Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 08 de abril de 2025

MANHGA SE ENCANTOU: ÍDOLO DO BOTAFOGO FALECEU AOS 87 ANOS

 

Aos 88 anos, o ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, o Manga, morreu em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao longo da carreira, o ex-goleiro defendeu a seleção brasileira — foi titular na Copa do Mundo de 1966 —, o Internacional e o Nacional-URU, mas foi no Botafogo que ele se consagrou como o principal campeão do clube. No total, ele levantou 20 taças pelo alvinegro, levando vantagem sobre nomes como Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho.

Manga ficou no Botafogo de 1959 a 1969 e conquistou 20 títulos pelo alvinegro. Entre as principais conquistas que fazem aumentar a conta estão os sete títulos oficiais: quatro Cariocas e o tricampeonato do torneio Rio-São Paulo. O ex-goleiro também levantou taças em competições com clubes de outros países, como Torneio Internacional da Colômbia, Torneio Pentagonal do México, Torneio de Caracas, Torneio Quadrangular do Suriname, entre outros.

Depois de deixar o Botafogo, o goleiro também passou por outros dois clubes onde também empilhou taças. No internacional, foi bicampeão brasileiro e tricampeão estadual. Já no Nacional de Montevidéu, ganhou quatro títulos do campeonato uruguaio, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Conhecido pelas fraturas na mão causadas pela recusa a jogar com luvas e deixar as lesões cicatrizarem completamente, Manga faria 88 anos no próximo dia 29. Desde 1976, é comemorado o Dia do Goleiro na data, uma homenagem ao ex-jogador.

 

Jogadores que mais levantaram taças pelo Botafogo

 

 

  1. Manga - 20
  2. Paulistinha - 18
  3. Nilton Santos - 16
  4. Rildo, Roberto Miranda, Gérson e Zé Carlos - 15
  5. Jairzinho e Joel Martins - 14
  6. Garrincha e Ayrton Povill - 13
  7. Afonsinho - 12
  8. Zagallo - 11
  9. Quarentinha, Zé Maria, Dimas, Humberto Rêdes, Waltencir, Carlos Roberto Wilson Gottardo, Renan e Jefferson - 10
  10. Édison, Amoroso, Cao, Moreira Leônidas, Rogério e Wagner - 9

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros