Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 17 de abril de 2025

BRASILEIRÃO 2025: FLUMINENSE 2 X 0 CORINTHIANS
Por 
André Zajdenweber

 

Fluminense superou o Corinthians por 2 a 0 na última quarta-feira, na Neo Química Arena, e pulou para terceira posição do Campeonato Brasileiro. O tricolor chegou à quarta vitória consecutiva sob comando de Renato Gaúcho, que continua com 100% de aproveitamento desde o retorno. Se ainda não teve o tempo necessário para colocar suas ideias em prática, o treinador vem conseguindo dar confiança aos jogadores, que tem sido fundamental.

O aspecto mental trazido por Renato pode ser claramente percebido durante este "início perfeito" de trabalho. Não à toa, todas as três vitórias no Brasileiro tiveram dedo de nomes criticados pela torcida. Martinelli decidiu contra o Bragantino, Samuel Xavier contra o Santos e Renê contra o Corinthians. O técnico comentou sobre essa injeção de ânimo que tem dado aos seus comandados:

Mesmo sem encantar, o tricolor se mostrou mais uma vez um time seguro do que deveria fazer em campo. Afinal, enfrentar o Corinthians fora de casa nunca é fácil. A primeira etapa foi de poucas emoções, com apenas um lance de perigo da equipe paulista, em bela finalização defendida por Fábio. Após concluir a primeira metade da missão estabelecida, de segurar o ímpeto do adversário, era o momento de mostrar as credenciais em campo.

Na volta do intervalo, o Fluminense foi tomando o controle do jogo bem aos poucos. Mas o gol ainda não parecia estar maduro. É nessas horas que o fator individual precisa aparecer. E ele chegou com um "herói improvável". O lateral-esquerdo Renê, que já vinha fazendo uma boa partida, aproveitou a sobra e, de primeira, e com a perna ruim (direita), acertou um chute de raríssima felicidade no ângulo de Donelli.

O camisa 6 assumiu a titularidade porque o então dono da vaga, Gabriel Fuentes, sofreu uma lesão de grau 2 na coxa direita. Longe de ser um queridinho dos tricolores, recebeu a confiança de Renato Gaúcho, que já havia o treinado no Flamengo. E nesta quarta-feira voltou a balançar as redes após mais de um ano — última vez havia sido em março de 2024. Este foi o seu primeiro gol com a camisa do tricolor.

A vantagem trouxe tranquilidade ao Fluminense. O Corinthians tinha muita dificuldade para transformar a posse de bola em oportunidades de gol, e abria o campo para os contra-ataques. A partida, que já parecia controlada, foi resolvida após bobeira de José Martínez: o volante chegou atrasado e cometeu pênalti em Serna, que foi marcado após análise do VAR. Arias foi para a cobrança e não desperdiçou.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros