Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 26 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO 2022: RODRYGO VIRA APOSTA DE TITE

Com poder de emular Neymar, Rodrygo vira aposta de Tite

Entenda por que Rodrygo vai virar trunfo na montagem do quebra-cabeça da Seleção sem o camisa 10. Filho de Tite e teste rápido contra a Tunísia amparam alternativa de reinvenção

MP
Marcos Paulo Lima - Enviado especial
postado em 26/11/2022 03:50
 
 (crédito:  Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Doha — Uma declaração recente de Matheus Bachi, filho de Tite, e um teste discreto contra a Tunísia no último amistoso antes da Copa, pode ser um forte indício de que a comissão técnica trabalha com a possibilidade de entregar ao curinga Rodrygo o papel de Neymar. Fora da primeira fase após sofrer uma entorse no tornozelo direito, de acordo com o exame realizado ontem na badalada clínica Aspetar, uma das melhores do mundo especializadas em ortopedia, o camisa 10 precisa de alguém capaz de emulá-lo contra a Suíça, na segunda-feira, e Camarões, em 2 de dezembro. Enquanto isso, o departamento médico da Seleção, liderado por Rodrigo Lasmar espera recuperar Neymar a tempo de colocá-lo em campo nas oitavas de final contra Portugal, Uruguai, Coreia do Sul ou Gana, se o Brasil confirmar a classificação para as oitavas de final.

"A gente tem visto ele jogando de falso 9, jogando de 10, jogando 'de Neymar' no Real Madrid, tendo a capacidade de jogar do lado esquerdo e lado direito", revelou Bachi. Fred é o favorito para entrar na Seleção no lugar de Neymar, deslocando Lucas Paquetá da posição de volante para meia, mas o poder de influência do filho pode fazer o pai mudar de ideia. "Ele é um curinga, mas um curinga que faz muito bem todas essas funções", completou antes do fechamento da lista dos 26 nomes.

Matheus Bachi não é o único cabo eleitoral de Rodrygo. Amigo pessoal de Tite, Carlo Ancelotti exaltou, mais de uma vez, o potencial de Rodrygo e pode fazer mais um zumbido ao pé do ouvido do treinador. O jogador de 21 anos entrou no lugar do meia Toni Kroos na épica virada contra o Manchester City na semifinal da Liga dos Campeões da Europa e fez os dois gols da classificação.

"Ele pode jogar na ponta direita, ou também pelo lado esquerdo para substituir o Vinícius Júnior. Em algumas partidas, posso colocá-lo ao lado do Karim Benzema, ou até mesmo no lugar do próprio Benzema. Ele é um atacante completo e isso pode ser muito produtivo para ele", elogiou o comandante italiano em entrevista recente sobre um de seus xodós no Real Madrid.

Tite testou Rodrygo como meia na goleada por 5 x 1 contra a Tunísia ao colocá-lo no lugar de Fred e falou sobre o experimento. "Essa posição eu ainda não tinha jogado. Foi novo para mim, mas o professor Tite enxerga muitas posições para a gente desempenhar. Acho que pude corresponder bem no pouco tempo que tive", disse depois do jogo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros