
Começa hoje um dos eventos mais aguardados da capital. Com a expectativa de atrair milhares de visitantes, a tradicional Festa da Goiaba movimenta Brazlândia não apenas como um evento cultural, mas também como uma importante vitrine para a agricultura familiar do Distrito Federal. Produtores locais estão a todo vapor com os preparativos para garantir frutas de qualidade, além de derivados que valorizam a identidade gastronômica local.
Entre os produtores, a expectativa é extremamente alta. Em época de pico de safra, o objetivo é escoar o máximo da produção. Entretanto, para Angélica Fukushi, 28 anos, que vai à feira vender os produtos do cunhado, Márcio Yamagata, 41, outra meta não fica de lado: levar os melhores e mais saborosos produtos derivados da goiaba aos moradores do quadradinho. "Essa é uma oportunidade tanto para o produtor quanto para o público, que encontra um produto fresco, de qualidade e num valor justo", afirma.

O tom para este ano é de otimismo, principalmente porque, ao contrário do ano passado, o clima não tem sido um obstáculo. "Se a chuva não pegar a gente, acredito que o movimento possa aumentar em até 50%, principalmente por causa dos shows, que atraem bastante público", comenta. Este ano, além da goiaba in natura, ela levará novos produtos derivados, como a goiabada cascão e a geleia. "Estamos começando agora com esses produtos além da fruta. A feira é um momento ideal para testar novidades", diz.
O evento, que acontece anualmente, destaca a importância econômica da goiaba para Brazlândia, um dos principais polos de produção da fruta no DF. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em 2024, a produção de goiaba no Distrito Federal alcançou 7.060 toneladas. A área de produção no período foi de 434 hectares, com crescimento de 5% em relação ao ano anterior, quando a área era de 412 hectares.
Força das frutas
José Lins Yamagata, presidente da Associação Rural e Cultural de Agricultores de Goiaba (Arcag) e produtor da fruta há 15 anos, destaca a relevância do evento para a economia local. "O número de produtores de goiaba aumentou bastante. A ideia do evento é incentivar a venda no período de pico da produção", explica. Ele espera um público de cerca de 300 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento, um aumento significativo em relação ao ano passado, quando a chuva impactou a visitação. "Ano passado foi um pouquinho abaixo, cerca de 150 a 200 mil visitantes, mas agora o tempo está mais favorável, e esperamos mais gente", afirma.
Para Yamagata, a festa tem um impacto positivo na economia de Brazlândia. "Ajuda a movimentar o comércio, atrai visitantes de todo o DF e até de fora, além de fortalecer os produtores locais", explica. Segundo ele, a seleção dos expositores é feita pela Emater, priorizando aqueles que participam desde as primeiras edições. "No início, eram poucos produtores interessados, mas hoje a demanda é maior que o número de estandes disponíveis", diz. Segundo a Emater, a região administrativa, que inclui o Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, representa 96% da área e da produção do fruto no DF.