Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas segunda, 25 de novembro de 2024

SEMENTES DE REJEIÇÃO - FRUTOS DA PERDIÇÃO: LIVRO DE MARIA DO CARMO PEREIRA VALE LEITE (POSTAGEM DA LEITORA ALESSANDRA BLAESSING)

Ambição, traição e mistérios no sertão nordestino

Escritora paraibana Maria do Carmo P. V. Leite explora mitos e ritos populares para retratar as agruras do povo sertanejo

Em uma pequena cidade do interior da Paraíba, o vento quente percorre as estradas de chão secas e empoeiradas. Neste cenário árido, vive Luiza, uma jovem de beleza estonteante que atrai os olhares cobiçosos dos homens e o desprezo das mulheres. Pobre e filha de coveiro, a protagonista de Sementes de rejeição – Frutos da perdição sonha com a vida longe do sertão: o plano é se tornar modelo, viver no Rio de Janeiro e escapar de um futuro marcado pela miséria. Porém, a ambição a levará por caminhos sombrios e traiçoeiros. 

Nesta Leitura Coletiva, você acompanha a luta de Luiza paralela à de Abelardo, um jovem rico e filho de fazendeiro que abandonou tudo para morar na capital carioca. No Rio, ele mergulha no crime organizado e se torna um líder do tráfico de drogas. O enredo é enriquecido com personagens caricatos e lendas locais, como as aparições do homem de óleo e do homem de cal, que assustam os habitantes da fictícia Calqueira. 

Ao combinar realismo fantástico e elementos psicológicos, Maria do Carmo Pereira Vale Leite retrata a dura realidade das pessoas que vivem no sertão. De forma crua e tocante, a autora aborda as mazelas de uma sociedade marcada pelo preconceito, hipocrisia e egoísmo.  

Se você é fã da literatura regionalista de mestres como Ariano Suassuna e José Lins do Rego, vai se apaixonar por esta história! Assim como eles, a autora transforma a paisagem nordestina no elemento principal, com personagens profundos e cheios de humanidade, em um retrato fiel das raízes culturais – tudo ambientado num cenário que entrelaça o real e o imaginário. 

Afinal, onde as lendas terminam e a realidade começa?  

Descubra nesta Leitura Coletiva! Você pode ganhar Sementes de rejeição – Frutos da perdição para resenhar, debater com outros influenciadores e conhecer a autora em um encontro online. Basta inscrever o seu perfil literário pelo formulário: 

Inscrições abertas até 6 de dezembro: https://forms.gle/TvsQJnF9vH361f1E6     

Conheça a autora: Maria do Carmo Pereira Vale Leite é romancista, poeta, compositora, cronista e palestrante. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande, com mestrado pelo Instituto Superior de Brasília e doutorado pela Universidade do Paraná. Especialista em Tecnologia Educacional e Metodologia da Educação Superior, tem uma vasta carreira na educação paraibana. É membro da Academia de Letras e Belas Artes do Rio Grande do Sul e da Academia Internacional de Buenos Aires; e é autora de diversos trabalhos literários e educacionais, com forte atuação nas áreas de autoestima e motivação. 

Instagram@carminha.vale   


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros