Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 08 de abril de 2025

O CÃO QUE SEGUIA AS ESTRELAS: LIVRO DE ANNA SÓLYOM (POSTAGEM DE GENIELLI RODRIGUES)

Lições de um cachorro sobre o amor

Autora do best-seller "Neko Café", Anna Sólyom lança nova ficção de cura sobre um cão que atravessa o país para reencontrar sua humana

Em 1923, o cachorrinho Bobbie percorreu mais de quatro mil quilômetros pelos Estados Unidos até achar seus tutores, após ficar seis meses perdido. A história real de superação inspirou O cão que seguia as estrelas, nova ficção de cura de Anna Sólyom, filósofa húngara e autora do best-seller Neko Café. Neste lançamento, o cãozinho Roshi embarca em uma jornada épica de volta para casa, e por onde passa, ensina lições de vida que cada pessoa pode aprender com os amigos de quatro patas.

Ingrid Weissmann sofre há três anos pela morte do marido. Desde então, a maior alegria da idosa é a companhia do golden retriever de pelos dourados. No feriado de Quatro de Julho, ela decide viajar de carro com o fiel companheiro para visitar o irmão do outro lado do país. Ao chegar lá, porém, Roshi se assusta com os fogos de artifício e foge. Ingrid procura-o por semanas, até que, arrasada, precisa ir embora sem o cachorro — só que ele está determinado a regressar para o colo de sua humana.

No zen-budismo, “roshi” significa mestre — aquele que ilumina a escuridão. E é exatamente isso que o protagonista faz: sozinho, machucado e faminto, ele inicia uma travessia guiada pelas estrelas, transformando para sempre o destino das almas solitárias e famílias com as quais cruza pelo caminho. A cada encontro, ele inspira diferentes pessoas a praticar 16 ensinamentos caninos para viver melhor, por exemplo: a vida é uma brincadeiraajude e você vai se ajudarsaber pedir ajuda às vezes é o maior ato de coragem; e não há remédio que cure mais do que a bondade.

Quando os problemas do mundo esmagarem você, volte a brincar como na infância, fluindo junto com a vida, como um cão que corre atrás de uma bolinha. (O cão que seguia as estrelasp.79)

O estilo narrativo de Anna Sólyom torna esta ficção de cura ainda mais emocionante, ao alternar os capítulos com os pontos de vista de cada personagem. Ou seja, o leitor vai mergulhar nos pensamentos e sentimentos do cãozinho, além de acompanhar reflexões filosóficas sobre conflitos familiares, luto, solidão na velhice, lealdade, resiliência, perseverança e a importância de seguir em frente.

O cão que seguia as estrelas, publicado pela VR Editora, é um romance sensível, capaz de fazer o leitor rir e chorar, sobre o carinho incondicional entre humanos e pets. Roshi e Ingrid podem até ser fictícios, mas provam que o amor não somente move montanhas, como também ensina a atravessá-las com confiança — sempre junto daqueles que mais estimamos.

Ficha técnica:
Título: O cão que seguia as estrelas 
Subtítulo: O amor não conhece distâncias  
Autora: Anna Sólyom 
Editora: VR
ISBN do livro físico: 978-85-507-0660-3  
ISBN do e-book: 978-85-507-0661-0  
Edição/ano: 1ª/2025
Gênero: Ficção de cura
Número de páginas: 264
Preço: R$ 74,90 
Onde encontrarAmazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil

Sobre a autora: Anna Sólyom nasceu em Budapeste e é graduada em Filosofia. Em 2012, pouco antes de se mudar para Barcelona, publicou em sua terra natal um ensaio chamado Pillowsophia. Anna também é terapeuta, e ajuda as pessoas a encontrar seu equilíbrio e força interior. Além de O cão que seguia as estrelas, publicou pela VR Editora o best-seller Neko Café, traduzido para 19 idiomas.

 Instagram@anna_solyom | Sitehttps://bio.site/annasolyom

Sobre a editora: A VR Editora está no Brasil há 26 anos. Tudo começou com a linha de Livros Presentes para ocasiões especiais. Em 2008, com a entrada da coleção Diário de um Banana – um sucesso de vendas em pouco tempo –, a VR Editora tornou-se inspiração quando o assunto é leitura infanto-juvenil. Apresenta temas importantes da atualidade por meio de premiados autores e ilustradores, nacionais e estrangeiros. Um gato em Tóquio é o primeiro livro de ficção adulta publicado pela VR. Este lançamento marca a aproximação da editora com um público adulto consumidor de livros de ficção contemporânea em geral.

Acompanhe a editora nas redes sociais:
Instagram: @vreditorabr
TikTok: @vreditorabr
Site: https://www.vreditora.com.br/

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros