Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 17 de março de 2022

GASTRONOMIA: CONHEÇA A COZINHA FOCADA EM PEIXES FRESCOS

 

Conheça a cozinha focada em peixes frescos e ‘dry age’ do chef Geronimo Athuel, na Ilha da Gigóia

“Adoro quando chegam espécies diferentes de peixes. A minha cozinha é como um laboratório”, destaca o cozinheiro
 
Inaugurado há pouco mais de um mes, o Restaurante Ocyá, na Ilha Primeira, já encanta os cariocas pelo charme do espaço e culinária intuitiva. O restaurante é comandado pelo chef Gerônimo Athuel, do Espírito Santo, um expert em produtos do mar. A casa possui uma cozinha com janelão de vidro onde os clientes podem apreciar as feituras de seus pratos. Atração especial para o setor de grelhados na varanda. Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Inaugurado há pouco mais de um mes, o Restaurante Ocyá, na Ilha Primeira, já encanta os cariocas pelo charme do espaço e culinária intuitiva. O restaurante é comandado pelo chef Gerônimo Athuel, do Espírito Santo, um expert em produtos do mar. A casa possui uma cozinha com janelão de vidro onde os clientes podem apreciar as feituras de seus pratos. Atração especial para o setor de grelhados na varanda. Foto: Ana Branco / Agência O Globo
 

Entre o mar e a terra, o chef e pescador Geronimo Athuel, de 35 anos, captura peixes e frutos do mar em seu barco e os prepara no restaurante Ocyá, na Ilha da Gigóia, na Barra. A casa tem apenas dois meses de funcionamento, mas as filas de espera são longas e o cardápio, focado em peixes dry age e na brasa, tem sempre novidade. Afinal, o mar tem suas surpresas. “Adoro quando chegam espécies diferentes. A minha cozinha é como um laboratório”, conta.

Ele, que cresceu em Vitória, mais precisamente ao lado de pescadores no Píer Iemanjá, entende da captura, da limpeza e dos preparos desde muito cedo. “Dos 8 aos 18 anos, passei meus dias ali e aprendi tudo com esses homens do mar”, lembra o chef, que teve passagens por diversos restaurantes e hotéis da América Central, além do D.O.M (SP), Atlântico (BH) e um dos restaurantes do Estúdios Globo, antes de criar projetos autorais. Primeiro foi o Experiência Elemento, no jardim da casa do pai da namorada, a atriz Estela Ribeiro, e, desde janeiro, o Ocyá, dessa vez na área externa da própria casa.

 É ali que faz uma cozinha de produto como o filé de dourado maturado e cozido na brasa, servido com flor de sal e aioli de salsa. “A pele fica crocante e, por dentro, é suculento. E ainda tem o sabor defumado”, descreve. “O segredo está no frescor. Meu ingrediente foi pescado há, no máximo, cinco horas. Muitas vezes, os polvos chegam vivos. Além disso, sou um dos poucos que trabalha o peixe em dry age. Essa maturação intensifica o sabor e dá firmeza à carne.”
 

Thank you for watching

Ainda tem linguiça de peixe acebolada; polvo supermacio com maionese de kimchi, batatas coradas e páprica; lula na brasa recheada com cebola, tomate e manjericão; mexilhões no vapor; crus, como sashimis, tartares e ceviches; e pratos como espaguete de camarão cremoso. Isso tudo servido em um clima de fim de semana na praia, com barquinhos indo e vindo, capivaras e até jacarés passando no canal à frente, mesas à sombra de uma amendoeira e um pôr do sol logo na frente. “Sem falar no charme que é pegar um barco para chegar aqui”, destaca Geronimo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros