Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 01 de maio de 2025

COPA DO BRASIL: OPERÁRIO-PR X VASCO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

Com o técnico interino Felipe Loureiro, o Vasco visita o Operário-PR, nesta quinta-feira, às 16h, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, pela 3ª fase da Copa do Brasil. A volta será no dia 20 de maio (terça-feira), às 19h (de Brasília), em São Januário.

 

Qual horário de Operário-PR x Vasco?

 

A partida entre Operário-PR x Vasco será às 16h (de Brasília) desta quinta-feira (01), no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa-PR.

 

Onde assistir Operário-PR x Vasco?

 

O jogo entre Operário-PR x Vasco será transmitido pelo SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view)

 

Escalação Operário-PR

 

Provável escalação: Elias; Diogo Mateus, Joseph, Allan Godói e Gabriel Feliciano; Jacy, Índio e Boschilia; Rodrigo Rodrigues, Daniel Amorim e Allano (Ademilson). Técnico: Bruno Pivetti.

 

Escalação Vasco

 

Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Jair e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan (Adson) e Vegetti. Técnico: Felipe Loureiro.

 

Arbitragem de Operário-PR x Vasco

 

 

  • Árbitro: Anderson Daronco (RS)
  • Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
  • VAR: Wagner Reway (ES)

O Globo quarta, 30 de abril de 2025

COPA DO BRASIL: CEARÁ X PALMEIRAS - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo

 

Ceará e Palmeiras fazem, nesta quarta-feira, o único confronto de times da Série A do Brasileirão na terceira fase da Copa do Brasil. Os dois times se enfrentam às 19h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, com transmissão do Prime Video (streaming). O Vovô ainda não perdeu em casa em 2025 — são 13 jogos, com nove vitórias e quatro empates —, enquanto o time alviverde carrega uma longa sequência de invencibilidade fora de casa.

 

Qual horário de Ceará x Palmeiras?

 

A partida entre Ceará e Palmeiras será às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira (30), na Arena Castelão, em Fortaleza.

 

Onde assistir Ceará x Palmeiras?

 

O jogo entre Ceará e Palmeiras será transmitido pelo Prime Video (streaming)

 

Escalação Ceará

 

Provável time: Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Fernando Sobral e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Henrique e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.

 

Escalação Palmeiras

 

Provável time: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos (Lucas Evangelista) e Felipe Anderson; Estêvão, Paulinho (Facundo Torres) e Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.

 

Arbitragem de Ceará x Palmeiras

 

 

  • Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
  • Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
  • VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

 


O Globo terça, 29 de abril de 2025

COPA DO BRASIL: FLUMINENSE X APARECIDENSE - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Por 
Redação O GLOBO

 

O Fluminense enfrenta o Aparecidense-GO nesta terça-feira (6), às 21h30, no Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida marca a reestreia de Renato Gaúcho na competição sob comando do tricolor. O treinador conquistou-lá em 2007 o único título do torneio da história do clube. Para iniciar a trejatória com o pé direito, ele vive um dilema entre poupar parte dos titulares ou ir com força máxima para já tentar consolidar a classificação às oitavas de final.

 

Qual horário de Fluminense x Aparecidense?

 

A partida entre Fluminense e Aparecidense será às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (29).

 

Onde assistir Fluminense x Aparecidense?

 

O jogo entre Fluminense e Aparecidense será transmitido pelo Prime Video (streaming).

 

Escalação Fluminense

 

Provável time: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Fuentes; Martinelli, Nonato e Ganso; Arias, Keno e Cano. Treinador: Renato Gaúcho.

 

Escalação Aparecidense

 

Provável time: Matheus Alves; David Júnior, Vanderley, Lucas Rocha e Xavier; Allef, Dyego e Juninho (Enzo); Kaio Nunes, Stefano e João Marcos. Treinador: Lúcio Flávio.

 

Arbitragem de Fluminense x Aparecidense

 

 

  • Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
  • Assistentes: Maíra Mastella Moreira (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
  • VAR: Vinicius Furlan (SP)

O Globo segunda, 28 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: CRUZEIRO 1 X 0 VASCO

 

O Vasco chegou ao terceiro jogo sem vitória no Brasileiro e segue em queda livre em direção à parte de baixo da tabela. Um bom resultado diante do Cruzeiro fora de casa poderia levar a equipe de volta ao G4, mas em mais uma atuação sem repertório, o time de Fábio Carille perdeu por 1 a 0 com nova falha defensiva, que resultou no gol do atacante Christian. Agora, o Vasco segue a batida de jogos fora de São Januário. Tem o Operário, em Ponta Grossa, pela Copa do Brasil, na quinta-feira, e o Palmeiras no fim de semana, pelo Brasileiro, em Brasília.

Cássio se destaca

Em jogo fora de casa, ultimamente não se pode esperar postura diferente do Vasco. Mesmo sem o “garçom” Lucas Piton, preservado por desgaste, o time se baseou nas bolas longas para o centroavante Vegetti. Os cruzamentos dos dois lados do campo foram a principal jogada da equipe de Fábio Carille, ainda pobre na criação. O Cruzeiro iniciou o jogo melhor, com maior posse de bola, jogadas criadas pelos lados e troca de passes que assustaram a defesa vascaína, mesmo sem chances claras. O Vasco tentou se segurar e sair no contra-ataque, mas ficou encurralado em sua área muitas vezes no começo da partida.

Entretanto, pouco antes dos 20 minutos, teve a sua melhor chance. Em passe longo para Rayan, o atacante foi ao fundo pela direita e acertou cruzamento na medida para Coutinho, que raspou de cabeça e obrigou Cássio a operar um milagre. Com todos os olhos da zaga para Vegetti, o meia se antecipou na primeira trave e desviou com perigo. Na sequência, o Cruzeiro respondeu na mesma moeda, em boa jogada de Fagner, mas Christian marcou o gol em impedimento. Nos acréscimos do primeiro tempo, mais uma bola aérea, que acabou sobrando para Hugo Moura. Mais uma vez o goleiro Cássio apareceu bem e evitou o gol do Vasco.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, a etapa final teve um Vasco um pouco mais adiantado, na tentativa de ficar mais com a bola e pressionar o Cruzeiro em seu campo. Mas foi exatamente quando as linhas foram mais à frente para pressionar a saída de bola que a fragilidade defensiva vascaína apareceu. Em bola esticada para Wanderson, a zaga do Vasco parou para pedir impedimento, e o atacante acelerou no espaço vazio e foi ao fundo. Christian veio de trás e fechou pelo outro lado para abrir o placar sem qualquer marcação.

Com a necessidade de ir atrás do resultado, Carille lançou mão das soluções possíveis. Loide Augusto, Garré e Paulinho foram as primeiras mexidas. O Vasco tentou pressionar e conseguiu finalizar quando atacou pelos lados, parando novamente em Cássio. Nos minutos finais, Alex Teixeira também foi acionado. Mesmo com pouca mobilidade, Coutinho e Vegetti seguiam em campo. Com o ímpeto do Cruzeiro para matar o jogo no fim, o Vasco tinha mais fôlego para os contra-ataques. Mas não conseguiu encaixar uma boa jogada.


O Globo domingo, 27 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: CRUZEIRO X VASCO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Precisando recuperar a moral com a torcida depois de duas derrotas seguidas, o Cruzeiro recebe o Vasco no Parque do Sabiá, em Uberlândia, às 18h30 deste domingo (27). Já o cruz-maltino quer reencontrar o caminho do gol após empatar por 0 a 0 nos dois últimos duelos. O confronto será transmitido na TV aberta (Record), TV fechada (Premiere) e streaming (CazéTV).

 

Qual horário de Cruzeiro x Vasco?

 

A partida entre Cruzeiro e Vasco será às 18h30 deste domingo (27), em Minas Gerais

 

Onde assistir Cruzeiro x Vasco?

 

O jogo entre Cruzeiro e Vasco será transmitido pela Record (TV aberta), Premiere (TV fechada) e CazéTV (streaming).

 

Escalação Cruzeiro

 

Provável escalação: Cássio (Léo Aragão); Fagner (William), Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiky; Lucas Romero, Christian (Lucas Silva) e Matheus Pereira; Wanderson, Dudu (Rodriguinho) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

 

Escalação Vasco

 

Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Jair e Coutinho; Rayan, Nuno Moreira e Pablo Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

 

Arbitragem de Cruzeiro x Vasco

 

 

  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
  • Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Michael Stanislau (RS)
  • VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

O Globo sábado, 26 de abril de 2025

COPA DO REI: BARCELONA X REAL MADRID - ONDE ASSISTIR À FINAL

Por O Globo

 

Após 11 anos, Barcelona e Real Madrid voltam a protagonizar uma final de Copa do Rei. Os rivais se enfrentam neste sábado, às 17h (horário de Brasília), no Estádio de La Cartuja, em Sevilla. O El Clásico promete fortes emoções e definirá o novo campeão do tradicional torneio espanhol.

 

Qual horário de Barcelona x Real Madrid?

 

A partida entre Barcelona e Real Madrid será neste sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio de La Cartuja, em Sevilha (Espanha).

 

Onde assistir Barcelona x Real Madrid?

 

A partida será transmitida pela ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming).

 

Escalação Barcelona

 

Provável escalação: Szczesny; Koundé, Cubarsi, Iñigo Martinez e Martin; De Jong, Pedri e Fermín López; Yamal, Raphinha e Ferrán Torres. Técnico: Hansi Flick

Escalação Real Madrid

 

Provável escalação: Courtois; Vázquez, Asencio, Rudiger e Fran Garcia; Tchouameni, Valverde e Bellingham; Rodrygo, Mbappé e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.

 

Arbitragem de Barcelona x Real Madrid

 

 

  • Árbitro: Ricardo de Burgos Bengoetxea (ESP)

 


O Globo quinta, 24 de abril de 2025

LIBERTADORES: BOLÍVAR X PALMEIRAS - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo

 

Em busca de manter o 100% de aproveitamento na Copa Libertadores, o Palmeiras visita o Bolívar, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, pela terceira rodada do torneio. O palco do jogo é a maior altitude da competição, situado a 3.637 metros do nível do mar. A partida será transmitida no streaming (Paramount+).

 

Qual horário de Bolívar x Palmeiras?

 

A partida entre Bolívar e Palmeiras será nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia.

 

Onde assistir Bolívar x Palmeiras?

 

A partida entre Bolívar e Palmeiras será transmitida pelo Paramount+ (streaming).

Escalação Bolívar

 

Provável escalação: Lanzillotta; Rocha, Quinteros, Ramirez e Sagredo; Justiniano, Melgar, Robson Matheus, Vaca e Velázquez; Romero. Técnico: Flavio Robatto.

 

Escalação Palmeiras

 

Provável escalação: Weverton; Giay (Bruno Fuchs), Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Felipe Anderson; Estêvão, Vitor Roque e Facundo Torres. Técnico: Abel Ferreira.

 

Arbitragem de Bolívar x Palmeiras

 

 

  • Árbitro: Yael Falcon (ARG)
  • Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
  • VAR: Hernan Mastrangelo (ARG)

O Globo quarta, 23 de abril de 2025

LIBERTADORES: ESTUDIANTES X BOTAFOGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Botafogo e Carabobo duelam, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em Buenos Aires, na Argentina, pela terceira rodada da Libertadores 2025. O alvinegro tenta se recuperar após a sequência ruim no Brasileirão de três partidas consecutivas sem vencer. O técnico Renato Paiva está pressionado pela torcida, embora conte com a confiança da diretoria.

 

Qual horário de Estudiantes x Botafogo?

 

A partida entre Estudiantes e Botafogo será nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em Buenos Aires, na Argentina.

 

Onde assistir Estudiantes x Botafogo?

 

A partida entre Estudiantes x Botafogo será transmitida pela TV Globo (TV aberta), ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming).

 

Escalação Estudiantes

 

Provável escalação: Mansilla, Meza, Núñez, Ramiro Funes Mori e Arzamendia; Gabriel Neves, Ascacibar, Medina e Sosa; Palacios e Carrillo. Técnico: Eduardo Domínguez.

 

Escalação Botafogo

 

Provável escalação: John, Vitinho, Danilo Barbosa (David Ricardo), Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Igor Jesus e Matheus Martins. Técnico: Renato Paiva.

 

Arbitragem de Estudiantes x Botafogo

 

 

  • Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
  • Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Matias Muniz (URU)
  • VAR: Antonio Garcia (URU)

O Globo terça, 22 de abril de 2025

SUL-AMERICANA: VASCO X LANÚS - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Nesta terça-feira, o Vasco recebe o Lanús em São Januário em um duelo que vale a liderança do Grupo G. os clubes têm uma vitoria e um empate e buscam se afastar dos demais no topo da tabela. A bola rola às 21h30, e a partida será transmitida na TV aberta (SBT), fechada (ESPN) e streaming (Disney+).

 

Qual horário de Vasco x Lanús?

 

A partida entre Vasco e Lanús será às 21h30 desta terça-feira (22), no Rio de Janeiro.

 

Onde assistir Vasco x Lanús?

 

O jogo entre Vasco e Lanús será transmitido pelo SBT (TV aberta), ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming).

Escalação Vasco

 

Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Jair e Coutinho; Nuno Moreira, Garré (Rayan) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille

 

Escalação Lanús

 

Provável escalação: Nahuel Losada; Armando Méndez, Carlos Izquierdoz, Ezequiel Muñoz e Sasha Marcich; Eduardo Salvio, Augustín Cardozo, Medina e Dylan Aquino; Bruno Cabrera e Marcelino Moreno. Técnico: Mauricio Pellegrino.

 

Arbitragem de Vasco x Lanús

 

 

  • Árbitro: Gery Vargas (BOL)
  • Assistentes: José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
  • VAR: Wilfredo Campos (BOL)

 


O Globo segunda, 21 de abril de 2025

CRISTINA BUARQUE SE ENCANTOU: CANTORA E COMPOSITORA MORRE AOS 74 ANOS

 

 
 

A cantora e compositora Cristina Buarque morreu na manhã domingo (20), aos 74 anos. A informação foi confirmada pelo filho da artista, Zeca Ferreira, nas redes sociais. O velório acontecerá nessa segunda-feira (21), às 14h, na capela 6 do Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária do Rio. A cremação será às 17 horas. Nos próximos dias, será marcado um gurufim, despedida regada à música.

 Filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e da intelectual e pianista Maria Amélia Buarque de Hollanda, Cristina era irmã de Chico Buarque, Miúcha e Ana de Hollanda. Ela lutava contra um câncer de mama há um ano e deixa cinco filhos: Ana (52), Zeca (51), Paulo (49), Antônio (48) e Maria do Carmo (46).

Nascida em São Paulo no ano de 1950, Maria Christina Buarque de Hollanda gravou, em 1974, a canção "Quantas Lágrimas", de Manacéia, no álbum "Cristina", que a tornou nacionalmente conhecida. Avessa aos holofotes, jamais usou a fama de "irmã de Chico".

Era chamada pela turma do samba de "Chefia" e considerada uma enciclopédia do gênero musical, pescadora de verdadeiras pérolas da música brasileira. Formou gerações com suas gravações e repertório. Era farol e referência para colegas como Marisa Monte e Mônica Salmaso.

 

Com humor sacana e ácido, adorava uma conversa de bar. Nos últimos anos, capitaneava famosa roda de samba na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, onde morava.

Cristina Buarque — Foto: Divulgação
Cristina Buarque — Foto: Divulgação

 

Trajetória

 

Cantora de origem paulistana e criação carioca, Cristina estreou 1967, como convidada do compositor Paulo Vanzolini no disco "Onze sambas e uma capoeira" (1967), quando gravou o samba "Chorava no meio da rua".

Depois, dividiu com o irmão Chico a interpretação de "Sem fantasia" (1968) no terceiro álbum do cantor. A partir daí, trilhou o próprio caminho.

Foi por ela que o Brasil conheceu "Quantas lágrimas", de Manacéia, também autor de "Sempre teu amor", cantado por Cristina em seu segundo álbum, "Prato e faca". Foi nesse disco que Marisa Monte ouviu "Esta melodia" (Bubu da Portela e Jamelão), samba que gravou em "Verde, anil, amarelo, cor-de-rosa e carvão". "Arrebém", "Vejo amanhecer" e "Resgate" são outros álbuns de Cristina.

Em 1995, Cristina gravou com o músico Henrique Cazes um disco com canções de Noel Rosa, e incorporou o famoso sobrenome Buarque à identidade artística.

 

Repercussão

 

Chico Buarque homenageou a irmã com um vídeo postado em seu perfil no Instagram na tarde deste domingo. Ele recuperou o registro de apresentação realizada para o programa "Ensaio", no ano de 1971, TV Tupi, em que ele, a irmã e o grupo MPB-4 cantam "Sem Fantasia". O post foi comentado por outros representantes da família, como Chico Brown (neto de Chico Buarque).

O filho da artista, Zeca Ferreira, compartilhou um post nas redes sociais com a seguinte legenda:

"Uma cantora avessa aos holofotes. Como explicar um negócio desses em qualquer tempo? Mas como explicar isso nesse tempo específico? Mas foi isso a vida inteirinha dessa mulher que tivemos, nós 5, a sorte grande de ter como mãe. Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra. "Bom mesmo é o coro", ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha no meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar as sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso, porque o sucesso, naqueles e nesses tempos, tem um alcance curto. É imagem bonita e nítida mas desfoca as outras belezas que se perderiam na sombra não fossem essas pessoas imunes ao imediato. Ser humano mais íntegro que eu já conheci. Farol, chefia, braba, a dona da porra toda. Vai em paz, mãe".

"Algumas pessoas são elas mesmas inteiramente de um jeito admirável. Cristina Buarque, que hoje encantou-se, é um dos maiores exemplos que eu tive a felicidade de conhecer. Cristina não tinha espaço nem paciência pra o que considerava bobagem. Mas pra aquilo que ela amava, o samba e sua família de estilos próximos, ela tinha todo o espaço do mundo e muita, MUITA generosidade com quem, como eu, chegava de fora e cheia de vontade de aprender. Estou triste porque a presença única dela marcava esse parâmetro no mundo: o de ser REALMENTE quem se é, de forma radical. Agradeço eternamente os cds e fitas cassete com tantas preciosidades garimpadas, (organizadas meticulosa e amorosamente), que a Cristina deu de presente para os novos, (eu dentre eles), pela paixão de passar adiante o que considerava bom, cheia de razão".

 
 

Perfis dedicados ao samba homenagearam a artista. Um dos mais tradicionais redutos dedicados ao gênero, o Bip Bip, em Copacabana, fez a seguinte postagem:

"Com toda tristeza anunciamos que nossa Maria Christina Ferreira (pra mundo a Cristina Buarque, pro Alfredinho a Cretina, pra muitos a Chefia) nos deixou essa manhã. Todo nosso carinho à família Ferreira Buarque de Holanda. Ela foi nossa sócia, recebeu muita cerveja dos distribuidores quando Alfredinho não estava, e fundadora da bagunça boa do Bloco do Bip. Formou gerações com suas gravações e repertório, sempre generosa com o material e o conhecimento que acumulou durante anos de rodas de samba. Defensora ferrenha das músicas (de preferência com a melodia e letra certas e sempre lutando contra cancelamentos geracionais) e dos compositores que admiramos. Sempre se posicionando do lado certo, pela esquerda, claro! Sacana na medida certa, não vivia sem um bom papo de botequim. Bebedora de Brahma, moradora de Paquetá, amante dos seus gatos e da família linda que criou (praticamente dentro do Bip, inclusive). Podemos passar a vida falando dela, da sua importância pro samba, pro nosso bar, pras nossas vidas, e vamos fazer isso sempre. Lembrar com carinho da pessoa que fez tudo começar musicalmente pra gente e pra toda uma geração que - literalmente - bebeu na sua fonte. Neném já abriu a primeira pra te esperar!"

 


O Globo segunda, 21 de abril de 2025

PAPA FRANCISCO SE ENCANTOU: AOS 88 ANOS DE IDADE, PARTIU PARA A CASA DO PAI

 

Por O Globo — Vaticano

 

Morreu na madrugada desta segunda-feira o Papa Francisco, líder da Igreja Católica e primeiro Papa argentino, aos 88 anos. O anúncio oficial foi feito pelo Vaticano pela manhã, um dia após o Pontífice fazer sua última aparição pública, na qual acenou para os fiéis e, com voz fraca, desejou-lhes "Boa Páscoa" durante a celebração de Páscoa na Basílica de São Pedro.

 

 

— Caríssimos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico o falecimento do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã (02h35 em Brasília), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai — anunciou o cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica, em um anúncio na Casa Santa Marta. — Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do senhor e da sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino.

 
 

Eram 20h12 de 13 de março de 2013 quando o argentino Jorge Mario Bergoglio apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro, provocando o grito da multidão que, uma hora antes, viu a fumaça branca da Capela Sistina anunciar a eleição do novo líder da Igreja Católica. Bergoglio, o Papa Francisco, não demorou a mostrar ao mundo como era devoto de brincadeiras: “Vocês sabem que o dever de um conclave é dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscar-me quase até no fim do mundo.” E veio de Buenos Aires o religioso que, nos 12 anos seguintes, agitou a Cúria levando aos holofotes temas como a defesa do meio ambiente, a punição à corrupção no Vaticano e à pedofilia, além de abrir espaço para a discussão da ordenação de mulheres e homens casados. Francisco morreu hoje, aos 88 anos, por problemas pulmonares.

 A saúde de Francisco era motivo de preocupação havia anos. Além de um episódio aos 21 anos, quando passou por uma operação que extraiu parte de seu pulmão direito por uma grave pneumonia, o Papa acumulava problemas no quadril, nas costas e tinha artrose nos joelhos, o que reduziu sua mobilidade ao longo dos anos. Em julho de 2021, foi submetido a uma cirurgia que retirou 33 cm de seu intestino grosso em razão de uma diverticulite. Francisco chegou a admitir, em uma entrevista no final de 2022, que havia assinado uma carta de renúncia há uma década, caso sua saúde precária o impedisse de desempenhar suas funções. Pouco tempo depois, em junho de 2023, foi submetido a uma cirurgia que durou três horas e terminou "sem complicações".

Francisco estava internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma. Após ser diagnosticado com uma infecção polibacteriana nas vias respiratórias na segunda-feira [17 de fevereiro de 2025] e com uma pneumonia nos dois pulmões dois dias depois, ele sofreu uma crise respiratória asmática prolongada na manhã no sábado [22 de fevereiro de 2025] e teve de receber oxigênio em altas taxas e fazer uma transfusão de sangue.

Papa Francisco é ajudado a levantar do papamóvel após audiência geral semanal na praça de São Pedro, no Vaticano — Foto: Vincenzo Pinto/ AFP
Papa Francisco é ajudado a levantar do papamóvel após audiência geral semanal na praça de São Pedro, no Vaticano — Foto: Vincenzo Pinto/ AFP

 

Menos regras do poder

 

À frente da Igreja, Bergoglio foi, desde o primeiro minuto, um pioneiro. Foi o primeiro Papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro a adotar o nome de Francisco. Os mais de 90 cardeais que o elegeram, entre os 115 eleitores do conclave, confiaram ao argentino a tarefa de combater os escândalos sexuais e os crimes financeiros na Igreja, além de estancar a perda de fiéis no mundo inteiro, especialmente nas Américas. 

Seis dias antes de ser eleito Papa, Bergoglio arrancou elogios de outros cardeais em um pronunciamento de menos de quatro minutos em uma Congregação Geral, quando criticou a Igreja “autorreferencial” e “doente de narcisismo”.

 Uma demonstração pública disso aconteceu no dia 13 de março de 2023, quando Francisco completou dez anos de papado. Em uma mensagem aos fiéis católicos, o Papa agradeceu pelo apoio ao redor do mundo e pediu apenas uma coisa: orações. "Obrigado por terem me acompanhado com suas orações. Por favor, continuem a fazê-lo", escreveu em uma rede social.

 

Visões distintas

 

Mesmo antes de chegar ao trono de São Pedro, o papado de Francisco já estava destinado a ser único. Isso porque, embora tenha passado pelo tradicional rito de escolha de um Papa, o argentino assumiu em uma condição que não era vista em séculos: com seu antecessor ainda vivo.

 

Com a renúncia de Bento XVI, a primeira desde a Idade Média, o mundo ficou diante não apenas de uma Igreja com dois Papas, mas também diante de dois Papas com visões diversas sobre a Igreja. O que poderia ter sido um período turbulento, no entanto, foi marcado por uma convivência sem grandes atritos até a morte do Papa Emérito, em 31 de dezembro de 2022. Francisco presidiu o funeral e chamou Bento de “amigo fiel” da Igreja.

— O Papa Francisco incentivou os sínodos, as assembleias de bispos, para democratizar a estrutura autoritária da Igreja — explica. — Foi um contraste em relação aos 35 anos anteriores, nos pontificados conservadores de João Paulo II e Bento XVI. Com Bergoglio não havia tabu. Ele levantou o tapete onde se escondiam escândalos como a pedofilia no clero e levantou temas importantes, entre eles a discussão da sexualidade.

Francisco e Bento XVI conversam durante encontro no Vaticano, em dezembro de 2018  — Foto: Vatican Media/AFP
Francisco e Bento XVI conversam durante encontro no Vaticano, em dezembro de 2018 — Foto: Vatican Media/AFP

De acordo com Frei Betto, Francisco “caminhou no fio da navalha” em algumas polêmicas e ocasionalmente foi forçado a recuar em algumas frentes diante da oposição — minoritária, mas estridente — que encontrou na Cúria. Quatro meses após assumir a Igreja, o Papa questionou, em uma conversa com jornalistas: “Se uma pessoa é gay, procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, para julgá-la?”. Ainda assim, não permitiu que padres abençoassem a união entre pessoas do mesmo sexo.

 

Papel feminino

 

O Papa criou uma comissão para discutir o diaconato feminino, um pleito antigo na comunidade católica. Embora a proibição do sacerdócio ainda esteja em vigor, Francisco mudou o Código de Direito Canônico e autorizou as mulheres a ler textos durante a missa e a distribuição da comunhão.

“Na Amazônia, as mulheres — leigas e irmãs religiosas — dirigem comunidades eclesiais inteiras. Dizer que não são verdadeiramente líderes porque não são padres é clericanismo e falta de respeito” escreveu em seu último livro, “Vamos sonhar juntos” (ed. Intrínseca), lançado em dezembro de 2020.

Borba destaca que papas reformadores, caso de Francisco, são atacados por mexer na estrutura de setores da Igreja “acostumados em ter um lugar no poder”:

— Francisco enfrentou forte incompreensão, pois falou sobre alguns temas que as pessoas não estavam acostumadas a ouvir ou pensar. É o caso da opção pelos pobres. Por isso, foi chamado de comunista, acusado de não seguir o Evangelho e atentar contra a dignidade eclesiástica — explica. — O Papa foi acolhedor e misericordioso com os fiéis, mas muito rígido com seus auxiliares diretos. Houve dificuldades para encontrar figuras dispostas a reformar a Cúria. O combate à pedofilia, por exemplo, não foi marcado apenas por acertos. Quanto mais se investigava, mais casos foram encontrados, já que os escândalos foram encobertos por muitos anos.

Em junho de 2021, o Papa fez a revisão mais abrangente do Código de Direito Canônico em quatro décadas, incluindo um artigo que contempla regras contra a pedofilia, em especial crimes de abusos contra menores cometidos por padres. Segundo o texto, o clérigo que viola o mandamento contra o adultério “ou força alguém a cometer ou submeter-se a atos sexuais deve ser punido”, “não excluindo a demissão do estado clerical se o caso assim o justificar”. Também foram incluídos novos crimes, como aliciamento de menores ou adultos vulneráveis para abuso sexual e posse de pornografia infantil.

Ainda assim, Borba considera que o Pontífice soube aumentar o “radar da Igreja”, que se tornou mais protetora com as minorias e os excluídos. O Papa discursou diversas vezes sobre o drama dos refugiados e visitou presídios em diversos países, do México e Chile à própria Itália.

Bergoglio, que se definia como um “casalingo” (“caseiro”, em italiano) antes de se tornar Papa, visitou mais de 50 países em seu pontificado. Foi o primeiro líder da Igreja Católica a desembarcar no Iraque, uma nação muçulmana de maioria xiita. Encontrou-se também com o patriarca ortodoxo russo Cirilo I, em 2016, quase mil anos após o cisma entre a Igreja do Oriente e Roma. Em Cuba, onde esteve duas vezes, foi aplaudido por mediar o descongelamento das relações diplomáticas entre Havana e Washington — os então presidentes Raúl Castro e Barack Obama o agradeceram publicamente por seu empenho. Após o início da Guerra na Ucrânia, Francisco também foi uma das vozes mais frequentes a condenar as agressões e a pedir uma saída pela paz.

 

Ciência e religião

 

Em outro front, Francisco “casou” ciência e religião na encíclica Laudato Si, a primeira da História da Igreja voltada para o meio ambiente. O documento foi divulgado em abril de 2015, seis meses antes de mais de 190 países esboçarem, na Conferência do Clima (COP-21), o Acordo de Paris, o mais ambicioso plano do mundo até então para conter o aquecimento global.

— A Laudato Si tornou-se conhecida como a “encíclica verde”, mas Francisco sempre disse que era um documento social. O seu texto associou as mazelas do meio ambiente à miséria humana.

Amante de tango e música clássica, fã do time argentino San Lorenzo, leitor do russo Fiódor Dostoiévski e do compatriota Jorge Luis Borges, Bergoglio revelou em seu último livro, escrito na pandemia, que sofreu três “Covids pessoais”, momentos definidores de sua personalidade.

O primeiro foi a doença pulmonar que quase o matou aos 21 anos. O segundo foi um exílio voluntário na Alemanha nos anos de 1980. Por último, o período em uma residência jesuíta em Córdoba, na Argentina, entre 1990 e 1992. Lá, leu todos os 37 volumes de “História dos papas”, do historiador alemão Ludwig von Pastor.

“Poderia ter lido um romance ou algo mais interessante. Mas hoje me pergunto por que motivo Deus teria me inspirado a ler esse livro naquela ocasião. É como se o Senhor estivesse me dando uma vacina. Uma vez que se conhece a história dos papas, não há muito que aconteça na Corte do Vaticano e na Igreja de hoje que pode lhe surpreender. Foi muito útil pra mim!”, escreveu.

 


O Globo domingo, 20 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: VASCO 0 X 0 FLAMENGO
Por 
Davi Ferreira
 — Rio de Janeiro

 

O empate em 0 a 0 passou longe de indicar um clássico ruim ontem no Maracanã. Muito pelo contrário: Vasco e Flamengo disputaram uma partida bem mais equilibrada do que se esperava, num momento de forte pressão sobre o técnico cruz-maltino, Fábio Carille, e de tentativa do rubro-negro de decolar no Brasileirão. Os goleiros Léo Jardim, melhor em campo com uma atuação irretocável, e Rossi foram os destaques, parando as melhores chances de bola na rede com grandes intervenções ao longo dos 90 minutos.

Jardim viveu uma dessas grandes noites a que o torcedor se acostumou nos últimos anos. Salvou a pátria ao fazer pelo menos três grandes defesas, fora outras intervenções seguras. Ele parou uma cabeçada perigosa de Gerson, no momento em que o Flamengo começou a se lançar mais no primeiro tempo, e foi determinante na etapa final. As respostas às cabeçadas de Pedro e Plata foram alguns de seus principais lances no ano.

— Fico feliz de poder ajudar. O jogo foi como um clássico tem que ser, muito disputado, muito aberto. Tivemos oportunidade de fazer o gol, de ganhar a partida. E eu estou lá para o que a equipe precisar, é para isso que trabalho e me dedico todos os dias — declarou o goleiro cruz-maltino.

De maneira geral, o Flamengo foi superior, até pelo elenco que o técnico Filipe Luís possui. Mas não conseguiu encaixar o último passe ou superar o goleiro adversário nas bolas aéreas. O Vasco soube se equiparar durante os 90 minutos, forçando o rival a arriscar chutes de longe, e encontrou contra-ataques perigosos.

Ao contrário do que o momento poderia sugerir em termos de estratégia, Carille escalou Vegetti, Nuno Moreira, Rayan e Philippe Coutinho como quarteto de frente. O time todo fez bons 15 minutos iniciais e até se arriscou a marcar com pressão alta na defesa adversária, uma aposta de alto risco pela diferença física.

Depois disso, o cruz-maltino não foi capaz de sustentar a estratégia e recuou, chegando a oferecer muitas brechas na frente da área, mas contou com o desencontro ofensivo adversário para resistir. No segundo tempo, Vegetti voltou a acertar a trave em lance peculiar: finalizou com a mão.

 

Flamengo e Vasco no Maracanã pelo Brasileiro — Foto: Divulgação Flamengo
Flamengo e Vasco no Maracanã pelo Brasileiro — Foto: Divulgação Flamengo

Do outro lado, o Flamengo lamenta novamente o bom punhado de chances desperdiçadas, tônica deste início de Brasileirão, que só viu uma exceção na goleada por 6 a 0 sobre o Juventude, no meio da última semana. Era um jogo que esperava vencer, até pela força máxima colocada em campo.

No geral, o clássico passou muito pelos pés de Gerson e Michael, mas eles eram incapazes de acertar o último passe. Bruno Henrique, titular pela primeira vez após ter sido indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em caso de apostas, sequer apareceu nos lances. Esta desconfiguração na frente não permitiu que o rubro-negro aproveitasse as brechas dadas pelo rival.

No fim do jogo, Filipe voltou a apelar para o empilhamento de atacantes na frente, algo que não vem sendo difícil de testemunhar, mesmo em uma boa fase. Entraram Pedro, Plata, Cebolinha... e o jogo de tentativa e erro não foi suficiente para furar a aguerrida e eficiente defesa cruz-maltina.

Nesta terça-feira, às 19h, o Flamengo volta a jogar pela Libertadores, em dura visita à LDU, no Equador. No mesmo dia, às 21h30, o Vasco tem um desafio contra o Lanús-ARG, em São Januário, pela Copa Sul-Americana.


O Globo domingo, 20 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: SÃO PAULO X SANTOS - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo

 

O São Paulo recebe o Santos no estádio do Morumbi, em São Paulo, em um confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para as 16h e terá transmissão ao vivo pela Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view). O tricolor paulista ainda não venceu na competição e vem de uma sequência de 4 empates seguidos, enquanto o Santos conquistou 1 vitória, 1 empate e sofreu 2 derrotas. Será um duelo emocionante entre duas equipes em busca da vitória.

 

Qual horário de São Paulo x Santos?

 

A partida entre São Paulo e Santos será neste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi (São Paulo).

 

Onde assistir São Paulo x Santos?

 

A partida será transmitida pelo Globo (TV aberta) e Premiere (Pay-per-view).

 

Escalação São Paulo

 

Provável escalação: Rafael, Ferraresi, Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio e Luciano; Lucas Ferreira, Ferreira e André Silva. Técnico: Luís Zubeldía.

 

Escalação Santos

 

Provável escalação: Gabriel Brazão; Léo Godoy, Zé Ivaldo, Gil e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo e Benjamín Rollheiser; Barreal, Tiquinho Soares e Guilherme. Técnico: César Sampaio (interino).

 

Arbitragem de São Paulo x Santos

 

 

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
  • Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
  • VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

O Globo sábado, 19 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2024: VASCO X FLAMENGO - ONDE ASISSTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Em jogo válido pela quinta rodada, Vasco e Flamengo fazem, neste sábado, o primeiro clássico carioca da edição 2025 do Brasileirão. O cruz-maltino tenta se recuperar de derrota para o Ceará na rodada passada, enquanto o rubro-negro defende a liderança após golear o Juventude por 6 a 0. A partida está marcada para o Maracanã, às 18h30. O serviço de streaming Prime Video transmite a partida.

 

Qual o horário de Vasco x Flamengo?

 

A partida entre Vasco e Flamengo será às 18h30 deste sábado, no Maracanã.

 

Onde assistir a Vasco x Flamengo?

 

O jogo entre Vasco x Flamengo será transmitido pelo serviço de streaming Prime Video (internet).

 

Escalação do Vasco

 

Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Piton; Hugo Moura, Jair (Paulinho) e Coutinho; Nuno Moreira, Garré e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

 

Escalação do Flamengo

 

Provável escalação: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Allan e Arrascaeta; Gerson, Michael e Plata (Pedro). Técnico: Filipe Luís.

 

Arbitragem de Vasco x Flamengo

 

 

  • Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Raphael Pires (GO)
  • VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

O Globo sexta, 18 de abril de 2025

CORINTHIANS DEMITE O TÉNICO RAMÓN DIAZ
Por 
Redação O GLOBO
 — Rio de Janeiro

 

O argentino de 65 anos deixa o clube paulista sob críticas a respeito das últimas atuações. Mesmo com o título no Paulistão de 2025, as performances nos campeonatos internacionais e nacional pesaram para a sua permanência. O Timão foi eliminado na terceira fase da Copa Libertadores pelo Barcelona-EQU e caiu para disputar a Copa Sul-Americana , competição em que ainda não venceu em duas partidas - perdeu para o Huracán por 2 a 1 e empatou com o América de Cali em 1 a 1 - e soma duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, além do Fluminense, foi derrotado no clássico contra o Palmeiras por 2 a 0.

Outro fator que pesou para a permanência do técnico foi o recentemente desabafo público de um dos principais nomes do elenco, o astro holandês, Memphis Depay, deixando clara a insatisfação com o trabalho da comissão técnica.

O treinador havia sido anunciado em julho do ano passado e tinha contrato até o final deste ano. Com Díaz, o Corinthians teve 60 jogos, com 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas.

Agora, o clube vai ao mercado em busca de um novo comandante. Um dos nomes ventilados é o de Dorival Júnior, que acaba de deixar o comando da Seleção Brasileira.


O Globo quinta, 17 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: FLUMINENSE 2 X 0 CORINTHIANS
Por 
André Zajdenweber

 

Fluminense superou o Corinthians por 2 a 0 na última quarta-feira, na Neo Química Arena, e pulou para terceira posição do Campeonato Brasileiro. O tricolor chegou à quarta vitória consecutiva sob comando de Renato Gaúcho, que continua com 100% de aproveitamento desde o retorno. Se ainda não teve o tempo necessário para colocar suas ideias em prática, o treinador vem conseguindo dar confiança aos jogadores, que tem sido fundamental.

O aspecto mental trazido por Renato pode ser claramente percebido durante este "início perfeito" de trabalho. Não à toa, todas as três vitórias no Brasileiro tiveram dedo de nomes criticados pela torcida. Martinelli decidiu contra o Bragantino, Samuel Xavier contra o Santos e Renê contra o Corinthians. O técnico comentou sobre essa injeção de ânimo que tem dado aos seus comandados:

Mesmo sem encantar, o tricolor se mostrou mais uma vez um time seguro do que deveria fazer em campo. Afinal, enfrentar o Corinthians fora de casa nunca é fácil. A primeira etapa foi de poucas emoções, com apenas um lance de perigo da equipe paulista, em bela finalização defendida por Fábio. Após concluir a primeira metade da missão estabelecida, de segurar o ímpeto do adversário, era o momento de mostrar as credenciais em campo.

Na volta do intervalo, o Fluminense foi tomando o controle do jogo bem aos poucos. Mas o gol ainda não parecia estar maduro. É nessas horas que o fator individual precisa aparecer. E ele chegou com um "herói improvável". O lateral-esquerdo Renê, que já vinha fazendo uma boa partida, aproveitou a sobra e, de primeira, e com a perna ruim (direita), acertou um chute de raríssima felicidade no ângulo de Donelli.

O camisa 6 assumiu a titularidade porque o então dono da vaga, Gabriel Fuentes, sofreu uma lesão de grau 2 na coxa direita. Longe de ser um queridinho dos tricolores, recebeu a confiança de Renato Gaúcho, que já havia o treinado no Flamengo. E nesta quarta-feira voltou a balançar as redes após mais de um ano — última vez havia sido em março de 2024. Este foi o seu primeiro gol com a camisa do tricolor.

A vantagem trouxe tranquilidade ao Fluminense. O Corinthians tinha muita dificuldade para transformar a posse de bola em oportunidades de gol, e abria o campo para os contra-ataques. A partida, que já parecia controlada, foi resolvida após bobeira de José Martínez: o volante chegou atrasado e cometeu pênalti em Serna, que foi marcado após análise do VAR. Arias foi para a cobrança e não desperdiçou.


O Globo quarta, 16 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: CEARÁ 2 X 1 VASCO

 

O Vasco poderia até ter dormido líder do Brasileirão ontem, após o duelo diante do Ceará no Castelão. Mas a noite foi de cabeça quente para jogadores e torcedores. Com dois gols de Pedro Raul, ex-atacante cruz-maltino, o Vozão venceu por 2 a 1 e frustrou os esforços de um Vasco que começou muito mal, mas melhorou na segunda etapa. Vegetti diminuiu para os comandados de Fábio Carille.

Já sem Mauricio Lemos por fratura na costela, o cruz-maltino poupou Philippe Coutinho e não pôde contar com o titular Tchê Tchê e o reserva Puma Rodríguez, liberados, respectivamente, para tratar de questões pessoais e para acompanhar o nascimento do filho. Entraram Payet e Paulinho no onze inicial. O que se viu, de início, foi um Vasco desorganizado e desatento no Castelão — algo que o Ceará aproveitou bem.

A “lei do ex” deu as caras em erro técnico. João Victor afastou mal de cabeça, em direção ao campo defensivo cruz-maltino, e viu Mugni tomar a bola e acionar Pedro Raul para balançar as redes. O gol transformou o cenário da partida, até então com poucas chances para ambos os lados, e aumentou a conta de falhas defensivas que têm comprometido a competitividade do cruz-maltino nesta temporada.

Com dificuldades também com o gramado, o Vasco não conseguiu dar sinais de reação até o intervalo.

 

Melhora no segundo tempo

 

No segundo tempo, as alterações de Carille (entraram Rayan, Adson e Jair) fizeram efeito. O Vasco passou a ganhar mais território no campo do Ceará, que se segurou com a vantagem. No lance de mais perigo, Rayan ganhou na corrida de Fabiano Souza e cruzou para Payet. O francês tentou carregar a bola e acabou perdendo-a em uma dividida com Dieguinho.

Payet, substituto natural de Coutinho, virou preocupação pouco depois. Com dores no joelho direito desde o lance com Rayan, não aguentou e desabou após cobrar escanteio. Deu lugar a Alex Teixeira e agora vira dúvida na reta final de seu contrato com o clube, que se encerra no mês que vem.

A mexida não diminuiu o ímpeto cruz-maltino, ainda que mais na vontade do que na organização. Rayan testou o goleiro Fernando Miguel, também ex-Vasco, que substituiu o lesionado Bruno Ferreira, em dois bons chutes de longe. Depois, Piton teve ótima chance em cruzamento de Paulo Henrique, mas mandou por cima do gol.

Na base do abafa, o Vasco tentou salvar a partida já nos acréscimos. Até conseguiu diminuir com Vegetti, que agora divide a artilharia do Brasileiro com Pedro Raul — quatro gols cada um. Mas não teve sucesso na busca pelo empate.


O Globo terça, 15 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: CEARÁ X VASCO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Ceará e Vasco abrem a quarta rodada do Brasileirão nesta terça-feira, às 21h30, no Castelão. O cruz-maltino tenta dar sequência à ótima vitória sobre o Sport em São Januário, enquanto o Vozão tenta vencer sua segunda partida em casa.

 

Qual o horário de Ceará x Vasco?

 

A partida entre Ceará e Vasco será às 21h30 desta terça-feira (15), no Castelão.

 

Onde assistir a Ceará x Vasco?

 

O jogo entre Ceará e Vasco será transmitido por SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).

 

Escalação do Ceará

 

Provável escalação: Bruno Ferreira, Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Fernando Sobral e Matheus Araújo; Aylon, Galeano e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.

Escalação do Vasco

 

Provável escalação: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Piton; Hugo Moura, Jair (Paulinho) e Payet; Garré, Nuno Moreira e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

 

Arbitragem de Ceará x Vasco

 

 

  • Árbitro: Denis Ribeiro Serafim (AL)

O Globo segunda, 14 de abril de 2025

MARIO VARGAS LHOSA SE ENCANTOU: ROMANCISTA PERUANO FALECEU AOS 89 ANOS DE IDADE
Por 
Simon Romero The New York Times

 

Mario Vargas Llosa, o romancista peruano que combinou realismo cru com erotismo lúdico e retratos da luta pela liberdade individual na América Latina, além de escrever ensaios que o tornaram um dos comentaristas políticos mais influentes do mundo hispânico, morreu ontem, em Lima, aos 89 anos. Sua morte foi anunciada em um comunicado nas redes sociais por seus filhos, Álvaro, Gonzalo e Morgana.

Laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2010, ele ganhou notoriedade ainda jovem com visões cortantes e repletas de gírias da corrupção, dos compromissos morais e da crueldade enraizada no Peru. E se juntou a um grupo de escritores que incluía o colombiano Gabriel García Márquez e o argentino Julio Cortázar, que se tornaram célebres nos anos 1960 como membros da “geração do boom literário” da América Latina.

O livro foi criticado por vários generais, incluindo um que alegou que o escritor havia sido financiado pelo vizinho Equador para enfraquecer o exército peruano — o que acabou ajudando a transformá-lo em um sucesso imediato.

Vargas Llosa, no entanto, nunca foi completamente seduzido pelo realismo mágico de seus contemporâneos. E se desiludiu com a perseguição a dissidentes promovida por Fidel Castro em Cuba, rompendo com a ideologia de esquerda que dominou durante décadas o cenário intelectual da América Latina.

 

Pensador político

 

Traçou seu caminho como pensador político conservador — frequentemente divisivo— e como romancista, que transformou episódios de sua vida pessoal em livros que repercutiram muito além das fronteiras de seu país.

Sua incursão na política acabou levando-o a se candidatar à presidência em 1990. Na campanha, defendeu o livre mercado, a privatização de empresas estatais e a redução da inflação por meio de cortes nos gastos públicos e demissões no funcionalismo público.

Ele liderou as pesquisas durante boa parte da corrida eleitoral, mas foi derrotado por Alberto Fujimori, então agrônomo pouco conhecido, de ascendência japonesa, que mais tarde adotaria muitas das políticas de Vargas Llosa.

O escritor tinha paixão pela ficção, mas começou no jornalismo. Ainda adolescente, foi repórter do La Crónica, um diário de Lima, onde retratava um submundo de bares decadentes, criminalidade e prostituição. Elementos dessa experiência alimentaram seu romance de 1969, “Conversa no Catedral”, retrato do Peru sob a ditadura militar do general Manuel Odría nos anos 1950 — livro que é considerado sua obra-prima.

 As colunas podiam ser autobiográficas ou inspiradas em acontecimentos da atualidade, e muitas vezes eram desprovidas de adjetivos, escritas com elegância em um estilo que permitia a Vargas Llosa alcançar leitores que talvez não tivessem paciência para terminar alguns de seus romances mais longos e complexos.

As colunas também permitiram que ele avançasse suas ideias sobre como as liberdades pessoais dependem da criação e do fortalecimento de sociedades baseadas no livre comércio. Ele frequentemente era alvo de zombarias por esses princípios na América Latina, figurando entre os críticos mais proeminentes da Venezuela e de Cuba.

O livre mercado tinha uma atração quase visceral para ele. Quando Margaret Thatcher, a primeira-ministra conservadora da Grã-Bretanha, deixou o cargo em 1990, ela recebeu flores de Vargas Llosa. Ele também enviou um bilhete: “Madame: não existem palavras suficientes no dicionário para lhe agradecer pelo que fez pela causa da liberdade.”

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em 28 de março de 1936, em Arequipa, no sul do Peru, e passou grande parte de sua infância em Cochabamba, na Bolívia, com sua mãe, Dora Llosa, e seus avós. Eles formavam uma família de classe média, com meios modestos, mas tradicional. Quando menino, foi informado de que seu pai havia morrido.

Na verdade, seus pais haviam se separado meses antes de seu nascimento. Seu pai, Ernesto Vargas, que trabalhava para a companhia aérea Panagra, foi designado para uma missão no exterior e pediu o divórcio.

Eles se reuniram no Peru quando o filho tinha 10 anos. Mas, após reagir à disciplina imposta pelo pai, foi enviado para a academia militar em Lima. Após essa experiência, aos 19 anos, fugiu com Julia Illanes, cunhada de seu tio, que tinha 29 anos.

O casamento chocou a família e o inspirou a escrever “Tia Júlia e o escrevinhador”. Publicado em 1977 e um de seus romances mais conhecidos, o livro descreve as comédias de Marito, jovem estudante de direito e aspirante a escritor que se apaixona por sua tia em meio a novelas de rádio.

A esposa respondeu ao livro com uma memória crítica sobre seu tempo com Vargas Llosa, detalhando os anos difíceis e tensos que passaram juntos na Europa. Eles se divorciaram em 1964, e o escritor se casou com Patricia Llosa, com quem teve três filhos.

Eles se separaram em 2015, após meio século de casamento, quando ele confirmou seu envolvimento com Isabel Preysler, ex-mulher do cantor Julio Iglesias. Ele e Isabel, filipina que se tornou socialite na Espanha, se separaram em 2022.

 

O caminho político

 

Embora decifrar o Peru tenha dominado grande parte de sua obra, Vargas Llosa viveu fora do país por longos períodos. Na década de 1960, em Paris, trabalhou como tradutor e escreveu boletins de notícias para a AFP para sobreviver. Depois se estabeleceu em Barcelona, antes de retornar ao Peru na década de 1970.

Sua campanha presidencial de 1990 nasceu após escrever um artigo de opinião criticando o plano do então presidente Alan García de nacionalizar os bancos.

Enquanto os peruanos lutavam contra a hiperinflação e a violência do grupo guerrilheiro maoísta Sendero Luminoso, Vargas Llosa interrompeu sua faceta de romancista para se dedicar a seu partido de direita, o Movimento Liberdade.

Sua candidatura cerebral, inspirada pelos filósofos políticos e econômicos europeus e norte-americanos, e sua própria aparência, com pele clara, físico enxuto e preferência por suéteres clássicos, contrastavam com um eleitorado em grande parte composto por pessoas empobrecidas, indígenas e mestiços.

Fujimori, invocando sua ascendência asiática, se retratou como um aliado das classes baixas, dominadas há séculos pela “elite branca”. Também atacou Vargas Llosa depois que o escritor admitiu ser agnóstico.

 

Canudos e Washington

 

Desiludido com sua incursão fracassada na política, Vargas Llosa deixou o Peru novamente no início dos anos 1990, dividindo seu tempo entre uma base em Londres, onde tinha um apartamento que usava para escrever, e uma casa em Madri. Para desagrado de muitos no Peru, o rei Juan Carlos da Espanha assinou um decreto real em 1993 concedendo cidadania espanhola a Vargas Llosa, que, no entanto, manteve o passaporte peruano.

Além do Prêmio Nobel, Vargas Llosa recebeu outras distinções, incluindo o Prêmio Miguel de Cervantes, da Espanha, em 1994, e o Prêmio de Jerusalém, em 1995. Escreveu mais de 50 romances, ensaios, peças e obras de crítica literária ao longo de sua monumental carreira.

Alguns de seus melhores trabalhos examinaram as vicissitudes da história da América Latina, como “A guerra do fim do mundo”, de 1981, um gigantesco relato ficcional de um movimento messiânico no final do século XIX em Canudos, arraial localizado na Bahia.

Vargas Llosa pesquisou o livro em arquivos do Rio de Janeiro e em Salvador, e terminou de escrevê-lo no Wilson Center em Washington, em 1980, não muito longe dos campos de batalha da Guerra Civil Americana, um conflito que pode tê-lo ajudado a evocar a brutal violência com que os líderes aristocráticos do Brasil esmagaram Canudos.

No entanto, enquanto poderia escrever elegantemente sobre qualquer lugar, foi o Peru que exerceu uma fascinação especial sobre ele, misturada, como ele escreveu uma vez, com “suspeita, paixão e raiva”, até mesmo um ódio “imbuído de ternura”.

“Herman Melville chamou Lima de a cidade mais estranha e triste de todas”, disse Vargas Llosa, referindo-se a uma passagem de “Moby Dick”, a um repórter do New York Times em 1989, quando parecia incapaz de se afastar da literatura e da introspecção, mesmo no calor de sua campanha presidencial. “Foi por conta da neblina e da garoa” Então, acrescentou, rindo: “Mas já não tenho tanta certeza de que a neblina e a garoa sejam de fato os grandes problemas de Lima”.


O Globo segunda, 14 de abril de 2025

SAIBA COMO FOI A REESTREIA DE NEYMAR NO BRASILEIRÃO

 

Doze anos depois, Neymar reestreou no Campeonato Brasileiro. O craque brasileiro esteve em campo nos últimos 45 minutos da vitória do Fluminense sobre o time paulista por 1 a 0, pela terceira rodada da competição. O camisa 10 do Peixe não conseguiu balançar as redes, mas incendiou a partida e, inclusive, foi vaiado pela torcida tricolor ao pisar no gramado.

 

Vaias ao entrar em campo

 

O atacante Neymar foi vaiado pela torcida do Fluminense em sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2025. O camisa 10 do Santos começou a partida no banco de reservas e entrou no intervalo no lugar de Thaciano, mas, ao pisar no gramado, ouviu apupos e ofensas da arquibancada do Maracanã neste domingo.

Cartão amarelo

 

Aos 15 minutos do segundo tempo, Neymar recebeu um cartão amarelo após deixar o braço no roste de Samuel Xavier. O lateral do Fluminense agarrou o camisa 10 do Peixe, que, irritado com a não marcação da falta, levantou demais o braço. Após o lance, o craque de 33 anos foi tirar satisfação com o jogador tricolor.

 

Único chute a gol do Santos

 

O Santos teve dificuldades de criar jogadas ofensivas na partida deste domingo. A prova disso é que o único chute a gol do time paulista durante os 90 minutos foi em uma finalização do Neymar aos 24 minutos de segundo tempo. O camisa 10 recebeu um passe de Soteldo na intermediária de ataque, cortou para a perna esquerda e chutou fraco para a defesa de Fábio.

Caçado dentro de campo

 

Apesar de ter jogado apenas 45 minutos, Neymar foi o jogador que mais sofreu faltas no jogo entre Fluminense e Santos. Em algumas das primeiras vezes que tocou na bola, o atacante foi parado com duras faltas cometidas pelos atletas adversários. Com cinco minutos de segundo tempo, dois jogadores do Botafogo já haviam sido amarelados por conta disso.

 

Abraço em Thiago Silva

 

Antes da bola rolar, Neymar reencontrou com Thiago Silva, ex-companheiro de seleção brasileira. O camisa 10 do Peixe aproveitou o momento para dar um forte abraço no defensor tricolor antes da bola rolar.

 

Neymar abraçou o Thiago Silva antes de Fluminense x Santos — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

 


O Globo domingo, 13 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: VASCO 3 X 1 SPORT

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Pode até parecer ser "chover no molhado", mas a realidade é que o centroavante Vegetti salvou o Vasco — e principalmente o técnico Fábio Carille — mais uma vez. Com dois gols ainda na primeira etapa, o argentino foi fundamental para a vitória do cruz-maltino por 3 a 1 contra o Sport, em São Januário, e de quebra assumiu a artilharia do Brasileirão. Na segunda etapa, Hugo Moura cabeceou contra o gol de Léo Jardim e diminuiu para o Leão, mas posteriormente Rayan ampliou a vantagem num belo gol.

Com o resultado, o Vasco chegou aos seis pontos e subiu para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. O Sport, por sua vez, está em 19º, com apenas um ponto somado. Além disso, a vitória também ajudou a aliviar ainda mais a pressão em cima de Fábio Carille.

 

Homenagem a Dinamite

 

Não foi só a vitória que fez a noite se tornar especial para o torcedor do Vasco. Antes da bola rolar, o clube promoveu uma série de homenagens ao ídolo Roberto Dinamite, que completaria 71 anos neste domingo. Os familiares do ex-atacante entraram no gramado de São Januário enquanto rolava um show de luzes nas arquibancadas, com direito a holofote especial na estátua de Dinamite localizada atrás de um dos gols do estádio e mosaico 3D no setor social.

 

Homenagem da torcida do Vasco a Roberto Dinamite em São Januário — Foto: Matheus Lima / Vasco
Homenagem da torcida do Vasco a Roberto Dinamite em São Januário — Foto: Matheus Lima / Vasco

Na próxima terça-feira, o Vasco volta a campo contra o Ceará, às 21h30, no Castelão. Posteriormente, no sábado, o cruz-maltino terá o clássico contra o Flamengo, no Maracanã, às 18h30.


O Globo sábado, 12 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: VASCO X SPORT - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Vasco e Sport duelam, neste sábado (12), às 21h (de Brasília), em São Januário, pela 3ª rodada do Brasileirão de 2025. Pressionado, o treinador Fábio Carille precisa de um bom resultado em casa após o cruz-maltino levar 3 a 0 do Corinthians no último fim de semana, e vencer o fraco Academia Puerto Cabello (Venezuela) apenas por 1 a 0 na Copa Sul-Americana. Já o rubro-negro busca a primeira vitória na competição, após ter empatado com o São Paulo e perdido para o Palmeiras.

 

Qual o horário de Vasco x Sport?

 

A partida entre Vasco e Sport será às 21h deste sábado (12), em São Januário.

 

Onde assistir a Vasco x Sport?

 

O jogo entre Vasco e Sport será transmitido por SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).

 

Escalação do Vasco

 

Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Paulinho (Tchê Tchê) e Phillippe Coutinho; Garré (Adson), Nuno Moreira e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

 

Escalação do Sport

 

Provável escalação: Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús; Rivera, Du Queiroz, Sérgio Oliveira e Lucas Lima; Chrystian Barletta e Pablo. Técnico: Pepa.

 

Arbitragem de Vasco e Sport

 

 

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
  • Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Leone Carvalho Rocha (GO)
  • VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)

O Globo sexta, 11 de abril de 2025

SUL-AMERICANA: FLUMINENSE 5 X 0 GV SAN JOSÉ-BOL
Por 
André Zajdenweber

 

Fluminense uniu o útil ao agradável na vitória de 5 a 0 sobre o GV San José-BOL ontem, no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Desde o momento em que a escalação foi anunciada, a prioridade de Renato Gaúcho, que estava no segundo jogo à frente da equipe, era clara: descansar o máximo de titulares possível, visando a sequência pesada de desafios que terá pela frente. O confronto contra os bolivianos foi o escolhido por ser considerado o mais fraco da série, e ficou comprovado que o planejamento traçado foi correto.

 Apesar de ter entrado com um time alternativo, a equipe comandada por Renato Gaúcho atuou na etapa inicial em ritmo de treino. O adversário não conseguia oferecer qualquer tipo de ameaça nos 26% de posse de bola que teve no período. O cenário era um "prato cheio" para o tricolor agredir sem quase precisar se preocupar com a recomposição defensiva.

A primeira metade do duelo poderia terminar já com goleada, mas ficou “apenas” no 2 a 0. O dono dele foi o atacante Everaldo, que marcou duas pinturas. No primeiro, girou na entrada da área e deu belo chute no ângulo do goleiro Poveda. E no segundo, aproveitou o cruzamento de Samuel Xavier e acertou um lindo voleio. Este trouxe boas recordações para os torcedores, pelas semelhanças do movimento com o feito por Fred sobre o Flamengo — no Brasileirão de 2012. E essa não seria a única vez que o ídolo histórico do clube seria relembrado na noite.

Na volta do intervalo, o roteiro do jogo era o mesmo. O tricolor, mesmo com boa vantagem no placar, seguia em cima do San José e empilhava diversas oportunidades de ampliá-lo. A terceira bola na rede não demorou muito para chegar. Serna, aos 13 minutos, aproveitou rebote do chute de Ganso para deixar a sua marca.

Já com 3 a 0 no placar e com sinais que cabia bem mais, já era de se esperar que um certo jogador estaria louco para sair do banco e aproveitar a oportunidade de ouro para aumentar as estatísticas pessoais. Germán Cano entrou em campo aos 27 e não precisou nem de um minuto para conseguir o que queria. Ele acertou finalização forte e fez o quarto do Fluminense. E não parou por aí: seis minutos depois, tabelou com Nonato para fechar a conta. Estes gols fizeram o argentino chegar a seis, ultrapassar Fred e se tornar o maior artilheiro do clube na história do torneio.

Já com 3 a 0 no placar e com sinais que cabia bem mais, já era de se esperar que um certo jogador estaria louco para sair do banco e aproveitar a oportunidade de ouro para aumentar as estatísticas pessoais. Germán Cano entrou em campo aos 27 e não precisou nem de um minuto para conseguir o que queria. Ele acertou finalização forte e fez o quarto do Fluminense. E não parou por aí: seis minutos depois, tabelou com Nonato para fechar a conta. Estes gols fizeram o argentino chegar a seis, ultrapassar Fred e se tornar o maior artilheiro do clube na história do torneio.

— O trabalho que o treinador fez na semana deu certo dentro de campo. Criamos muitas situações de gol e as convertemos. Para os centroavantes, como o Serna, o Everaldo e eu, é muito importante poder marcar. Pouco a pouco, vamos tendo a ideia do que o treinador quer dentro de campo. Agora é continuar fazendo, continuar trabalhando. Ainda não ganhamos nada, mas é um reflexo muito bom de jogadores que tentaram produzir. E conseguimos — disse Cano.

O início de trabalho de Renato Gaúcho, apesar de ainda ser um recorte muito pequeno, vem animando os torcedores. Após vitória sobre o Bragantino na base da raça na estreia, agora foi a vez de vencer com autoridade. A fragilidade do adversário dificulta a análise de uma possível evolução. Mas em confrontos como esse, não dá para esperar que mais do que foi feito na última quinta-feira. A equipe se impôs, dominou as ações, goleou e deixou o goleiro Fábio ser um mero espectador em campo.


O Globo quinta, 10 de abril de 2025

LIBERTADORES: FLAMENGO 1 X 2 CENTRAL CÓRDOBA
Por 
Davi Ferreira
 — Rio de Janeiro

 

Quem diria que um dos jogos mais tranquilos, na teoria, para o Flamengo nesta fase de grupos da Libertadores terminaria sendo uma epopeia de uma equipe argentina estreante? Com os primeiros gols e a primeira vitória no torneio em sua história, o Central Córdoba arrancou um 2 a 1 no Maracanã pela 2ª rodada — gols de Heredia e Florentín, com De La Cruz descontando — que deixou atônito cada rubro-negro presente. Em campo, uma gritante diferença de atitude e competência provou que nenhum jogo é vitória garantida na competição continental.

Enquanto a torcida do Flamengo, no primeiro jogo do clube em casa nesta edição, ergueu um mosaico em que pedia o tetracampeonato, um amontoado de argentinos vindos de Santiago del Estero e presentes no setor Sul fez a verdadeira festa, desde que entrou duas horas antes do início da partida. A energia contagiou a equipe, que se lançou como se não tivesse nada a perder e foi recompensada com duas bolas na rede ainda no primeiro tempo.

Exaltação merecida feita ao vencedor, a atuação do Flamengo foi a pior sob o comando do técnico Filipe Luís, que viu cair uma longa invencibilidade de 27 jogos. É de conhecimento público a decisão do departamento de futebol em priorizar o Campeonato Brasileiro e o jogo com o Grêmio no domingo, o que não exime os jogadores da postura que se viu em campo.

A começar pelo problema das chances perdidas, que voltou a assolar o time mais uma vez. Juninho e Bruno Henrique desperdiçaram gols que poderiam ter deixado a partida tranquila. Passada a iniciativa inicial, a equipe começou a permitir estocadas ao Central Córdoba, mais um adversário que montou linha com cinco defensores, mas tinha jogadores rápidos e que não se assustaram com o ambiente.

Sem Gerson e Pulgar — que entraram apenas na substituição tripla feita no intervalo, junto de Wesley —, o meio-campo pareceu desconexo, mesmo tendo Arrascaeta e De La Cruz lado a lado. Faltava, sobretudo, intensidade para desenvolver as jogadas. Despretensioso, o Central Córdoba conseguiu um pênalti quando Léo Pereira parou a bola com a mão na área. Heredia deslocou Rossi e abriu o placar.

A derrota por um gol de diferença já era alarmante o suficiente, considerando a forma como o adversário compensava a inferioridade técnica com valentia para se impor. Ficou ainda pior quando Cufré cobrou falta na cabeça de Florentín, que ampliou para 2 a 0 aos 43 minutos.

Com a vantagem argentina, entrou em campo o pacote completo da catimba sul-americana, com jogadores fazendo cera e até goleiro tirando a luva para passar o tempo. Passou a reinar uma defesa fixa com, pelo menos, seis homens. Não restava solução para Filipe Luís que não fosse empilhar atacantes e tentar forçar a entrada nas trincheiras.

De La Cruz inflamou a torcida ao descontar em bela cobrança de falta, mas ainda era preciso muito mais. Todos os chutes com bola rolando eram bloqueados, e as jogadas pelos lados contavam com marcação dobrada ou morriam na própria ansiedade rubro-negra.

A aguardada entrada de Pedro, que não jogava há sete meses após ter grave lesão no joelho esquerdo, de necessária para dar ritmo de jogo, virou esperança de salvação. Mas apenas completou o pacote de falsas esperanças. Foram 25 minutos em que o centroavante nada pôde fazer.

Nos acréscimos, sem goleiro, Bruno Henrique ainda cabeceou uma bola na trave. Era sinal de que os três pontos já tinham dono.

Para o clube que, até pouco tempo atrás, passou cinco anos sem perder em casa na Libertadores, agora são duas derrotas seguidas — a outra para o Peñarol, nas quartas de final do ano passado. No geral, o Flamengo e Filipe Luís não perdiam no Maracanã desde outubro, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. Caiu também a invencibilidade do elenco principal nesta temporada.

O próximo desafio na competição será contra a LDU, em Quito, no dia 22 de abril. Já neste domingo, às 17h30, o rubro-negro visita o Grêmio, pelo Brasileiro.


O Globo quarta, 09 de abril de 2025

LIBERTADORES: PALMEIRAS X CERRO PORTEÑO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo

 

Palmeiras e Cerro Porteño se enfrentam pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, nesta quarta-feira(9), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. O time paulista busca manter os 100% de aproveitamento no Grupo G, após vencer o Sporting Cristal por 3 a 2 na estreia, fora de casa. A partida será transmitida pela TV Globo (para alguns estados) e pelo Paramount+.

 

Qual horário de Palmeiras x Cerro Porteño?

 

​O jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, acontecerá nesta quarta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.

Onde assistir Palmeiras x Cerro Porteño?

 

​O jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño será transmitido pela TV Globo (TV aberta) e pelo Paramount+ (Streaming).

 

Escalação Palmeiras

 

Provável time: Weverton, Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Martínez e Lucas Evangelista; Estêvão, Raphael Veiga e Facundo Torres; Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

 

Escalação Cerro Porteño

 

Provável time: Alexis Martínez, Alan Benítez, Bruno Valdez, Guillermo Benítez e Matías Pérez; Jorge Morel, Wilder Viera e Gastón Giménez; Alexis Fariña, Gabriel Aguayo e Jonathan Torres. Técnico: Diego Martínez

 

Arbitragem de Palmeiras x Cerro Porteño

 

 

  • Árbitro: Andres Rojas (COL)
  • Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Jhon Leon (COL)
  • VAR: Carlos Orbe (EQU)

O Globo terça, 08 de abril de 2025

MANHGA SE ENCANTOU: ÍDOLO DO BOTAFOGO FALECEU AOS 87 ANOS

 

Aos 88 anos, o ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, o Manga, morreu em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao longo da carreira, o ex-goleiro defendeu a seleção brasileira — foi titular na Copa do Mundo de 1966 —, o Internacional e o Nacional-URU, mas foi no Botafogo que ele se consagrou como o principal campeão do clube. No total, ele levantou 20 taças pelo alvinegro, levando vantagem sobre nomes como Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho.

Manga ficou no Botafogo de 1959 a 1969 e conquistou 20 títulos pelo alvinegro. Entre as principais conquistas que fazem aumentar a conta estão os sete títulos oficiais: quatro Cariocas e o tricampeonato do torneio Rio-São Paulo. O ex-goleiro também levantou taças em competições com clubes de outros países, como Torneio Internacional da Colômbia, Torneio Pentagonal do México, Torneio de Caracas, Torneio Quadrangular do Suriname, entre outros.

Depois de deixar o Botafogo, o goleiro também passou por outros dois clubes onde também empilhou taças. No internacional, foi bicampeão brasileiro e tricampeão estadual. Já no Nacional de Montevidéu, ganhou quatro títulos do campeonato uruguaio, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Conhecido pelas fraturas na mão causadas pela recusa a jogar com luvas e deixar as lesões cicatrizarem completamente, Manga faria 88 anos no próximo dia 29. Desde 1976, é comemorado o Dia do Goleiro na data, uma homenagem ao ex-jogador.

 

Jogadores que mais levantaram taças pelo Botafogo

 

 

  1. Manga - 20
  2. Paulistinha - 18
  3. Nilton Santos - 16
  4. Rildo, Roberto Miranda, Gérson e Zé Carlos - 15
  5. Jairzinho e Joel Martins - 14
  6. Garrincha e Ayrton Povill - 13
  7. Afonsinho - 12
  8. Zagallo - 11
  9. Quarentinha, Zé Maria, Dimas, Humberto Rêdes, Waltencir, Carlos Roberto Wilson Gottardo, Renan e Jefferson - 10
  10. Édison, Amoroso, Cao, Moreira Leônidas, Rogério e Wagner - 9

O Globo segunda, 07 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: FLUMINENSE 2 X 1 BRAGANTINO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Fluminense sofreu, mas conquistou sua primeira vitória no Brasileiro na estreia do técnico Renato Gaúcho. Com um gol já nos acréscimos, derrotou o Bragantino por 2 a 1, no Maracanã, e chegou aos primeiros três pontos na competição.

O gol salvador fez o Maracanã explodir em festa. Mas a partida quase terminou em vaias. Com uma queda de produção vertiginosa no segundo tempo, o time tricolor sofreu o empate e vinha sendo pressionado. Martinelli garantiu o alívio já aos 47 (Lima abrira o placar, ainda na primeira etapa; e Isidro Pitta havia deixado tudo igual).

A partida ainda marcou o retorno de Paulo Henrique Ganso. O camisa 10 tricolor entrou aos 23 do segundo tempo para fazer sua estreia na temporada. Diagnosticado com miocardite no começo do ano, ele precisou ser afastado e passar por um procedimento cirúrgico.


O Globo domingo, 06 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: CORINTHIANS 3 X 0 VASCO

 

De volta ao Brasil depois de um frustrante empate pela Copa Sul-Americana, o Vasco precisou, de cara, viajar para enfrentar o Corinthians em São Paulo. Com time misto, não conseguiu encerrar a sina de nunca ter vencido na Neo Química Arena. Cirúrgico, o Corinthians fez 3 a 0 e aplicou no cruz-maltino a primeira derrota no campeonato.

Yuri Alberto e Memphis Depay marcaram os gols ainda no primeiro tempo. No primeiro, o holandês ajeitou cruzamento de peito para o camisa 9 marcar. Já no segundo, em contra-ataque, o próprio Yuri acionou o camisa 10, na diagonal, para vencer Léo Jardim.

Desentrosado, o Vasco tinha dificuldades em construir jogadas efetivas no ataque. E ainda mostrava fragilidades na defesa. O Corinthians pouco precisou fazer que não ser cirúrgico nos espaços que os visitante deu no primeiro tempo. Foram apenas duas finalizações, as dos gols, na primeira etapa.

 

Dois anulados

 

A segunda etapa ficou marcada por dois gols anulados do Corinthians. Um de Matheus Bidu, por falta em Puma Rodríguez no início da jogada, e outro de Memphis, por impedimento também na origem.

Não fizeram falta para o Corinthians, que ainda ampliou numa trapalhada do Vasco. João Victor e o goleiro Léo Jardim se enrolaram tentando evitar gol de Depay, mas o zagueiro acabou marcando contra. Um retrato das grandes dificuldades do Vasco na partida.


O Globo sábado, 05 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: CORINTHIANS X VASCO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

 

Depois de compromissos pela Copa Sul-Americana, Corinthians e Vasco estão de volta ao Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam neste sábado (5), às 18h30, em jogo válido pela segunda rodada. A partida, na Neo Química Arena, terá transmissão do Prime Video (serviço de streaming por assinatura).

 

Qual o horário de Corinthians x Vasco?

 

A partida entre Corinthians e Vasco será às 18h30 deste sábado (5).

 

Onde assistir a Corinthians x Vasco?

 

O jogo entre Corinthians e Vasco será transmitido pelo Prime Video (serviço de streaming por assinatura).

 

Escalação do Corinthians

 

Provável escalação: Matheus Donelli; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez e Carrillo; Romero (Coronado), Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.

Escalação do Vasco

 

Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura, Paulinho (Tchê Tchê) e Coutinho (Payet); Nuno Moreira, Garré (Adson) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

 

Arbitragem de Corinthians x Vasco

 

Árbitro: Anderson Daronco (RS)


O Globo sexta, 04 de abril de 2025

FLUMINENSE ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE RENATO GAÚCHO COMO NOVO TÉCNICO

Por O Globo

 

 
 
 

O anúncio do Fluminense foi ao som de "oba, oba, oba, Renato chegou", um funk criado pelos companheiros de time, Cadu e Márcio Costa, em 1995, que caiu nas graças da torcida tricolor.

Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, passou a negociar com Renato Gaúcho logo após a recusa do técnico argentino Gabriel Milito, que alegou questões familiares e não aceitou a proposta tricolor. A negociação com o ex-comandante do Grêmio caminhou rapidamente para um desfecho positivo.

Fluminense e Renato resolveram rápido a questão salarial, que era um impasse para o anúncio oficial acontecer. A pedida do treinador era na casa de R$ 1,5 milhão por mês e o time carioca teve que esticar a corda para fechar a contratação. Após a reunião desta quinta-feira, o acordo foi selado.

A tendência é que Renato Gaúcho já comande o time contra o Bragantino, no próximo domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O interino Marcão estava comandando as atividades do Fluminense desde a demissão de Mano e, inclusive, esteve na beira do campo na vitória sobre o Once Caldas, pela Sul-Americana.

 

ÍDOLO COM GOL DE BARRIGA EM 1995

 

Ídolo da torcida, Renato Gaúcho volta ao clube 30 anos depois do icônico "gol de barriga" que rendeu o título do Campeonato Carioca de 1997 para o Fluminense sobre o Flamengo no ano do centenário do arquirrival.

Renato Gaúcho comemora o gol de barriga que deu o título carioca ao Fluminense sobre o Flamengo em 1995 — Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo
Renato Gaúcho comemora o gol de barriga que deu o título carioca ao Fluminense sobre o Flamengo em 1995 — Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo

 

SÉTIMA PASSAGEM DE RENATO GAÚCHO PELO FLUMINENSE

 

Esta será a sétima vez de Renato Gaúcho no comando do Fluminense. A mais vitoriosa dela foi entre 2007 e 2008, quando conquistou o título da Copa do Brasil de 2007 e também foi vice-campeão da Libertadores em 2008.

A primeira passagem de Renato Gaúcho como técnico do Fluminense foi em 1996, quando ainda era atleta e acumulou as duas funções. O treinador também comandou o clube de 2002 a 2003, voltando no fim do mesmo ano, em 2009 e em 2014, seu último trabalho no tricolor até então.

Ao todo, Renato Gaúcho soma 202 jogos como técnico do Fluminense, com 86 vitórias, 52 empates e 64 derrotas, com um aproveitamento de 51%. Como jogador, tem 71 jogos e 27 gols pelo clube entre 1995 e 1997.


O Globo quinta, 03 de abril de 2025

LIBERTAORES: DEPORTIVO TÁCHIRA X FLAMENGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Deportivo Táchira e Flamengo duelam, nesta quinta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (Venezuela), pela primeira rodada do Grupo C da Copa Libertadores da América de 2025. Tricampeão da América, o rubro-negro inicia a caminhada em busca do tetra após empatar com o Internacional, na estreia do Brasileirão.

 

Qual horário de Deportivo Táchira x Flamengo?

 

A partida entre Deportivo Táchira e Flamengo será às 21h30 desta quinta-feira (3), Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (Venezuela).

 

Onde assistir Deportivo Táchira x Flamengo?

 

O jogo entre Deportivo Táchira e Flamengo será transmitido pela ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming).

 

Escalação do Deportivo Táchira

 

Provável escalação: Camargo; Rosales, Vivas, Maidana e Yanniel Hernández; Calzadilla, Sosa, Cova, Requena e Saggiomo; Castillo. Técnico: Edgar Pérez Greco.

 

Escalação do Flamengo

 

Provável escalação: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz e Luiz Araújo; Bruno Henrique, Michael (Everton Cebolinha) e Juninho. Técnico: Filipe Luís.

 

Arbitragem de Deportivo Táchira x Flamengo

 

 

  • Árbitro: Gery Vargas (BOL)
  • Assistentes: José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
  • 4º árbitro: Javier Revollo (BOL)
  • VAR: Wilfredo Campos (BOL)

 


O Globo quarta, 02 de abril de 2025

SUL-AMERICANA: SPORTIVO LUQUEÑO X GRÊMIO - ONDE ASSISTIR A VIVO
Por 
Redação O GLOBO

 

Sportivo Luqueño e Grêmio se enfrentam na estreia das equipes na fase de grupos da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, às 21h30, no Paraguai. No fim de semana, a equipe Gustavo Quinteros bateu o Atlético-MG na abertura do Campeonato Brasileiro, mas ainda tem falhas a corrigir.

 

Qual horário de Sportivo Luqueño x Grêmio?

 

A partida entre Sportivo Luqueño e Grêmio será às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Paraguai.

 

Onde assistir Sportivo Luqueño x Grêmio?

 

O jogo entre Sportivo Luqueño e Grêmio terá transmissão da Paramount+ (streaming).

 

Escalação Sportivo Luqueño

 

Provável escalação: Aguilar; Ferreira, Aguilar, Villalba e Torres; Parra, Rodríguez, Benítez e Baéz Meza; Perez e González. Técnico: Gustavo Morínigo

Escalação Grêmio

 

Provável escalação: Tiago Volpi; João Lucas, Rodrigo Ely, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar, Villasanti e Edenílson; Christian Olivera, Pavón e André Henrique. Técnico: Gustavo Quinteros

 

Arbitragem de Sportivo Luqueño x Grêmio

 

 

  • Árbitro: Francisco Gilabert-CHI
  • Assistentes: Alan Sandoval-CHI e Carlos Poblete-CHI
  • VAR: Juan Soto-VEN

 


O Globo terça, 01 de abril de 2025

LIBERTADORES: FORTALEZA X RACING - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Fortaleza x Racing: Onde assistir ao vivo ao jogo da Libertadores

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

 

Nesta terça-feira, começará a disputa da Libertadores. No Grupo E, Fortaleza e Racing-ARG dão o pontapé inicial rumo à glória eterna, às 21h30, na Arena Castelão. A partida tem transmissão exclusiva no streaming (Paramount+).

 

Qual horário de Fortaleza x Racing?

 

A partida entre Fortaleza e Racing será às 21h30 desta terça-feira, em Fortaleza.

 

Onde assistir Fortaleza x Racing?

 

O jogo entre Fortaleza e Racing será transmitido pela Paramount+ (streaming).

 

Escalação Fortaleza

 

Provável escalação: João Ricardo, Eros Mancuso, Kuscevic, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pol Fernández e Martínez; Marinho (Deyverson), Moisés e Lucero. Técnico: Vojvoda.

 

Escalação Racing

 

Provável escalação: Arias; Di Césare, Colombo e Colombo (Quirós); Martirena, Almendra, Nardoni, Rojas e Vietto (Zaracho); Adrián Martínez e Salas. Técnico: Gustavo Costas.

 

 

Arbitragem de Fortaleza x Racing

 

 

  • Árbitro: Juan Benítez-PAR
  • Assistentes: Eduardo Cardozo-PAR e Luis Onieva-PAR
  • VAR: Ulisses Meireles-PAR

O Globo segunda, 31 de março de 2025

BRASILEIRÃO 2025: VASCO 2 X 1 SANTOS

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

A melhor forma de começar o Brasileirão era vencendo, e o Vasco o fez à sua melhor moda. Como a torcida diz, o "time da virada" buscou o placar no segundo tempo contra o Santos, após ter atuação preocupante na etapa inicial, e saiu com o placar de 2 a 1. Barreal fez o time paulista sair na frente, mas Nuno Moreira e Vegetti garantiram os três pontos em São Januário.

O jogo foi dividido em duas partes totalmente diferentes. Nos primeiros 45 minutos, o time de Fábio Carille, era apático, e assustava por errar passes simples. Em um erro de Paulinho na saída de bola, Barreal recebeu de Tiquinho e tocou por cobertura.

Começando com três pontos no Brasileirão, o Vasco enfrentará o Corinthians, em São Paulo, às 18h30 do próximo sábado. Antes, vai ao Peru enfrentar o Melgar na estreia da Copa Sul-Americana, em jogo que acontece às 19h da quarta-feira.

 


O Globo domingo, 30 de março de 2025

BRASILEIRÃO 2025: PALMEIRAS X BOTAFOGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Palmeiras e Botafogo duelam, neste domingo (30), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela primeira rodada do Brasileirão de 2025. O atual campeão nacional visita o último vice, com ambos os times aparecendo novamente entre os candidatos ao título, e buscando uma vitória na estreia do torneio. A partida terá transmissão da TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).

 

Qual horário de Palmeiras x Botafogo?

 

A partida entre Palmeiras e Botafogo será às 16h deste domingo (30), no Allianz Parque.

 

Onde assistir Palmeiras x Botafogo?

 

O jogo entre Palmeiras e Botafogo será transmitido pela TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).

Escalação do Palmeiras

 

Provável escalação: Weverton; Mayke, Murilo, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Aníbal Moreno (Richard Ríos) e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

 

Escalação do Botafogo

 

Provável escalação: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Artur, Savarino e Santiago Rodríguez; Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.

 

Arbitragem de Palmeiras x Botafogo

 

 

  • Árbitro: Ramon Abatti Abel
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Thiaggo Americano Labes
  • Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin
  • VAR: Wagner Reway

O Globo sábado, 29 de março de 2025

BRASILEIRÃ 2025: FLAMENGO X INTERNACIONAL - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

Flamengo e Internacional duelam, neste sábado (29), às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão de 2025. Os dois times trocarão faixas após terem vencido seus respectivos campeonatos estaduais, estão entre os candidatos ao título nacional, e buscam uma vitória na estreia do torneio. A partida terá transmissão do SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).

 

Qual horário de Flamengo x Internacional?

 

A partida entre Flamengo e Internacional será às 21h deste sábado (29).

 

Onde assistir Flamengo x Internacional?

 

O jogo entre Flamengo e Internacional será transmitido pelo SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).

 

Escalação do Flamengo

 

Provável escalação: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar e De La Cruz; Plata (Gerson), Luiz Araújo, Michael (Bruno Henrique) e Juninho. Técnico: Filipe Luís.

 

Escalação do Internacional

 

Provável escalação: Rochet (Anthoni); Aguirre, Vitão (Juninho), Rogel e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique e Alan Patrick; Vitinho, Wesley (Carbonero) e Borré (Valencia). Técnico: Roger Machado.

 

Arbitragem de Flamengo x Internacional

 

 

  • Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda
  • Assistente 1: Neuza Ines Back
  • Assistente 2: Douglas Pagung
  • 4º árbitro: Arthur Gomes Rabelo
  • VAR: Caio Max Augusto Vieira

O Globo sexta, 28 de março de 2025

PAULISTÃO 2025: CORINTHANS VOLTA S SER CAMPEÃO DEPOIS DE SEIS ANOS

 

Maior campeão estadual em São Paulo, o Corinthians superou o Palmeiras nesta quinta-feira e faturou seu 31º título do Paulistão. O alvinegro empatou com o adversário em 0 a 0 diante de uma NeoQuímica Arena lotada com quase 49 mil torcedores, terminando a decisão com um placar agregado de 1 a 0. Além de frear a sequência de três títulos do alviverde, o timão se reencontrou com o lugar mais alto do pódio depois de seis anos — o último título havia sido em 2019.

As primeiras conquistas do Corinthians no torneio já deram o tom de que a equipe viria a empilhar taças ao longo dos anos. Foram três tricampeonatos em um intervalo de 17 anos: de 1922 a 1924, 1928 a 1930 e 1937 a 1939. Em 1941, 1951, 1952 e 1954, a equipe voltou a vencer o torneio, mas a partir daí se iniciou um longo jejum de conquistas de 23 anos, o maior já enfrentado pela equipe no Paulistão.

 

Veja em quais anos o Corinthians foi campeão do Paulistão

 

 

  • 1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938, 1939, 1941, 1951, 1952, 1954, 1977, 1979, 1982, 1983, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003, 2009, 2013, 2017, 2018, 2019 e 2025.

O Globo quinta, 27 de março de 2025

CORINTHIANS X PALMEIRAS: ONDE ASSISTIR AO VIVO AO JOGO DA FINAL DO PAULISTÃO

Por O Globo

 

Corinthians e Palmeiras duelam, nesta quinta-feira, às 21h35, na Neo Química Arena, pelo jogo de volta da final do Paulistão. Por ter vencido a primeira partida por 1 a 0, o Timão tem a vantagem do empate e conta com a provável volta de Rodrigo Garro ao time titular. Enquanto o alviverde de Abel Ferreira busca a reviravolta na decisão para aumentar a sala de troféus, e tem os retornos do meia Maurício e do lateral-direito Marcos Rocha.

 

Qual horário de Corinthians x Palmeiras?

 

A partida entre Corinthians e Palmeiras será nesta quinta-feira, às 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena.

 

Onde assistir Corinthians x Palmeiras?

 

A partida entre Corinthians e Palmeiras será transmitida pela Record (TV aberta), Portal R7 (site), PlayPlus (streaming), TNT (TV fechada), MAX (streaming), Uol Play (streaming), Nosso Futebol (pay per view e streaming) e Zapping TV (streaming).

 

Escalação Corinthians

 

Provável escalação: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Félix Torres e Angileri; José Martínez, André Carrillo, Raniele e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Rámon Díaz

 

Escalação Palmeiras

 

Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Murilo, Micael e Piquerez; Emi Martínez, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres (Mauricio) e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira

 

Arbitragem de Corinthians x Palmeiras

 

 

  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan
  • Auxiliares: Neuza Ines Back e Danilo Ricardo Simon Manis
  • VAR: Daiane Muniz

O Globo quarta, 26 de março de 2025

ELIMINATÓRIAS DA COPA: ARGENTINA 4 X 1 BRASIL
Por 
Redação O GLOBO

 

noite desastrosa da seleção brasileira nesta terça-feira, no estádio Monumental de Núñez, tem um significado histórico no clássico sul-americano. A derrota de 4 a 1 marcou a primeira da amarelinha para a Argentina por três gols de diferença em 61 anos. Desde então, passaram-se 62 duelos entre as seleções. O placar elástico para a albiceleste não acontecia há 66 anos.

 Em 1964, os argentinos foram até o Pacaembu, em São Paulo, para enfrentar os atuais campeões do mundo. E não tomaram conhecimento da equipe de Pelé, Carlos Alberto Torres e companhia: venceram por 3 a 0, com gols de Roberto Telch (2x) e Ermino Onega. Cinco anos antes, já haviam batido o Brasil por 4 a 1, com show do meia José Sanfilippo, que marcou um hat-trick.

 Depois da derrota atípica no clássico, a seleção brasileira só voltará a campo em junho. Na quarta colocação das Eliminatórias, com 21 pontos, a amarelinha pode ir para próxima data Fifa — vai enfrentar Equador e Paraguai — com mudança no comando técnico: Dorival Junior está balançando no cargo e tem chances de acabar demitido.


O Globo terça, 25 de março de 2025

ELIMINATÓRIAS DA COPA: ARGENTINA X BRASIL - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Por 
O GLOBO

 

Argentina e Brasil se enfrentam nesta terça-feira, às 21h (de Brasília) pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. As seleções vêm desfalcadas de Messi e Neymar, seus principais jogadores, para o clássico. Os argentinos são líderes da competição, enquanto o time do técnico Dorival Júnior ocupa a terceira posição na tabela. A Argentina pode garantir a vaga com o empate no confronto.

 

Qual horário de Argentina x Brasil?

 

A partida entre Argentina x Brasil será às 21h (de Brasília) desta terça-feira (25), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

 

Onde assistir Argentina x Brasil?

 

A partida entre Venezuela x Peru será transmitida pela TV Globo (aberta) e Sportv (fechada).

 

Escalação Argentina

 

Provável escalação: Dibu Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Paredes, Mac Allister e Enzo Fernández; Almada e Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni

 

Escalação Brasil

 

Provável escalação: Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; André, Joelinton e Raphinha; Vinicius Jr., Rodrygo e Matheus Cunha. Técnico: Dorival Júnior

 

Arbitragem de Argentina x Brasil

 

 

  • Árbitro: Andre Rojas (COL)
  • Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Richard Ortiz (COL)
  • VAR: John Perdomo (COL)

O Globo segunda, 24 de março de 2025

ENDRICK REVELA MEDO DE NÃO PARTICIPAR DA COPA DO MUNDO DE 2026

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

Endrick, de 18 anos, revelou durante uma entrevista com o ex-jogador Romário, que sente medo de estar de fora da lista da próxima Copa do Mundo. O jovem jogador do Real Madrid estava na lista de pré-convocados desta Data Fifa, e só foi chamado após corte de Neymar.

 Endrick esteve fora das últimas duas convocações de Dorival Júnior anteriores a essa. O atacante almeja em estar no Mundial de 2026, mas teme que a disputa por posição no Real Madrid seja um desafio.

O jovem havia criado expectativa de estar na lista principal após ter se destacado pelo Real Madrid na Copa do Rei.

— Claro que é difícil, estar no maior clube do mundo, com os maiores jogadores e não pode ter a oportunidade de estar sempre jogando. Mas sempre que jogar, poder mostrar um pouco de jogo para estar na seleção. Espero que ano que vem eu possa estar na seleção e se Deus quiser vamos conquistar a Copa.

Com a camisa da equipe espanhola, o jovem tem seis gols em 28 partidas disputadas.

— Passou isso duas vezes, na última e na penúltima. Na penúltima eu realmente não esperava porque eu não joguei mesmo nenhuma partida. Mas nessa última convocação eu pude mostrar na Copa do Rei, fazer gols. Estar esperando a convocação e não ser convocado, você sente... O que eu poderia ter feito mais para ser chamado? — revelou o jovem.


O Globo domingo, 23 de março de 2025

LIGA DAS NAÇÕES - ALEMANHA X ITÁLIA: ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

 

Alemanha e Itália se enfrentam na tarde deste domingo, pelo jogo da volta das quartas de final da Liga das Nações. Nesta partida, os alemães entram em campo em vantagem, depois de derrotar a Azzurra por 2 a 1 na partida de ida. Marcado para as 16h45, o duelo será realizado no estádio Signal Iduna Park, em Dortmund.

  

Qual é o horário de Alemanha x Itália?

 

Alemanha e Itália estádio e se enfrentam às 16h45 (horário de Brasília) deste domingo, no Signal Iduna Park.

Onde assistir ao vivo a Alemanha x Itália?

 

A partida entre Alemanha e Itália terá transmissão do Disney+ (streaming).

 

Qual será a escalação da Alemanha?

 

Provável escalação: Nubel; Kimmich, Rudiger, Schlotterbeck e Mittelstadt; Andrich, Gross e Musiala; Sané, Adeyemi e Kleindienst.

 

Qual será a escalação da Itália?

 

Provável escalação: Donnarumma; Di Lorenzo, Buongiorno e Bastoni; Cambiaso, Frattesi, Rovella, Tonali, Barella e Udogie; e Retegui.

 

Qual é a arbitragem de Alemanha x Itália?

 

 

  • Árbitro: Szymon Marciniak-POL
  • Assistentes: Tomasz Listkiewicz-POL e Adam Kupsik-POL
  • VAR: Pawel Pskit-POL

O Globo sábado, 22 de março de 2025

GEORGE FOREMAN SE ENCANTOU: ÍCONE DO BOXE MORRE AOS 76 ANOS DE IDADE

Por O Globo com agências internacionais — Los Angeles

 

O ex-campeão de boxe George Foreman, conhecido pelos títulos mundiais, pela luta histórica contra Muhammad Ali e pelo negócio multimilionário de grelhas elétricas, morreu nesta sexta-feira, aos 76 anos, anunciou sua família em comunicado. 

Foreman, que apresentou o programa de televisão "Bad Dads" em 1996, foi casado quatro vezes: com Adrienne Calhoun (de 1971 a 1974); Cynthia Lewis (de 1977 a 1979); Sharon Goodson (de 1981 a 1982); Andrea Skeete (de 1982 a 1985); e Mary Joan Martelly (desde 1985).

— Se um de nós subir, todos subiremos juntos, e se um de nós cair, todos cairemos juntos! — disse. — Se você for atingido tantas vezes quanto eu fui atingido por Muhammad Ali, Joe Frazier, Ken Norton, Evander Holyfield, você não vai se lembrar de muitos nomes.

Foreman batizou os filhos de George Jr., George III, George Foreman IV, George Foreman V e George Foreman VI. As mulheres são Natalie Foreman, Leola Foreman, Georgetta Foreman, Freeda George Foreman e Michi Foreman. Em 2009, ele adotou Isabella e, em 2012, a caçula, Courtney.

Em seu livro "George Foreman's Guide to Life", o ex-boxeador atribuiu a decisão de nomear todos os filhos com seu nome ao histórico familiar: o homem que o criou não era seu pai biológico.

"A piada é que eu estava com preguiça de pensar em outra coisa, mas a verdade é que, depois que descobri que não tinha as raízes que achava que tinha, tomei uma decisão: plantaria algumas para o meu filhos que eles nunca poderiam perder. Eu queria que meus filhos tivessem uma base que ninguém jamais pudesse tirar deles, algo em que eles e seus filhos, e até mesmo os filhos de seus filhos, pudessem contar se se sentissem desconectados de sua família ou de seu passado", ressaltou.

Para evitar confusões, os filhos passaram a ser chamados por apelidos. George Jr. é "Júnior", George III é "Monk", George IV é "Big Wheel", George V é "Red" e George VI é "Little Joey". A maioria dos herdeiros vive longe dos holofotes. Só Natalia tentou uma carreira como cantora, e Georgetta trabalhou como produtora de televisão. Freeda tentou a sorte no boxe profissional, mas se aposentou no ano seguinte às primeiras disputas.

A morte de Foreman foi confirmada pela família, nas redes sociais:

"Nossos corações estão partidos. Com profunda tristeza, anunciamos o falecimento de nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente em 21 de março de 2025, cercado por entes queridos. Um pregador devoto, um marido dedicado, um pai amoroso e um orgulhoso avô e bisavô, ele viveu uma vida marcada por fé inabalável, humildade e propósito", diz o post na conta oficial do ex-atleta.

A família descreveu Foreman como "um humanitário, um atleta olímpico e duas vezes campeão mundial dos pesos pesados", alguém "profundamente respeitado" que lutou "incansavelmente" para preservar seu nome e proteger seus parentes.

Nascido em 10 de janeiro de 1949 em Marshall (Texas), Foreman cresceu em Houston. Quando adolescente, flertou com o crime e abandonou a escola aos 16 anos.

"Aos 13 anos, George tinha 1,90 metro, pesava 90 quilos e era o terrorista do bairro", disse seu irmão mais novo, Roy, à BBC em 2024. "E quando você fica maior e mais forte e acha que é melhor que todo mundo, você consegue coisas".

Aos 16 anos, começou a lutar boxe. Nos Jogos da Cidade do México de 1968, Foreman, de 19 anos, ganhou o ouro na categoria superpesado.

Comemorando sua vitória, 10 dias depois que seus compatriotas afro-americanos Tommie Smith e John Carlos fizeram o gesto de protesto contra a segregação racial no pódio dos 200m rasos, Foreman empunhou uma bandeira dos Estados Unidos no ringue.

Com 1,93 m de altura, "Big George" era maior e mais forte que os outros pesos pesados da época. Ele era rápido no jogo de pés e foi abrindo caminho na carreira profissional até ganhar o título dos pesos pesados contra o campeão Joe Frazier, a quem derrotou em dois rounds.

Em março de 1977, em Porto Rico, ele perdeu por pontos para Jimmy Young e sua disputa pelo título terminou. Foreman ficou doente após a luta e disse que sentiu Deus lhe dizendo para mudar de vida.

Se aposentou aos 28 anos e virou pastor. Dez anos depois, anunciou seu retorno, já sem o mesmo vigor de antes. Mais tarde, escreveu que precisava de dinheiro para seu centro juvenil.

Nos três anos seguintes, lutou 21 vezes, a maioria contra adversários medianos, e venceu todos.

Em 1990 nocauteou o brasileiro Adilson Maguila Rodrigues. No ano seguinte, teve uma oportunidade de recuperar o título contra Evander Holyfield e, dois anos depois, contra Tommy Morrison. Nas duas ocasiões, foi derrotado por pontos.

Em novembro de 1994, enfrentou Michael Moorer, que havia derrubado Holyfield. Com o mesmo calção que usou 20 anos antes contra Ali, Foreman estava perdendo quando acertou o queixo de Moorer no décimo assalto e venceu por nocaute.

Aos 45 anos e 299 dias, se tornou o mais velho campeão mundial dos pesos pesados.

Ele perdeu primeiro o título da WBA e depois o título da IBF por se recusar a lutar contra oponentes designados, mas venceu mais três lutas e ainda era o campeão mundial "linear" quando perdeu por pontos para Shannon Briggs em 1997, aos 48 anos, e novamente se aposentou.


O Globo sexta, 21 de março de 2025

ELIMINATÓRIAS DA COPA: GOL DE VINI JR. DIMINUI PRESSÃO DO BRASIL PA ENFRENTAR A ARGENTINA
Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

Não havia um nome melhor para marcar o gol da vitória do Brasil contra a Colômbia do que Vinícius Júnior. Principal referência técnica do futebol brasileiro no mundo, o atacante precisava voltar a balançar as redes pelo time canarinho para afastar as críticas que vinha sofrendo. Conseguiu, e logo num momento em que o empate que persistia no placar colocava ainda mais lenha na fogueira que vinha sendo construída sob o trabalho de Dorival Júnior. Tudo isso faz com que o resultado positivo não só dê mais confiança ao craque do Real Madrid, como também diminua pressão nos bastidores em cima da comissão técnica da seleção brasileira para a partida contra a Argentina, na próxima terça-feira.

— Durante os primeiros 15 a 20 minutos, nós estávamos encontrando vários espaços, havíamos criado boas oportunidades, inclusive a jogada do gol. Mantivemos essa postura, eles perceberam e buscaram uma alteração. Tentamos uma correção dentro da partida, e às vezes é muito difícil (porque) você não consegue passar uma informação com nitidez — explicou o treinador após a partida.

O lance de fato indicou qualidade do time canarinho na construção ofensiva partindo da área. Bruno Guimarães, que iniciou a jogada depois de receber passe de Alisson, Raphinha, que apareceu no espaço entrelinhas, e Vini Jr., que atacou bem as costas da defesa adversária e foi derrubado por Muñoz, foram os protagonistas. Porém, o desenrolar da etapa inicial indicou que isso se deu muito mais por conta da pressão desajustada do time rival, que conseguiu corrigir os erros, do que pela iniciativa da seleção brasileira.

Isto é porque, depois da jogada, a seleção brasileira enfrentou dificuldades para triangular e encontrar os espaços dentro de campo. Os atacantes até tentaram se movimentar para confundir a defesa colombiana, mas foram presas fáceis e não conseguiram fazer a diferença — principalmente Rodrygo e João Pedro, que fizeram partida apagada. Além disso, com muita imposição física e uma ótima atuação de Jhon Arias, a Colômbia tomou o controle do jogo e chegou a um merecido empate na reta final da primeira etapa, após roubada de bola do meia do Fluminense e finalização do algoz Luis Díaz.

Por mais que tenha melhorado na segunda etapa e chegado ao gol com Vini Jr., a seleção brasileira terá algumas ausências que podem causar ainda mais problemas ao técnico Dorival Júnior no confronto contra a Argentina no que diz respeito justamente à saída de bola, além da proteção da própria área. Pelo menos quatro jogadores que tem participação direta em ambas as fases não devem estar à disposição do treinador: Gabriel e Bruno Guimarães estão suspensos pelo segundo cartão amarelo, enquanto Gerson, com lesão muscular, e Alisson, substituído com protocolo de concussão, não devem ter condições de jogo.

Desses quatro possíveis desfalques, dois são os titulares do meio-campo de Dorival, justamente o setor onde a Argentina tem o seu maior poderio.

Assim, o técnico brasileiro terá a difícil tarefa de encontrar, junto das possíveis alterações que deve fazer no time — como as entradas de André e Joelinton —, uma forma de potencializar a saída de bola brasileira e neutralizar o meio-campo argentino para que o Brasil consiga se defender melhor. Menos mal que, no ataque, o comandante pode contar com um Vinícius Júnior mais confiante pelo gol marcado, além de nomes como Raphinha e Rodrygo, destaques naturais da equipe.


O Globo quinta, 20 de março de 2025

ELIMINATÓRIAS DA COPA: BRASIL X COLÔMBIA - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Por 
O GLOBO

 

Brasil e Colômbia se enfrentam nesta quinta-feira (20), às 21h45 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. O time de Dorival Júnior tenta se firmar desde que o treinador assumiu o comando. Atualmente, a seleção brasileira ocupa a quinta posição e, se ganhar, ultrapassa justamente os colombianos na tabela. A equipe de Néstor Lorenzo vem de duas derrotas seguidas e busca retomar o caminho das vitórias.

 

Qual horário de Brasil x Colômbia?

 

Brasil e Colômbia será nesta quinta-feira (20), às 21h45 (de Brasília).

 

Onde assistir Brasil x Colômbia?

 

O jogo entre Brasil e Colômbia terá transmissão da TV Globo (TV aberta) e do Sportv (TV fechada).

 

Escalação Brasil

 

Provável escalação: Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães e Gerson; Raphinha, Savinho, Vini Jr. e Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior

 

Escalação Colômbia

 

Provável escalação: Camilo Vargas; Muñoz, Dávinson Sánchez, Lucumi e Mojica; Juan Portilla, Richard Ríos, Jhon Arias e James Rodríguez; Luis Díaz e Borré. Técnico: Néstor Lorenzo

 

Arbitragem de Brasil x Colômbia

 

 

  • Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
  • Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
  • VAR: Juan Soto (VEN)

O Globo quarta, 19 de março de 2025

COPA DO NORDESTE: CSA X BAHIA - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo

 

 
 

O CSA recebe, nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Bahia pela sexta rodada da Copa do Nordeste. O encontro reúne o líder e vice do Grupo B do torneio. O time da casa vem de vitória por 1 a 0 sobre o CSE no Campeonato Alagoano, enquanto o tricolor ganhou do rival Vitória por 2 a 0 no primeiro jogo do Estadual.

 

Qual horário de CSA x Bahia?

 

A partida entre CSA e Bahia será às 19h (de Brasília) desta quarta-feira (18), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

 

Onde assistir CSA x Bahia?

 

A partida entre CSA e Bahia terá transmissão do Premiere (pay-per-view).

Escalação CSA

 

Provável escalação: Georgemy; Cedric, Wanderson, Betão e Enzo; Nicola, Guilherme Camacho e Brayann; Guilherme Cachoeira, Vander e Tiago Marques. Técnico: Higo Magalhães.

 

Escalação Bahia

 

Provável escalação: Marcos Felipe (Danilo Fernandes); Gilberto (Arias), Kanu (David Duarte), Mingo e Luciano Juba; Erick, Caio Alexandre (Rodrigo Nestor) e Cauly; Éverton Ribeiro, Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

 

Arbitragem de CSA x Bahia

 

 

  • Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho-CE
  • Assistentes: Renan Aguiar da Costa-CE e Eleuterio Felipe Marques Junior-CE
  • Quarto árbitro: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira-AL

O Globo terça, 18 de março de 2025

CRISTO REDENTOR: VISITAÇÃO É RETOMADA
Por 
Bruna Martins
 — Rio de Janeiro

 

 
 

visitação ao Cristo Redentor foi retomada às 8h desta terça-feira, após fiscalização do Procon-RJ e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. Os órgãos averiguaram que o local, apesar da necessidade de obras de modernização e de sinalização, está apto para funcionamento. Na manhã de segunda-feira, o ponto turístico foi interditado por segurança, após um turista gaúcho infartar, no domingo, numa escada de acesso ao monumento. Segundo parentes da vítima, o posto de primeiros-socorros estava fechado.

Apesar da interdição temporária, turistas formaram fila para comprar ingresso no Trem do Corcovado, uma das concessionárias responsáveis pelo local, mesmo antes da liberação da entrada. Muitos, inclusive, reclamaram da falta de avisos indicando o fechamento e questionaram funcionários sobre a reabertura:

— Vocês precisam nos informar. E se o parque não abrir hoje? — reclamou uma turista.

Visitantes à espera da liberação da visitação ao Cristo Redentor — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo/Arquivo
Visitantes à espera da liberação da visitação ao Cristo Redentor — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo/Arquivo

A interdição aconteceu após a morte, no último domingo, de um turista do Rio Grande do Sul. Jorge Alex Duarte, de 54 anos, infartou nas escadarias de acesso ao Cristo. Segundo a família dele, o posto médico estava fechado.

Por volta das 8h30, a primeira van chegou ao estacionamento do Cristo, desembarcando uma leva de 12 passageiros.

  

Mudanças na reabertura

 

Segundo o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, presente na fiscalização, as concessionárias cumpriram as principais medidas para a reabertura: anteciparam para as 7h o funcionamento do posto de primeiros socorros (antes era às 9h) e garantiram a presença de ambulâncias no ponto turístico.

Visitantes voltam ao Cristo Redentor após suspensão da interdição — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo
Visitantes voltam ao Cristo Redentor após suspensão da interdição — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

No entanto, outras medidas ainda devem ser cumpridas pelas empresas responsáveis, principalmente no que diz respeito à acessibilidade do parque, conectado por escadas:

— O parque tem três elevadores e uma escada rolante de mais de 20 anos. É um sistema antigo, que não atende mais as necessidades dos consumidores. Um cadeirante, por exemplo, sobe ao Cristo, mas não consegue ter acesso às lojas de souvenirs ou a capela — destacou o secretário durante a fiscalização.

Para cadeirantes e demais pessoas com mobilidade restrita, um representante do ICMBio, responsável pela fiscalização das concessionárias, destacou que há 17 funcionários preparados para atendê-los.

— Assim que a pessoa compra ingresso e demonstra necessidade por atendimento especial, um funcionário preparado fica à disposição — garantiu.

O Trem do Corcovado parou de circular — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo
O Trem do Corcovado parou de circular — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

 O horário de funcionamento dos postos de saúde, então, passa a ser das 7h às 19h, “do primeiro ao último visitante”, como destacou o secretário.

 

Falta de sinalização

 

Apesar da reabertura, é perceptível a demanda por mudanças estruturais que vão além das ambulâncias e horários no atendimento à saúde. O parque, por exemplo, não tem sinalização indicando onde fica o posto de primeiros-socorros, nem de possíveis saídas de emergência. Também não há bebedouros ou marcações no chão indicando início das escadas.

Alguns funcionários, em anonimato, disseram até que é comum ver turistas bebendo água da torneira dos banheiros, já que as águas vendidas têm preço entre R$ 9 e R$ 13.

  

Impasse

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) — que administra o Parque Nacional da Tijuca, onde fica o Cristo — afirma que a concessionária Trem do Corcovado, que explora o acesso por trilhos ao monumento, tem obrigação contratual de manter o posto, enquanto o presidente da empresa alega que essa atribuição é da autarquia federal. Tudo isso acontece em meio a uma disputa pelo controle do Alto Corcovado que se arrasta há anos e coloca em polos opostos o ICMBio e a Arquidiocese do Rio.

Em nota, o ICMBio apresentou o texto do contrato no qual consta a obrigação de manter um posto médico como contrapartida da concessionária. A Trem do Corcovado, por sua vez, divulgou nota dizendo que “disponibiliza uma enfermaria com todos os equipamentos necessários aos primeiros socorros no Alto do Corcovado, com profissionais treinados, habilitados e certificados para manusear o desfibrilador”. Em entrevista ao GLOBO, no domingo, no entanto, Sávio Neves, presidente da companhia, afirmara que a responsabilidade pelo posto caberia ao instituto.

O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca (à direita) — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca (à direita) — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

A Arquidiocese, que administra o monumento e a capela no Alto Corcovado, divulgou nota criticando duramente o ICMBio, afirmando que a inércia da autarquia permitiu “que uma situação crítica de desassistência ocorresse dentro de um dos pontos turísticos mais visitados do mundo”.

Em meio a esse disse me disse, o Procon-RJ interditou todos os acessos à atração no fim da manhã desta segunda-feira. Além do horário de funcionamento do posto de primeiros socorros no Alto Corcovado — que não coincide com o tempo completo de visitação —, a medida levou em consideração denúncias que o órgão vinha recebendo sobre falta de acessibilidade no monumento.


O Globo segunda, 17 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO REPETE SOBERANIA EN NOVO TÍTULO CARIOCA

Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

 
 

No ano em que o troféu do Campeonato Carioca recebeu o nome do maior ídolo do Flamengo, o rubro-negro não quis dar oportunidade aos adversários. Em mais um clássico em que foi superior, o time treinado por Filipe Luís empatou em 0 a 0 com o Fluminense no Maracanã e, como havia vencido a primeira partida, ficou com a taça batizada de Zico. Pelo segundo ano consecutivo, deu Flamengo no Rio. Foi o 39º título estadual da história do clube.

Se um desavisado assistisse ao Fla-Flu de ontem, ele poderia pensar que o tricolor tinha a vantagem do empate e o rubro-negro precisava da vitória para sair com o título carioca. A dominância imposta pelo Flamengo em pelo menos 135 minutos dos 180 da decisão — sendo 90 deles na partida de ontem — foi uma boa amostra do que o time apresentou durante toda a competição desde que passou a utilizar os principais jogadores. Foram 11 partidas, com nove vitórias e dois empates, estes justamente contra o Fluminense. Time que mais tem dado trabalho ao rubro-negro nos últimos anos, dessa vez o tricolor não conseguiu encontrar meios para superar o poderio que o rival possui em termos de elenco, e praticamente não levou perigo ao gol de Rossi.

O Flamengo comemora o fato de ter conseguido conquistar o título com tamanha regularidade e superioridade ao mesmo tempo em que colocou em prática o planejamento de dosar a minutagem do elenco para não repetir o mesmo erro da temporada passada, quando também conquistou o Carioca com sobras, mas viu o fôlego dos atletas acabar em meio aos principais desafios da Libertadores e do Brasileirão.

 

Versatilidade

 

Neste ano, a intenção foi manter a intensidade e o estilo de jogo ofensivo, mas sem prejudicar a longevidade dos principais jogadores. Uma tarefa complicada, mas que foi concluída com êxito por Filipe Luís e seus comandados.

— O Carioca é um campeonato tradicional, histórico. Tem um charme. E o Flamengo entra para vencer qualquer torneio que dispute. Nós conseguimos dar minutos para todos, usar o estadual como uma pré-temporada. Não é fácil ser campeão. Mas esses jogadores têm uma ambição muito grande. Esse grupo tem muita fome. E você vê isso dentro de campo — valorizou Filipe Luís.

Dentro de campo, um dos melhores legados que o Carioca deixa para o Flamengo é a prova da versatilidade desta equipe. Mesmo com diversos desfalques ao longo do torneio, o rubro-negro soube encontrar novas formas de jogar e criar. No Brasileirão, quando terá o retorno de nomes importantes, principalmente do artilheiro Pedro, a expectativa é de que a equipe alcance o auge técnico e tático.

Apesar do vice, o Fluminense finaliza o Carioca com a moral mais elevada do que quando iniciou a temporada. Junto de Arias, já consolidado como o principal destaque desta equipe, nomes como Cano — com dez gols em 14 jogos, o argentino já superou os sete que marcou na temporada passada — e Canobbio fizeram o rendimento do time melhorar com o andamento da competição.


O Globo domingo, 16 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO X FLUMINENSE - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

 
 

A bola vai rolar para a finalíssima do Campeonato Carioca. Neste domingo, às 16h no Maracanã, Flamengo e Fluminense protagonizam a quinta final do torneio em seis anos. A balança está equilibrada, com duas vitórias para cada time, e caberá ao rubro-negro ou ao tricolor desempatar a disputa. O time da Gávea, mandante, começa com vantagem por ter vencido o duelo de ida por 2 a 1. A partida terá transmissão na TV aberta (Globo e Band), TV Fechada (SporTV e Premiere) e streaming (Canal GOAT).

 

Qual horário de Flamengo x Fluminense?

 

A partida entre Flamengo e Fluminense será às 16h deste domingo (16).

Onde assistir Flamengo x Fluminense?

 

O jogo entre Flamengo e Fluminense será transmitido pela Globo e Band (TV aberta), SporTV e Premiere (TV fechada) e Canal GOAT (streaming).

 

Escalação Flamengo

 

Provável escalação: Rossi; Wesley (Danilo), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Luiz Araújo e Plata. Técnico: Filipe Luís

 

Escalação Fluminense

 

Provável escalação: Fábio, Guga (Samuel Xavier), Thiago Silva, Ignácio e Renê (Guga); Otávio, Martinelli e Arias; Serna (Riquelme), Cano e Canobbio. Técnico: Mano Menezes

 

Arbitragem de Flamengo x Fluminense

 

 

  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
  • VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

 


O Globo sábado, 15 de março de 2025

CAMPEONADO ESPANHOL: VILLARREAL X REAL MADRID - ONNDE ASSISTIR AO VIVO
Por 
Redação O GLOBO

 

 
 

Villarreal e Real Madrid se enfrentam, neste sábado, às 14h30 (de Brasília), no Estádio de la Cerámica, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol. Os merengues comandados por Carlo Ancelotti vêm de classificação às quartas de final da Champions League, após superar o rival Atlético de Madrid, nos pênaltis. Agora, o objetivo é manter-se colado ao líder Barcelona na busca pelo título nacional. A equipe tem os mesmos 57 pontos dos catalães, mas com um jogo a mais.

 

Qual horário de Villarreal x Real Madrid?

 

A partida entre Villarreal e Real Madrid acontece neste sábado (15), às 14h30 (de Brasília), no Estádio de la Cerámica.

Onde assistir Villarreal x Real Madrid?

 

O jogo entre Villarreal e Real Madrid será transmitido pela Disney+ (streaming).

 

Escalação Villarreal

 

Provável escalação: Diego Conde; Foyth, Kambwala, Costa e Cardona; Gueye, Parejo, Baena e Yéremy Pino; Pepé e Ayoze Pérez. Técnico: Marcelino García.

 

Escalação Real Madrid

 

Provável escalação: Courtois; Fran García, Alaba, Asencio e Lucas Vázquez; Tchouaméni e Modric; Rodrygo, Bellingham, Vinicius Junior e Mbappé. Técnico: Carlo Ancelotti.

 

Arbitragem de Villarreal x Real Madrid

 

 

  • Árbitro: Jesús Gil Manzano-ESP
  • VAR: Guillermo Cuadra Fernández-ESP

O Globo sexta, 14 de março de 2025

FINAL DA SUPERCOPA FEMININA ENTRE SÃO PAULO E CORINTHIANS SERÁ NO MORUMBI

 Facebook

 
 

O martelo está batido para a grande decisão da Supercopa Feminina. No sábado, às 16h30, o São Paulo recebe o Corinthians no Morumbis para decidir quem sairá com o título. A partida ganhou ares de revanche, já que no ano passado, as Brabas venceram as adversárias na final do Brasileirão.

A campanha das duas equipes até a decisão foi bem parecida. Na estreia, o São Paulo goleou o Sport na Ilha do Retiro por 4 a 0. A semifinal foi mais acirrada, mas o time paulista venceu o Flamengo por 1 a 0, com gol da zagueira Kaká, de cabeça.

Agora, as equipes voltam a se encontrar em uma decisão. No ano passado, o Corinthians venceu os dois duelos da final do Brasileirão em setembro, com um 3 a 1 no Morumbi e 2 a 0 na NeoQuímica Arena. Somadas, as partidas tiveram público de 28 mil e 44 mil torcedores, respectivamente. Dois meses depois, as equipes duelaram novamente, desta vez pela semifinal do Paulistão, e novamente o Corinthians levou a melhor, com um placar agregado de 2 a 1.

A maior pesença de público foi na volta, na NeoQuímica Arena, quando 32.918 torcedores acompanharam o triunfo alvinegro. A expectativa é de que no sábado o Morumbis fique cheio mais uma vez. Pelas redes sociais, o São Paulo informou que divulgará mais detalhes sobre a venda de ingressos em breve.

Esta será a quarta e última edição da Supercopa neste formato, com oito times oriundos das séries A1 e A2. A partir de 2026, o torneio será nos mesmos moldes do futebol masculino, com o campeão do Brasileirão enfrentando o vencedor da Copa do Brasil — que voltará a ter uma edição disputada por mulheres depois de nove anos de ausência.


O Globo quinta, 13 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO 2 X 1 FLUMINENSE
Por 
Redação O GLOBO

 

O último resultado negativo interrompeu a sequência de nove partidas de invencibilidade do time de Mano Menezes, tendo vencido seis delas. A última derrota havia sido contra o Botafogo, de 2 a 1, ainda em janeiro.

O início do jogo foi todo do rubro-negro, que aproveitou o embalo para abrir o placar logo de cara com Wesley. O lateral avançou com liberdade pela direita, finalizou cruzado de fora da área e contou com falha do goleiro Fábio. A partir dali, o confronto ganhou outra cara. O time de Mano Menezes ia, aos poucos, tomando conta das ações em campo e teve oportunidades de deixar tudo igual. Na melhor delas, Árias ficou cara-cara com Rossi e chutou para fora.

O Flamengo voltou do intervalo com outra postura. A marcação pressão e saída de bola, que não encaixaram na primeira metade do duelo, já passavam a fluir com mais naturalidade. O tricolor não conseguia manter o ritmo da etapa inicial e acabou tomando um balde de água fria, em lance que começou com erro de passe de Ignácio: o zagueiro tocou nos pés de Luiz Araújo, que lançou Gerson na área. O meia ajeitou para batida de Arrascaeta, que foi bloqueada pela defesa. A sobra ficou com Juninho que não perdoou.

—A minha situação, pela forma que eu vim e a lesão que tive me complicou um pouco, mas é aquele momento de adaptação. Aos poucos, eu vou ganhando o ritmo. Agora, estou feliz pelo gol e mais feliz ainda pela vitória, mas vamos focar que tem mais 90 minutos pro final — disse Juninho.

Quando o clássico parecia liquidado pelo rubro-negro, o Fluminense conseguiu um grande suspiro de esperança pela busca do título: Fuentes recebeu no lado esquerdo, mandou um chuveirinho para a área e Keno encobriu Rossi de cabeça, para diminuir a desvantagem no placar.

Já após o apito final, houve um princípio de confusão entre os jogadores das duas equipes. Luiz Araújo abaixou o meião e apontou para sua tatuagem da taça da Copa do Brasil, em direção ao banco adversário, que não gostaram nem um pouco. O zagueiro Freyter foi tirar satisfação e foi expulso, depois de revisão no VAR.

— É complicado. Quando se está na frente dos outros, a gente tem que tomar cuidado com algumas atitudes nossas. Porque causa esse tipo de confusão, como causou em outros clássicos. E a nossa imagem aqui passa para o público. Então temos que ter um pouco mais de cuidado — comentou Thiago Silva, sobre a confusão.

Com a última vitória, o Flamengo só precisa de um empate para conquistar o bicampeonato consecutivo da competição. As duas equipes terão semana cheia para aparar as arestas finais antes da partida que definirá o campeão do Carioca, em 2025. Ela será disputada no domingo, às 16h, novamente no Maracanã.


O Globo quarta, 12 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FLUMINENSE X FLAMENGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

 
 

Fluminense e Flamengo entram em campo, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. O tricolor aposta em Germán Cano, artilheiro do Estadual com seis gols, para levantar mais um troféu diante do rival, assim como em 2023. Já o rubro-negro de Filipe Luís disputa a sétima decisão consecutiva, mas tem que lidar com o desfalque de Bruno Henrique, com lesão muscular na coxa direita.

 

Qual horário de Fluminense x Flamengo?

 

A partida entre Fluminense e Flamengo será às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (12).

 

Onde assistir Fluminense x Flamengo?

 

O jogo entre Fluminense e Flamengo será transmitido pela Globo e Band (TV Aberta), Sportv (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Goat (YouTube).

Escalação Fluminense

 

Provável time: Fábio; Guga, Ignácio (Freytes), Thiago Silva e Fuentes; Martinelli, Otávio e Jhon Arias; Kevin Serna, Canobbio e Germán Cano. Técnico: Mano Menezes.

 

Escalação Flamengo

 

Provável time: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Varela; Erick Pulgar, De la Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo e Gonzalo Plata. Técnico: Filipe Luís.

 

Arbitragem de Fluminense x Flamengo

 

 

  • Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
  • Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Gustavo Mota Correia
  • VAR: Jorge Fernando Rabello

 


O Globo terça, 11 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FINAL ENTRE FLAMENGO E FLUMINENSE COLOCARÁ FRENTE A FRENTE TIMES COM TÁTICAS ANTAGÔNICAS
Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

 
 

Finalistas do Campeonato Carioca pela quinta vez em seis anos — cada rival levou o título duas vezes —, Flamengo e Fluminense prometem fazer amanhã, às 21h30, mais um duelo tático muito equilibrado. Ao mesmo tempo antagônicas, as estratégias dos times se complementam de uma forma com que cada um possa ficar à vontade dentro de campo para jogar no estilo que seus treinadores se sentem mais confortáveis. Resta saber quem conseguirá, dentro das próprias características, sobressair em relação às ideias do outro.

Como tem feito ao longo de toda a competição, o Flamengo deve priorizar a posse de bola para tentar, a partir de suas diversas formas de construir jogadas ofensivas, envolver o Fluminense. O time do técnico Filipe Luís tem duas formas principais de tentar atacar o adversário: através de uma espécie de “armadilha” perto da própria área, com toques que começam com o goleiro Rossi e a dupla de zaga e chegam até os meias, que fazem a ligação com os atacantes de forma veloz e vertical; ou por meio da bola longa para ser “raspada” na altura do meio-campo para que os homens da frente saiam em velocidade em direção ao gol.

— Esse foi um jogo em que a saída de bola do Flamengo funcionou pouco. Foi a partida em que o time menos criou e dominou o adversário, porque o Fluminense marcou muito bem. Martinelli e Canobbio, que anulou o Wesley, foram muito bem. O Flu balançava para acompanhar as subidas do Fla. Um ponta acompanhava o lateral, e o outro descia para compor o meio com pelo menos três caras, junto a Martinelli e Hércules — explica o analista de desempenho Bruno Pet.

 

Bruno Henrique fora

 

Ainda de acordo com Pet, a estratégia montada por Mano Menezes e que contou com a boa participação da dupla de zaga do Fluminense também fez com que as jogadas pelo alto não funcionassem:

— A linha de defesa do Fluminense estava muito atenta para isso. O Ignácio, zagueiro, praticamente anulou o Bruno Henrique. Ganhou todas dele.

Amanhã, o enfrentamento de Ignácio, provável titular do Fluminense, não será com Bruno Henrique. O atacante sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita no clássico contra o Vasco. Apesar do problema ter sido considerado “leve” pelo departamento médico rubro-negro, o camisa 27 não estará disponível para o técnico Filipe Luís e pode ficar fora, inclusive, também do segundo jogo, no fim de semana.

— Acho que o Filipe vai colocar o Luiz Araújo no time. A forma como o Fluminense conseguia dificultar essa tática do Flamengo de atrair o adversário para aproveitar o espaço nas costas da defesa era com uma preocupação de não tomar bola nas costas, mas que deixava um espaço grande entre os volantes e a linha de zaga. E o Luiz Araújo sabe circular bem nesse entrelinhas e gerar linha de passe. Caso o Fluminense mantenha a mesma estratégia para se defender, acredito que entre o Luiz com o Plata de centroavante — prevê Bruno Pet.

Flu está ‘mais inteiro’

 

No Fluminense, que poderá contar com nomes importantes como Thiago Silva, Jhon Arias, Germán Cano e Canobbio, o mais provável é que a estratégia que deu certo na Taça Guanabara seja mantida. O tricolor deve ter menos a bola para apostar na marcação forte e na transição ofensiva em velocidade.

Com nove jogos de invencibilidade (sete vitórias e dois empates), o tricolor chega para o confronto de amanhã mais inteiro e com maior consciência tática do que é exigido pelo técnico Mano Menezes.

— Se pegarmos o Fluminense dos últimos três ou quatro jogos, já foi possível ver um pouco mais o lado técnico dos reforços. Canobbio, Otávio... O time conseguiu agregar um pouco do jogo seguro do Mano, com jogadores com intensidade para marcar o campo todo, e com maior qualidade técnica. Acho que será um confronto equilibrado, (mas) o Fluminense vai precisar contar com um bom dia do Arias ou Cano para fazer a bola entrar — diz Felipe Barros, analista de dados.


O Globo segunda, 10 de março de 2025

NEYMAR EXPLICA POR QUE FICOU NO BANCO EM CORINTHIANS X SANTOS

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

 
 

Neymar usou as redes sociais para explicar aos torcedores por que não entrou em campo na derrota do Santos para o Corinthians, pela semifinal do Campeonato Paulista, na Neo Química Arena. O jogo terminou em 2 a 1 para o time da casa, o que significou a eliminação santista no torneio estadual. Pelo Instagram, horas depois do clássico, o atleta disse ter sentido na quinta-feira um "desconforto", quadro que persistiu em testes na manhã deste domingo, e lamentou não ter conseguido ajudar os companheiros de equipe.

 "Tudo o que eu queria era estar em campo hoje e ajudar de alguma forma meus companheiros... Mas na quinta-feira passada eu senti um desconforto e isso me impossibilitou de estar em campo hoje. Fizemos um teste hoje de manhã e eu acabei sentindo novamente! Infelizmente faz parte do futebol... Não deu hoje, mas voltaremos ainda mais fortes para lutar pelos nossos objetivos", escreveu o craque.

Post de Neymar após derrota do Santos para o Corinthians — Foto: Reprodução/Instagram
Post de Neymar após derrota do Santos para o Corinthians — Foto: Reprodução/Instagram

 

O camisa 10 até deu indícios de que tentaria participar da partida, mas o problema em sua coxa esquerda não permitiu muito mais do que algumas corridinhas.


O Globo domingo, 09 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: VOLTA REDONDA X FLUMINENSE ONDE ASSISTIR AO VIVO
Por 
Redação O GLOBO
 — Rio de Janeiro

 

 
 

Volta Redonda e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 18h, no Estádio Raulino de Oliveira. Na primeira partida, o tricolor goleou o adversário por 4 a 0, encaminhando a vaga para a decisão do Campeonato Carioca. Para passar, os comandados de Rogério Corrêa precisarão devolver o placar do jogo de ida.

 

Qual horário de Volta Redonda x Fluminense?

 

A partida entre Fluminense e Volta Redonda será às 18h (de Brasília) deste domingo (9).

 

Onde assistir Volta Redonda x Fluminense?

 

O jogo entre Fluminense e Volta Redonda será transmitido pela Band (TV aberta) e pelo canal GOAT (YouTube)

 

Escalação Volta Redonda

 

Provável time: Jean Carlos, Wellington Silva, Lucas de Carmo, Fabricio e Sanchez; Barra, Pierre, Chay, Kelvin e MV; Bruno Santos. Técnico: Rogério Corrêa

 

Escalação Fluminense

 

Provável time: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Ignácio, Freytes (Thiago Silva) e Gabriel Fuentes; Otávio, Martinelli e Arias; Serna, Canobbio e Cano. Técnico: Mano Menezes.

 

Arbitragem de Fluminense x Volta Redonda

 

Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Naiara Mendes Tavares
VAR: Alexandre Vargas Tavares de Jesus

 


O Globo sábado, 08 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO X VASCO - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Por 
Redação O GLOBO
 — Rio de Janeiro

 

 
 

Flamengo e Vasco decidem, neste sábado, quem será um dos finalistas do Campeonato Carioca. No jogo de ida, o rubro-negro venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique. Nas últimas seis edições da competição, o time comandado por Filipe Luís disputou todas as finais. Já o Vasco tenta quebrar uma sequência de nove jogos sem vencer o rival para chegar à decisão do Estadual.

 

Qual horário de Flamengo x Vasco?

 

A partida entre Vasco e Flamengo será às 17h45 (de Brasília) deste sábado (8).

 

Onde assistir Flamengo x Vasco?

 

O jogo entre Vasco e Flamengo será transmitido pela Globo (TV aberta), Sportv e Premiere (canais fechados)

 

Escalação Flamengo

 

Provável time: Rossi, Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Ayrton Lucas (Varela); Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Plata, Luiz Araújo e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.

 

Escalação Vasco

 

Provável time: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Paulinho e Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

 

Arbitragem de Flamengo x Vasco

 

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha, Thiago Filemon Soares Pinto
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

 

 


O Globo sexta, 07 de março de 2025

DORIVAL CONVOCA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA JOGOS CONTRA ARGENTINA E COLÔMBIA

Por O Globo

 

 
O técnico Dorival Junior convocou, nesta quinta-feira, os 23 jogadores que vão representar a seleção brasileira nos jogos contra Colômbia e Argentina, dias 20 e 25 de março, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A principal novidade é o retorno do Neymar, que voltou a ser chamado após quase um ano e meio sem vestir a Amarelinha.

 O Flamengo é o time com mais jogadores convocados na atual lista do treinador brasileiro. Ao todo, Dorival Júnior chamou quatro atletas do time carioca: os zagueiros Danilo e Léo Ortiz, o lateral-direito Wesley e o meio-campista Gerson.

 

Confira a lista dos convocados para a seleção brasileira

 

 

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City)
  • Zagueiros: Danilo (Flamengo), Gabriel Magalhães (Arsenal), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Laterais: Guilherme Arana (Atlético-MG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Flamengo)
  • Meias: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Joelinton (Newcastle), Matheus Cunha (Wolverhampton) e Neymar Jr. (Santos)
  • Atacantes: Estevão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Jr. (Real Madrid)

  

Veja respostas da coletiva de Dorival Júnior

 

Escolhas de zagueiros

 

— É uma configuração para essas duas partidas, do que pensamos para esses dois adversários. Eu confio na versatilidade dos meus jogadores. Podemos citar o Danilo, ele atua em varias funções, já jogou como terceiro homem ou como lateral esquerdo. Temos na cabeça aquilo que queremos. O que eu quero é liberdade de movimentação, com a participação desses elementos marcando para que a gente com bola possa criar e ter liberdade.

Utilização de Neymar

 

— É uma situação a ser analisada. Ele já atuou em duas partidas por 90 minutos no Santos. Em algumas dessas, ele foi poupado nos momentos finais. (A minutagem dele nos jogos) Vai depender muito da sequência que ele vai ter agora, a maneira que ele vai se apresentar aqui. Vamos analisar a maneira que ele está.

 

Convoção de Wesley

 

— Desde 2022, eu já conhecia o Wesley e o trazia para treinamentos. Era um jogador promissor, mesmo que nós tivéssemos três laterais que atuavam com frequência. Ele sempre chamou muita atenção, um jogador muito interessante. De setembro para cá, ele conseguiu um salto de qualidade que o credenciou a um momento como esse. É um primeiro momento dele aqui dentro, vamos ver a reação, sentir a condição que ele está. E torcemos que ele possa repetir as atuações que vem tendo pelo Flamengo .

 

Possibilidade de três zagueiros

 

— É um exercício que vocês (jornalistas) precisam fazer agora, não vou dar sinal nenhum. Porque isso acaba facilitando a preparação da equipe adversária. Precisamos preservar o que estamos preparando para a próxima partida. Observamos muito bem nossos adversários. Já atuamos contra a equipe colombiana, temos consciência do que enfrentaremos. A seleção vai estar preparada, independente da distribuição dos jogadores. Temos uma equipe que vai buscar resultados.

 

 


O Globo quinta, 06 de março de 2025

COPA DO BRASI 2025: VASCO 3 X 0 NOVA IGUAÇU

 

 
 

Na melhor atuação de Philippe Coutinho em seu retorno ao Vasco, o time de São Januário venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Nilton Santos. A vitória garantiu a equipe na terceira fase da Copa do Brasil. O próximo adversário sairá após sorteio.

A vitória dá ânimo extra ao Vasco, que enfrenta o Flamengo, no sábado, no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal do Carioca. A equipe perdeu por 1 a 0 para o rubro-negro, que joga pelo empate ou até mesmo a derrota por um gol de diferença. O time vascaíno precisa vencer por dois ou mais gols.

Menos de 10 minutos depois, Vegetti foi puxado por Sidney na área e o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti. Coutinho pegou a bola, bateu no cano direito do goleiro, que quase chegou a tempo de defender. Mas não deu, e na metade do primeiro tempo, o Vasco já vencia por 3 a 0.

O melhor estava por vir. Já no fim do primeiro tempo, um erro de passe do Nova Iguaçu deixou a bola nos pés de Coutinho. Ele ajeitou a bola e chutou de fora da área, colocado, no ângulo esquerdo. Um golaço que rememorou seus melhores momentos na seleção brasileira. O jogador não marcava duas vezes numa mesma partida desde 2023.

Com o resultado favorável, o Vasco jogou solto no segundo tempo. O Nova Iguaçu, mesmo com as mudanças, praticamente não ameaçou o adversário. Léo Jardim defendeu apenas uma bola perigosa na direção do gol.

Carille, inclusive, pôde dar descanso a Vegetti e Coutinho, que, após comandar o time, deixou o campo muito aplaudido. O restante do jogo passou pelos pés de Payet e Loide, mas o time perdeu a chance de fazer mais gols. Nem precisava, a classificação estava garantida desde a etapa inicial.


O Globo quarta, 05 de março de 2025

AFFONSO ROMANO DE SANT*ANNA SE ENCANTOU: ESCRITOR E POETA MORRE AOS 87 ANOS
Por 
O GLOBO
 — Rio de Janeiro

 

 
 

Morreu nesta terça-feira, aos 87 anos, o escritor Affonso Romano de Sant'Anna. Segundo o colunista Ancelmo Gois, a morte aconteceu em casa, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O mineiro de Belo Horizonte foi diagnsticado com Alzheimer em 2017. Sua mulher, a também escritora Marina Colasanti, com se casou em 1970, morreu no início deste ano, em 28 de janeiro.

 Ainda segundo Ancelmo Gois, o velório será na quarta-feira (05), de 11h as 14 h, na Capela Histórica do Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, Zona Norte do Rio.

Seu primeiro livro de ensaios, "O desemprego do poeta", foi publicado em 1962 — o mesmo ano em que foi estudar Letras na UFMG. No ano seguinte, ao lado de Affonso Ávila, dos poetas concretos de São Paulo Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari, e de toda uma fornada de jovens escritores (entre os quais um curitibano de 18 anos, Paulo Leminski), ele participou, em Belo Horizonte, da histórica Semana Nacional de Poesia de Vanguarda.

Em 1971, Affonso Romano de Sant'Anna lançou seu primeiro de poesia, "Canto e palavra". No ano seguinte, sua tese de dourado pela Universidade Federal de Minas Gerais, uma obra-referência sobre Carlos Drummond de Andrade ("Drummond, o Gauche no tempo") saiu em livro.

Em seguida, ele ainda lançaria, entre muitos outros livros, "Que país é este?" (1980), "O canibalismo amoroso" (1984), "A mulher madura" (1986, primeiro livro de crônicas), "O imaginário a dois" (1987, em parceria com Marina Colasanti), "Mistérios gozosos" (1994) e "Sísifo desce a montanha" (2012). Em 2006, o mineiro ganhou o Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, por "Vestígios", na categoria Poesia.

Affonso Romano de Sant'Anna, em 1997 — Foto: Guto Costa/Agência O Globo
Affonso Romano de Sant'Anna, em 1997 — Foto: Guto Costa/Agência O Globo

Além de escritor, Affonso Romano de Sant'Anna foi professor de literatura no Brasil e no exterior, em países como França, Alemanha e Estados Unidos, sendo um dos idealizadores do curso de pós-gradua­ção em literatura brasileira na PUC-Rio. Ele foi diretor do departamento de Letras e Artes da PUC-Rio, de 1973 a 1976, realizando então a "Expoesia", série de encontros nacionais de literatura. Presidiu a Fundação Bilblioteca Nacional de 1990 a 1996 e colaborou com jornais como O GLOBO, Jornal do Brasil, Estado de Minas e Correio Braziliense.

Entusiasta da internet, em 2012, Affonso disse ao jornal "Tribuna de Minas": "Aconteceu um fato muito curioso comigo no Facebook. Publiquei um poema pequeno, e os internautas começaram a ter várias reações positivas e bonitas sobre ele. Muitos dizendo que vão reproduzi-lo, e, de repente, é como se a moeda entrasse em circulação. As pessoas se apoderaram dele. Sou totalmente a favor da poesia na web, e, se Homero e Shakespeare fossem vivos, teriam a mesma opinião."

 

Erosão da autoria

 

Sobre um de seus poemas, "A implosão da mentira", que se popularizou nas redes a ponto de dizer que não lhe pertencia mais, ele disse na mesma entrevista: "Quando ninguém sabe qual é o autor e começa a reproduzir o texto é sinal de que a obra atingiu o seu objetivo, misturou-se com a cultura popular. Alguns poemas como este já foram usados por várias pessoas, vários partidos e, volta e meia, aparecem na internet. Um outro poema meu chamado "Que país é este" já foi utilizado em música, teatro e várias outras situações. Há algum tempo, ele apareceu na rede como autor desconhecido. De uma certa maneira, isso me deixa feliz, porque o autor quer é ser lido, quer passar o recado. Eu não vou ganhar dinheiro com poesia."

 

Em outra nota, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) lamentou o falecimento do escritor, poeta, cronista e ensaísta: "Affonso Romano destacou-se pela sensibilidade e profundidade com que abordava temas sociais, culturais e políticos. Como presidente da Fundação Biblioteca Nacional (1990-1996), foi um grande incentivador da leitura e da valorização do livro, contribuindo significativamente para o fortalecimento do setor editorial no Brasil."

 

Integrante da Academia Brasileira de Letras e presidente da Fundaç˜, Biblioteca Nacional o poeta Marco Lucchesi escreveu no X (antigo Twitter) sobre Affonso: "Recebo com emoção a notícia da morte de Affonso Romano de Sant’ana, ensaísta, ex-presidente da FBN. Implantou um sistema público de leitura, grande poeta civil. Devo-lhe inesquecíveis gestos de amizade. Foi um dos grandes leitores das contradições e das belezas de nosso Brasil."


O Globo terça, 04 de março de 2025

ESTANDARTE DE OUR0 2025: SALGUEIRO E IMPERATRIZ SÃO FINALISTAS PARA O PRÊMIO DE MELHOR ESCOLA

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

 
 

O Salgueiro foi escolhido como segundo finalista para o prêmio de melhor escola do Estandarte de Ouro. A Vermelho e Branca da Tijuca levou para a Marquês de Sapucaí em 2025 o enredo "Salgueiro de Corpo Fechado", cuja narrativa propõe um mergulho nos rituais de proteção utilizados por diferentes culturas ao longo do tempo. A escola foi a terceira a desfilar na madrugada desta terça-feira, segundo dos três dias de apresentações do Grupo Especial do Rio.

 

 O desfile, que contou com representações de crenças africanas, práticas indígenas e elementos da cultura popular carioca, surpreendeu quando o casal de mestre sala e porta-bandeira do Salgueiro, Sidcley Santos e Marcella Alves, desfilou defendendo o pavilhão da Vermelho e Branco para, em seguida, ressurgir no último carro da escola. Empolgação e comunicação com o público da escola agradaram ao júri do Estandarte de Ouro.

Neste ano, os 14 jurados do Estandarte de Ouro apontarão uma finalista por dia do Grupo Especial. As escolhidas de domingo, segunda e terça-feira serão anunciadas ao fim de cada noite de desfile. Na manhã de Quarta-Feira de Cinzas, será realizada a quarta e última votação para decidir, entre as três finalistas, a vencedora do prêmio de melhor escola do Grupo Especial de 2025. O prêmio, que chega a 53ª edição, é uma parceria entre os jornais O GLOBO e Extra.

Das quatro escolas que desfilaram no primeiro dia, a Imperatriz Leopoldinense foi escolhida a primeira finalista para o prêmio de melhor escola do Estandarte de Ouro. A agremiação de Ramos levou para a Avenida o enredo “Ómi Tútu ao Olúfon — Água fresca para o senhor de Ifón”, com a história da saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô.

Os jurados do Estandarte destacaram para a escolha da Imperatriz como a primeira finalista para o prêmio a forma clara com que foi contada histórica que não é conhecida do grande público, que é o ritual das águas de Oxalá. O enredo foi apresentado com fácil entendimento, com uma letra do samba muito clara e boa melodia, o que levou a escola a cantar com empolgação. Destaque também para a beleza da comissão de frente, a atuação do intérprete Pitty de Menezes e a bateria.

Na Série Ouro, a Porto da Pedra foi escolhida a melhor escola pelos jurados do Estandarte do Ouro; e o samba-enredo da Tradição foi o melhor de 2025. Na categoria Fernando Pamplona, que premia o uso de material barato com bom efeito visual, não houve vencedor este ano.

 

Ingressos à venda

 

Já estão à venda os ingressos para a festa de premiação do Estandarte de Ouro 2025. Na cerimônia, serão entregues os troféus aos vencedores e apresentado um show de samba, como nos anos anteriores. O prêmio terá a grande festa no dia 19 de março, no Vivo Rio, a partir das 19h30. O público pode comprar os ingressos para a cerimônia de premiação através do site da Ticket360. (Clique aqui para comprar.)

 

 

Novidades na premiação

 

Este ano, o Estandarte tem novidades. As agremiações, escolhidas pelos 14 jurados do prêmio, de domingo, segunda e terça-feira serão anunciadas ao fim de cada noite de desfile. Na manhã de Quarta-feira de Cinzas será realizada a quarta e última votação para decidir, entre as três finalistas, a vencedora do prêmio de melhor escola do Grupo Especial de 2025. Os resultados das quatro votações serão divulgados em primeira mão pelos sites do GLOBO e do Extra, jornais parceiros na organização do Estandarte.

A novidade não é a única para 2025. O GLOBO e o Extra também convidaram jornalistas e personalidades ligadas ao samba para participar, na manhã de Quarta-Feira de Cinzas, da decisão da grande vencedora junto com os jurados do Estandarte de Ouro. Os sete convidados votarão apenas na categoria melhor escola e terão de escolher entre as três finalistas, uma de cada dia, apontadas pelo júri oficial. Assim, o prêmio principal vai para quem ganhar a maioria de 21 votos — 14 do júri oficial e sete dos convidados.

Vão participar do time de convidados a empresária, modelo e uma das maiores rainhas de bateria da história do carnaval Luiza Brunet; os músicos e compositores Pretinho da Serrinha e Dudu Nobre; os jornalistas da TV Globo Mariana Gross e Alex Escobar, ambos veteranos na transmissão dos desfiles; o diretor de Redação do Extra, Humberto Tziolas; e a editora executiva do GLOBO Flávia Barbosa. Outra novidade é a volta, no júri oficial do prêmio, dos jornalistas Aydano André Motta e Bernardo Araujo, que já participaram nas edições de 2006 e 2008, respectivamente.

Os jurados do Estandarte de Ouro em 2025 são: Rachel Valença (pesquisadora e escritora), Dorina (cantora e comunicadora), Juliana Barbosa (professora da Universidade Federal do Paraná), Bruno Chateaubriand (empresário e jornalista), Haroldo Costa (ator de cinema e de TV, produtor e escritor), Luís Filipe de Lima (violonista e pesquisador), Odilon Costa (percussionista), Angélica Ferrarez (historiadora, pesquisadora e professora), Felipe Ferreira (professor da Uerj e escritor), Leonardo Bruno (jornalista e escritor), Maria Augusta (professora e ex-carnavalesca) e Marcelo de Mello (jornalista do GLOBO e presidente do júri). Por participarem dos desfiles da Série Ouro, Bernardo Araujo, Rachel Valença e Maria Augusta só votarão nos prêmios do Grupo Especial.

 

As categorias

 

O Estandarte de Ouro premiará as agremiações do Grupo Especial nas categorias escola, bateria, ala de passistas, samba-enredo, enredo, comissão de frente, personalidade, ala, baianas, puxador, mestre-sala, porta-bandeira e destaque do público. As categorias revelação e inovação passam a ser prêmios especiais, que poderão ser concedidos ou não, o que fica a critério do júri.

 

 

O prêmio destaque do público é escolhido pelos leitores via internet a partir de uma pré-seleção feita por jornalistas do GLOBO e do Extra. Eles selecionam um item de cada agremiação do Grupo Especial para que os internautas votem assim que termina o desfile.

O Estandarte de Ouro 2025 conta com patrocínio master de AM4, promoção exclusiva da Rádio Globo e realização dos jornais O GLOBO e Extra.


O Globo domingo, 02 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO 1 X 0 VASCO
Por 
Redação O GLOBO

 

 
 

Em partida bastante nervosa, o Flamengo derrotou o Vasco por 1 a 0 neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela ida da semifinal do Campeonato Carioca. O único gol do jogo foi marcado por Bruno Henrique, em belo chute de fora da área. Com a vitória, os atuais campeões do Carioca podem perder por até um gol de diferença no jogo de volta, no próximo sábado, no Maracanã, para seguir vivo na missão do bicampeonato, por terem feito a melhor campanha da primeira fase.

O retrospecto recente do confronto ficou ainda mais favorável para o rubro-negro, que venceu 18 dos últimos 31 embates. Considerando este recorte e a rivalidade referente aos 13 principais clubes do país, esta é a maior freguesia dos clássicos brasileiros neste momento.

O início do jogo pareceu quase que uma continuação do último, vencido pelo rubro-negro por 2 a 0. A confusão ocorrida entre o lateral-direito Wesley e os jogadores do rival ganhou um novo capítulo já no minuto inicial. E deu a tônica para o primeiro tempo, que apesar de ter tido boas oportunidades para ambos os lados, a melhor delas em bola salvada em cima da linha do gol por Léo Ortiz, ficou marcado pela alta quantidade de cartões amarelos — foram seis.

Na volta do intervalo, o duelo seguiu pegado. Mas o rubro-negro conseguia colocar a bola no chão com tranquilidade, e as chances foram aparecendo. Até os 20 minutos, as duas melhores saíram dos pés de Luiz Araújo, que isolou uma e acertou a trave na outra. O gol que parecia maduro, saiu com uma pintura de Bruno Henrique: o atacante dominou a chutou de bate-pronto no ângulo esquerdo de Léo Jardim.

O terceiro confronto entre Flamengo e Vasco no ano, e que vale uma vaga na final do Carioca será disputado no próximo sábado, às 17h45, no Maracanã.


O Globo sábado, 01 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: VASCO X FLAMENGO - ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

 
 

Vasco e Flamengo se enfrentam pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca, neste domingo (2). A partida será disputada a partir das 17h45 (de Brasília), no Nilton Santos. Campeão da Taça Guanabara, o rubro-negro quer manter a hegemonia obtida com a chegada de Filipe Luís. Já o cruz-maltino quer voltar a disputar uma final do Estadual depois de seis anos.

 

Qual horário de Vasco e Flamengo?

 

A partida entre Vasco e Flamengo será às 17h45 (de Brasília) deste sábado (1).

 

Onde assistir Vasco e Flamengo?

 

O jogo entre Vasco e Flamengo será transmitido pela Globo (TV aberta), SporTV e Premiere (canais fechados)

Provável escalação do Vasco

 

Provável escalação do Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Lucas Oliveira (Mauricio Lemos), Lucas Freitas e Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Mateus Carvalho), Zuccarello e Coutinho; Rayan e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

 

Provável escalação do Flamengo

 

Provável escalação do Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Ayrton Lucas (Varela); Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Plata, Luiz Araújo e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.

 

Arbitragem de Vasco e Flamengo

 

 

  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Hugo Filemon Soares Pinto
  • VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda

O Globo sexta, 28 de fevereiro de 2025

OSCAR: AFINAL, QUEM DEU O NOME DA COBIÇADA ESTATUETA?
Por 
Nelson Vasconcelos
 — Rio de Janeiro

 

 
 

Ninguém. Na verdade, a famosa estatueta dourada é chamada de Academy Award of Merit - e, oficialmente, não faz homenagem a nenhum Oscar.

Mas por que, então, surgiu esse nome? Há historinhas curiosas a respeito.

Uma diz que, em uma autobiografia publicada em 1962, a mítica atriz Bette Davis garantia que ela batizou o troféu em 1936, em homenagem a seu primeiro marido, Harmon Oscar Nelson. Dizia que a parte traseira da estatueta era muito semelhante à do tal ex-marido. A piada é boa, mas o termo "Oscar" já era usado antes disso. Tanto que, em 1974, ela deu um depoimento a Whitney Stine, sua biógrafa, em que abria mão dessa autoria: "Renuncio de uma vez por todas a qualquer afirmação de que fui eu - então, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a honra é toda sua".

 
Classe 2025 de indicados ao Oscar — Foto: Richard Harbaugh / The Academy
Classe 2025 de indicados ao Oscar — Foto: Richard Harbaugh / The Academy

Outra versão cita Margaret Herrick, bibliotecária e presidente da Academia, que teria nomeado a estatueta, em 1921, em homenagem a seu tio Oscar. Não colou.

Por sua vez, Bruce Davis, ex-diretor executivo da Academia, deu o crédito do apelido a Eleanore Lilleberg, secretária da Academia quando o prêmio foi introduzido pela primeira vez e que supervisionou a cerimônia de premiação. Segundo Einar Lilleberg, irmão de Eleanore, trata-se de uma referência a um veterano do exército norueguês chamado Oscar. Einar o descreveu como um sujeito permanentemente "ereto e alto".

Mais recentemente, em 2021, o pesquisador brasileiro Waldemar Dalenogare Neto anunciou ter descoberto aquela que seria a primeira vez que se usou "Oscar" na imprensa. Segundo ele, foi em 5 de dezembro de 1933, na coluna "Cinematters", assinada pelo jornalista Relman Morin, no Los Angeles Evening Post-Record.

Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.


O Globo quinta, 27 de fevereiro de 2025

RECOPA SUL-AMERICANA: BOTAFOGO X RACING - ONDE ASSISTIR AO VIVO
Por 
Redação O GLOBO

 

 
 

Botafogo e Racing entram em campo hoje, no Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília), para decidir a Recopa Sul-Americana. Na partida de ida, o alvinegro, que ainda não anunciou seu comandante para a temporada de 2025, foi superado por 2 a 0 pelos argentinos, que agora podem perder por até um gol de diferença para ficar com a taça.

 

Onde assistir a Botafogo x Racing

 

A partida entre Botafogo e Racing terá transmissão da ESPN e Disney+.

 

Horário do jogo Botafogo x Racing

 

O Botafogo é mandante no jogo de volta da Recopa Sul-Americana e recebe o Racing no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 21h30.

Escalação do Botafogo

 

Provável escalação: John; Vitinho, Danilo Barbosa (Jair), Barboza e Alex Telles; Allan (Artur), Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Matheus Martins e Igor Jesus. Técnico: Cláudio Caçapa.

 

Escalação do Racing

 

Provável escalação: Gabriel Arias; Di Cesare, Colombo e Santiago Quirós; Martirena, Juan Nardoni, Zuculini e Gabriel Rojas; Zaracho (Luciano Vietto); Maximiliano Salas e Adrián Martínez. Técnico: Gustavo Costas.

 

Arbitragem de Botafogo x Racing

 

 

  • Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
  • Assistente 1: Jorge Urrego
  • Assistente 2: Tulio Moreno (VEN)
  • 4º árbitro: Gery Vargas (BOL)
  • VAR: Juan Soto (VEN)

O Globo quarta, 26 de fevereiro de 2025

COPA DO BRASIL 2025: FLUMINENSE ESTREIA E BELÉM CONTRA O ÁGUIA DE MARABÁ
Por 
André Zajdenweber

 

 
 

O Fluminense inicia nesta quarta-feira sua caminhada na Copa do Brasil, enfrentando o Águia de Marabá (PA), às 19h30, no Estádio Mangueirão. Em uma temporada recheada de competições, com direito a Mundial de Clubes no meio do ano, o tricolor entra buscando uma taça de expressão, além das polpudas premiações pagas a cada fase.

O tricolor volta a largar na competição com a maioria dos participantes — 80 dos 92 começam na primeira fase. A última vez havia sido em 2020, quando superou o Moto Club (MA) por 4 a 2. Há uma grande diferença entre aquela e a atual edição, e que pode mudar toda dinâmica do duelo: um empate não é mais o suficiente para se classificar sem precisar passar pela disputa por pênaltis.

O maior jejum de títulos do tricolor, dentre os principais campeonatos, é justamente na Copa do Brasil. Campeão em 2007 de forma inédita, após derrotar o Figueirense na final, o Fluminense conquistou dois Brasileiros (2010 e 2012) e uma Libertadores (2023) desde então.

Para além do título, chegar longe é um objetivo de extrema importância para a equipe comandada por Mano Menezes. A Copa do Brasil é o torneio que mais paga em premiação, com o campeão embolsando o valor recorde de R$ 111 milhões neste ano. A entrada de parte da quantia já reforçaria as condições financeiras do clube.

Em sua última vez em Belém, o Fluminense aplicou 3 a 0 no Paysandu, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Apesar de ter uma semifinal de Carioca pela frente, contra o Volta Redonda no domingo, o técnico Mano Menezes deve ir com os titulares para o duelo. Os principais desfalques confirmados são o zagueiro Thiago Silva e o volante Bernal. A ausência do uruguaio abre caminho para o recém contratado Otávio ser a grande surpresa na escalação inicial e fazer sua estreia com a camisa do tricolor.

 

Provável escalação do Fluminense

 

Fábio; Guga, Ignácio, Freytes e Fuentes; Otávio, Martinelli e Arias; Riquelme (Lima), Canobbio e Cano.


O Globo terça, 25 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: VASCO MANDARÁ SEMIFINAL CONTRA O FLAMENGO NO ESTÁDIO NILTON SANTOS

 

 
 

A diretoria do Vasco vai informar nesta terça-feira, em reunião na Ferj, que mandará o primeiro jogo da semifinal do Estadual no Nilton Santos, estádio do Botafogo, no próximo sábado.

A reunião definirá o horário da partida. A volta será no Maracanã na próxima semana.

O regulamento da Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) obriga que os estádios nas semifinais tenham carga de ingressos divididas de forma igualitária. Ou seja, 50% de cada torcida, ao que não ocorre no estádio do Vasco (São Januário) por questões de segurança. Vale lembrar que no Nilton Santos o campo é de grama sintética.


O Globo segunda, 24 de fevereiro de 2025

NEYMAR: GOL OLÍMPICO E ATUAÇÃO REPERCUTEM NA IMPRENSA INTERNACONAL - SHOW ESPETACULAR

Por O Globo

 

 
 

O atacante Neymar teve uma atuação de gala na vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Inter de Limeira, no último domingo, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista. Aplaudido pela torcida adversária, o camisa 10 marcou um gol olímpico e deu duas assistências. Seu desempenho no confronto, inclusive, chamou a atenção da imprensa internacional.

Na França, o Le Parisien chamou a atuação de Neymar de "show espetacular", enquanto na Espanha, o jornal Marca afirmou que o brasileiro foi incrível na vitória sobre o Inter de Limeira e disse que o camisa 10 teve "30 minutos de sonho".

 


O Globo domingo, 23 de fevereiro de 2025

AMIGOS E RIVAIS, TCHÊ TCHÊ E MARLON FREITAS SE REENCONTRAM NO CLÁSSICO VASCO X BOTAFOGO
Por 
Lucas Ribeiro
 — Rio de Janeiro

 

 
 

O “clássico da amizade” entre Vasco e Botafogo, hoje, às 18h30, em São Januário, definirá o futuro dos times pela última rodada do Campeonato Carioca. O cruz-maltino, com 14 pontos, e o alvinegro, com 13, buscam uma vaga no G-4. Além da disputa pela classificação às semifinais do Estadual, o duelo marca o reencontro de Tchê Tchê com o ex-clube, pelo qual foi campeão brasileiro e da Libertadores no ano passado, ao lado do amigo Marlon Freitas. Agora como adversários, ambos exercem suas funções dentro e fora de campo, mas sob status de “calouro” e “veterano” em cada lado.

A construção de jogadas do Botafogo passa pelos pés de Marlon, que pode começar no banco caso Cláudio Caçapa poupe titulares em razão da Recopa. Seja em um lançamento ou passe entrelinhas, a inteligência dele dita o ritmo da equipe com a bola. Já Tchê Tchê, como um “motorzinho” no meio-campo, é peça fundamental para a dinâmica do setor ofensivo funcionar em prol de Philippe Coutinho e Pablo Vegetti. Embora o volante só tenha oito apresentações com a camisa cruz-maltina, o técnico Fábio Carille já deu sinais de que conta com a versatilidade do camisa 3 para dar equilíbrio ao esquema tático.

— Por mais que sejam volantes de origem, o Marlon é muito mais um organizador. Tem um passe longo muito bom, inversão de lado, passe em profundidade por cima da defesa, leitura de velocidade do jogo, a hora de pausar e acelerar. Já o Tchê Tchê consegue ocupar um espaço maior no campo e ser mais combativo na subida de marcação. Ele é de mais condução e toques na bola durante a partida. Tanto é que pode jogar como primeiro ou segundo volante, falso ponta, saindo de um dos lados e transitando para dentro, ajudando o lateral na marcação. É bem dinâmico — analisa Rodrigo Coutinho, comentarista do Grupo Globo.

Juntos a partir de 2023, os volantes construíram uma amizade que se fortaleceu em torno de uma braçadeira. Ao chegar em 2022, no primeiro ano da SAF alvinegra, Tchê Tchê não demorou para conquistar seu espaço e virar um dos atletas mais “de grupo” do elenco, o que o levou a ser capitão do time. Com uma essência de líder fora dos holofotes, Marlon, que chegou no ano seguinte, ganhou voz no vestiário do clube, principalmente ao superar críticas externas na vitoriosa temporada de 2024. E mesmo com a titularidade absoluta no time de Artur Jorge, ele fazia questão de respeitar a hierarquia e passava a faixa quando Tchê Tchê saía do banco de reservas.

 

Vontade de ficar no Rio

 

Apesar do carinho em sua despedida, Tchê Tchê ficou, de certa forma, incomodado com a demora alvinegra para definir sobre uma possível renovação do seu contrato, que terminou ao fim da temporada passada. Assim como foi o caso de Artur Jorge, a diretoria priorizou a briga pelos títulos da Libertadores e do Brasileiro antes de qualquer negociação pendente. Coincidentemente, ambos deram adeus ao time.

Sem a prorrogação do vínculo, o meia aceitou a oferta do rival. Além da esfera esportiva, pesou na decisão de permanecer no Rio de Janeiro a reta final da gravidez da esposa, Cláudia, que está adaptada com a cidade, o que facilita o processo gestacional.

Do outro lado, Marlon assumiu o topo da hierarquia de capitão e viu outras lideranças crescerem após as conquistas do ano passado. Um delas foi a do zagueiro Alexander Barboza, que passou a ser mais um “porta-voz” do elenco. Depois da derrota por 2 a 0 para o Racing-ARG no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, na última quinta-feira, o argentino expôs o incômodo dos jogadores com o planejamento do clube para 2025, principalmente com relação à indefinição de um treinador efetivo, uma vez que Cláudio Caçapa chegou como auxiliar técnico permanente.

 

Mudanças nas duas equipes

 

O Botafogo ainda acredita na sua capacidade de reverter a desvantagem com a derrota para o Racing, na Recopa. Por isso, vai focar no jogo de volta, na próxima quinta-feira, no Nilton Santos, e escalar um time misto n clássico de hoje, em São Januário. Dois desfalques já seriam certos: Barboza e Alex Telles, que cumprem suspensão pela briga na derrota para o Flamengo, no jogo do último dia 12. Marlon Freitas está entre os que podem não iniciar como titulares, assim como Vitinho, Allan e Savarino.


O Globo sábado, 22 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO ENFRENTA O MARICÁ HOJA, ÀS 19h, NO MARACANÃ
Por 
André Zajdenweber

 

 
 

Um trabalho ainda curto, mas bem-sucedido até aqui, está próximo de alcançar o terceiro troféu em menos de cinco meses. O Flamengo enfrenta o Maricá hoje, às 19h, no Maracanã, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. Já garantida na semifinal, a equipe de Filipe Luís praticamente assegura o título da Taça Guanabara em caso de vitória. Com os mesmos 20 pontos do vice-líder Volta Redonda, o rubro-negro tem a seu favor uma vantagem de 12 gols no saldo.

 Desde que o ex-lateral-esquerdo assumiu o comando do time profissional do clube, no início de outubro, os resultados positivos tornaram-se recorrentes. O aproveitamento de 76%, as conquistas da Copa do Brasil e da Supercopa, além de uma invencibilidade que já chega a 19 partidas (Filipe não estava à frente do time nas duas derrotas no início do ano), colocam o treinador em uma posição raramente vista no clube: de unanimidade.

Para além dos duelos vencidos, Filipe tem se destacado pelo nível de atuação do time. Integrante do histórico ano de 2019, visto como grande referência pelos torcedores, o agora técnico já deixou claro diversas vezes que não abre mão do “jeito Flamengo de jogar”.

— Ter o controle da bola e sempre pressionar o adversário é um estilo de jogo que a torcida exige. O próprio torcedor não se identifica com um time que não pressiona, não tenta ser protagonista no jogo — disse Filipe Luís, após a vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda.

O bom andamento do trabalho não só reflete um ambiente de tranquilidade para executar suas ideias, como também influencia o dia a dia dos atletas à sua disposição. O volante Erick Pulgar, por exemplo, queria deixar o rubro-negro ao fim do contrato — válido até dezembro de 2025. No entanto, a confiança no treinador fez com que ele voltasse a negociar uma extensão de vínculo com o clube. O chileno elogiou Filipe Luís e caracterizou seu estilo de jogo como “confortável e adaptável”.

Já o zagueiro Danilo, último reforço a chegar ao clube e que ainda não completou um mês na equipe, se surpreendeu com a qualidade do ex-companheiro de seleção brasileira como técnico.

— Acho que o futebol brasileiro vai sempre seguir essa crescente a partir do momento em que tiver espaço para treinadores jovens e estudiosos. É um treinador que sabe que tem que evoluir, mas que trabalha e estuda diariamente — disse.

É com essa mentalidade que o rubro-negro disputou a primeira fase do Carioca. O rodízio de jogadores, feito a partir do controle de carga, foi posto em prática, e a avaliação do planejamento é positiva. Mesmo valendo título, Filipe deve continuar poupando alguns titulares no duelo de hoje.

 

Provável escalação do Flamengo

 

Matheus Cunha, Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz, Varela; Allan (Pulgar), Evertton Araújo, Gerson; Luiz Araújo, Cebolinha (Plata) e Bruno Henrique.


O Globo sexta, 21 de fevereiro de 2025

RECOPA SUL-AMERICANA: RACING 2 X 0 BOTAFOGO
Por 
Redação O GLOBO

 

 
 

O Botafogo foi derrotado por 2 a 0 pelo Racing-ARG, nesta quinta-feira, em partida disputada no estádio El Cilindro, e válida pela ida da Recopa Sul-Americana. Com uma atuação apagada, a equipe comandada por Cláudio Caçapa terá que correr atrás de uma desvantagem de dois gols para conquistar o título inédito da competição.

Ainda na busca por um treinador definitivo, depois da recusa de Vasco Mattos, o alvinegro segue distante do futebol que o fez ser campeão do Brasileiro e da Libertadores, em 2024. O aproveitamento do plantel principal neste início de temporada é de apenas 33%, e chegaram ao quarto jogo consecutivo sem vencer.

Na volta do intervalo, o alvinegro voltou mais ligado. Mas em mais uma falha de Barboza, o Racing conseguiu ampliar a vantagem no marcador. O zagueiro se mandou para o ataque e deixou espaço atrás, que foi muito bem aproveitado por Martínez e Sala, que tabelaram até o camisa 9 finalizar por cima de John, com muita categoria. A partir dali, foi um festival de lances perdidos pelos argentinos e grandes defesas do goleiro botafoguense, que garantiu um placar menos elásitco contra.

Já aos 42 minutos, o que já parecia ruim para os visitantes ficou ainda pior. Cuiabano foi expulso por chutar o rosto de Colombo. O lateral do Botafogo carregava a bola pelo meio e foi derrubado por Nardoni. No chão, cometeu a infração que o tira do duelo da volta.

Depois de falhar na primeira metade do duelo, o Botafogo terá duas partidas decisivas para os rumos do início de ano. Primeiro, precisa vencer o clássico contra o Vasco, no domingo, às 18h30, em São Januário para ter alguma chance de avançar à semifinal do Campeonato Carioca. E por último, enfrenta o Racing em duelo que vale o título da Recopa, quatro dias depois, às 21h30, no Nilton Santos.


O Globo quinta, 20 de fevereiro de 2025

CHAMPIONA LEAGUE: REAL MADRID 3 X 1 MANCHESTER CITY
Por 
André Zajdenweber

 

 
 

As lendárias noites de Champions League no Santiago Bernabéu sempre têm seus protagonistas. Nesta quarta-feira, ela foi toda de Kylian Mbappé. O atacante fez os três gols da vitória de 3 a 1 do Real Madrid sobre o Manchester City, que garantiu a classificação às oitavas de final. Esta foi a terceira vez nas últimas quatro edições do torneio que os merengues eliminaram a equipe comandada por Pep Guardiola.

A atuação de almanaque do francês é mais uma confirmação da grande fase que vive na temporada. Depois de um começo tímido, ele se encontrou no quarteto ofensivo, formado também por Bellingham, Rodrygo e Vinicius Junior. Não à toa, marcou 18 vezes nas últimas 18 partidas.

— Eu já tinha dito na entrevista coletiva que não queria jogar mal aqui. Estar no Real Madrid era o meu sonho, e quero ir bem e escrever a história no clube. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa melhor. Precisava jogar com personalidade, e agora que o tempo de adaptação acabou, tenho que mostrar minha qualidade — disse Mbappé após o fim da partida.

Precisando correr atrás da desvantagem mínima no agregado — foi derrotado por 3 a 2 no jogo de ida — esperava-se que os ingleses entrariam em campo com uma postura agressiva. Mas praticamente não tiveram nem tempo de dar suas primeiras cartadas. Aos três minutos da etapa inicial, Asencio deu lindo lançamento longo para Mbappé, que saiu sozinho e tocou por cima do goleiro Ederson para abrir o marcador.

Mesmo com boa vantagem sobre o City, os donos da casa seguiram no mesmo ritmo e estavam mais próximos de chegar ao segundo gol que de sofrer o empate. A pressão surtiu efeito e a equipe de Carlo Ancelotti aumentou a vantagem no placar em bela jogada do quarteto ofensivo: Bellingham lançou Vinicius Junior na direita, ele rolou para Rodrygo no meio que serviu o francês na área, para cortar a marcação de Gvardiol e finalizar no canto esquerdo.

A tendência era por um etapa final meramente protocolar, que não aconteceu. O Real voltou do intervalo com a mesma postura e o domínio sobre o adversário parecia cada vez maior. Depois de tanto martelar pela terceira bola na rede, ela veio com o dono da partida — mais uma vez. O francês recebeu passe de Valverde pela direita e com chute rasteiro marcou o seu terceiro na noite.


O Globo quarta, 19 de fevereiro de 2025

COPA DO BRASIL 2025: VASCO 3 X 0 UNIÃO ROONDONÓPOLIS
Por 
Redação O GLOBO

 

 
 

O Vasco foi ao estádio Kleber Andrade com a missão de evitar um vexame histórico, que poderia colocar seu início de temporada sob ainda mais desconfiança. A equipe comandada por Fábio Carille não deu brecha para zebra e derrotou o União Rondonópolis por 3 a 0, nesta terça-feira, e avançou à segunda fase da Copa do Brasil. Na próxima fase da competição, vai enfrentar o Barcelona-RO ou Nova Iguaçu.

O cruz-maltino começou o primeiro tempo com bastante volume de jogo. Aproveitando-se da fragilidade do rival, conseguia criar boa oportunidades. Foram duas com Vegetti e uma com Philippe Coutinho. Na melhor delas o argentino cabeceou sozinho para fora, enquanto nas outras Fernando fez grandes defesas. O domínio, entretanto, passou a virar impaciência e o duelo deu uma esfriada na segunda metade da etapa inicial.

Já com a vantagem a favor e sem pressão para buscar o resultado, o Vasco colocou a bola no chão e seguiu em busca do gol. E o segundo veio: Lucas Piton achou Payet na esquerda, que limpou a marcação e cruzou para Rayan chegar batendo para ampliar o placar. O jovem campeão do sul-americano sub-20 com a Seleção precisou de poucos minutos na temporada para fazer o seu primeiro.

A festa que já estava formada ainda tinha tempo de ficar ainda melhor. Já nos minutos finais, Hugo Moura marcou o terceiro gol para fechar o placar. Ele aproveitou a sobra para soltar uma bomba no canto direito de Fernando, sem chances para o goleiro.

Depois de cumprir a missão na Copa do Brasil, o cruz-maltino vira a chave e volta a pensar no Campeonato Carioca. Em quarto lugar da tabela, último que garante vaga na semifinal, enfrenta o Botafogo no domingo, ainda sem horário definido, em São Januário.


O Globo terça, 18 de fevereiro de 2025

COPA DO BRASIL 2025: VASCO ESTREIA CONTRA O UNIÃO RONDONÓPOLIS
Por 
André Zajdenweber

 

 
 

O Vasco começa sua trajetória na Copa do Brasil de 2025 com um desafio maior, comparado aos anos anteriores. Diferentemente das últimas oito edições, desde quando a primeira fase passou a ser disputada em jogo único, um empate não será o suficiente para garantir a classificação. A vaga só virá no tempo regulamentar, caso a equipe comandada por Fábio Carille derrote o União Rondonópolis-MT, nesta terça-feira, às 21h30, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica/ES.

A partir de 2017, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu por abolir a disputa por pênaltis na primeira fase da competição. Com os times mais bem ranqueados nacionalmente atuando como visitantes, a entidade acreditava que esta seria uma maneira de tornar os confrontos menos desequilibrados. As grandes zebras, no entanto, foram poucas no período: apenas Cruzeiro (2024), Grêmio e Internacional (2022) e Botafogo (2018) foram eliminados na estreia.

O cruz-maltino nunca experimentou a saída mais precoce possível neste formato. Por outro lado, também não teve vida fácil para avançar de fase em algumas oportunidades. E se aproveitou da vantagem do empate em duas ocasiões, contra a Caldense-MG (2021) e o Juazeirense-BA (2019), sendo o clube entre os “12 grandes” que mais se beneficiou da regra.

O grupo formado também por Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo disputou 39 jogos de primeira fase da Copa do Brasil nas últimas oito temporadas. Além das duas do Vasco citadas, outras seis terminaram em igualdade no placar.

Mesmo tendo no domingo a última e decisiva rodada do Campeonato Carioca, com clássico contra o Botafogo para buscar a classificação à semifinal, o técnico Fábio Carille relacionou o que tem de melhor à disposição para o duelo diante do time de Mato Grosso. Ainda há, porém, a expectativa do treinador poupar algumas de suas principais peças.

 

Provável escalação do Vasco

 

Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Lucas Freitas (Maurício Lemos), Lucas Piton; Jair, Tchê Tchê, Paulinho, Coutinho, Zuccarello; Vegetti.

A classificação é essencial não só do ponto de vista financeiro — garante mais de R$1,8 milhões de premiação — como também para tranquilizar o clima no CT Moacyr Barbosa. Depois de um bom começo no ano, o time principal do cruz-maltino vem de quatro partidas sem vencer, com duas derrotas e dois empates.


O Globo segunda, 17 de fevereiro de 2025

SUL-AMERICANO SUB 20: BRASIL É CAMPEÃO

Por AFP — Caracas

 

 
 

Brasil conquistou, nesse domingo, seu 13º título do Campeonato Sul-Americano Sub-20, após a derrota da Argentina por 3 a 2 para o Paraguai, somada à vitória anterior da Seleção de Ramon Menezes sobre o Chile por 3 a 0, na última rodada do torneio.

A Argentina precisava vencer o Paraguai por uma diferença de quatro gols ou mais no estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz, para tomar a coroa do Brasil no Sul-Americano da Venezuela-2025.

Luca Kmet aos 30 minutos, Tiago Caballero aos 47 e Diego León aos 82 assinaram os gols paraguaios. Maher Carrizo respondeu com dois gols para os argentinos, aos 52 e 66 minutos.

Nascido em Buenos Aires, Argentina, mas internacional pelo Paraguai, Kmet marcou com um forte chute que bateu no travessão antes de ultrapassar a linha do gol. Foi seu terceiro gol no torneio, o que tornou ainda mais difícil a tarefa do time comandado por Diego Placente. Caballero aumentou a vantagem ao marcar após o intervalo.

"Paraguay! Paraguay!", gritavam das arquibancadas os jogadores do Brasil, que já haviam feito sua parte anteriormente, ao vencer o Chile.

Embora Carrizo tenha descontado e igualado momentaneamente, o Paraguai soube resistir à desesperada pressão final da Argentina e não apenas segurou o empate, mas Diego León selou a vitória.

Os jogadores brasileiros gritavam "Olé!" a cada passe paraguaio, em meio à arquibancada principal, comemorando em grande estilo enquanto agitavam uma enorme bandeira do Brasil.

Brasil, Argentina, Colômbia e Paraguai garantiram os quatro lugares oferecidos por este evento para o Mundial Sub-20 deste ano, que será disputado no Chile, de 27 de setembro a 19 de outubro. A seleção chilena, por ser anfitriã, já tinha uma vaga garantida.


O Globo domingo, 16 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO 2 X 0 VASCO

 

 
 

No primeiro Clássico dos Milhões do ano, Flamengo e Vasco protagonizaram dois tempos distintos, mas o rubro-negro fez valer sua qualidade: venceu por 2 a 0 no Maracanã, carimbou a vaga nas semifinais do Campeonato Carioca e ficou muito perto de conquistar a Taça Guanabara. Bruno Henrique e Everton Cebolinha marcaram os gols da partida.

Com a vitória, o Flamengo chegou aos 20 pontos, a três do Volta Redonda, segundo colocado e único que pode tirar o título do rubro-negro. Enfrenta o Sampaio Corrêa neste domingo. Além de uma vitória de vantagem em relação ao Voltaço, o Fla tem 14 gols a mais no saldo.

Domínio rubro-negro no primeiro tempo

 

A pressão rubro-negra no primeiro tempo foi intensa. O Flamengo passou tanto tempo atuando no campo do Vasco que o mapa de calor cruz-maltino registrou a maior parte da atividade dentro da própria área. Nas várias jogadas criadas pelo time de Filipe Luís, Arrascaeta perdeu duas ótimas chances, uma chutando para fora e outra errando um desvio. O rubro-negro também teve boas chances em chute de Pulgar.

O gol, porém, saiu em cobrança de pênalti. O jovem Zuccarello, que voltou a ser titular, derrubou Plata em jogada dentro da área. Bruno Henrique bateu bem e marcou seu nono gol pelo Fla contra o Vasco, que virou sua maior vítima com a camisa do clube.

O Fla ainda poderia ir para o intervalo vencendo por 2 a 0. Varela cruzou e Léo Jardim, tentando desviar, acabou ajeitando para Plata. O gol acabou anulado por posição irregular do lateral uruguaio no início da jogada.

 

Vasco volta melhor, mas Fla amplia

 

Na segunda etapa, o Vasco equilibrou o jogo em termos táticos e de postura. O cruz-maltino passou a esticar menos bolas no ataque e arriscou saídas de bola mais ousadas. Como resultado, encontrou espaços na transição e assustou o rival.

Zuccarello evoluiu na partida e passou a levar perigo em chutes de de longe e na dobradinha com Puma Rodríguez, novidade da escalação. Numa dessas jogadas, o uruguaio encontrou Vegetti na melhor chance do Vasco no jogo, uma cabeçada que explodiu no travessão de Rossi.

A partida marcou também a estreia do zagueiro Mauricio Lemos. Substituiu Lucas Freitas, que vinha fazendo boa partida no lugar do lesionado Lucas Oliveira e acabou sentindo dores musculares.

Quando a partida, em clima mais lento, parecia definida, Everton Cebolinha marcou um golaço. No seu melhor estilo, levou da esquerda para o meio e bateu colocado no ângulo de Léo Jardim para selar a vitória e a ida às semifinais em grande estilo.


O Globo sábado, 15 de fevereiro de 2025

1960: QUANDO AS ESTRELS FICARAM VERMELHAS - LIVRO DE JOSÉ TRAJANO
Por 
Breno Angrisani
 — Rio de Janeiro

 

 
 

O título é o momento mais marcante para um time no futebol. E muitas das vezes, essas conquistas são tão memoráveis que acabam eternizadas por filmes, séries ou livros. É o caso do Campeonato Carioca de 1960, vencido pelo América, que virou roteiro para a obra chamada “1960: Quando as estrelas ficaram vermelhas”, de José Trajano.

José Trajano lança o livro no Rio de Janeiro neste sábado, a partir das 14h (de Brasília), na livraria Folha Seca, na Rua do Ouvidor, no Centro, e dará sessão de autógrafos. O lançamento em São Paulo foi no dia 31/01, na loja Retrôgol Arena, no Itaim Bibi.

— O ano de 1960 ficou muito marcado na minha vida. Eu tinha 13 anos. Foi quando o Rio de Janeiro deixou de ser capital. Brasília foi inaugurada. E o meu querido América foi campeão do primeiro campeonato do Estado da Guanabara. Foi um ano muito intenso — recorda Trajano ao GLOBO — Houve eleição presidencial, o Jânio foi eleito. Houve eleição no Rio para o novo Estado da Guanabara, Lacerda ganhou. Era o auge da Bossa Nova...

Capa do livro '1960: Quando as estrelas ficaram vermelhas' traz foto de José Trajano na infância — Foto: Divulgação
Capa do livro '1960: Quando as estrelas ficaram vermelhas' traz foto de José Trajano na infância — Foto: Divulgação

 

Esta, no entanto, foi a última vez que José Trajano comemorou um título do América na elite do futebol estadual do RJ. O que torna o enredo ainda mais especial. Liderado por Nilo e Antoninho, que terminaram o torneio com nove gols cada, o time rubro, que havia batido na trave nos anos anteriores, assumiu a ponta apenas na última rodada depois de uma vitória de virada em um confronto direto contra o Fluminense.

— Eu achei muito legal reviver esse tempo, porque a gente vive em tempos tão pesados, de tanto ódio, fake news... Eu pensei: ‘vou falar de um tempo em que eu fui feliz, onde eu era um menino adolescente tijucano que viu meu time ser campeão’ — completou o escritor.

Como cada detalhe importa, Trajano fez com que seu livro tivesse a cara — e a fala — dos anos 60. O jornalista aproveitou os textos de cada jogo com a terminologia usada naquela época e acrescentou expressões antigas para que a obra tivesse uma linguagem da época.

— O América tem sabor de infância, né? Uma infância gostosa como foi a minha, é um sabor muito gostoso. É difícil acompanhar o América (hoje), né? Por isso que eu torço mais pelo Arsenal hoje em dia, porque tem as mesmas cores e passa na televisão todo fim de semana — brincou.

 


O Globo sexta, 14 de fevereiro de 2025

MUNDIAL SUB-20 - BRASIL E ARGENTINA, JÁ CLASSIFICADOS, EMPATAM, EM 1X1

Por AFP — Caracas Leia mais em: https://www.opovo.com.br/agencia/jogada10/2025/02/14/brasil-empata-com-argentina-e-titulo-do-sul-americano-sub-20-fica-para-a-ultima-rodada.html ©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

 

 
 

Brasil e Argentina empataram nessa quinta-feira em 1 a 1 no hexagonal final do Campeonato Sul-Americano Sub-20 Venezuela-2025, resultado que deixa a definição do título entre as duas potências do futebol para o próximo domingo.

No domingo, último dia do torneio, o Brasil enfrenta o Chile e a Argentina enfrenta o Paraguai. 

Claudio 'El Diablito' Echeverri marcou pênalti aos 40 minutos para a equipe albiceleste, com um chute suave que surpreendeu o goleiro Felipe Longo. A pena máxima havia sido cometida por Breno Bidon sobre Julio Soler.

Embora a decisão do título continue pendente, as quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20 que este evento oferece estão nas mãos de Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia. O Chile, por sediar esse evento, que será realizado este ano, já estava classificado.

Mais cedo, na própria quinta-feira, os paraguaios venceram o Uruguai por 1 a 0, e os colombianos venceram o Chile por 3 a 1 para garantir a vaga. Brasileiros e argentinos já tinham vagas garantidas na data anterior.

Brasil e Argentina lideram a tabela da fase final com dez pontos cada, seguidos por Paraguai e Colômbia com seis pontos cada. Chile e Uruguai, por sua vez, têm um cada.

A geração juvenil anterior da Celeste havia sido campeã da Copa do Mundo Sub-20 de 2023.


O Globo quinta, 13 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO
Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

 
 

Dez dias após levar a melhor contra o rival e conquistar o título da Supercopa do Brasil, o Flamengo voltou a vencer o Botafogo. Dessa vez, por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Léo Ortiz, num jogo que terminou em muita confusão e briga, com troca de socos e empurrões no campo e no túnel que leva aos vestiários. O resultado colocou o rubro-negro na liderança do Campeonato Carioca, com 17 pontos. O Botafogo segue em sexto, com 12.

O clássico ficou marcado por cenas lamentáveis ao fim da partida. Alexander Barboza partiu para cima de Bruno Henrique, dando início a uma confusão. O zagueiro do Botafogo e Cleiton, do Flamengo, trocaram socos, e o alvinegro deixou o campo sangrando. Em meio ao tumulto, o árbitro Bruno Mota Correia mostrou cartões vermelhos para Barboza, Cleiton e Gerson, expulsões que só devem ser confirmadas com a súmula, que pode trazer mais punições.

A confusão não acabou no gramado. Os jogadores do Botafogo ficaram esperando pelos rubro-negros no túnel de acesso aos vestiários, recomeçando os empurrões.

— Todo jogo é o mesmo cara que desde o início começa. Pega fora da bola, arruma confusão dentro do próprio jogo, dá empurrão, dá soco depois da bola sair, e nunca é punido assim, ou é punido sempre depois dos 30, 40 minutos. Acho que para bom entendedor basta isso que eu falei já — disse Léo Ortiz.

O Botafogo reclamou ainda de uma cotovelada de De La Cruz em Matheus Martins, no primeiro tempo. O uruguaio foi punido com o cartão amarelo, enquanto os jogadores do alvinegro pediram o vermelho.

 

Legado para as equipes

 

Com a bola rolando, apesar do vencedor do clássico ter sido, com merecimento, novamente o Flamengo, a tônica da partida de ontem foi um pouco diferente da disputada em Belém, com maior equilíbrio. Com um time mais encorpado, principalmente no aspecto defensivo, o Botafogo adotou a postura de dar a bola para o Flamengo construir e, quando conseguia a roubada, tentar a ligação direta com Igor Jesus. Apesar da estratégia ter feito com que o time de Filipe Luís não conseguisse criar tantas chances de perigo como na final em Belém, fato é que ela também não se mostrou tão eficaz do ponto de vista ofensivo. Sozinho contra Léo Ortiz e Danilo, que formaram a dupla de zaga rubro-negra, o centroavante até deu trabalho e quase marcou na segunda etapa, em cabeçada após cruzamento de Cuiabano salva por Varela em cima da linha.

O Flamengo, por sua vez, voltou a demonstrar o mesmo problema que teve no clássico do último sábado, contra o Fluminense. Apesar controlar o jogo na maior parte dos 90 minutos, o rubro-negro não conseguiu furar a última linha de defesa do alvinegro. Ainda assim, a estratégia adotada pela equipe se mostrou promissora pela versatilidade: ora tentava envolver o Botafogo com triangulações no meio-campo, ora tentava vencer o bloqueio adversário com passes e lançamentos em profundidade.

Luiz Araújo recebeu em movimento da direita para o meio logo no primeiro minuto e achou Juninho nas costas da defesa do Botafogo. O atacante finalizou rasteiro, mas parou em John. Esse foi praticamente o único lance do camisa 23 na partida, já que foi substituído aos 10 minutos com dores na coxa direita.

A melhor chance do Flamengo na partida foi na linda jogada ensaiada em que Léo Ortiz marcou o gol do jogo. Após cobrança de falta na intermediária, Danilo fez movimentação inteligente e cabeceou para o zagueiro completa e dar a vitória ao rubro-negro.

O clássico mostrou mais uma vez a solidez tática do time de Filipe Luís. Já o Botafogo mostrou evolução em relação à dura derrota na final da Supercopa. Ainda que não tenha um treinador efetivo — Cláudio Caçapa foi anunciado como auxiliar permanente e novo interino, enquanto Carlos Leiria retornou para o time sub-20 — e um plano de jogo bem estabelecido, os principais nomes do time, como Alex Telles, Gregore, Marlon Freitas e Igor Jesus fizeram boa partida.


O Globo quarta, 12 de fevereiro de 2025

CORINTHIANS X SANTOS: ONDE ASSISTIR AO VIVO

Por O Globo

 

 
 

No primeiro clássico de Neymar desde o retorno ao futebol brasileiro, Corinthians e Santos se enfrentam, nesta quarta-feira, às 21h35, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

 

Qual é o horário de Corinthians x Santos?

 

Corinthians e Santos se enfrentam nesta quarta-feira (12), às 21h35 (de Brasília).

 

Onde assistir Corinthians x Santos

 

A partida entre Corinthians e Santos, pela nona rodada do Campeonato Paulista, contará com a transmissão da CazeTV (streaming), Record (TV aberta), R7, PlayPlus (streaming), Uol Play (streaming), Nosso Futebol (TV fechada) e Zapping TV (streaming).

 

Escalação do Corinthians

 

Provável escalação do Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, João Pedro Tchoca e Hugo; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.

 

Escalação do Santos

 

Provável escalação do Santos: Gabriel Brazão; Zé Ivaldo, João Basso e Luan Peres; Tomás Rincón, Diego Pituca, Léo Godoy e Neymar; Soteldo, Tiquinho Soares e Guilherme. Técnico: Pedro Caixinha.

 

Arbitragem de Corinthians x Santos

 

 

  • Árbitro: Edina Alves Batista
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
  • Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote
  • VAR: Adriano de Assis Miranda

O Globo terça, 11 de fevereiro de 2025

CHAMPIONS LEAGUE: REAL MADRID E MANCHESTER CITU COMEÇAL BRIGA POR VAGA NAS OITAVAS
Por 
André Zajdenweber

 

 
 

O novo formato da Champions League, com disputa em formato de liga e sem divisão de grupos, reservou um duelo com cara de final antecipada para os playoffs das oitavas de final, uma espécie de repescagem que reúne os classificados entre a 9ª e 24ª posições da primeira fase. Todos os holofotes estarão voltados para o confronto entre Manchester City e Real Madrid, que fazem o jogo de ida nesta terça-feira, às 17h (de Brasília, SBT e TNT transmitem), no Etihad Stadium.

 Será o quarto mata-mata seguido de Champions em que os dois gigantes se enfrentam — e o primeiro tão prematuro. Nos três anteriores, disputados a partir das quartas de final, o vencedor ficou com o título (o clube espanhol em 2022 e 2024, e o inglês em 2023).

Não era esperado que um deles tivesse tamanha chance de dar adeus à competição cedo assim, algo que não acontece há 11 temporadas. Afinal, são os dois únicos campeões das últimas três temporadas, com os mesmos treinadores e elencos semelhantes aos das conquistas. As trajetórias inversas durante a etapa inicial ajudam a explicar o “duelo precoce”.

Os ingleses chegam para a partida em momento de oscilação, algo raro na carreira de Pep Guardiola. A falta de regularidade pôde ser percebida na competição europeia. Depois de conquistar sete dos nove primeiros pontos em disputa, o City passou por uma sequência negativa de três derrotas e um empate. A vaga para os playoffs das oitavas só veio na última rodada, com a vitória de 3 a 1 sobre o Club Brugge, da Bélgica.

Para o correspondente da TNT Sports em Manchester, Fred Caldeira, os atuais tricampeões da Premier League podem se estabilizar na temporada, principalmente com as contratações recém concretizadas, como do atacante egípcio Marmoush e do zagueiro uzbeque Khusanov. No entanto, Caldeira acredita que este é um time bem diferente do que dominou o futebol mais competitivo do mundo nos últimos anos.

— Sinto menos força nesse City do que em temporadas anteriores. Acho que há alguns jogadores que já ganharam muito e talvez não estejam no ápice da própria motivação, o que não ajuda muito quem acabou de chegar ou chegou há menos tempo — disse.

 

Baixas na defesa

 

Todas as fichas dos torcedores do clube inglês podem estar depositadas na situação da linha defensiva do adversário, repleta de desfalques: Militão e Carvajal estão fora há algum tempo, e o Real perdeu recentemente Rüdiger, Alaba, e Lucas Vásquez.

— É um time que vive uma boa fase, está confiante e tem melhorado cada vez mais na forma como ataca e defende, tendo como destaque o quarteto formado por Bellingham, Rodrygo, Vinicius Jr e Mbappé. Pelo que a gente viu na temporada até aqui, o Real é o favorito no confronto. E se tudo acontecer dentro da atual normalidade, passa pelo Manchester City — aposta Gustavo Hoffman, correspondente da ESPN em Madrid.

Vivendo um contexto atípico como treinador, Guardiola reconheceu a instabilidade de seu time nesta temporada. Ele garantiu estar “calmo e otimista” para o duelo, além de demonstrar estar atento ao poderio ofensivo dos merengues.

— É impossível controlar esses quatro jogadores por 90 ou 180 minutos. Todos os quatro são excepcionais, sabemos disso. Precisamos reduzir suas participações. Eles têm habilidade e combinam bem, independentemente do adversário. Mas vamos tentar impor nosso jogo, sendo inteligentes para conseguir um bom resultado e levar para o Bernabéu — disse o técnico espanhol.


O Globo segunda, 10 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: COM PAYET DE TITULAR, VASCO PEGA SAMPAIO CORRÊS EM BUSCA DE REENCONRAR CAMINHO DA VITÓRIA
Por 
Lucas Ribeiro
 — Rio de Janeiro

 

 
 

Para seguir dependendo só de si rumo às semifinais do Campeonato Carioca, o Vasco não pode desperdiçar pontos diante do Sampaio Corrêa, hoje, às 20h, no Estádio Lourival Gomes de Almeida, em Saquerema-RJ, pela nona rodada do Estadual. Com 13 pontos em oito jogos, o time de Fábio Carille chegou a assumir a liderança no início da competição, mas perdeu de virada o clássico contra o Fluminense por 2 a 1, o que representou a segunda partida consecutiva sem vitória — empatou com o Volta Redonda em 2 a 2.

Com o desfalque de Philippe Coutinho, que será preservado por conta de um leve edema no músculo adutor da coxa esquerda, Dimitri Payet recebe mais uma oportunidade para fazer a diferença no meio-campo do cruz-maltino. O francês perdeu espaço com a chegada do brasileiro e virou reserva na posição, com entradas ao decorrer do jogo. O camisa 10 tem contrato até o fim de maio deste ano e analisa, junto ao seu estafe, uma proposta da diretoria para estender o vínculo até dezembro.

Após a negociação frustrada com o atacante Bruma, que estava apalavrado com o Vasco, mas escolheu de última hora o Benfica-POR, a carência em pontas no elenco segue com um problema de urgência para o restante da temporada. Recentemente, o presidente Pedrinho lamentou a reviravolta no caso, mas, ao mesmo tempo, afirmou que o cruz-maltino continua em busca de atacantes no mercado, sendo um deles o jogador do Palmeiras Rony.

Do outro lado, o Sampaio Corrêa ocupa a sexta colocação (12 pontos em oito partidas) ao conquistar duas vitórias seguidas sobre Madureira e Bangu. Com apenas um ponto a menos que o Vasco, o time de Saquarema pode chegar ao G-4 do Estadual se ganhar o confronto direto, o que complicaria as pretensões do cruz-maltino, que ainda tem os clássicos contra Flamengo e Botafogo nas últimas rodadas da fase classificatória do Estadual.


O Globo domingo, 09 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO 0 X 0 FLUMINENSE

 

 
 

Se na véspera do clássico o Flamengo confirmou a ausência de De La Cruz, no dia do jogo o clube também confirmou que Arrascaera não seria relacionado. Ambos por controle de carga.

Os dois estrangeiros treinaram pela manhã, neste sábado, mas ficaram de fora da partida por questões físicas. Mas não por lesão, e sim por precaução, de olho no restante da temporada 2025.

Antes de a bola rolar contra o Fluminense, Filipe Luís explicou a escolha:

— Arrascaeta vem de uma lesão séria no joelho. De la Cruz também é um jogador que temos ter um cuidado especial. O Carioca serve para dar minutagem para todos, mas eu não vou hipotecar a temporada. Eles, Luiz Araújo Cebolinha voltam de lesão. Por isso optei por dar esse descanso — o treinador, que foi questionado do motivo de os atletas não serem preservados contra a Portuguesa.

Por sua vez, De la Cruz sofre com um problema crônico no joelho direito, que depois de uma sobrecarga reage com uma inflamação. Por isso, é preciso dosar o número de jogos.

O planejamento do departamento médico é que os dois jogadores estejam nas melhores condições na reta final da temporada, quando nos últimos anos caíram de rendimento por questões físicas.


O Globo sábado, 08 de fevereiro de 2025

FLA-FLU VÊ RESCIMENTO DOS ESTRANGEIROS

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

 
 

Ainda que haja rivalidades mais acirradas, nenhum clássico do futebol brasileiro possui uma força simbólica como o Fla-Flu. A ponto do termo ter virado sinônimo de rixa ou polarização (principalmente política) e ser um dos nomes usados para se referir ao jogo também conhecido como totó ou pebolim. Mas este símbolo nacional ganhou um forte sotaque espanhol. Nos últimos anos, rubro-negros e tricolores investiram pesado na contratação de estrangeiros, que não apenas se tornaram uma parcela significativa dos elencos como ganharam protagonismo nas equipes e no próprio confronto. Como será mais uma vez no deste sábado, às 16h30, no Maracanã. 

O duelo pelo Campeonato Carioca pode ter até oito estrangeiros só entre os titulares. Se isso ocorrer, será o novo recorde do Fla-Flu, que já iniciou com sete gringos em duas ocasiões no ano passado. Isso sem contar aqueles que estarão no banco de reservas e poderão entrar durante a partida.

 

Os estrangeiros envolvidos no Fla-Flu deste sábado, pelo Carioca — Foto: Editoria de arte/O GLOBO
Os estrangeiros envolvidos no Fla-Flu deste sábado, pelo Carioca — Foto: Editoria de arte/O GLOBO

Entre titulares e suplentes utilizados, o Fla-Flu já teve nove estrangeiros em campo ao longo dos 90 minutos (não necessariamente ao mesmo tempo). Este recorde ocorreu na vitória do Flamengo por 2 a 0 pela Taça Guanabara de 2024. O confronto deste sábado envolve um total de 12 gringos relacionados, sendo cinco do lado rubro-negro e os outros sete pelo Fluminense.

A presença de estrangeiros no clássico já não é mais pontual. Há seis anos que ao menos um inicia a partida. A última sem gringos entre os titulares foi em março de 2019, na vitória do Flamengo por 3 a 2, pelo Carioca, que contou com a entrada do colombiano Uribe no 2º tempo. De lá para cá, foram 33 duelos.

Um Fla-Flu sem estrangeiros ao longo dos 90 minutos não ocorre desde outubro de 2016. O colombiano Cuéllar e o argentino Mancuello até estavam no banco rubro-negro, mas não entraram na vitória por 2 a 1, pelo Brasileiro.

Hoje, um cenário como este parece impensável. A entrada de atletas estrangeiros no futebol brasileiro ganhou força a partir de 2014, quando o limite em cada clube foi ampliado de três para cinco por partida. Nos últimos 11 anos,somente três vezes o Fla-Flu não contou com a entrada de ao menos um gringo.

Esta ampliação trouxe à tona uma demanda represada, e foi sendo atualizada desde então. Atualmente, cada equipe pode relacionar até nove por jogo.

No Flamengo, o Uruguai predomina. Quatro dos sete estrangeiros do elenco são do país. A legião gringa rubro-negra é completada com um da Argentina, um do Chile e um do Equador. Já no Fluminense, a distribuição é mais variada. Dos sete de fora do país, são três colombianos, dois argentinos e dois uruguaios.

No time de Mano Menezes, os dois principais jogadores do clube têm o espanhol como língua mãe: o colombiano Jhon Arias e o argentino Germán Cano. O primeiro foi o grande nome da equipe na temporada passada, sendo o líder em participações em gols (22). Agora, jogando mais centralizado, brilhou na vitória sobre o Vasco. Já o segundo, que se tornou ídolo pelos 84 gols nos dois primeiros anos, parece ter superado a má fase de 2024: já marcou quatro vezes em cinco partidas pelo Carioca-25.

O ataque tricolor ainda conta com o recém-chegado Agustín Canobbio. E o versátil Gabriel Fuentes deve ser o lateral-esquerdo no Maracanã.

No Flamengo, o protagonismo estrangeiro já fica evidente no fato da mítica camisa 10 ser vestida por De Arrascaeta. Jogador com mais títulos na história do clube (14), ao lado de Bruno Henrique, o uruguaio entrou para a galeria de ídolos rubro-negros e é reconhecidamente o cérebro da equipe. Como passou por uma artroscopia no fim do ano passado, vem sendo utilizado com cautela neste começo de ano. Mas, em sua primeira partida como titular (nos 5 a 0 sobre a Portuguesa, na última quarta), já mostrou que a leitura de jogo e o talento técnico seguem em dia.


O Globo sexta, 07 de fevereiro de 2025

MARCELO ANUNCIA APOSENTADORIA: RELEMBRE NÚMEROS, TÍTULOS E POLÊMICAS DE SUA CARREIRA

Por O Globo

 

 
 

O lateral-esquerdo Marcelo anunciou, nesta quinta-feira, a sua aposentadoria de futebol aos 36 anos. O ídolo do Fluminense e do Real Madrid é considerado um dos melhores jogadores de sua posição, além de ter tido uma carreira multicampeã, conquistando mais de 30 títulos durante os 20 anos atuando como profissional.

No total, o lateral-esquerdo conquistou 31 títulos, incluindo seis Campeonatos da Espanha, cinco Champions League, uma Libertadores e uma Copa das Confederações. A última conquista foi a Recopa Sul-Americana, com o Fluminense, no fim de fevereiro do ano passado, ao vencer a LDU por 2 a 1 no placar agregado.

Durante sua carreira, Marcelo jogou por Fluminense, Real Madrid e Olympiakos, da Grécia, além de passar 12 anos vestindo a camisa da seleção brasileira. Ao todo, segundo dados do Transfermarkt, o lateral marcou 58 gols e deu 112 assistências.

No entanto, a carreira de Marcelo também foi marcada por alguns problemas extra-campo, principalmente com o técnico Mano Menezes. O primeiro foi em 2011, quando o treinador e o lateral-esquerdo se desentenderam por conta de um suposto não comprometimento do atleta com a Seleção Brasileira.

Durante a Data-Fifa, Marcelo afirmou estar com dores nas costas após um treino e foi cortado da seleção. Uma semana depois, no entanto, o lateral já jogava pelo Real Madrid e foi alvo de críticas por parte do Mano Menezes.

Treze anos depois, Marcelo e Mano Menezes voltaram a se desentender. Agora no Fluminense. No empate em 2 a 2 entre Fluminense e Grêmio no Maracanã, o treinador se preparava para colocar o defensor na partida quando houve um aparente desentendimento entre os dois e Marcelo voltou ao banco de reservas. Dias depois o jogador rescindiu seu contrato com o clube carioca.

 

Os títulos de Marcelo

 

 

  • 2 Campeonatos Cariocas: 2005, 2023
  • 1 Libertadores: 2023
  • 1 Recopa Sul-Americana: 2024
  • 1 Copa das Confederações: 2013
  • 1 Superclássico das Américas: 2018
  • 5 Champions League: 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2021/22
  • 4 Mundiais de Clubes: 2014, 2016, 2017 e 2018
  • 6 Campeonatos Espanhóis: 2006/07, 2007/08, 2011/12, 2016/17, 2019/20 e 2021/22
  • 2 Copas do Rei: 2010/11 e 2013/14
  • 5 Supercopas da Espanha: 2008, 2012, 2017, 2020 e 2022
  • 3 Supercopas da Uefa: 2014, 2016 e 2017

O Globo quinta, 06 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: FLUMINENSE 2 X 1 VASCO

 

 
 

Não é novidade para quem acompanha este início de temporada do Vasco a dificuldade que o time passa com a ausência de atacantes de velocidade. Mas ontem, na derrota de virada por 2 a 1 para o Fluminense, o problema ficou escancarado. Com uma atuação abaixo do nível que vinha apresentando ao longo do Campeonato Carioca, justamente no primeiro clássico, a lacuna de opções tornou os 45 minutos finais da partida num martírio para o torcedor cruz-maltino.

A euforia do gol de Philippe Coutinho com apenas um minuto de jogo e 10 minutos iniciais de muita pressão no campo adversário logo passaram quando o Fluminense se ajustou pelo meio, passou a se defender e trocar passes com mais facilidade, além de abrir espaço para Arias criar. Ele e o jovem Riquelme Felipe levaram muito perigo à defesa vascaína, exposta como nunca neste início de temporada.

Os dois gols tricolores, um de bola parada (de Thiago Silva) e outro em chute que acabou desviado por Germán Cano mostraram a fragilidade da defesa em aliviar do perigo quando tem a bola em sua área. Mas a base da atuação ruim se deu no meio-campo. Hugo e Jair não "deram liga", Tchê Tchê parecia deslocado e o setor errava passe atrás de passe, perdia tempos de bola e via o Fluminense nem precisar de uma marcação muito intensa para ter a posse em boa parte do jogo. Payet, que entrou no lugar de Coutinho após o camisa 11 sentir lesão ainda no primeiro tempo, pouco apareceu na partida.

— Não sei se perdemos a confiança, mas sei que foi um jogo abaixo tanto coletivamente, e aí a responsabilidade é tanto minha, quanto tecnicamente também de alguns atletas — analisou Carille após partida.

Na segunda etapa, o técnico tentou voltar à estratégia habitual e lançou Alex Teixeira no lugar de Paulinho. Nada mudou. O meio e o ataque não conectavam e o cruz-maltino chegava sem velocidade ou qualquer chance de surpreender a bem postada defesa do Fluminense. Nas raras vezes em que Lucas Piton e Paulo Henrique recebiam a bola no ataque, paravam em marcação dobrada.

Quando o padrão não funciona, tenta-se o diferente. Mas na situação atual do elenco cruz-maltino, restou a Carille arriscar Puma Rodríguez como ponta direita e até o jovem Bruno Lopes no ataque. Naturalmente, não foram capazes de mudar os piores 45 minutos do Vasco nesta temporada. Situação que seguirá complexa enquanto o clube não conseguir reforçar seu elenco.

 


O Globo quarta, 05 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: VASCO E FLUMINENSE FAZEM CLÁSSICO

 

 
 

O segundo clássico do Campeonato Carioca traz o duelo entre dois dos principais centroavantes do futebol brasileiro e donos de marcas importantes entre os goleadores do campeonato. Enquanto Pablo Vegetti, artilheiro do torneio com cinco gols, comanda um início invicto do Vasco, Germán Cano, autor de três e um dos vice-artilheiros, tenta se reencontrar no clube, assim como o Fluminense como equipe. Os times se enfrentam no Mané Garrincha, em Brasília, às 21h30.

Nascidos em 1988, os argentinos chegam ao ano dos 37 — Cano já fez, em janeiro, e Vegetti completa em outubro — com morais distintas em seus clubes. O atacante cruz-maltino vem de temporada em que foi artilheiro da Copa do Brasil e geral do Vasco, com 23 gols. Recentemente, encaminhou uma renovação de contrato até o fim de 2026, com valorização financeira.

— Um jogador que é exemplo, já mostrou desde o primeiro dia, quando se apresentou, que é um exemplo. Que escuta, que trabalha, que se cobra bastante. E ele vai crescer juntamente com o grupo — disse Carille após a goleada por 4 a 1 sobre a Portuguesa.

O desafio do treinador tem sido adaptar o camisa 99 a um estilo de jogo que já é adaptado. Sem os jogadores de lado de campo, que a diretoria tem feito esforços para contratar, Vegetti tem dependido bastante do avanço dos laterais para receber oportunidades claras quando os adversários fecham a principal ligação ofensiva do time, entre o argentino e Philippe Coutinho. Companheiro ofensivo da dupla, Alex Teixeira vem sendo contestado.

 

Hora de recomeçar

 

Se em 2023 Germán Cano viveu a maior glória da carreira com a conquista da Libertadores, 2024 foi um ano para esquecer. O atacante foi castigado por lesões e terminou o ano com apenas sete gols marcados. Somadas as 42 oportunidades iniciando partidas e entrando como reserva, teve média de 66 minutos por jogo

Sem sequência no time titular por conta dos problemas físicos, Cano acabou perdendo espaço para o jovem Kauã Elias, que já vinha bem cotado das categorias de base tricolores e da seleção brasileira. A partir desta semana, a disputa pela vaga deve mudar, uma vez que o Fluminense acertou a venda de Kauã ao Shakhtar Donetsk-UCR. O jovem viajou ontem para assinar contrato e já está fora do clássico.

— Quando não temos esse jogador de tomada de decisão, a tendência é acelerar o jogo. Essas escolhas, quando são erradas, precipitadas, custam caro à equipe. Você perde a bola com muita facilidade. Você perde a confiança de jogar — analisou Mano após o empate em 1 a 1 com o Boavista.

Para o Fluminense, que não terá o lateral Samuel Xavier, com desconforto muscular na coxa direita, o segundo clássico do ano é vital nas chances de classificação, que podem ficar ainda menores em caso de mais um tropeço. Ainda sem o zagueiro Mauricio Lemos, que passa por condicionamento físico, o Vasco faz seu primeiro clássico na temporada.


O Globo terça, 04 de fevereiro de 2025

NEYAMAR APADRINHA JUNINHO, FILHO DE ROBINHO, NO SANTOS

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

 
 

"Teu pai cuidou de mim e eu cuidarei de você". Foi assim que Neymar Júnior respondeu à publicação do jovem Juninho, que vibrava com o anúncio do retorno do camisa 10 à Vila Belmiro. Filho do ex-astro do Santos Robinho, que hoje cumpre pena em Tremembé por um estupro cometido na Itália, Juninho exaltou o fato de o agora colega de equipe ter sido um dia fã do pai — e hoje ser seu ídolo.

Desde então, e principalmente nesta segunda-feira, quando treinaram juntos pela primeira vez, Neymar e Juninho têm trocado afagos nos bastidores do clube e nas redes sociais.

"Transcende o futebol. Histórias de Santos Futebol Clube", escreveu o time no Instagram, com uma foto da dupla no treino. Pelos stories, ambos compartilharam fotos em que Neymar implica com o "afilhado", dando um peteleco em sua orelha. Outra foto foi enquadrada num formato de coração.

Neymar brinca com Juninho durante treino no Santos — Foto: Instagram
Neymar brinca com Juninho durante treino no Santos — Foto: Instagram

Neymar "apadrinhou" o meia-atacante, considerado uma das joias da base do Peixe, como forma de retribuir o apoio recebido pelo pai na ascensão à elite do futebol, anos atrás. Com apenas 17 anos, o Juninho é filho de Robinho, o histórico atacante que foi companheiro do craque brasileiro nos primeiros tempos e uma de suas principais influências no futebol.

Um dos momentos mais marcantes desse primeiro treino foi justamente o encontro entre Neymar e Juninho. A imagem dos dois em campo despertou nostalgia e emoção nos fãs, que logo ressaltaram o paralelismo entre as duas gerações e o simbolismo desse reencontro.

Depois do treino, os dois posaram juntos para uma selfie.

Com uma cláusula de rescisão de impressionantes R$ 300 milhões (aproximadamente US$ 51 milhões), Neymar deverá ser seu “mentor”, assim como Robinho foi para ele há mais de uma década. E, obviamente, as comparações não demoraram a surgir, pois Juninho é um jogador de grande habilidade, com um estilo ousado e ofensivo, semelhante ao de Neymar. Apesar de ainda precisar se consolidar no time principal, sua presença ao lado do camisa 10 brasileiro gera expectativas sobre seu desenvolvimento.

Em seu primeiro treino de volta do Santos, Neymar trabalhou ao lado de seus reservas regulares, em uma sessão que incluiu exercícios físicos e trabalho com bola. Ele participou ativamente dos treinos de finalização e demonstrou grande disposição nos exercícios táticos. Além disso, em um vídeo produzido pela NR Sports, empresa responsável por gerir a imagem da carreira do ídolo, ele é visto descontraído, brincando com os companheiros, e ainda comenta que está acostumado a tomar mate, hábito que ele incorporou durante sua passagem pelo futebol europeu, quando dividiu times com Lionel Messi, Leandro Paredes e Ángel Di María.


O Globo segunda, 03 de fevereiro de 2025

SUPERCOPA DO BRASIL: FLAMENGO 3 X 1 BOTAFOGO
Por 
Rafael Oliveira
 — Rio de Janeiro

 

 
 

A paralisação do jogo por 1h12 devido ao dilúvio que criou diversos pontos de alagamento no gramado do Mangueirão, em Belém (PA), foi o que a Supercopa do Brasil ofereceu de mais inesperado. Com a bola rolando, não dá para dizer que a vitória folgada do Flamengo sobre o Botafogopor 3 a 1, surpreendeu. Pelo contrário. A disputa da primeira taça do ano refletiu as escolhas dos dois clubes em relação ao início de temporada. Afinal, só o rubro-negro entrou preparado para ser campeão. E assim o fez.

— A gente fica muito feliz de começar 2025 comemorando um título. O ano é muito promissor para a gente. E nós esperamos estar até o fim do ano comemorando mais conquistas com a nação — celebrou Bruno Henrique ao canal Sportv.

Bruno esteve longe de brilhar sozinho. O Flamengo foi campeão com grandes atuações de Wesley, que apareceu bem na frente e levou a melhor em quase todas as disputas atrás; de Plata, que se movimentou de forma inteligente e achou bons passes; e, ainda que com um pouco menos de destaque, também de Gerson, de Michael, de De la Cruz e de Rossi — não sob o travessão, mas por seus lançamentos que já iniciavam jogadas de perigo.

Com tantos destaques individuais, é natural que coletivamente o time também tenha ido bem. O Flamengo do técnico Filipe Luís impôs um ritmo intenso, dominou o meio, girou a bola dos dois lados e apresentou movimentações na entrada da área que deixaram os alvinegros confusos. Sem contar a marcação adiantada que dificultou a saída de bola do adversário e o levou a cometer erros decisivos.

A boa atuação, com fluidez e eficiência, foi a principal notícia para o torcedor do Flamengo. Mais do que a taça. Mostra que, até aqui, a preparação para a temporada foi acertada e gera uma perspectiva animadora para as próximas disputas.

Do outro lado, porém, ainda que a derrota possa ter sido dolorida para o torcedor, é importante ponderar que ela não traz grandes implicações para 2025. Se o resultado de ontem não surpreendeu foi justamente porque o Botafogo chegou a Belém com uma semana a menos de pré-temporada (o que, neste começo de ano, faz muita diferença) e ainda sem um treinador efetivo para a equipe principal.

Esse estágio inferior na preparação também se refletiu nas poucas jogadas trabalhadas pela equipe de Carlos Leiria. O Botafogo abusou dos lançamentos longos e das bolas levantadas na área. O estreante Artur ensaiou algumas jogadas pela direita, mas pecou na execução. Destaque do ano passado, Savarino teve atuação discreta. Já Matheus Martins levou a pior no duelo com Wesley. Igor Jesus, por fim, acabou pouco acionado e precisou voltar.

O gol de Patrick de Paula, já no fim do confronto, foi mais uma tentativa do time de dar uma resposta após sofrer o terceiro gol do que fruto de uma melhora. Ficou claro que vai ser preciso ter paciência com o Botafogo.

Ela só parece ter acabado mesmo com Lucas Halter, destaque negativo do domingo. O zagueiro cometeu o pênalti em Bruno Henrique que gerou o primeiro gol do atacante, aos 12; chegou atrasado no segundo dele, aos 19; e seu erro na saída de bola municiou Luiz Araújo, autor do terceiro do Fla, aos 37 da etapa final. Uma provável despedida decepcionante do defensor, que negocia com o Vitória.

Mais alarmante do que o desequilíbrio físico e tático é o dos elencos. Pelas poucas boas opções no banco, Leiria não tinha ferramentas para mudar o jogo e demorou a mexer.

— O tempo de preparação é muito importante. Teremos um próximo encontro no dia 12, e certamente vai diminuir essa distância — prometeu Leiria, referindo-se ao jogo pelo Carioca.


O Globo domingo, 02 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: VASCO 2 X 2 VOLTA REDONDA
Por 
Rafael Oliveira
 — Rio de Janeiro

 

 

 
 

O bom começo do time titular no Carioca gerou a expectativa de que, contra o Volta Redonda, o Vasco fosse continuar evoluindo. Mas o que se viu ontem, em Cariacica (ES), foi um passo atrás. Sem jogar bem, a equipe por pouco não perdeu sua invencibilidade, o que só não ocorreu graças a Vegetti. O argentino marcou duas vezes, a segunda já nos acréscimos, e garantiu o 2 a 2.

Os dois estão lado a lado no topo da tabela, com 13 pontos, mas o Voltaço tem mais vitórias. Ambos, porém, podem ser ultrapassados pelo Maricá, que tem 11 e ainda joga amanhã, contra o Madureira.

O resultado foi que, embora tenha sofrido poucas ameaças reais de gol, o Vasco demorou a incomodar. Na primeira etapa, foram apenas duas boas chances. E só uma em jogada construída: uma bola enfiada por Jair para Tchê Tchê e finalizada com perigo da entrada da área.

O segundo tempo levou mais emoção para o torcedor. Mas não porque o Vasco tenha melhorado. Na verdade, foi o Volta Redonda que ajeitou suas investidas e encontrou falhas na recomposição defensiva do adversário. Abriu o placar, aos 7 minutos, em gol contra de João Victor. Numa infelicidade ao tentar cortar, o zagueiro chutou em direção ao gol de Léo Jardim. Sorte que, logo em seguida, Paulinho foi derrubado na área. Pênalti que Vegetti converteu.

Aos 18, em nova falha defensiva do Vasco, o Voltaço ficou na frente mais uma vez. Oliveira tentou cortar a bola lançada para Bruno Santos, se enrolou e deixou o atacante cara a cara com Jardim. Com categoria, ele concluiu de forma a encobrir o goleiro.

Carille tentou mexer para deixar o Vasco menos exposto. Mas, na criação, o time continuou com problemas. Na base do abafa, apelou para os passes longos e muitas bolas lançadas na área. Até que, já aos 48, Vegetti mais uma vez apareceu. Aproveitou o escanteio cobrado por Piton e empatou de cabeça. O argentino se isolou na artilharia do Carioca, com cinco gols marcados.


O Globo sábado, 01 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: VASCO FAZ DUELO CONTRA O VOLTA REDONDA, VALENDO A LIDERENÇA

 

 
 

O vizinho Espírito Santo será o palco de jogo que vale a liderança do Campeonato Carioca. Com 12 pontos cada, Vasco e Volta Redonda se enfrentam hoje, às 16h30, no Kléber Andrade, em Cariacica (ES). Para o cruz-maltino, é a última partida antes de uma maratona de três clássicos quase consecutivos.

Na próxima rodada, o clube enfrenta o Fluminense. Depois, encara Sampaio Corrêa e Flamengo e encerra a primeira fase contra o Botafogo. Portanto, juntar pontos neste momento, já pensando em semifinais, é essencial.

Invicto no campeonato, o time de Fábio Carille tem feito bons jogos e aberto espaços para testes. A vitória sobre o Maricá durante a semana, por exemplo, teve time reserva e a estreia profissional do jovem meio-campista Lukas Zuccarello, destaque do Vasco na Copinha. Ele voltou a ser relacionado para a partida de hoje, e pode ganhar mais minutos em campo. Carille já afirmou que pretende dar esse espaço aos jovens.

Além da entrada de Zuccarelllo, a lista tem ausências importantes por opção do treinador: o volante Sforza e o atacante Jean David (que foi titular na última partida). Mauricio Lemos ainda faz trabalhos físicos antes de realizar sua estreia.


O Globo sexta, 31 de janeiro de 2025

NEYMAR: APRESENTAÇÃO - ONDE ASSISTIR À FESTA DO SANTOS

Por O Globo

 

 
 

A volta de Neymar ao Santos após quase 12 anos promete uma festa à altura do que o jogador representa para o futebol brasileiro. A apresentação do atacante será, nesta sexta-feira, na Vila Belmiro, com início às 16h.

Depois de chegar ao Brasil, o craque tem um compromisso comercial no Pacaembu e, em seguida, seguirá direto de helicóptero para Santos, onde será apresentado.

De acordo com a programação, o jogador assinará contrato na manhã desta sexta-feira, ao lado do presidente Marcelo Teixeira e de outros dirigentes. O evento, que contará com shows de Mano Brown e Projota, acontecerá exclusivamente na Vila Belmiro, ou seja, não haverá nada no Pacaembu.

Qual é o horário da apresentação do Neymar?

 

A festa de apresentação começará a partir de 16h (de Brasília), com uma série de shows preparados pela diretoria santista.

 

Onde assistir à apresentação de Neymar

 

A apresentação de Neymar terá trasmissão gratuita da Cazé TV no Youtube.


O Globo quinta, 30 de janeiro de 2025

CARIOCÃO 2025: VASCO 1 X 0 MARICÁ

 

 
 

Fábio Carille quer jogadores de lado no ataque do Vasco. Ontem, a vitória de 1 a 0 do cruz-maltino sobre o Maricá, em São Januário, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, mostrou por que há essa necessidade. Um belo gol do lateral-direito Paulo Henrique, que entrou no segundo tempo, decidiu a partida. Tudo no melhor estilo de um ponta: uma jogada partindo da direita, centralizada, tirando marcadores na velocidade e finalizando com o pé trocado, movimentação que o jogador gosta muito. O Vasco tem agora 12 pontos, com três vitórias e três empates.

O golaço, o segundo de Paulo Henrique neste Carioca, solucionou um jogo em que o Vasco vinha tendo dificuldades para chegar às redes. No segundo tempo, ainda com o placar zerado, até ia bem ao campo de defesa do Maricá, mas pecava na finalização. Payet, em duas ótimas oportunidades, chutou muito perto das traves do goleiro Dida. Até que o lateral entrou em ação. Paulo, que já havia marcado contra a Portuguesa em movimento parecido, comemorou a fase artilheira e a proximidade da chegada do filho Mateus:

Depois de dois jogos e duas vitórias com os titulares, o técnico Fábio Carille optou por poupar. Dos 11 que iniciaram contra Madureira e Portuguesa, só Vegetti e o goleiro Léo Jardim permaneceram.

As mudanças deram a oportunidade ao treinador de voltar a observar os meias Mateus Carvalho, Hugo Moura e Payet, que já vinham fazendo bons jogos quando eram acionados do banco. Aliados a Jean David e a Maxime Dominguez mais abertos, ajudaram o Vasco a dominar os 20 minutos iniciais da partida, nos quais o Maricá pouco tocava na bola.

O “Tsunami”, porém, seguia sua estratégia. Jogava com linhas baixas e esperava as poucas oportunidades que apareciam. Quando o ímpeto cruz-maltino diminuiu, passou a ter mais a bola, mas só levou perigo em chutes de longe.

 

Solução pela lateral

 

No segundo tempo, o Vasco retomou o controle da partida. Muito pela entrada de Tchê Tchê e, posteriormente, da dupla de laterais titular: Paulo Henrique e Lucas Piton, substituindo Puma e Victor Luis, ambos em noite tímida. Entre as substituições, vieram as boa chances de Payet. Uma emendando de primeira, rasteiro, um cruzamento de Hugo Moura; e outra aproveitando sobra de bola dentro da área, finalizando com categoria no canto.

Se o Vasco criava um pouco mais pelo meio, o gol de Paulo Henrique veio das até então menos efetivos lados do campo. Uma arma já forte desde a temporada passada, mas que tem tudo para ser uma solução, seja com os laterais ou com os pontas pedidos pelo treinador.

A partida marcou também a estreia do zagueiro Lucas Freitas, uma das contratações da temporada. Fez dupla de zaga com Souza. Outro que ganhou sua primeira oportunidade foi o meia Lukas Zuccarello, de 18 anos, destaque do Vasco na Copinha.


O Globo quarta, 29 de janeiro de 2025

CARIOCÃO 2025: BOTAFOGO X FLUMINENSE - ONDE ASSISTIR, HORÁRIO E PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Botafogo x Fluminense: onde assistir, horário e prováveis escalações
Por 
Redação O GLOBO

 

 
 

Com os mesmos seis pontos conquistados nas primeiras cinco rodadas do Campeonato Carioca, Botafogo e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira (29) às 19h30, no Estádio Nilton Santos. É a primeira vez que as equipes disputam o clássico após se tornarem campeãs da Libertadores, em 2023 no caso do time das Laranjeiras, enquanto o alvinegro é o atual campeão.

 Na sexta e oitava colocação da tabela do Carioca, respectivamente, Botafogo e Fluminense precisam encontrar o caminho das vitórias para não se complicarem na Taça Guanabara. O alvinegro segue sob o comando do interino Carlos Leiria até a chegada de um novo treinador, que precisará reformular a equipe para ajustar as novas chegadas — como de Artur, ex-Zenit, mas que não foi regularizado a tempo do clássico — com o restante do elenco principal após a saída de 15 jogadores.

 

Qual é o horário de Botafogo x Fluminense

 

Botafogo e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília).

 

Onde assistir Botafogo x Fluminense

 

O jogo entre Botafogo e Fluminense, pela quinta rodada do Campeonato Carioca, contará com a transmissão da SporTV (TV Fechada) e da Premiere (TV Fechada e Streaming).

 

  • Data: 29/01/2025
  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
  • Transmissão: SporTV e Premiere
  • Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, Luiz Cláudio Regazone e Thiago Filemon Soares Pinto; Philip Georg Bennett (VAR)

 

 

Escalação do Botafogo

 

Provável escalação: John; Vitinho, Lucas Halter, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Allan (Danilo Barbosa); Savarino, Igor Jesus e Matheus Martins. Técnico: Carlos Leiria

 

Escalação do Fluminense

 

Provável escalação: Fábio, Samuel, Ignácio (Thiago Silva), Thiago Santos e Fuentes; Bernal (Isaque), Martinelli e Hércules; Serna (Arias), Keno e Cano. Técnico: Mano Menezes


O Globo terça, 28 de janeiro de 2025

CRUZEIRO DEMITE TÉCNICO FERNANDO DINIZ

 

 
 

O Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira, a demissão do técnico Fernando Diniz. Ex-Grêmio, Renato Gaúcho aparece como o nome da vez para assumir o comando do time mineiro, segundo o site ge.

Com quatro vitórias, nove empates e sete derrotas em 20 jogos, Diniz deixa a Raposa junto ao auxiliar Eduardo Barros e o preparador físico Wagner Bertelli. O treinador chegou ao clube no final de setembro e já vinha sendo pressionado por resultados e atuações na temporada passada.

Sem vencer há duas rodadas no Campeonato Mineiro, ele virou alvo de revolta e insatisfação da torcida cruzeirense, o que aumentou a pressão sobre a diretoria já no início deste ano. Na pré-temporada nos Estados Unidos, o time empatou com São Paulo e Atlético-MG, em amistosos pela FC Series.

O ex-comandante da seleção brasileira entrou no lugar de Fernando Seabra no começo do segundo turno do Brasileiro do ano passado. A campanha rendeu apenas três vitórias em 15 jogos.

Em 2024, Diniz levou o Cruzeiro à final da Sul-Americana, mas amargou o vice ao perder para o Racing. Sem o título continental, a equipe ficou fora da Libertadores de 2025, já que terminou em nono lugar no campeonato nacional.

O contrato do treinador iria até o fim de dezembro deste ano. A Raposa foi um dos times que mais se movimentaram nesta janela de transferências, com reforços de peso como Gabigol, ex-Flamengo, e Dudu, ex-Palmeiras.


O Globo domingo, 26 de janeiro de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO 2 X 0 VOLTA REDONDA
Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

Mesmo que se trate apenas da primeira partida oficial da temporada dos titulares, é bem plausível dizer que o panorama da vitória do Flamengo contra o Volta Redonda por 2 a 0 é uma amostra do que o rubro-negro deve oferecer ao longo da temporada. Um futebol ofensivo, com a defesa postada em linha alta, um ataque móvel e com diversas formas de levar perigo ao gol adversária. Além de uma ótima parceria pelo lado direito com a dupla Gerson e Wesley, que já se destacou em 2024.

Montado num esquema em 4-3-3 e com um ataque que apostava na mobilidade e velocidade de Michael, Bruno Henrique e Gonzalo Plata, o Flamengo de Filipe Luís mandou na partida ao longo dos 90 minutos. Retrato disso é que, com 75% de posse de bola, a equipe somou 19 finalizações contra apenas três do Volta Redonda.

Dupla se destaca

 

Boa parte do forte volume ofensivo do Flamengo tem como justificativa as boas atuações da dupla Michael e Gonzalo Plata. Por mais que tenham status de reservas num elenco estrelado, os dois estrearam na temporada dando boas demonstrações de que serão peças importantes na rotatividade de Filipe Luís. Foram deles, aliás, os gols da vitória.

Na reta final da primeira etapa, depois de larga superioridade, Michael recebeu pelo meio na entrada da área e tentou acionar Plata, que atacava o espaço nas costas da defesa do Volta Redonda. Jean Drosny, goleiro do tricolor da cidade do aço, interceptou o passe e a bola ficou com o próprio Michael, que finalizou para abrir o placar. Depois, logo no primeiro minuto da etapa final, Plata aproveitou sobra de escanteio e acertou belo chute de fora da área. Um golaço para dar números finais ao jogo..

 

Estreia de Juninho

 

A vantagem e o baixo poderio ofensivo do Volta Redonda fizeram com que o Flamengo diminuísse o ímpeto no restante da segunda etapa. A exceção foram os lances que envolveram o uruguaio Arrascaeta. Submetido a um cronograma especial por ainda estar em fase de retomada da forma física após passar por uma artroscopia no joelho direito, o novo camisa 10 do rubro-negro esbanjou a classe de sempre e, com liberdade no meio, criou algumas chances de perigo.

Numa delas, inclusive, o estreante Juninho, que entrou por volta dos 15 minutos do segundo tempo, quase marcou o primeiro gol pelo clube. Arrascaeta recebeu passe na esquerda e, de trivela, achou o atacante ex-Qarabag na cara do gol, mas Juninho finalizou mal e a bola foi para a linha de fundo. Ainda assim, a estreia do camisa 23 foi positiva.

— Estou muito feliz e realizado. Tem toda uma emoção estrear com a camisa do Flamengo. Foram apenas quatro treinos, então estou entrosando aos poucos com os companheiros. Só tem jogador de qualidade no time — falou.

A vitória deixou o Flamengo parcialmente na terceira colocação do Carioca. Na próxima rodada, o time enfrenta o Sampaio Corrêa, quinta-feira, no primeiro jogo do ano no Maracanã.


O Globo sábado, 25 de janeiro de 2025

SUL-AMERICANO SUB 20: ARGENTINA 6 X 0 BRASIL

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

 

 
 

A estreia da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20 deixou um alerta gigante estampado. Jogando diante da Argentina, pelo grupo B, a equipe treinada por Ramon Menezes foi goleada pelo placar 6 a 0, em noite de sexta-feira para esquecer na Venezuela, que sedia o torneio.

Essa é a pior derrota brasileira na história do Sul-Americano de base, logo diante da maior rival. Aliás, jamais uma equipe do país havia perdido uma partida por mais de três gols de diferença desta competição.

A vergonha já era clara com dez minutos de jogo, quando os argentinos haviam aberto 3 a 0 no placar, com gols de Subiabre, Echeverri e Igor (contra). A defesa estava muito desorganizada e cedia chances com enorme facilidade. Além disso, o ataque se encontrava longe de esboçar reação.

Na volta do intervalo, mais três gols argentinos, com Ruberto, novamente Echeverri, e Hidalgo, que deu números finais à humilhante goleada aos 33 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, a seleção começa na lanterna do grupo B, já que a Bolívia perdeu para o Equador apenas por 2 a 1, o que dá vantagem no saldo de gols. Na próxima rodada, às 18h do domingo (26), o Brasil encara justamente a Bolívia. Ao final de cinco rodadas, os três melhores da chave, que também conta com a Colômbia, avançarão de fase.


O Globo sexta, 24 de janeiro de 2025

CARIOCÃO 2025: VASCO 2 X 0 MADUREIRTA
Por 
João Pedro Fragoso
 — Rio de Janeiro

 

 

Por se tratar da primeira partida oficial do time principal do Vasco em 2025, pode-se dizer que Fábio Carille e seus comandados iniciaram bem a temporada. Ainda que sem muito brilho ofensivo, a vitória de ontem por 2 a 0 contra o Madureira — a primeira do cruz-maltino no Campeonato Carioca —, na Arena da Amazônia, demonstrou um esboço do que o Vasco pode apresentar no ano: um futebol de posse de bola, triangulações e com o meio-campo como o principal setor da equipe.

A escalação inicial escolhida por Carille, com Jair, Tchê Tchê, Paulinho e Coutinho em um quarteto de meio-campistas, pode ser considerada ousada numa análise inicial, mas se justifica devido ao baixo poderio ofensivo do Madureira. Mesmo sem nenhum jogador com características mais defensivas no setor central, o cruz-maltino conseguiu ter o controle das ações. Em alguns momentos, o tricolor suburbano até levou perigo, mas muito mais pelo físico abaixo do ideal e a baixa concentração do Vasco, o que é natural para um começo de temporada.

Considerado titular absoluto no cruz-maltino, Paulinho vive fase de retomada na carreira depois da ruptura do ligamento cruzado do joelho direito que sofreu no Campeonato Carioca do ano passado e que o deixou fora de praticamente toda a temporada.

— Esse é um momento de muita alegria e muita gratidão. Foram dez meses de muita dificuldade. Foi o momento mais difícil da minha carreira, mas tive o apoio dos companheiros, familiares, fisioterapeutas. Até a galera da cozinha me ajudou de alguma forma. Dedico esse gol a todos eles — falou o meia.

Já no apagar das luzes, ainda deu tempo de Vegetti marcar pela primeira vez na temporada. Em contra-ataque puxado por Payet ainda no campo de defesa, o suíço Maxime Dominguez conduziu e tocou para Puma Rodríguez na lateral direita. Livre, o uruguaio cruzou na medida para o atacante argentino. Também sozinho, o camisa 99 só deslocou do goleiro Mota para dar números finais a partida.

 

Tchê Tchê estreia bem

 

Além dos autores dos gols, outro nome que brilhou na vitória do Vasco foi Tchê Tchê. Estreante no cruz-maltino depois de não ter o contrato com o Botafogo renovado por opção da direção alvinegra, o camisa 3 demonstrou o fôlego habitual e esteve bem presente tanto no campo defensivo quanto ofensivo. Além da assistência, Tchê Tchê foi figura constante na entrada da área do Madureira e demonstrou que pode seguir como titular da equipe ao longo da temporada.

Também em sua primeira partida pelo Vasco, Lucas Oliveira não foi muito acionado nos duelos contra os atacantes do Madureira. Além disso, como o tricolor suburbano adotou postura mais defensiva quando não teve a bola, o cruz-maltino teve liberdade para iniciar a construção ofensiva com os meias, sem necessitar tanto da utilização dos zagueiros.

O Vasco volta a campo no Carioca no domingo, contra a Portuguesa, em São Januário. No mesmo dia, o Madureira enfrenta o Fluminense no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.


O Globo quinta, 23 de janeiro de 2025

CARIOCÃO 2025: VOLTA REDONDA 2 X 1 BOTAFOGO
Por 
Redação O GLOBO

 

 
 

Em mais uma atuação decepcionante, o Botafogo "alternativo" foi superado pelo Volta Redonda por 2 a 1, nesta quarta-feira, em partida disputada no Nilton Santos, e válida pelo Campeonato Carioca. Com mais um resultado negativo, o alvinegro chegou à três, em quatro partidas disputadas no torneio. O aproveitamento de apenas 25% o deixa na nona posição da tabela, com um jogo a mais em relação à metade das equipes.

 Apesar de um primeiro tempo fraco tecnicamente, o placar passou por três mexidas. A equipe comandada por Carlos Leiria até foi levemente superior no período. No entanto, esbarrou na falta de eficiência à frente do gol, algo que o adversário se destacou positivamente.

Precisando buscar o placar, o Botafogo seguia perdendo chances. Mas contou com o brilho de Matheus Nascimento para chegar ao empate, apenas oito minutos depois. O atacante dominou dentro da área, limpou o marcador com a perna esquerda e bateu firme de direita para fazer um belo gol. Ele não marcava pelo profissional desde maio de 2023 — última vez havia sido contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro.

O alvinegro era melhor e parecia que poderia chegar à virada. O "balde de água fria" veio aos 33, quando o Volta Redonda soube aproveitar a oportunidade criada com o atacante Bruno Santos, que de cabeça completou o belo cruzamento Sanchez.

Mesmo com uma etapa final de menos emoções, os atuais campeões do Brasileiro e da Libertadores tiveram duas boas oportunidades de reverter o contexto desfavorável em campo. A primeira delas na expulsão de Cayo Tenório, que fez falta em Rafael Lobato como "último homem". E a segunda no pênalti desperdiçado por Patrick de Paula. O voltante escorregou e isolou a cobrança. Ele assumiu a responsabilidade do erro.

— Eu bato pênalti, minha característica é essa. Eu e Matheus Nascimento somos os batedores oficiais e o Matheus não estava no jogo. Tenho total responsabilidade do pênalti que eu bati, não queria perder, mas tive a fatalidade de escorregar. E como eu falei, já bati diversos pênaltis em decisões, concretizei o gol, mas infelizmente hoje não pude concretizar o gol — disse o volante.

Em situação delicada no Carioca, o alvinegro ainda terá que esperar mais uma rodada para ter sua equipe principal à disposição. O plantel das primeiras rodadas terá a última oportunidade de mostrar serviço e conquistar mais alguns pontos na competição, contra o Bangu, no domingo, às 18h, no estádio Nilton Santos.


O Globo quarta, 22 de janeiro de 2025

CARIOCÃO 2025: BANGU X FLAMENGO - HORÁRIO E ONDE ASSISTIR

 

 
 

O Flamengo encara o Bangu nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, no Estádio Castelão de São Luís, no Maranhão, a partir das 19h (de Brasília). A partida é válida pela quarta rodada do Campeonato Carioca de 2025. Empatadas com um ponto, ambas as equipes entram em campo na busca pela primeira vitória na competição.

Ainda sem o seu time principal, que segue na pré-temporada nos Estados Unidos, esta é a segunda vez seguida do Flamengo em São Luís, no Maranhão. O último foi a derrota sofrida para o Nova Iguaçu, no último domingo, 19 de janeiro.

Qual é o horário de Bangu x Flamengo

 

Bangu e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (22), às 19h (de Brasília).

 

Onde assistir Bangu x Flamengo

 

O jogo entre Bangu e Flamengo, pela quarta rodada do Campeonato Carioca, contará com a transmissão da Sportv (TV Fechada) e da Premiere (TV Fechada e Streaming).

 

  • Data: 22/01/2025
  • Horário: 19h (de Brasília)
  • Local: Estádio Castelão de São Luís, no Maranhão
  • Onde Assistir: Sportv e Premiere

 

 

Provável escalação do Bangu

 

Provável escalação: Victor Brasil, Kevem, Yuri Garcia, Vitinho; André Castro, Moretti, Raphael Augusto, Lucas Nathan; Macário e Rafael Carioca.

 

Escalação do Flamengo

 

Provável escalação: Dyogo Alves; Daniel Sales, Pablo, Da Mata e Zé Welinton; Rayan Lucas, Fabiano e Lorran; Guilherme, Thiaguinho e Carlinhos.


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros