Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 22 de abril de 2025

CARAVANA DE HISTÓRIAS (POSTAGEM DA LEITRA BÁRBARA DE ALENCAR)

Olá, Raimundo. Boa tarde!

Até o dia 6 de maio, a Caravana de Histórias realiza uma jornada lúdica por 16 Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI) de Samambaia.

A iniciativa une literatura, brincadeiras e a arte de contar histórias ? uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil.

Nesta terça-feira (22/04), o projeto tem uma parada especial no CEPI Paineira, onde recebe a participação especial da youtuber Juçara Batichoti, do renomado canal Varal de Histórias.

É possível uma pauta?

Atenciosamente,
Bárbara de Alencar
(61) 98343-7369

Caravana de Histórias leva encanto e criatividade a CEPIs do Distrito Federal

Projeto pretende despertar a imaginação infantil e o amor pela leitura

Fotos e release para download: https://drive.google.com/drive/folders/1XWNBfCBZmarluREM8wKNkhTpUtEVNS90?usp=sharing 

"Era uma vez um projeto mágico que transformava livros em asas e histórias em sorrisos..." Até o dia 6 de maio, a Caravana de Histórias realiza uma jornada lúdica por 16 Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI) de Samambaia. A iniciativa une literatura, brincadeiras e a arte de contar histórias — uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil. Nesta terça-feira (22/04), o projeto tem uma parada especial no CEPI Paineira, onde recebe a participação especial da youtuber Juçara Batichoti, do renomado canal Varal de Histórias.

A literatura infantil tem o poder de abrir portas para universos mágicos e repletos de aprendizado. Para reforçar o papel transformador da leitura e do brincar na infância, a Caravana de Histórias vai atender entre 80 e 150 crianças com idade entre 0 e 5 anos, em cada instituição.

Idealizada por William Reis, membro da Associação Amigos da História, a Caravana também traz a participação de contadores consagrados no DF, como Maristela Papa, Brinqueação com Gilberto e Leila, Magamerlinda e Mônica Papa. Cada artista traz seu talento único para criar momentos inesquecíveis de interação, aprendizado e muita alegria.

De acordo com Reis, que foi um dos principais articuladores da Lei que criou a Semana Distrital do Contador de Histórias em Brasília, celebrada em julho, a proposta do projeto é tornar o contato com os livros em uma experiência mágica e transformadora.

“Cada história contada é uma semente plantada: vira autoestima, vocabulário e até um novo jeito de enxergar o mundo. Quando uma criança mergulha em um conto, ela exercita sua criatividade e, acima de tudo, sente que faz parte de um universo de possibilidades infinitas. É esse encantamento que queremos proporcionar com a Caravana de Histórias”, explica Reis.

O projeto Caravana de Histórias é realizado pelo Instituto Latinoamerica, em parceria com o Ministério da Cultura, com produção da DeuCerto Produtora e apoio da Associação Amigos da História.

SERVIÇO
Caravana de Histórias
Quando: até 6 de maio. Apresentações pela manhã e à tarde
Onde: Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI) de Samambaia
Público: crianças com idade entre 0 a 5 anos


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros