Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 04 de abril de 2025

FLUMINENSE ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE RENATO GAÚCHO COMO NOVO TÉCNICO

Por O Globo

 

 
 
 

O anúncio do Fluminense foi ao som de "oba, oba, oba, Renato chegou", um funk criado pelos companheiros de time, Cadu e Márcio Costa, em 1995, que caiu nas graças da torcida tricolor.

Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, passou a negociar com Renato Gaúcho logo após a recusa do técnico argentino Gabriel Milito, que alegou questões familiares e não aceitou a proposta tricolor. A negociação com o ex-comandante do Grêmio caminhou rapidamente para um desfecho positivo.

Fluminense e Renato resolveram rápido a questão salarial, que era um impasse para o anúncio oficial acontecer. A pedida do treinador era na casa de R$ 1,5 milhão por mês e o time carioca teve que esticar a corda para fechar a contratação. Após a reunião desta quinta-feira, o acordo foi selado.

A tendência é que Renato Gaúcho já comande o time contra o Bragantino, no próximo domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O interino Marcão estava comandando as atividades do Fluminense desde a demissão de Mano e, inclusive, esteve na beira do campo na vitória sobre o Once Caldas, pela Sul-Americana.

 

ÍDOLO COM GOL DE BARRIGA EM 1995

 

Ídolo da torcida, Renato Gaúcho volta ao clube 30 anos depois do icônico "gol de barriga" que rendeu o título do Campeonato Carioca de 1997 para o Fluminense sobre o Flamengo no ano do centenário do arquirrival.

Renato Gaúcho comemora o gol de barriga que deu o título carioca ao Fluminense sobre o Flamengo em 1995 — Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo
Renato Gaúcho comemora o gol de barriga que deu o título carioca ao Fluminense sobre o Flamengo em 1995 — Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo

 

SÉTIMA PASSAGEM DE RENATO GAÚCHO PELO FLUMINENSE

 

Esta será a sétima vez de Renato Gaúcho no comando do Fluminense. A mais vitoriosa dela foi entre 2007 e 2008, quando conquistou o título da Copa do Brasil de 2007 e também foi vice-campeão da Libertadores em 2008.

A primeira passagem de Renato Gaúcho como técnico do Fluminense foi em 1996, quando ainda era atleta e acumulou as duas funções. O treinador também comandou o clube de 2002 a 2003, voltando no fim do mesmo ano, em 2009 e em 2014, seu último trabalho no tricolor até então.

Ao todo, Renato Gaúcho soma 202 jogos como técnico do Fluminense, com 86 vitórias, 52 empates e 64 derrotas, com um aproveitamento de 51%. Como jogador, tem 71 jogos e 27 gols pelo clube entre 1995 e 1997.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros