Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 17 de abril de 2025

VIA SACRA EM PLANALTINA: MAIS DE 100 MIL PESSOAS ESPERADAS

Mais de 100 mil pessoas são esperadas na Via Sacra em Planaltina

Paixão de Cristo no Morro da Capelinha chega à sua 52ª edição. Organizadores esperam público maior em 2025

 
"Acredito que vamos conseguir levar a mensagem do amor de Deus para todos que vierem nos prestigiar", diz Gonçalves, no papel de Cristo - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
 

Por Nathália Queiroz

 

A médica Juliana Diniz faz um alerta para os cuidados com a saúde durante o evento, que se realiza durante o dia, com uma sensação térmica elevada e em meio ao cerrado. "É importante que os fiéis se mantenham hidratados, usem protetor solar, levem guarda-chuva e também façam uso de repelente. Caso seja possível, carreguem um lanche leve. Frutas são uma ótima opção", orienta.

Os visitantes deverão estar preparados para o clima. Há previsão de precipitações durante a tarde e à noite, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas, com chuva ou sol, o Grupo Via Sacra ao Vivo, criado na região administrativa, manterá a apresentação com uma equipe de 1.400 pessoas. Delas, 1.100 representarão personagens bíblicos.

 

 16/04/2025. Ed Alves CB/DA Press. Cidades. Via Sacra de Planaltina. Jesus (Rafael) - Maria (Guliana) - Judas (Junior).
Giliana Ribeiro, Rafael Gonçalves e Júnior Ribeiro (D) interpretam, respectivamente, Maria de Nazaré, Jesus Cristo e Judas(foto: Ed Alves CB/DA Press)

 

Sagrado

Durante quatro horas, a partir das 16h, é enceanada a Via Sacra, com os últimos momentos da vida de Jesus Cristo: julgamento, prisão, crucificação, morte e ressurreição. Ela é dividida em 14 estações, distribuídas por 800 metros no Morro da Capelinha, onde os atores se apresentam. Antes disso, às 15h, está prevista uma cerimônia que terá à frente o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa: a Celebração da Cruz

Rafael Gonçalves, 28 anos, interpretará o filho de Deus pelo segundo ano consecutivo. Para ele, que considera uma grande responsabilidade representar o papel, os demais atores se prepararam com empenho. "Acredito que vamos conseguir levar a mensagem do amor de Deus para todos que vierem nos prestigiar", afirma.

Outro componente do elenco, Júnior Ribeiro, 31 — que dará vida a Judas —, destaca, sem dar "spoiler", que o espetáculo passou por mudanças desde a edição anterior. "O Grupo Via Sacra busca evoluir em sintonia com as novas tecnologias. Teremos novidades nos figurinos e cenários, o que deve enriquecer ainda mais a experiência do público", garante.

Como Maria de Nazaré, Giliana Ribeiro, 38, ressalta: "Estamos com um olhar mais atento aos detalhes (do espetáculo). Tudo isso faz parte do nosso compromisso em manter viva essa tradição, mas também de evoluir com o tempo, honrando os 52 anos de caminhada (da apresentação) com ainda mais excelência".

Esquema especial de trânsito e segurança

A Paixão de Cristo, em Planaltina, contará com um esquema para garantir o bom funcionamento de mobilidade e de garantia da ordem coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Para a proteção do público, A Polícia Militar dará início à operação às 6h, no Morro da Capelinha, com reforço de batalhões especializados. A Cidade de Segurança — que oferecerá suporte com atendimento médico, policiamento, apoio tático, entre outros serviços — será montada para funcionar durante toda a Sexta-feira Santa.

 

Das medidas de prevenção previstas contra delitos e crimes, será realizada a revista pessoal dos espectadores na entrada do local do evento. Estará proibido, por exemplo, levar objetos que ofereçam risco de provocar cortes se quebrados, como copos e garrafas de vidro. Além disso, o voo de drones particulares e sem autorização também será negado nas imediações da área de apresentação.

Veículos

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará alterações no tráfego para facilitar o acesso ao Morro da Capelinha e evitar congestionamentos. A principal via de acesso, a DF-230, terá sentido único, a partir das 12h de sexta-feira (18/4), no trecho entre as DF 128 e 130.

O órgão pretende limitar o acesso a duas entradas. Por uma só poderão passar pedestres e veículos credenciados. Pela outra, ônibus e demais meios de transportes.

O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Glauber Peixoto, reforça o alerta para que o público não deixe para ir à região muito tarde. "É importante que as pessoas cheguem com antecedência, estacionem em locais permitidos e que estejam atentas aos pedestres", destacou.

Saúde

A estrutura de atendimento médico será garantida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em parceria com a Secretaria de Saúde. Postos de serviços pré-hospitalares estarão preparados, além de carros de resgate, caminhões de combate a incêndios, entre outros equipamentos de salvamento.

O CBMDF orienta que os espectadores usem roupas leves, protetor solar e se mantenham hidratados. De acordo com o Inmet, há previsão de chuva para a tarde e à noite de sexta-feira (18/4). A temperatura máxima poderá chegar aos 28°C.(Nathália Queiroz)


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros