Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes domingo, 06 de abril de 2025

OFICINAS GRATUITAS E AULAS DE REFORÇO ESCOLAR NA CIDADE ESTRUTURAL

Semeando Arte leva oficinas gratuitas e aulas de reforço escolar à Cidade Estrutural

Projeto amplia o acesso à cultura e educação para moradores do bairro Santa Luzia; inscrições abertas

Fotos avulsas e release para download: https://drive.google.com/drive/folders/1II-IASzW6yhCePtC0U_5D8XiYo6EAV7n?usp=sharing

 

A partir de 7 de abril, a Cidade Estrutural recebe a segunda edição do projeto Semeando Arte, que vai levar oficinas de cultura popular gratuitas e aulas de reforço escolar para crianças e jovens da região. As inscrições podem ser feitas enquanto houver vagas, diretamente no local ou pelo WhatsApp (61) 9 9969-9877.

As aulas ocorrem de segunda a quarta-feira, no núcleo auxiliar do Ponto de Cultura Waldir Azevedo, localizado na Quadra 01, conjunto 1, loja 2, do Setor Norte. O espaço foi adaptado exclusivamente para receber as atividades da iniciativa.

Com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade a bens e serviços culturais, o Semeando Arte está em sua segunda edição e oferecerá atividades durante cinco meses. As aulas de reforço escolar abrangem todas as disciplinas, enquanto as oficinas culturais incluem Artesanato, Artes Plásticas, Capoeira e Cultura Popular, que trabalha a musicalidade e busca resgatar brincadeiras e cantigas tradicionais e folclóricas, promovendo a diversidade da identidade cultural brasileira.

Realizado pela Associação Filhos da Terra, com apoio da ABÈBÈ Produções e do Ponto de Cultura Waldir Azevedo, o projeto é uma iniciativa que une arte, educação e transformação social. "Educação e cultura são direitos garantidos pela nossa Constituição, mas nem sempre acessíveis a todos, especialmente em áreas vulneráveis. O Semeando Arte busca preencher essa lacuna, incentivando a cultura e promovendo uma integração ativa com a comunidade", destaca Dudu Oliveira, idealizador do projeto e maestro da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília.

SERVIÇO:
Semeando Arte – Oficinas de Cultura Popular e Reforço Escolar
Onde: Núcleo auxiliar do Ponto de Cultura Waldir Azevedo - Quadra 01, conjunto 1, loja 2, do Setor Norte

Quando: A partir de 07 de abril.
Quanto: inscrições gratuitas diretamente no local ou pelo WhatsApp (61) 9 9969-9877

CRONOGRAMA:

Segundas-feiras
14h - Reforço Escolar
16h - Artesanato
19h30 - Capoeira

Terças-feiras
14h - Artes Plásticas

Quartas-feiras
19h30 - Cultura Popular

Realização: Associação Filhos da Terra
Fomento:  Ministério da Cultura do Governo Federal, através do Termo de Fomento nº 964026/2023 – Processo Nº 01400.009717/2024-52.
Apoio cultural: ABÈBÈ Produções e Ponto de Cultura Waldir Azevedo


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros