Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 09 de novembro de 2022

MÚSICA: PATRÍCIA AHMARAL E ZECA BALEIRO LANÇAM ÁLBUM EM TRIBUTO A TORQUATO NETO

 

Patrícia Ahmaral e Zeca Baleiro lançam álbum em tributo a Torquato Neto

Álbum lembra os 50 anos da morte de Torquato Neto e tem criação e produção de Patrícia Ahmaral e Zeca Baleiro. Obra estará disponível em todas as plataformas digitais a partir desta quinta (10/11)

CB
Correio Braziliense
postado em 09/11/2022 10:17 / atualizado em 09/11/2022 10:19
 
 (crédito: Glenio Campregher)
(crédito: Glenio Campregher)

Nesta quinta-feira (10/11), para homenagear o compositor piauiense Torquato Neto nos 50 anos de sua morte, a cantora mineita Patrícia Ahmaral lança o CD Um poeta desfolha a bandeira, primeiro volume de um álbum duplo com composições de um dos maiores letristas do Brasil.

O álbum tem direção artística de Zeca Baleiro e teve pontapé inicial em outubro, quando foram lançados os dois primeiros singles, Quero viver e Let’s play that. Jards Macalé reviu o próprio arranjo de Let’s play that, produzido por ele e Torquato em 1972, e protagonizou a canção e o videoclipe junto a Patrícia com vocais e violão.

Segundo Patrícia, “Um Torquato não se faz só”, por isso, além de Macalé e César, o álbum conta com participações da Banda de Pau e Corda, de Recife, dos paulistas Maurício Pereira e Tonho Penhasco e do grupo Moda de Rock, dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Hélder. “Nesse trabalho ele [Torquato] está compartilhado, ‘esparramado’ em conexões, como imagino que gostaria!”, reflete a cantora, no material de divulgação.

Formada em canto lírico pela UFMG, Patrícia Ahmaral tem mais de vinte anos de carreira na música brasileira e deu voz ao tema de abertura e ao tema da personagem principal da novela Xica da Silva, da Rede Manchete. George Mendes, primo de Torquato e curador de acervo em homenagem ao cantor em Teresina (PI), afirma que faltava à cena musical brasileira revisitação, como em um bloco, das principais canções do poeta, bem como um intérprete que reunisse os atributos necessários para isto. “Pois aparece no meu radar uma certa cantora mineira, residente em Sampa, revelando uma enorme sensibilidade para a poética de Torquato Neto”, conta.

Um dos principais nomes do movimento Tropicália e “pedra fundamental da poesia da canção brasileira moderna”, segundo Baleiro, Torquato Neto nasceu em Teresina, no Piauí, em 1944. Foi poeta, letrista, jornalista, cineasta e ator e, um dia depois de completar 28 anos de idade, em 1972, cometeu suicídio em sua casa, no Rio de Janeiro, onde vivia há dez anos.

O segundo volume de Patrícia Ahmaral canta Torquato Neto, de nome A coisa mais linda que existe, vai ser lançado em janeiro de 2023 e, diferentemente do primeiro, vai contar apenas com canções com letras de amor.

Serviço
Lançamento do álbum Um poeta desfolha a bandeira (Patrícia Ahmaral canta Torquato Neto
- vol.1), Patrícia Ahmaral, dia 10/11 nas plataformas digitais de áudio. Direção artística de
Zeca Baleiro; direção musical de Rogério Delayon, Marion Lemonnier e Walter Costa.
Distribuição digital: Tratore.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros