO

 

 

A VOLTA DO VASSALO

 

Celso Amorim luta para manter o título de maior sabujo da história do Itamaraty

“Será que Bolsonaro vai prestar continência a Trump?”. 

Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores no governo Lula, ao comentar a visita de Jair Bolsonaro aos EUA em artigo publicado na revista Carta Capital, com a autoridade de maior sabujo da história do Itamaraty, título conquistado depois de ficar anos a fio ajoelhado diante de Fidel Castro, Hugo Chávez e outros ditadores amigos do seu dono que virou presidiário.

* * *

AMANTE RETARDATÁRIA

Gleisi informa que o PT começou a estudar a reforma da Previdência que Lula e Dilma prometeram e não fizeram

“Participamos hoje, em Brasília, da abertura do Ciclo de Oficinas do PT sobre a reforma da Previdência. Dizemos não à proposta defendida pelo governo, um verdadeiro atentado contra o povo brasileiro”.

Gleisi Hoffman, deputada federal e presidente do PT, conhecida pelo codinome Amante no Departamento de Propinas da Odebrecht, avisando que o partido está começando a preparar o projeto de reforma da Previdência que Lula e Dilma prometeram fazer durante 13 anos.


Augusto Nunes - Comentário segunda, 18 de março de 2019

OS ATAQUES DE GILMAR A DALLAGNOL

 

 

OS ATAQUES DE GILMAR A DALLAGNOL

 

 


Augusto Nunes - Comentário terça, 12 de março de 2019

NOSTALGIA DA GASTANÇA

 

 

NOSTÁLGICA DA GASTANÇA

 

Benedita da Silva tem saudade do tempo em que, fantasiada de ministra de Lula, pagava com dinheiro do povo viagens para encontros religiosos no exterior

“Nós, mulheres negras, precisávamos ter a nossa história contada e só vimos isso acontecer, a notar uma evolução de verdade, a partir do PT. Isso não tem discussão. É fato. Se olharmos para a vida de cada uma dessas mulheres vai ficar fácil perceber como as coisas foram melhores durante os nossos governos”.

Benedita da Silva, deputada federal do PT fluminense, saudosa dos tempos em que, fantasiada de ministra do governo Lula, financiava com dinheiro público viagens para encontros religiosos em Buenos Aires, onde se hospedava no Hotel Alvear, o mais caro da capital argentina.

* * *

NEURÔNIO ENLOUQUECIDO

Dilma explica que Haddad perdeu a eleição porque a Justiça persegue Lula, não porque teve mais de 10 milhões de votos a menos que Bolsonaro

“Adotado no Brasil para prender Lula e impedi-lo de disputar a presidência em 2018, o lawfare, uso de recursos jurídicos para fins de perseguição política, está sendo aplicado contra a ex-presidenta argentina. Na Argentina, o lawfare contra Cristina tem objetivo semelhante ao que atingiu Lula: levá-la à prisão para que não concorra à presidência em outubro. Cristina Kirchner é a candidata favorita na disputa com o atual presidente, Maurício Macri”.

Dilma Rousseff, em artigo no site do PT, explicando em dilmês de porta de cadeia que o candidato do seu partido perdeu a eleição porque a Justiça persegue o presidiário de Curitiba, não porque Fernando Haddad, que passou a campanha repetindo que era Lula, teve mais de 10 milhões de votos a menos que Jair Bolsonaro.


Augusto Nunes - Comentário quarta, 27 de fevereiro de 2019

HAJA CINISMO!

 

HAJA CINISMO

 

 


Augusto Nunes - Comentário domingo, 24 de fevereiro de 2019

GOVERNOS DO PT AGIRAM DESDE SEMPRE COMO COMPARSAS DA VENEZUELA


Augusto Nunes - Comentário sexta, 08 de fevereiro de 2019

CASO DA GLEISI PARECE SER DE HOSPÍCIO

 

CASO DE POLÍCIA VIRA CASO DE HOSPÍCIO

 

 


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros