Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Saúde e Qualidade de Vida terça, 03 de dezembro de 2024

AROMOTERAPIA (POSTAGEM DO LEITOR MARDELO BOERO)

Como incorporar os benefícios da Aromaterapia nas festas de fim de ano

Ciência por trás dos aromas podem trazer bem-estar e harmonia às celebrações

As festas de fim de ano são momentos de confraternização, mas também podem gerar estresse devido à organização e às expectativas sociais. A aromaterapia, prática que utiliza óleos essenciais para promover bem-estar físico e emocional, desponta como uma aliada poderosa para criar um ambiente mais harmonioso. Estudos realizados pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, apontam que óleos como lavanda e bergamota têm propriedades relaxantes comprovadas, sendo capazes de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Incorporar esses aromas no ambiente das festas pode ajudar os anfitriões e convidados a se sentirem mais calmos e acolhidos.

Para a aromaterapeuta e perfumista Daiana Petry, uma das formas mais simples de utilizar a aromaterapia durante as festividades é através de difusores de ambiente. “Esses aparelhos liberam os óleos essenciais no ar, preenchendo o espaço com fragrâncias agradáveis que podem impactar positivamente o humor. No Brasil, a Universidade Federal de Santa Catarina realizou um estudo em 2021 que reforça a eficácia do óleo essencial de laranja doce na indução de um estado de relaxamento, sem causar sonolência. Utilizar este aroma em salas de jantar ou de estar pode contribuir para uma atmosfera festiva mais leve e receptiva”, completa Daiana, que é dona da Harmonie Aromaterapia, empresa com mais de 15 anos de atuação no mercado. 

A especialista reuniu algumas dicas para que o momento de confraternização dos familiares seja ainda mais prazeroso:

Laranja-doce é conhecido por sua capacidade de revitalizar e melhorar o humor. O que o torna ideal para quando desejamos proporcionar um clima de alegria e descontração para o ambiente familiar.

Lemongrass é o óleo essencial que reduz a irritabilidade, a impaciência e o estresse. Seu aroma lembra "chazinho de vó" e é perfeito para quem deseja incentivar a união da família.

No conhecimento popular, o louro é uma planta bastante associada à prosperidade. Seu óleo essencial aumenta a disposição, promove clareza de pensamentos, foco e a memória. É uma ótima escolha para quem deseja manter o foco nas suas metas, sonhos e objetivos.

Mirra é o óleo essencial que promove introspecção, incentiva a meditação, favorece reflexão sobre nossas escolhas e atitudes. Mirra é perfeito para quem deseja melhorar a fé em si mesmo.

Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. O livro ainda ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural.

O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.

 

Sobre a especialista:

Daiana Petry (@harmoniearomaterapia) é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Fundadora da Harmonie Aromaterapia. Professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa Daiana Petry.

 

Para mais informações e pedidos de entrevista:

Marcelo Boero

(11) 99603 2034

marcelo@aspasevirgulas.com.br



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



 

Marcelo Boero
(11) 99603-2034
aspasevirgulas.com.br

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros