Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 06 de abril de 2025

MARATONA DE BRASÍLIA: CORREDORES SE PREPARAM - VEJA COMO PARTICIPAR

Maratona Brasília: corredores se preparam para desafio; veja como participar

Prazo para inscrição na Maratona Brasília segue até o dia 15 de abril

 
Rafael começou a correr para preder peso mas encontrou no esporte uma paixão que gera bem-estar  -  (crédito:  Aquivo Pessoal/site Foco Radical)
Rafael começou a correr para preder peso mas encontrou no esporte uma paixão que gera bem-estar - (crédito: Aquivo Pessoal/site Foco Radical)
 

A 20 dias do aniversário de Brasília, os atletas entram na reta final de treinos para a Maratona Brasília 2025, evento oficial da programação da celebração dos 65 anos da capital com o apoio do Correio.

Rafael começou na corrida com apenas um objetivo: perder peso. Em 2021, o brasiliense estava chegando aos 30 anos de idade e pesava quase 100 kg. O sobrepeso na balança e o apoio de dois amigos que praticavam o esporte o motivavam a iniciar. No primeiro momento, correr era apenas uma forma encontrada por Rafael para se manter ativo. Ao decorrer do tempo, tomou gosto. Evoluiu e percebeu: ele era melhor do que imaginava na corrida.

Hoje, o atleta enxerga a prática da corrida como algo essencial na vida e na rotina e considera parte de um compromisso inegociável. Os treinos fazem parte da semana, em média quatro vezes. Para Rafael, os momentos mais difíceis na corrida são dois: o começo, quando o corpo ainda está muito fora de forma e se adaptando à novidade, e a contusão, quando é necessário parar de correr e iniciar o tratamento. "Em uma lesão, eu cheguei a pensar em parar de correr, mas me recuperei e hoje estou bem", relatou.

 

Mesmo tendo participado de inúmeras provas, para o corredor candango, o frio na barriga é a mesma da estreia. "A experiência da primeira corrida foi única, ver outras pessoas que também praticam a modalidade juntos é algo impactante", afirmou. Focado na Maratona Brasília 2025, Rafael participará da prova pela segunda vez. Ele competirá no Desafio 21k 21k, duas meias maratonas no domingo (20) e na segunda-feira (21). Nesse trajeto, caso ambas as disputas sejam completadas, os atletas receberão uma terceira medalha.

Encarar o Desafio de duas meias maratonas foi visando à próxima prova da agenda dele: a Maratona do Rio de Janeiro. O circuito no aniversário de Brasília será para o corredor um treinamento para a a prova carioca, na qual está inscrito nos 21km no sábado e mais 42 km no domingo. "Acredito que será um ótimo teste para sentir como está o meu corpo para esse desafio do Rio de Janeiro", comentou.

Com prazer de correr, Rafael analisa a importância do exercício físico. "Acredito que tem dois fatores muito importantes nesse movimento: as pessoas estão cuidando mais da saúde e a corrida é um dos esportes mais acessíveis e fáceis de praticar. E a sensação de pertencimento a uma comunidade, a comunidade da corrida, é muito unida e acolhedora, então isso incentiva novas pessoas a aderirem à modalidade", exalta o atleta.

O esporte vem tomando conta das ruas do Distrito Federal. Em 2024, a Maratona Brasília reuniu mais de cinco mil atletas nas ruas da Esplanada dos Ministérios, os três primeiros corredores levaram para casa uma premiação em dinheiro pela colocação. A programação promete novamente reunir milhares de corredores para comemorar o aniversário de Brasília. As inscrições ESTÃO abertas até o PRÓXIMO dia 15 (terça-feira) e dará direito ao kit da corrida, com a camiseta, ecobag, número de peito e a medalha após a prova.

  •  
Maratona Brasilia 42km
Maratona Brasilia 42km(foto: Valdo Virgo)

 

Serviço: 

Inscrições para Maratona Brasília devem ser feitas diretamanete no site 

Prazo para inscrição segue até o dia 15 de abril 

As corridas estão previstas para os dias 20 e 21 de abril

 

*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros