Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sexta, 04 de abril de 2025

ARAUCO ESTREIA COMO PATROCINADORA DA SP -ARTE (POSTAEM DO LEITOR FERNANDO CAPO)

Arauco estreia como patrocinadora da SP-Arte, lança prêmio de Inovação e Sustentabilidade, e apresenta a exposição “Inteligência Material”

 

Organizada por Livia Debbane e Camilo Oliveira, a exposição investiga as relações entre criatividade e escuta de materiais no processo de criação

 

 

Imagens em alta: https://www.flickr.com/photos/202373816@N04/collections/72157723668286162/

 

Reforçando seu compromisso com a valorização do design e da sustentabilidade, a Arauco estreia como patrocinadora da 21ª edição da SP-Arte, principal feira de arte e design do Hemisfério Sul, que acontecerá entre os dias 2 e 6 de abril no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em São Paulo. 

 

Além do patrocínio institucional ao evento, a empresa promove duas iniciativas de destaque na programação: o Prêmio Arauco SP–Arte de Inovação e Sustentabilidade, e a exposição “Inteligência Material”, que investiga as relações entre criatividade e escuta de materiais no processo de criação. A exposição destaca a importância de escolhas sustentáveis no design, mostrando como materiais renováveis podem transformar a forma como criamos e interagimos com os espaços.

 

Prêmio Arauco SP–Arte: incentivo à inovação e sustentabilidade

 

Em parceria com a feira, a Arauco lança o Prêmio Arauco SP–Arte, que reconhecerá o designer destaque em inovação e sustentabilidade. O vencedor será anunciado no dia 2 de abril, durante a abertura do evento, e receberá como prêmio um espaço próprio para participar da SP–Arte 2026 e uma viagem ao Salão do Móvel de Milão 2026, que é uma iniciativa do Design Club Arauco, programa de relacionamento da empresa para arquitetos e designers



“Na interseção entre design e responsabilidade ambiental, a madeira se destaca como um material versátil, renovável e atemporal, capaz de harmonizar estética, funcionalidade e compromisso ecológico. O Prêmio foi criado para reconhecer talentos que compartilham dessa visão, valorizando processos criativos responsáveis e o uso consciente dos materiais. Estamos entusiasmados em apoiar designers que fazem a diferença para o futuro.” afirma Mario Neto, vice-presidente do negócio Madeiras Arauco Brasil.

 

Exposição “Inteligência Material”: o design e seu diálogo com os materiais

 

Outro destaque da participação da Arauco na feira é a exposição “Inteligência Material”, com curadoria de Livia Debbane e Camilo Oliveira. A mostra explora as várias formas de diálogo entre os designers e os materiais que escolhem para trabalhar, com um olhar especial para jovens talentos do setor.

 

O espaço da exposição terá como cenário os padrões do portfólio Arauco, incluindo dois da nova coleção Ritmos, representada pelos padrões Jazz e Frevo (matt), que traduz em design as influências sensoriais da música. Entre os designers participantes estão Furf Design Studio, Anália Moraes e Fernanda Pompermayer, Estúdio Prosa, Palma e Wentz.

“A exposição celebra as interações entre os designers e os materiais que utilizam, um conceito que conversa diretamente com as fontes de inspiração do design dos nossos produtos. A coleção Ritmos, por exemplo, teve a música como um dos pilares de criação”, destaca Flávio Verardi, diretor Comercial e de Marketing da Arauco.

 

SP–Arte 2025: principal plataforma de arte e design do Brasil

 

Em sua 21ª edição, a SP–Arte reunirá em seus cinco dias de evento, galerias de arte, estúdios de design, editoras, museus e instituições culturais, promovendo o encontro entre criadores, colecionadores e o público. Além das exposições e premiações, a programação contará com painéis, lançamentos e ações educativas, consolidando seu papel como a principal plataforma do mercado de arte e design no país.

 

“Estamos muito felizes com o início da parceria com a Arauco, uma empresa que, além de valorizar a arte e o design, compartilha nosso compromisso com a sustentabilidade. Dessa colaboração nasceu o Prêmio Arauco SP-Arte de Inovação e Sustentabilidade, uma iniciativa essencial para conectar arte, design e desenvolvimento sustentável”, afirma Fernanda Feitosa, diretora da feira.

 

SP-Arte 2025:

 

Dias e horários:

2 de abril: convidados

3 e 4 de abril: 12h às 20h

5 de abril: 11h às 20hs

6 de abril: 11h às 19hs

 

Localização:

Pavilhão da Bienal. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3 – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP.

 

Sobre a Arauco: No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega 3500 colaboradores e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

 

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose branqueada em Inocência (MS).

 

Todas as florestas de eucalipto plantadas no Brasil são certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®), que reconhece o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Foi a primeira companhia florestal do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Deloitte e auditada pela Price Waterhouse.

 

Globalmente e no país, a Arauco opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera. Até 2030, a companhia assumiu o compromisso de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 40,6% e diminuir em 35,1% as emissões de escopo 3, com relação à linha de base de 2019.

 

Mais informações à imprensa:

Cor Comunicação

Fernanda Capo | fernandacapo@corcomunica.com.br | +5511 94365-1027

Neila Carvalho | neilacarvalho@corcomunica.com.br | +55 (11) 99916-5094


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros