RIO - Suspensa desde 3 de janeiro, a temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022 será retomada em 5 de março. Até 18 de abril, os quatro navios restantes no litoral (um a menos que no começo) farão mais 19 viagens, algumas delas com roteiros adaptados e até mesmo reduzidos.
A data foi confirmada na última quarta-feira pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil), dias após o Ministério da Saúde autorizar o retorno da atividade. A retomada acontecerá dois meses e dois dias após a suspensão da navegação no início do ano, quando a variante Ômicron provocou uma explosão de novos casos de Covid-19. Naquela ocasião, foram detectados surtos da doença em todos os transatlânticos que navegavam pelo litoral brasileiro.
As duas armadoras que fazem navegação de cabotagem pelo litoral brasileiro precisaram fazer adaptações em sua programação. A mudança mais radical acontece com a Costa Cruzeiros, que não terá o navio Costa Fascinosa para o resto da temporada. A operação será concentrada no Costa Diadema, que entre 14 de março e 18 de abril fará viagens de três, quatro e sete noites, com embarques em Rio de Janeiro, Santos e Itajaí, em Santa Catarina.
Com um navio a menos, a companhia optou por concentrar seus roteiros nas regiões Sul e Sudeste, com paradas em Itajaí, Rio, Búzios e Ilhabela substituindo as escalas em Salvador e Ilhéus, que antes faziam parte dos roteiros do Diadema.
Os passageiros que já tinham pacotes comprados para o Costa Fascinosa poderão embarcar sem custos adicionais no Costa Diadema, inclusive para a travessia de volta à Itália, em 18 de abril. Quem preferir esperar pela próxima temporada receberá o valor já pago em forma de créditos para cruzeiros futuros. A companhia garante ainda que também devolverá o dinheiro aos clientes que não quiserem mais navegar.

A MSC Cruzeiros por sua vez manterá os três navios que vieram para a temporada brasileira, mas também fez alterações em sua programação. Em 5 de março, MSC Seaside, que está fazendo a sua primeira temporada no Brasil, partirá de Santos para uma viagem de sete noites. Em 6 de março, saindo do Rio, o MSC Preziosa partirá para um minicruzeiro de três noites pelo litoral do Sudeste. No mesmo dia o MSC Splendida partirá de de Santos para um cruzeiro de sete noites.
Além dessas três saídas, a companhia vai acrescentar quatro minicruzeiros com valores promocionais a bordo do MSC Preziosa, saindo do porto de Santos. O roteiro que começa em 11 de março terá quatro noites e visitará Ilha Grande e Búzios, no litoral fluminense. Já nos dias 18, 25 e 31 de março ele fará cruzeiros de três noites parando apenas Ilha Grande.