Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 16 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: CEARÁ 2 X 1 VASCO

 

O Vasco poderia até ter dormido líder do Brasileirão ontem, após o duelo diante do Ceará no Castelão. Mas a noite foi de cabeça quente para jogadores e torcedores. Com dois gols de Pedro Raul, ex-atacante cruz-maltino, o Vozão venceu por 2 a 1 e frustrou os esforços de um Vasco que começou muito mal, mas melhorou na segunda etapa. Vegetti diminuiu para os comandados de Fábio Carille.

Já sem Mauricio Lemos por fratura na costela, o cruz-maltino poupou Philippe Coutinho e não pôde contar com o titular Tchê Tchê e o reserva Puma Rodríguez, liberados, respectivamente, para tratar de questões pessoais e para acompanhar o nascimento do filho. Entraram Payet e Paulinho no onze inicial. O que se viu, de início, foi um Vasco desorganizado e desatento no Castelão — algo que o Ceará aproveitou bem.

A “lei do ex” deu as caras em erro técnico. João Victor afastou mal de cabeça, em direção ao campo defensivo cruz-maltino, e viu Mugni tomar a bola e acionar Pedro Raul para balançar as redes. O gol transformou o cenário da partida, até então com poucas chances para ambos os lados, e aumentou a conta de falhas defensivas que têm comprometido a competitividade do cruz-maltino nesta temporada.

Com dificuldades também com o gramado, o Vasco não conseguiu dar sinais de reação até o intervalo.

 

Melhora no segundo tempo

 

No segundo tempo, as alterações de Carille (entraram Rayan, Adson e Jair) fizeram efeito. O Vasco passou a ganhar mais território no campo do Ceará, que se segurou com a vantagem. No lance de mais perigo, Rayan ganhou na corrida de Fabiano Souza e cruzou para Payet. O francês tentou carregar a bola e acabou perdendo-a em uma dividida com Dieguinho.

Payet, substituto natural de Coutinho, virou preocupação pouco depois. Com dores no joelho direito desde o lance com Rayan, não aguentou e desabou após cobrar escanteio. Deu lugar a Alex Teixeira e agora vira dúvida na reta final de seu contrato com o clube, que se encerra no mês que vem.

A mexida não diminuiu o ímpeto cruz-maltino, ainda que mais na vontade do que na organização. Rayan testou o goleiro Fernando Miguel, também ex-Vasco, que substituiu o lesionado Bruno Ferreira, em dois bons chutes de longe. Depois, Piton teve ótima chance em cruzamento de Paulo Henrique, mas mandou por cima do gol.

Na base do abafa, o Vasco tentou salvar a partida já nos acréscimos. Até conseguiu diminuir com Vegetti, que agora divide a artilharia do Brasileiro com Pedro Raul — quatro gols cada um. Mas não teve sucesso na busca pelo empate.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros