Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Exército Brasileiro sexta, 10 de junho de 2022

DIA DA ARTILHARIA - 10 DE JUNHO
 

DIA DA ARTILHARIA - 10 DE JUNHO

Raimundo Floriano

 

 

O Exército Brasileiro comemora, no dia 10 de junho, data do nascimento do Marechal Emílio Luiz Mallet, o Barão de Itapevi, o Dia da Arma de Artilharia.

O Marechal Mallet, filho de Jean Antoine Mallet e de Julie Marie Joseph Denys de Montfort, nasceu em 1801, na cidade de Dunquerque, na França. Emigrou com sua família para o Brasil aos 17 anos de idade e, em 13 de novembro de 1822, assentou praça como 1º cadete, privilégio de brasileiros, na Brigada de Artilharia a Cavalo da Corte. Com esse ato, adquiriu a nacionalidade brasileira, confirmando-a após jurar a Constituição do Império. Em setembro de 1827, na Batalha do Passo do Rosário, quando comandava uma bateria a duas peças, recebeu seu batismo de fogo. Tal foi a sua atuação, destemida, disciplinada e enérgica, que o então 1º Tenente Mallet foi
promovido ao posto de capitão no campo de batalha.

Tendo lutado bravamente na Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52) e na Guerra contra Aguirre (1864), foi na Campanha da Tríplice Aliança (1865-70), no comando do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, que mostrou as qualidades de líder inconteste. A Artilharia de Mallet em Tuiuti, Lomas Valentinas, Peribebuí e Campo Grande levou o inimigo a reconhecer o valor do soldado brasileiro.

Em Tuiuti, suas bocas-de-fogo foram nomeadas como “Artilharia Revólver”, devido à precisão e rapidez de seus fogos na maior batalha campal da América do Sul. A construção de um fosso profundo para a proteção de suas peças tornou-se um marco de seu preparo para a guerra, feito que eternizou a célebre frase na história militar brasileira: “Eles que venham! Por aqui não passam!. Sua figura alta e vigorosa transformou-se, ao longo dos vários conflitos de que participou, em um paradigma para todos aqueles que escolheram servir à Pátria na Arma de Artilharia.

Finda a campanha, ascendeu, por mérito, ao posto de brigadeiro. Em 1878, foi-lhe conferido o título de Barão de Itapevi pelo Governo Imperial. Em 1885, ascendeu ao posto de marechal de exército. O Exército Brasileiro, enfim, como justo reconhecimento, o consagrou patrono da Arma de Artilharia, por meio do Decreto nº 21.196, de 23 de março de 1932.

A história da Artilharia pode ser dividida em três grandes períodos: o da Artilharia mecânica, que vai da pré-história até o fim da Idade Média, constituída por engenhos que impulsionam os projéteis pela força elástica produzida pela torção ou flexão de cordas, ou por outro sistema mecânico, como o de contrapeso; o da Artilharia de fogo, que vai do fim da Idade Média até a Segunda Guerra Mundial, sendo constituída por engenhos que impulsionam os projéteis pela explosão da pólvora; e o período dos mísseis, que vai da eclosão da Segunda Guerra até os dias atuais.

No combate moderno, rapidez, precisão e letalidade são características que tornam a Artilharia uma arma fundamental para uma Força Terrestre potente. No Exército Brasileiro, sua missão é apoiar a Força pelo fogo, engajando os alvos que ameacem o êxito da operação militar, inclusive com emprego dual na defesa do litoral.

À época da Segunda Guerra Mundial, a Artilharia provou novamente seu valor nos campos de batalha. Representada pela Artilharia Divisionária da Força Expedicionária Brasileira (FEB), atualmente Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, ficou conhecida pela precisão e rapidez de seus fogos e foi um fator importante na conquista de Monte Castelo e de Montese. Nas palavras do Comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Moraes, os artilheiros brasileiros “elevaram bem alto as nobres tradições da Artilharia de Mallet”.

A Artilharia de Campanha é o principal meio de apoio de fogo da Força Terrestre. Suas unidades e subunidades podem ser dotadas de morteiros, obuseiros e lançadores de mísseis, e foguetes. Participa da função de combate fogos, apoiando o movimento e a manobra. Com a VBC OAP M 109 A5+ BR, a mais nova aquisição tecnológica da Força Terrestre, e com o moderno Sistema Astros II de saturação de fogos, vem ampliando sua capacidade de fogos de aprofundamento do combate.

Já a Artilharia Antiaérea, equipada basicamente com canhões e mísseis, responsabiliza-se pela defesa de pontos sensíveis e estratégicos contra as ameaças aéreas inimigas.

A Artilharia também possui uma gama de atividades e materiais voltados à busca de alvos, ao levantamento topográfico, à observação e à direção de tiro, processos que demandam o constante aperfeiçoamento profissional e que são fundamentais para a eficácia na aplicação dos fogos.

A presença dos projetos Astros 2020 e de Defesa Antiaérea, entre os Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro, demonstra a importância do sistema operacional de apoio ao combate no aprimoramento da Força Terrestre e no aumento de sua capacidade de dissuasão.

Artilheiros do Brasil, na data em que reverenciamos o seu patrono, que a coragem, a bravura, a perseverança, a disciplina, a lealdade, o patriotismo, o devotamento e a abnegação sejam os atributos norteadores dos seus espíritos. Mantenham vivas as tradições da arma dos fogos densos, largos e profundos, e carreguem em suas almas a certeza de que:

            A Artilharia é a “Ultima ratio regis”.

CANÇÃO DA ARTILHARIA

 

 

 


Exército Brasileiro terça, 24 de maio de 2022

DIA DA INFANTARIA - 24 DE MAIO
24 DE MAIO - DIA DA INFANTARIA
Raimundo Floriano
 
 

Em 24 de maio, data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, o “Bravo dos Bravos”,

o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Infantaria.

 

 


Em 24 de maio, data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, o “Bravo dos Bravos”, o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Infantaria.

O Brigadeiro Sampaio, filho de Antônio Ferreira de Sampaio e de Antônia de Souza Araújo Chaves, nasceu em 1810, na Fazenda Vitor, situada na povoação de Tamboril, no vale do rio Acaraú, 232 km a sudoeste da cidade de Fortaleza, no Ceará. Com 20 anos, alistou-se como voluntário nas fileiras do 22º Batalhão de Caçadores. Em abril de 1832, recebeu seu batismo de sangue em combate travado nas ruas de Icó e S. Miguel, contra as tropas contrárias à abdicação de D. Pedro I.

Participou, com destaque, na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira, tais como: Cabanagem (PA), em 1836; Balaiada (MA), em 1838; Guerra dos Farrapos (RS), de 1844 a 1845; e Praieira (PE), de 1849 a 1850. Alcançou as insígnias de brigadeiro pela sua bravura na Guerra contra Oribe e, à testa da 3ª Divisão do Exército Imperial, que viria a ser a Divisão Encouraçada, com os lendários Batalhões Vanguardeiro, Treme-Terra e Arranca-Toco, rumou para a campanha da Tríplice Aliança. Sua atuação na Batalha de Tuiuti, onde foi gravemente ferido três vezes, tornou-o um herói nacional. O Exército Brasileiro, como justo reconhecimento, declarou Sampaio patrono da Arma de Infantaria, por meio do Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962.

A Arma de Infantaria, pelo emprego do fogo, movimento e combate aproximado, é responsável pela destruição do inimigo e pela conquista do terreno nos campos de batalha. Sendo considerada a arma mais versátil dos exércitos, é imprescindível no conflito em amplo espectro.

A história da Infantaria é tão antiga quanto a da guerra. Desde o instante em que o homem, integrando um grupo, dispôs-se a lutar contra o seu semelhante, empregando as armas mais rudimentares e o combate corpo a corpo, nascia a guerra e, com ela, a Infantaria. Os gregos e os romanos caracterizaram-na como uma massa organizada, criando fileiras capazes de impor, com disciplina e coesão, a força e o poder de combate ao inimigo.

Espadas, escudos e elmos foram substituídos, durante a Idade Moderna, por arcabuzes ou mosquetes, e as formações compactas dos blocos deram lugar às linhas de atiradores. Com o passar do tempo, a evolução das armas de fogo fez com que essas linhas fossem substituídas pelos grupos de combate, e o fogo, combinado com o movimento e a manobra, criou as formas de emprego hoje conhecidas pela Infantaria.

A Infantaria brasileira demonstrou, desde o início, o seu importante papel na história do Brasil, ao atuar na expulsão dos franceses do Rio de Janeiro em 1567. Nessa luta, surgiu a mais tradicional unidade de Infantaria do nosso Exército: o “Regimento Sampaio” que, seguindo a doutrina espanhola, que tinha como base o Terço de Infantaria, e  enriquecendo esse conhecimento com características locais, como a guerra de emboscadas, expulsou o invasor holandês, contribuindo para alicerçar o espírito de nacionalidade do Exército Brasileiro Dessa forma, nas decisivas batalhas dos Guararapes contra o invasor holandês, foram consagrados como patriarcas do Exército os grandes infantes João Fernandes Vieira, Antônio Dias Cardoso, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Felipe Camarão, escrevendo uma das mais gloriosas páginas de sua história na Guerra da Tríplice Aliança, sob a liderança do Brigadeiro Sampaio.

Na Segunda Guerra Mundial, a Infantaria brasileira provou, novamente, seu valor nos campos de batalha. Na Itália, A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária desempenhou um papel fundamental na reconquista de territórios que se encontravam em poder das forças do Eixo. Batalhas como a conquista de Monte Castelo e Castelnuovo e a tomada de Montese mostraram a nossos aliados o valor do infante brasileiro. Heróis da campanha na Itália, como o Sargento Max Wolf Filho e o Aspirante Francisco Mega, são lembrados e cultuados por seus valores e suas atitudes imanentes ao verdadeiro infante.

Atualmente, continua a demonstrar o seu valor, tanto dentro quanto fora do território nacional. No período de 2004 a 2016, o Brasil integrou a Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti – MINUSTAH – com um total de 26 Batalhões de Infantaria de Força de Paz. Já no território nacional, participou, com outras armas, da segurança de grandes eventos, como a Conferência das Nações Unidas RIO +20, em 2012; a Jornada Mundial da Juventude, em 2013; a Copa do Mundo de 2014; e as Olimpíadas de 2016, além de cooperar ativamente na intervenção federal no Rio de Janeiro.

Os avanços tecnológicos que o século XXI apresenta para a Arma de Infantaria são notáveis. O Projeto Combatente Brasileiro (COBRA), parte do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP), mostra-nos os resultados na dotação do combatente individual de equipamentos, de armamentos e de sistemas adequados à sua atuação nos diversos ambientes operacionais, criando, assim, melhores condições de emprego nas operações no amplo espectro.

Por meio do Programa Estratégico GUARANI, o Exército Brasileiro vivencia a modernização das suas unidades de Infantaria Motorizada, transformando-as em Mecanizadas e possibilitando maior mobilidade, relativo poder de choque e proteção blindada. A implantação de uma nova família de viaturas blindadas sobre rodas coloca a Infantaria na vanguarda do incremento da capacidade operacional da Força Terrestre.

Enfim, a Infantaria brasileira opera em todo o espectro de operações militares, podendo ser de Polícia do Exército, de Guarda, de Fronteira (Pantanal), de Caatinga, de Montanha, de Selva, Leve, Aeromóvel, Paraquedista, Motorizada, Mecanizada ou Blindada, e está presente em todo o território nacional.

Enfim, a Infantaria brasileira opera em todo o espectro de operações militares, podendo ser de Polícia do Exército, de Guarda, de Fronteira (Pantanal), de Caatinga, de Montanha, de Selva, Leve, Aeromóvel, Paraquedista, Motorizada, Mecanizada ou Blindada, e está presente em todo o território nacional.

CANÇÃO DA INFANTARIA

 


Exército Brasileiro sábado, 21 de maio de 2022

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA - SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO - EFETIVO PIONEIRO
 

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA – SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO

EFETIVO PIONEIRO

Raimundo Floriano

(Publicado em 21.05.2018)

 

  

Para que fique registrado nos Anais da História o feito dos pioneiros do Verde Oliva na Capital Federal, aqui vai  a relação dos integrantes da 6ª Companhia de Guarda, desde o início, até quando foi extinta, em razão da criação do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial:

 

 MINISTÉRIO DA GUERRA

I EXÉRCITO

4ª REGIÃO MILITAR

 

RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DA 6ª COMPANHIA DE GUARDA E ADIDOS

 

  • CRIAÇÃO: Decreto nº 42269 de 17 de Setembro de 1957 (DO de 19 Set 57)
  • EXTINÇÃO: Decreto nº 48056 de 06 de Abril de 1960 (DO de 06 Abr 60)
  • 1º Cmt: Cap KLEBER GOMES FERREIRA, do 1º BG – Período de Mai 58 a Abr 59
  • 2º Cmt: Cap HILTON DO VALLE, do 1º BPEx – Período de Mai 59 a Mai 60

 

I – OFICIAIS SUBALTERNOS DA ARMA DE INFANTARIA E SERVIÇOS

 

ORD

NOMES

OM

ORIGEM

POSTO

DATA

OBS

01

ANTÔNIO PAULO CÂMARA

1º BG

1º Ten Inf

Abr 59

 

02

JOÃO CRISTOVÃO PALMIERI

10º RC

1º Ten Med

Dez 58

 

03

JOSÉ CAETANO ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR

EsSA

1º Ten IE

Abr 58

 

04

LUCIANO DEL GIUDICE NETO

1º BG

1º Ten Inf

Jan 59

 

05

LUIZ CARLOS DE CARVALHO

EsEFEx

1º Ten Inf

Fev 59

 

06

MANOEL DO CARMO OLIVEIRA

3º B Rod

1º Ten Dent

Ago 58

 

07

NELSON COUTINHO DO NASCIMENTO

1º BG

2º Ten Inf

Nov 58

 

08

NEY THOMPSON DE SANTIAGO

1º RI

2º Ten Inf

Abr 58

 

09

PAULO FERNANDO HECHT DA FONTE

1º BPEx

2º Ten Inf

Mar 60

 

10

PAULO NEY FERREIRA VILLAÇA

1º BG

1º Ten Inf

Abr 58

 

11

RAYMUNDO NONATO GALVÃO DE QUEIROZ

DPA

1º Ten Farm

Mar 59

 

12

RAYMUNDO NONATO GOMES FILHO

2º/6º BC

1º Ten Inf

Mar 60

 

13

TASSO RÉA JANNUZZI

1º RI

2º Ten Inf

Abr 58

 

14

WENCESLAU BRAZ LOPES DOS SANTOS

SMG - RJ

2º Ten QOA

Mai 59

Chefe do EA

15

PEDRO PALUMBO TEIXEIRA

1º BPEx

1º Ten Inf

Abr 60

Não assumiu função

 

 

II – SUB TENENTES E SARGENTOS

 

ORD

NOMES

OM

ORIGEM

GRAD

DATA

OBS

01

ALBANO AQUINO

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

02

ALEX ALVES MAIA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

03

ÁLVARO MADRUGA PIMENTEL

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

04

AMADOR DE ARIMATÉIA

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

05

ANTÔNIO AUGUSTO DE ALBUQUERQUE E SILVA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

06

ANTÔNIO COSTA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

07

ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS

I Ex

3º Sgt

Set 58

 

08

ARÍDIO VICENTE RAPOSO

10º RI

3º Sgt

Abr 58

 

09

CASTORINO RIBEIRO DA SILVA

1º RI

2º Sgt

Abr 58

 

10

CIRO VITAL PEREIRA ZAQUINE

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

11

CONSTANTINO DIAS ALLÃO

REsI

2º Sgt

Abr 58

 

12

CRISTOVÃO AMÉRICO LOBO

1º BC

2º Sgt

Abr 58

 

13

ELIO LOBO DE MARAIS

12º RI

3º Sgt

Mar59

 

14

ESTEVÃO COSTA

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

15

FRANCISCO DE AGUIAR

4º BC

3º Sgt

Jun 58

 

16

FREDERICO CASSANI

3º BC

2º Sgt

Abr 58

 

17

GILSON BASTOS FORCINETTI

1º BG

3º Sgt

Abr 58

Patos de minas

18

HAROLDO BATISTA

TG

Sub Ten

Fev 60

 

19

HERBERT PACEIS LIMA VERDE

2º BC

Sub Ten

Out 58

 

20

IDÁLIO HELMO LEITE DE CAMPOS

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

21

INGO KANCHEN

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

22

JOÃO RODRIGUES DE CARVALHO

QG 4ª RM

Sub Ten

Abr 58

 

23

JOSÉ ANTERO MOREIRA NETO

Dir V Trnp

3º Sgt

Abr 58

 

24

JOSÉ AUGUSTO BASTOS DE OLIVEIRA

3º BC

1º Sgt

Abr 58

 

25

JOSÉ FERREIRA DE SOUZA

10º RI

2º Sgt

Abr 58

 

26

JOSÉ RODRIGO DE OLIVEIRA

QG 4ª RM

3º Sgt

Abr 58

 

27

JOSÉ SIPAÚBA COSTA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

28

MILBURGUES ALVES FERREIRA

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

29

ROLDÃO CORREIA LISBOA

12º RI

1º Sgt

Abr 60

 

30

ROMERO CORDEIRO DE ARAÚJO

1º BG

2º Sgt

Abr 58

 

31

RUBENS KRISTEIN

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

32

TARCÍSIO DA SILVA RIOS

FAB J F

3º Sgt

Abr 58

 

33

VASCO VIEIRA ROSA

EsSA

3º Sgt

Fev 60

 

34

WILSON CORREIA MAIA

REsI

2º Sgt

Abr 58

 

 

 

 

III – CABOS E SOLDADOS

 

ORD

NOME

OM

ORIGEM

GRAD

DATA

OBS

01

ABNER PIRES DE GODOY

6º BC

Sd 367

Ago 59  

 

02

ABRÃO ABDALA

6º BC

Sd 55

Abr 58

 

03

ACILDO SCHAQUETE

1º BG              

Cb 44

Abr 58

 

04

ACCACIO PEREIRA DE CASTRO               

6º BC

Sd 190

Ago 58

 

05

ADALÍSIO DE SOUZA

6º BC

Sd 191

Ago 58

 

06

ADÃO AFONSO DE MIRANDA

6º BC

Sd 192

Ago 58

 

07

ADÃO ANTERO DOS SANTOS

11º RI

Sd 173

Abr 58

 

08

ADÃO GARCIA ROSA

6º BC

Sd 193

Ago 58

 

09

ADÃO MOREIRA DA COSTA

6º BC

Sd 368

Ago 59

 

10

ADEBAR MOREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 194

Ago 58

 

11

ADENI MENDES MOREIRA

6º BC

Sd 195

Ago 58

 

12

ADILSON DE FARIA

6º BC

Sd 369

Ago 59

 

13

ADOLPHO MOREIRA MARQUES

6º BC

Sd 197

Ago 58

 

14

ADOLPHO BOTOSO

6º BC

Sd 196

Ago 58

 

15

ADRIANO NOGUEIRA

6º BC

Sd 370

Ago 59

 

16

AFONSO SILVA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 198

Ago 58

 

17

AGENOR DE FREITAS BORGES

2ª/6º BC

Sd 84

Abr 58

 

18

AGENOR MOREIRA LEMES

6º BC

Sd 358

Ago 58

 

19

AGENOR SILVA

2ª/6º BC

Sd 88

Abr 58

 

20

AGOSTINHO VALADARES NETO

6º BC

Sd 371

Ago 59

 

21

AHENO BARBO GAMA

6º BC

Sd 199

Ago 58

 

22

ALBANO ARTIAGA MORENO

6º BC

Sd 200

Ago58

 

23

ALCY DE OLIVEIRA SANTOS

11º RI

Sd 146

Abr 58  

 

24

ALDO JAIME

6º BC

Sd 372

Ago 59

 

25

ALEIXO RODRIGUES DA COSTA

6º BC

Sd 373

Ago 59

 

26

ALLAN KARDEC PIRES DOS SANTOS

6º BC

Sd 138

Abr 58

 

27

ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 201

Ago 58

 

28

ALMIRO SOARES DA SILVA

6º BC

Sd 374

Ago 59

 

29

ALTAMIRO QUERINO RODRIGUES

6º BC

Sd 375

Ago 59

 

30

AMADEU CARELE

11º RI

Sd 147

Abr 58

 

31

AMÁLIO DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO

6º BC

Sd 202

Ago 58

 

32

AMERICO ANTONIO DE NOVAIS

6º BC

Sd 203

Ago 58

 

33

AMILTON LUIZ FERREIRA

6º BC

Sd 376

Ago 59

 

34

AMILTON VASCONCELOS DE CASTRO          

6º BC

Sd 327

Ago 58

 

35

ANASTÁCIO PARENTE

6º BC

Sd 204

Ago 58

 

36

ANDRÉ FERNANDES DE OLIVEIRA

6ºBC

Sd 131

Abr 58

 

37

ANGELO BENTO DE SOUZA

6° BC

Sd 205

Ago 58

 

38

ANICÉSIO DE PAULA SOUTO

6ºBC

Sd 326

Ago 58

 

39

ANÍSIO ALVES FEITOSA

6º BC

Sd 380

Ago 59

 

40

ANTONILDO DE OLIVEIRA REGO

6º BC

Sd 214

Ago 58

 

41

ANTONIO ALVES AMORIM

2ª/6º BC 

Sd 89

Abr 58

 

42

ANTONIO ALVES SOBRINHO

1º BG

Cb 49

Abr 58

 

43

ANTONIO AUGUSTO FILHO

6º BC

Sd 352

Ago 58

 

44

ANTONIO BENEDITO DA SILVA

10º RI

Sd 106

Abr 58

 

45

ANTONIO DA SILVA LARA

6º BC

Sd 206

Ago 58

 

46

ANTONIO DE ARAÚJO

6º BC

Sd 60

Abr 58

 

47

ANTONIO DE AZEVEDO

11º RI

Sd 148

Abr 58

 

48

ANTONIO DE PÁDUA FERREIRA

11º RI

Sd 160

Abr 58

 

49

ANTONIO FIRMO DA COSTA

CPOR/4

Sd 74

Abr 58

 

50

ANTONIO FLAVIANO

11º RI

Sd 176

Abr 58

 

51

ANTONIO GOMES CARDOSO

6º BC

Sd 377

Ago 59

 

52

ANTONIO JOSÉ DA SILVA

6º BC

Sd 328

Ago 58

 

53

ANTONIO LISBOA DA SILVA

8º RAM

Sd 185

Abr 58

 

54

ANTONIO MALTA FILHO

11º RI

Sd 181

Abr 58

 

55

ANTONIO MARCELINO DOS REIS

EsSA

Cb 46

Abr 58

 

56

ANTONIO MENDES GOUVEIA

6º BC

Sd 207

Ago 58

 

57

ANTONIO RODRIGUES DE OLIVEIRA

2ª/6º BC

Sd 107

Abr 58

 

58

ANTONIO RODRIGUES SOARES

6º  BC

Sd 208

Ago 58

 

59

ANTONIO SILVEIRA

11º RI

Sd 178

Abr 58

 

60

ANTONIO WAGNER DA CUNHA

6º BC

Sd 378

Ago 59

 

61

AQUILES AZEVEDO SOARES

6º BC

Sd 379

Ago 59

 

62

ARIANA GUIMARÃES FILHO

6º BC

Sd 209

Ago 58

 

63

ARICAN BORGES DO AMARAL

6º BC

Sd 210

Ago 58

 

64

ARISTIDES MAGELA DE SOUZA

11º RI

Sd 149  

Abr 58

 

65

ARISTON ÁLVARES CARDOSO

6º BC

Sd 211

Ago 58

 

66

ARMANDO HONÓRIO DA SILVA

10º RI

Cb 31

Abr 58

 

67

ARLINDO FLÁVIO DE SOUZA

6º BC

Sd 481

Ago 59

 

68

ASNOR OLIVEIRA AMARANTES

6º BC

Sd 381

Ago 59

 

69

ASSYRIO LOPES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 213

Ago 58

 

70

ASTOLFO EUSTÁQUIO DOS SANTOS

6º BC

Sd 212

Ago 58

 

71

ATAÍDE BERNARDES DE MELO

6º BC

Sd 382

Ago 59

 

72

AURÉLIO AUGUSTO PUGLIESI

6º BC

Sd 383

Ago 59

 

73

AUREO FERREIRA COSTA

6º BC

Sd 215

Ago 58

 

74

AUTOMAGNO DA SILVA

6º BC

Sd 216

Ago 58

 

75

BENEDITO ABADIA

6º BC

Sd 384   

Ago 59

 

76

BENEDITO ALBINO

6º BC

Sd 217   

Ago 58

 

77

BENEDITO ANUNCIAÇÃO

6º BC

Sd 218   

Ago 58

 

78

BENEDITO BATISTA DA SILVA

11º RI

Sd 174   

Abr 58

 

79

BENEDITO HONÓRIO NETO

6º BC

Sd 385   

Ago 59

 

80

BENEDITO JOSÉ DE ALMEIDA

6º BC

Sd 219   

Ago 58

 

81

BENTO EURÍPEDES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 220  

Ago 58

 

82

BERENÍCIO CHAGAS BORGES

6º BC

Sd 221   

Ago 58

 

83

BERNARDES ALVES

6º BC

Sd 348    

Ago 58

 

84

BONFIM CAMARGO

6º BC

Sd 386   

Ago 59

 

85

CARLOS ALBERTO BRANQUINHO

6º BC

Sd 222    

Ago 58

 

86

CARLOS ALBERTO NÁPOLI GONÇALVES

6º BC

Sd 387    

Ago 59

 

87

CARLOS MASCARENHAS SANTANA

6º BC

Sd 388    

Ago 59

 

88

CASTORINO CÃNDIDO DAS ROSAS

2ª/6º BC    

Sd 116

Abr 58

 

89

CELESTINO BRAGA

6º BC

Sd 54    

Abr 58

 

90

CÉZAR AUGUSTO ALVES

6º BC   

Sd 329

Ago 58

 

91

CÍCERO SILVA

6º BC

Sd 389   

Ago 59

 

92

CLARIMUNDO FERREIRA GALIETA

6º BC

Sd 390   

Ago 59

 

93

CLAYSSON DE LÉO LELLIS

6º BC

Sd 391 

Ago 59

 

94

CLAUDIONOR DE MOURA TELES 

2ª/6º BC

Sd 108  

Abr 58

 

95

CLODOALDO FRANCISCO  DE ARAÚJO

6º BC

Sd 392  

Ago 59

 

96

CLOVIS BEZERRA CESÁRIO

6º BC

Sd 223  

Ago 58

 

97

CONSTÂNCIO GOMES DE BRITO

6º BC

Sd 330  

Ago 58

 

98

CONSTÂNCIO GOMES DE FARIA

6º BC  

Sd 393

Ago 59

 

99

CRISTOVAM FRANCISCO DE CASTILHO

2ª/6º BC

Sd 540

Abr 60

 

100

DANTE LUIZ VIEIRA

6º BC

Sd 224 

Ago 58

 

101

DARCI ALVES NAZARETH

6º BC

Sd 394 

Ago 59

 

102

DARCÍLIO VIEIRA DA CUNHA

6º BC

Sd 225 

Ago 58

 

103

DARCY DOS SANTOS

6º BC

Sd 359 

Ago 58

 

104

DARCY GUILHERME DOS REIS

6º BC

Sd  37 

Abr 58

 

105

DARIO GONÇALVES TEIXEIRA

6º BC

Sd 395

Ago 59

 

106

DAVID DE SOUZA

6º BC

Sd 226 

Ago 58

 

107

DAVID PEIXOTO DE ALENCAR

2ª/6º BC

Sd 83  

Abr 58

 

108

DECIO FIRMINO

10º RI

Sd 81 

Abr 58

 

109

DEJANIR RIBEIRO DE ARAÚJO

6º BC

Sd 227

Ago 58

 

110

DELI ANDRADE COSTA

6º BC

Sd 396 

Ago 59

 

111

DELSON SILVA NUNES

6º BC

Sd 228

Ago 58

 

112

DILERMANDO TEODORO DE ANDRADE

6º BC

Sd 61 

Abr 58

 

113

DIRCEU ROSA DA ROCHA

6º BC

Sd 230 

Ago 58

 

114

DIVINO GONÇALVES FONSECA

6º BC

Sd 331 

Ago 58

 

115

DIVINO JOSÉ AMADOR

6º BC

Sd 279 

Ago 58

 

116

DIVINO JOSÉ CARVALHO

6º BC

Sd 397  

Ago 59

 

117

DIVINO MATTA DA SILVA

6º BC

Sd 398  

Ago 59

 

118

DJALMA BENTO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 229 

Ago 58

 

119

DURVALINO PEREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 231  

Ago 58

 

120

DUILIO FAUSTO CID

10º RI

Sd 87   

Abr 58

 

121

EDSON AUXILIADO DANTAS

6º BC

Sd 400   

Ago 59

 

122

EDSON GOMES MAGALHÃES

6º BC

Sd 232   

Ago 58

 

123

EDSON JOSÉ DOS SANTOS

6º BC

Sd 401   

Ago 59

 

124

EDSON MENDES RIBEIRO

6º BC

Sd 399   

Ago 59

 

125

EDSON ROSA DUALDO

6º BC

Sd 134   

Abr 58

 

126

EDVAR CORREIA BARBOSA

6º BC  

Sd 402

Ago 59

 

127

ELMO FREESZ

10º RI

Sd 86

Abr 58

 

128

ELTON GONÇALVES FERREIRA

6º BC   

Sd 233

Ago 58

 

129

ELVÉCIO NAVES DE ALMEIDA

6º BC

Sd 403   

Ago 59

 

130

ELY CASTRO DE AMORIM

DRAM/4ªRM

Sd 73   

Abr 58

 

131

EMMANUEL JAIRO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 234   

Ago 58

 

132

EMY DE PAULA MENDONÇA

6º BC

Sd 404  

Ago 59

 

133

ENEAS MATIAS DE ABREU

6º BC

Sd 235  

Ago 58

 

134

ERBERTO NUNES MACEDO

6º BC

Sd 405  

Ago 59

 

135

EROS DECHICHI

6º BC

Sd 236  

Ago 58

 

136

EROTILDES FRANCISCO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 238 

Ago 58

 

137

EUCLEVÍPEDES SEBASTIÃO DE ASSIS

6º BC

Sd 239   

Ago 58

 

138

EUCLIDES CÂNDIDO MOREIRA

6º BC

Sd 406  

Ago 59

 

139

EULER CUNHA FRANCO

6º BC

Sd 240 

Ago 58

 

140

EURÍPEDES CEARENSE

6º BC

Sd 353  

Ago 58

 

141

EURÍPEDES FERREIRA PEDROSO

6º BC

Sd 407  

Ago 59

 

142

EURÍPEDES GONÇALVES DE SOUZA

6º BC

Sd 408  

Ago 59

 

143

EURÍPEDES INOCÊNCIO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 409  

Ago 59

 

144

EVALDO ALVARENGA

6º BC

Sd 410  

Ago 59

 

145

EVANI JUAREZ DE PAIVA

6º BC

Sd 411  

Ago 59

 

146

EVERALDO DO CARMO DINIZ

6º BC

Sd 412   

Ago 59

 

147

EXPEDITO PÁDUA CARNEIRO

6º BC

Sd 413  

Ago 59

 

148

FABIANO MORENO DELGADO

6º BC

Sd 241   

Ago 58

 

149

FÁBIO JOSINO DE SALES

EsSA

Cb 53  

Abr 58

 

150

FÁBIO SALIBA

6º BC

Sd 414   

Ago 59

 

151

FERNANDO JOSÉ BANDEIRA ROCHA

6º BC

Sd 415   

Ago 59

 

152

FIDELCINO DE JESUS LEITE

6º BC

Sd 416   

Ago 59

 

153

FIRMINO RODRIGUES DA SILVA

6º BC

Sd 242   

Ago 58

 

154

FLAMARION DAIA

6º BC

Sd 417   

Ago 59

 

155

FLORENCIO PEREIRA PINTO

6º BC

Sd 332   

Ago 58

 

156

FRANCISCO DE ASSIS

10º RI

Sd 70   

Abr 58

 

157

FRANCISCO DE PAULA

10º RI

Sd 104    

Abr 58

 

158

FRANCISCO GALDINO LIMA

6º BC

Sd 418    

Ago 59

 

159

FRANCISCO GONÇALVES DOS SANTOS

2ª/6º BC

Sd 90    

Abr 58

 

160

FRANCISCO GOULART

11º RI

Sd 162   

Abr 58

 

161

FRANCISCO JOSÉ MACHADO

6º BC

Sd 419    

Ago 59

 

162

FRANCISCO JOSÉ NAPOLEÃO NOGUEIRA

1º BG

Cb 52

Abr 58

 

163

FRANCISCO MOREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 243    

Ago 58

 

164

FRANCISCO ROSA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 244    

Ago 58

 

165

GABRIEL JOSÉ DE MELO

11º RI

Sd 150   

Abr 58

 

166

GABRIEL SCHEFFER

10º RI

Cb 41    

Abr 58

 

167

GABRIEL SEBASTIÃO DE REZENDE

11º RI

Sd 153    

Abr 58

 

168

GALBA TAVARES DE MORAES

6º BC

Sd 245    

Ago 58

 

169

GASPAR GONÇALVES DA SILVA

6º BC

Sd 420    

Ago 59

 

170

GASTÃO MORAES DE SOUZA

6º BC

Sd 246    

Ago 58

 

171

GEEBE LAUDELINO DA SILVA

QG/4ªRM

Cb 30    

Abr 58

 

172

GENY D'ALEXANDRIA

6º BC

Sd 247    

Ago 58

 

173

GERALDO ALVES DA SILVA

6º BC

Sd 360    

Ago 58

 

174

GERALDO BORGES DE MELO

6º BC

Sd 421    

Ago 59

 

175

GERALDO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 422    

Ago 59

 

176

GERALDO EVANGELISTA DO CARMO FILHO

11° RI 

Sd 151

Abr 58

 

177

GERALDO FIDÉLIS SOARES

6º BC

Sd 248   

Ago 58

 

178

GERALDO FRANCISCO DA SILVA

2ª/6º BC

Sd 94  

Abr 58

 

179

GERALDO LOPES ULTRA FILHO

6º BC

Sd 249  

Ago 58

 

180

GERALDO PEREIRA DE OLIVEIRA

11º RI

Sd 175   

Abr 58

 

181

GERALDO SABINO

6º BC

Sd 250    

Ago 58

 

182

GERALDO SOUZA DA SILVA

6º BC

Sd 251    

Ago 58

 

183

GERALDO VALDIVINO PEREIRA

6º BC

Sd 252    

Ago 58

 

184

GERSINO  NUNES DE MORAIS

6º BC

Sd 424   

Ago 59

 

185

GERSON ROSA DA SILVA

6º BC

Cb  28    

Abr 58

 

186

GERSON SIMON BATISTA 

6º BC       

Sd 261   

Ago 58

 

187

GETÚLIO ALVES DE TOLEDO

6º BC

Sd 423   

Ago 59

 

188

GOIAZ DO ARAGUAIA LEITE VIEIRA

6º BC

Sd 425  

Ago 59

 

189

GOIAZ SELANE

6ºBC

Sd 253  

Ago 58

 

190

GRACIANO  ANTONIO DA SILVA E NETO

6º BC

Sd 426   

Ago 59

 

191

GUIMORVÃO MANOEL DA SILVA

1º BG

Sd 98    

Abr 58

 

192

GUMERCINDO ANTONIO DOS SANTOS

6º BC

Sd 334  

Ago 58

 

193

HAILTON GONÇALVES DE MOURA

6º BC

Sd 357   

Ago 58

 

194

HAMILTON FERREIRA DE REZENDE

10º RI

Sd 92    

Abr 58

 

195

HÉLIO FABIANO

6º BC

Sd 427 

Ago 59

 

196

HERCULANO COUNES PINHEIRO

1º BG

Cb 38  

Abr 58

 

197

HERMENEGILDO ALVES PEREIRA

6º BC

Sd 237  

Ago 58

 

198

HILDEU BATISTA

6º BC

Sd 428  

Ago 59

 

199

HIPÓLITO JOSÉ FERREIRA

6º BC  

Sd 254

Ago 58

 

200

HORÁCIO RIBEIRO DE MIRANDA

6º BC

Sd 430  

Ago 59

 

201

HUDSON BORGES

6º BC

Sd 62   

Abr 58

 

202

ILDEU NOVATO DO NASCIMENTO

6º BC

Sd 63    

Abr 58

 

203

IRANI DIOGO DOS SANTOS

6º BC

Sd 255   

Ago 58

 

204

IRENE DE OLIVEIRA LIMA

6º BC

Sd 256   

Ago 58

 

205

IRON RANULFO LOBO

6º BC

Sd 257   

Ago 58

 

206

ISAIAS MATEUS RODRIGUES

6º BC

Sd 335   

Ago 58

 

207

ITALO ALVES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 432    

Ago 59

 

208

ITAMAR CAMPOS DA SILVA

6º BC

Sd 433    

Ago 59

 

209

IZIDIO FERREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 336    

Ago 58

 

210

JÁCOMO BARCI NETO

6º BC

Sd 438

Ago 59

 

211

JADIEL ALVES DA COSTA

6º BC

Sd 59

Ago 58

 

212

JADSON PINTO DE FIGUEIREDO

6º BC

Sd 337

Ago 58

 

213

JAIR DIAS MOTA

2ª/6º BC

Sd 95

Abr 58

 

214

JAIR DOS SANTOS DE BRITO

6º BC

Sd 435

Ago 59

 

215

JAIR GOMES

1º BG

Sd 67

Abr 58

 

216

JAIR JANUÁRIO DAS NEVES

6º BC

Sd 258

Ago 58

 

217

JALES DE ALMEIDA

6º BC

Sd 436

Ago 59

 

218

JAMIL VIEIRA DE BARROS

6º BC

Sd 437

Ago 59

 

219

JARBAS REGO

6º BC

Sd 259

Ago 58

 

220

JAUDIVAL JUSTINO

6º BC

Sd 64

Abr 58

 

221

JAYME RIBEIRO

6º BC

Sd 434

Ago 59

 

222

JEOVÁ FERREIRA ROSA

6º BC

Sd 262

Ago 58

 

223

JERÔNIMO MACHADO

6º BC

Sd 65

Abr 58

 

224

JESUS MENDONÇA FERREIRA

6º BC

Sd 263

Ago 58

 

225

JOÃO ALBINO DA SILVA

6º BC

Sd 439

Ago 59

 

226

JOÃO ALMEIDA FILHO

1º BG

Cb 47

Abr 58

 

227

JOÃO ALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 266

Ago 58

 

228

JOÃO ALVES MOREIRA

6º BC

Sd 265

Ago 58

 

229

JOÃO ANTONELLI NETTO

6º BC

Sd 264

Ago 58

 

230

JOÃO AUGUSTO SOARES

6º BC

Sd 440

Ago 59

 

231

JOÃO BATISTA

11º RI

Sd 159

Abr 58

 

232

JOÃO BATISTA CALDEIRA

11º RI

Sd 152

Abr 58

 

233

JOÃO BATISTA DA CRUZ

6º BC

Sd 354

Ago 58

 

234

JOÃO BATISTA DA ROCHA

10º RI

Sd 105

Abr 58

 

235

JOÃO BATISTA DA SILVA

6º BC

Sd 66

Abr 58

 

236

JOÃO BATISTA DE SOUZA

11º RI

Sd 158

Abr 58

 

237

JOÃO BATISTA RODRIGUES

6º BC

Sd 338

Ago 58

 

238

JOÃO BAPTISTA ROGRIGUES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 268

Ago 58

 

239

JOÃO CARDOSO VIEIRA

6º BC

Sd 68

Abr 58

 

240

JOÃO DA BOA MORTE DOS SANTOS

11º RI

Sd 144

Abr 58

 

241

JOÃO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 271

Ago 58

 

242

JOÃO DOS SANTOS DUARTE

6º BC

Sd 362

Ago 58

 

243

JOÃO DOS SANTOS LOUZA FILHO

6º BC

Sd 441

Ago 59

 

244

JOÃO EVARISTO NETO

6º BC

Sd 269

Ago 58

 

245

JOÃO FLORENTINO MOTA

6º BC

Sd 270

Ago 58

 

246

JOÃO GONÇALVES NOGUEIRA

6º BC

Sd 339

Ago 58

 

247

JOÃO JOAQUIM FERRAZ DOS SANTOS

2ª/6º BC

Sd 82

Abr 58

 

248

JOÃO JOSÉ DA SILVA

10º RI

Sd 71

Abr 58

 

249

JOÃO JOSÉ DE SOUZA

6º BC

Sd 341

Ago 58

 

250

JOÃO LEMES DA SILVA

2ª/6º BC

Sd 539

Mar 60

 

251

JOÃO MACIEL FERREIRA

11º RI

Sd 143

Abr 58

 

252

JOÃO PEREIRA DA COSTA

2ª/6º BC

Sd 78

Abr 58

 

253

JOÃO RODRIGUES DA COSTA

6º BC

Sd 361

Ago 58

 

254

JOÃO ROSA

2ª/6º BC

Sd 109

Abr 58

 

255

JOÃO SEBASTIÃO ROCHA

6º BC

Sd 267

Ago 58

 

256

JOÃO WILSON DE SOUZA

11º RI

Sd 154

Abr 58

 

257

JOAQUIM FELIX

6º BC

Sd 272

Ago 58

 

258

JOAQUIM MARQUES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 273

Ago 58

 

259

JOAQUIM MEIRELES DE ALMEIDA

6º BC

Sd 274

Ago 58

 

260

JOAQUIM MORAES SOBRINHO

6º BC

Sd 275

Ago 58

 

261

JOAQUIM SÉRGIO DE FREITAS

11º RI

Sd 163

Abr 58

 

262

JONAS CÂNDIDO DA SILVA

6º BC

Sd 443

Ago 59

 

263

JORGE BORGES DA SILVA

6º BC

Sd 276

Ago 58

 

264

JORGE DE SOUZA BIAS

2ª/6º BC

Sd 112

Abr 58

 

265

JORGE TOLEDO

10º RI

Cb 39

Abr 58

 

266

JOSÉ ALVES

6º BC

Sd 93

Abr 58

 

267

JOSÉ ALVES DA SILVA

6º BC

Sd 342

Ago 58

 

268

JOSÉ ALVES DE FREITAS

6º BC

Sd 277

Ago 58

 

269

JOSÉ ALVES DO CARMO

2ª/6º BC

Sd 76

Abr 58

 

270

JOSÉ ALVES LEITE

6º BC

Sd 278

Ago 58

 

271

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA

6º BC

Sd 444

Ago 59

 

272

JOSÉ BARTOLOMEU CHAGAS

6º BC

Sd 122

Abr 58

 

273

JOSÉ BARTOLOMEU PIRES DE CAMARGO

QG/4ª RM

Cb 35

Abr 58

 

274

JOSÉ CÂMARA LOPES SOBRINHO

6º BC

Sd 445

Ago 59

 

275

JOSÉ CARDOSO BORGES

6º BC

Sd 446

Ago 59

 

276

JOSÉ CARLOS DA SILVA

11º RI

Sd 179

Abr 58

 

277

JOSÉ CATARINA DA SILVA

11º RI

Sd 164

Abr 58

 

278

JOSÉ CUNHA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 447

Ago 59

 

279

JOSÉ CUSTÓDIO FILHO

11º RI

Sd 177

Abr 58

 

280

JOSÉ DE JESUS SANTOS

6º BC

Sd 448

Ago 59

 

281

JOSÉ DE SANTANA

EsSA

Sd 97

Abr 58

 

282

JOSÉ DE SOUZA

2ª/6º BC

Sd 75

Abr 58

 

283

JOSÉ DE SOUZA OLIVEIRA

11º RI

Sd 166

Abr 58

 

284

JOSÉ DINIZ BATISTA

6º BC

Sd 280

Ago 58

 

285

JOSÉ FAUSTINO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 281

Ago 58

 

286

JOSÉ FERREIRA

7ª CR

Sd 517

Set 59

 

287

JOSÉ FERREIRA DA CRUZ

6º BC

Sd 282

Ago 58

 

288

JOSÉ FRANÇOSO DA SILVA

EsSA

Sd 91

Abr 58

 

289

JOSÉ GIMENES PAIVA

2ª/6º BC

Sd 364

Out 58

 

290

JOSÉ GOMES COSTA

6º BC

Sd 119

Abr 58

 

291

JOSÉ JOAQUIM DA SILVA

6º BC

Sd 340

Ago 58

 

292

JOSÉ LINO DE OLIVEIRA

8º RAM

Sd 184

Abr 58

 

293

JOSÉ LOPES

6º BC

Sd 449

Ago 59

 

294

JOSÉ LOPES BARBOSA

6º BC

Sd 450

Ago 59

 

295

JOSÉ LUIZ DOS SANTOS

6º BC

Sd 451

Ago 59

 

296

JOSÉ MARIA DAS NEVES

2ª/6º BC

Sd 520

Jan 60

 

297

JOSÉ MOREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 283

Ago 58

 

298

JOSÉ MARQUES DA SILVA

6º BC

Sd 58

Abr 58

 

299

JOSÉ NICODEMOS DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 452

Ago 59

 

300

JOSÉ NUNES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 284

Ago 58

 

301

JOSÉ OSWALDO DE ASSIS

6º BC

Sd 343

Ago 58

 

302

JOSÉ PEREIRA SOBRINHO

1º BG

Cb 51

Abr 58

 

303

JOSÉ PIRES FERREIRA

6º BC

Sd 140

Abr 58

 

304

JOSÉ RAFAEL DE LIMA

6º BC

Sd 453

Ago 59

 

305

JOSÉ RALPH MILOGRANA

6º BC

Sd 454

Ago 59

 

306

JOSÉ ROCHA MOREIRA

6º BC

Sd 57

Abr 58

 

307

JOSÉ SERPA DA SILVA

11º RI

Sd 165

Abr 58

 

308

JOSÉ TOMAZETTE

6º BC

Sd 455

Ago 59

 

309

JOSÉ VALÉRIO DE MEDEIROS

11º RI

Sd 145

Abr 58

 

310

JOSÉ VITOR NETO

6º BC

Sd 456

Ago 59

 

311

JUAREZ ALVES DOS REIS

6º BC

Sd 136

Abr 58

 

312

JUAREZ DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 457

Ago 59

 

313

JUAREZ PACHECO DE ASSIS

6º BC

Sd 285

Ago 58

 

314

JULIANO FETTINE

6º BC

Sd 458

Ago 59

 

315

JÚLIO DOS SANTOS SERPA

2ª/6º BC

Sd 96

Abr 58

 

316

JÚLIO LEÃO DE CARVALHO

6º BC

Sd 459

Ago 59

 

317

JURACY SANT'ANA RAMOS

6º BC

Sd 260

Ago 58

 

318

JURANDIR DE SOUZA VILELA

6º BC

Sd 461

Ago 59

 

319

JURANDYR GOMES DE MIRANDA

6º BC

Sd 460

Ago 59

 

320

JURANI LUSTOSA DE FRANÇA

2ª/6º BC

Sd 516

Ago 59

 

321

JUVENCIO GOMES FERREIRA

6º BC

Sd 137

Abr 58

 

322

KERNER NAVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 111

Abr 58

 

323

LACY DE ALVARENCI

6º BC

Sd 286

Ago 58

 

324

LACY FERREIRA DE ARAÚJO

6º BC

Sd 462

Ago 59

 

325

LADISLAU CARDOSO NETO

11º RI

Sd 167

Abr 58

 

326

LAERTE CAMPOS

6º BC

Sd 463

Ago 59

 

327

LÁSARO DA CUNHA BRANDÃO

6º BC

Sd 464

Ago 59

 

328

LEIR FERREIRA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 287

Ago 58

 

329

LEONIDAS DO NASCIMENTO VIEGAS

11º RI

Sd 168

Abr 58

 

330

LEO DARK DA COSTA

6º BC

Sd 465

Ago 59

 

331

LEVI PINTO DE MIRANDA

EsSA

Sd 102

Abr 58

 

332

LIDORCENO RODRIGUES NEVES

6º BC

Sd 288

Ago 58

 

333

LIVERTINO FERREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 344

Ago 58

 

334

LOURIVAL DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 133

Abr 58

 

335

LOURIVAL DUARTE DA SILVA

6º BC

Sd 289

Ago 58

 

336

LOURIVAL JOSÉ BORGES

2ª/6º BC

Sd 110

Abr 58

 

337

LUIZ CARLOS LOBO CARNEIRO

6º BC

Sd 290

Ago 58

 

338

LUIZ EDMAR DA SILVA MACEDO

6º BC

Sd 466

Ago 59

 

339

LUIZ FURTADO NETO

11º RI

Sd 155

Abr 58

 

340

LUIZ RODRIGUES DO CARMO

2ª/6º BC

Sd 79

Abr 58

 

341

LUIZ SOARES

QG/4ª RM

Sd 36

Abr 58

 

342

LUIZ TOMÁZ

1º BG 

Sd 80

Abr 58

 

343

LYSES LEITE GUIMARÃES

6º BC

Cb 34

Abr 58

 

344

MANOEL ALVES BATISTA

6º BC

Sd 292

Ago 58

 

345

MANOEL ANASTÁCIO

10º RI

Sd 72

Abr 58

 

346

MANOEL ALVES CARRIJO

6º BC

Sd 467

Ago 59

 

347

MANOEL CORREA DA CRUZ

2ª/6º BC

Sd 113

Abr 58

 

348

MANOEL CRUZ DE SANTANA

6º BC

Sd 468

Ago 59

 

349

MANOEL DAMIÃO

6º BC

Sd 469

Ago 59

 

350

MANOEL DE JESUS MORAES

6º BC

Sd 471

Ago 59

 

351

MANOEL DIVINO LIMA

6º BC

Sd 470

Ago 59

 

352

MANOEL GERALDO PEREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 293

Ago 58

 

353

MANOEL MESSIAS LUSTOSA DE SOUZA

6º BC

Sd 294

Ago 58

 

354

MANOEL NUNES FERREIRA

6º BC

Sd 295

Ago 58

 

355

MANOEL PAULO DE ALMEIDA

6º BC

Sd 472

Ago 59

 

356

MANOEL PEREIRA BRITO

6º BC

Sd 296

Ago 58

 

357

MANOEL PEREIRA DA FÉ

6º BC

Sd 297

Ago 58

 

358

MANOEL RODRIGUES

6º BC

Sd 298

Ago 58

 

359

MANOEL SILVA TEIXEIRA

6º BC

Sd 473

Ago 59

 

360

MANOEL SOARES

6º BC

Sd 299

Ago 58

 

361

MÁRCIO DE AQUINO SÁ

6º BC

Sd 300

Ago 58

 

362

MARCONDES MUNDIM GUIMARÃES

6º BC

Sd 188

Ago 58

 

363

MARCOS DE CASTRO FONSECA

2ª/6º BC

Sd 114

Abr 58

 

364

MARINHO LUIZ DA COSTA

6º BC

Sd 291

Ago 58

 

365

MÁRIO ALVES DOURADO

6º BC

Sd 301

Ago 58

 

366

MÁRIO DOS SANTOS

6º BC

Sd 474

Ago 59

 

367

MÁRIO PASSOS

6º BC

Sd 345

Ago 58

 

368

MARTINHO DE VASCONCELLOS ALBUQUERQUE

6º BC

Sd 302

Ago 58

 

369

MARTINIANO FERREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 303

Ago 58

 

370

MAURO GONÇALVES PEREIRA

6º BC

Sd 304

Ago 58

 

371

MIGUEL FRANCO

11º RI

Cb 42

Abr 58

 

372

MIGUEL JERÔNIMO COSTA

6º BC

Sd 346

Ago 58

 

373

MIGUEL RODRIGUES MENDES

6º BC

Sd 475

Ago 59

 

374

MIGUEL SAMPAIO SILVA

6º BC

Sd 56

Abr 58

 

375

MILTON GOMES DE FARIA

6º BC

Sd 305

Ago 58

 

376

MILTON LEOPOLDINO DOS SANTOS

2ª/6º BC

Sd 100

Abr 58

 

377

MILTON SOUZA CUNHA

6º BC

Sd 476

Ago 59

 

378

MILQUIADES DA COSTA LUCIANO

6º BC

Sd 123

Abr 58

 

379

NADIM LOPES DE MENEZES

6º BC

Sd 306

Ago 58

 

380

NADIR DE SOUZA

6º BC

Sd 477

Ago 59

 

381

NATALINO ANTÔNIO BALENA

6º BC

Sd 478

Ago 59

 

382

NAZARENO MANOEL GUIMARÃES

6º BC

Sd 307

Ago 58

 

383

NELO PEREIRA LIMA

6º BC

Sd 124

Abr 58

 

384

NILSON DA COSTA VELOSO

6º BC

Sd 479

Ago 59

 

385

OCTACILIO PERMINIO FERREIRA                         

11º RI

Sd 156

Abr 58

 

386

ODORVAL DE PAULA CARVALHO

6º BC

Sd 308

Ago 58

 

387

OLIVEIROS ALVES RIBEIRO

6º BC

Sd 480

Ago 59

 

388

ORIONE DUARTE MAIA

6º BC

Sd 309

Ago 58

 

389

ORMEZINDO LUIZ ALVES

6º BC

Sd 482

Ago 59

 

390

OROZIMBO CORDEIRO

6º BC

Sd 347

Ago 58

 

391

OSCAR CAETANO DO CARMO

6º BC

Sd 310

Ago 58

 

392

OSLEY AMARAL DE SOUZA

EsSA

Cb 48

Abr 58

 

393

OSMAR BARBOSA DE SOUZA

2ª/6º BC

Sd 115

Abr 58

 

394

OSMAR FONTES LEAL

6º BC

Sd 312

Ago 58

 

395

OSÓRIO FELIPE PEREIRA

6º BC

Sd 483

Ago 59

 

396

OSVALDO MARTINS DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 125

Abr 58

 

397

OVÍDIO GONÇALVES DE MORAES

6º BC

Sd 355

Ago 58

 

398

OX VITÓI

2ª/6º BC

Sd 121

Abr 58

 

399

OSWALDO AUGUSTO FERREIRA

1º BG

Cb 363

Abr 58

 

400

OSWALDO DE ALMEIDA COUTO

6º BC

Sd 313

Ago 58

 

401

OZIRES LEAL BARBOSA

6º BC

Sd 311

Ago 58

 

402

PAULO ALBERTO DE ABREU

6º BC

Sd 484

Ago 59

 

403

PAULO DARIO MAGALHÃES

8º RAM

Sd 183

Abr 58

 

404

PAULO DOS SANTOS

10º RI

Cb 40

Abr 58

 

405

PAULO GOMES DA SILVA

11º RI

Sd 161

Abr 58

 

406

PAULO SILVA CARDOSO

6º BC

Sd 485

Ago 59

 

407

PAULO VALÉRIO

11º RI

Sd 172

Abr 58

 

408

PEDRO ALEXANDRE PEREIRA

6º BC

Sd 486

Ago 59

 

409

PEDRO CÂNDIDO DO NASCIMENTO

10º RI

Sd 184

Abr 58

 

410

PEDRO FERREIRA DE SOUZA

6º BC

Sd 487

Ago 59

 

411

PEDRO INÁCIO DE SOUZA

6º BC

Sd 126

Abr 58

 

412

PEDRO JOSÉ DE ALMEIDA

6º BC

Sd 488

Ago 59

 

413

PEDRO PEREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 489

Ago 59

 

414

PEDRO RICARDO DO AMARAL

6º BC

Sd 490

Ago 59

 

415

PERGENTINO DE JESUS SANTOS

6º BC

Sd 314

Ago 58

 

416

PETRONÍLIO MACHADO DA CRUZ

6º BC

Sd 315

Ago 58

 

417

PIO JORGE ALEXANDRINO

6º BC

Sd 316

Ago 58

 

418

RAFAEL DINIZ CAVALCANTE

6º BC

Sd 491

Ago 59

 

419

RAIMUNDO FERNANDES DA SILVA

2ª/6º BC

Sd 101

Abr 58

 

420

RAIMUNDO LIBERATO DA SILVA

6º BC

Sd 349

Ago 58

 

421

RAIMUNDO NONATO FERREIRA

6º BC

Sd 492

Ago 59

 

422

RAUL WOLNEY FILHO

6º BC

Cb 27

Abr 58

 

423

RAUMAR JOSÉ GOMES

6º BC

Sd 127

Abr 58

 

424

REINALDO BEZERRA DE ALMEIDA

6º BC

Sd 493

Ago 59

 

425

REINALDO NEVES

6º BC

Sd 128

Abr 58

 

426

ROBERTO DE OLIVEIRA SILVA

11º RI

Cb 45

Abr 58

 

427

RONALDO RODRIGUES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 494

Ago 59

 

428

RONAN DE CARVALHO

6º BC

Sd 495

Ago 59

 

429

RONSIVAL ALVES DA ROCHA

6º BC

Sd 135

Abr 58

 

430

ROOSEVELT DE ARAÚJO ALMEIDA

6º BC

Sd 496

Ago 59

 

431

ROQUE DA SILVA LEÃO

6º BC

Sd 497

Ago 59

 

432

RUBENS JOSÉ RIBEIRO

2ª/6º BC

Sd 117

Abr 58

 

433

RUBENS MARIANO DA SILVA

6º BC

Sd 141

Abr 58

 

434

SALVADOR AVELINO DE CASTRO

6º BC

Sd 498

Ago 59

 

435

SALVADOR LOPES

6º BC

Sd 499

Ago 59

 

436

SALVIANO VIANA

2ª/6º BC

Sd 103

Abr 58

 

437

SAMUEL GONÇALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 189

Ago 58

 

438

SAMUEL GOMES ROSA

6º BC

Sd 500

Ago 59

 

439

SEBASTIÃO ALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 317

Ago 58

 

440

SEBASTIÃO CORDEIRO DE FARIA

6º BC

Sd 502

Ago 59

 

441

SEBASTIÃO CRUVINEL DA SILVA

6º BC

Sd 503

Ago 59

 

442

SEBASTIÃO DOMINGOS MORENO

6º BC

Sd 318

Ago 58

 

443

SEBASTIÃO GERALDO CAMARGO

6º BC

Sd 501

Ago 59

 

444

SEBASTIÃO MIGUEL DE CASTRO

11º RI

Sd 182

Abr 58

 

445

SEBASTIÃO PIRES ANDREATA

1º BG

Cb 50

Abr 58

 

446

SEBASTIÃO ROSA CARDOSO

6º BC

Sd 319

Ago 58

 

447

SÍLVIO BARROS DE SOUZA

2ª/6º BC

Sd 518

Out 58

 

448

SÍLVIO CARRIJO NETO

6º BC

Sd 356

Ago 58

 

449

SÍLVIO DE OLIVEIRA RAMOS

6º BC

Sd 504

Ago 59

 

450

SIDNEY DE BRITO

6º BC

Sd 142

Abr 58

 

451

SÍLVIO GERALDO

11º RI

Sd 157

Abr 58

 

452

SOLINO AMÉRICO DE ASSIS

6º BC

Sd 506

Ago 59

 

453

SUARINO DE MOURA CUNHA

6º BC

Sd 505

Ago 59

 

454

TIAGO BATISTA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 350

Ago 58

 

455

TARCÍSIO JOSÉ ALVES SEPTÍMIO

2ª/6º BC

Sd 118

Abr 58

 

456

TAKIL WATANABE

6º BC

Sd 507

Ago 59

 

457

TERCINO ALVES DOS SANTOS

2ª/6º BC

Cb 29

Abr 58

 

458

TSUYOSHI MIZUNO

6º BC

Sd 431

Ago 59

 

459

UBIRATAN REGES DE JESUS

6º BC

Sd 320

Ago 58

 

460

ULISSES BORGES

6º BC

Sd 132

Abr 58

 

461

URBANEVAL LEMES DA SILVA

6º BC

Sd 321

Ago 58

 

462

VICENTE CRISTINO DA COSTA

11º RI

Sd 170

Abr 58

 

463

VICENTE FAUSTINO MEIRA

4ª Cia Com

Cb 43

Abr 58

 

464

VICENTE JOSÉ DE ALMEIDA

10º RI

Sd 99

Abr 58

 

465

VICENTE PAULO DE SOUZA

6º BC

Sd 120

Abr 58

 

466

VICENTE TOMAZ

11º RI

Sd 180

Abr 58

 

467

VIRGÍNIO ALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 322

Ago 58

 

468

WAHIB ABRÃO

6º BC

Sd 139

Abr 58

 

469

WALDEMAR ALVES FERREIRA

6º BC

Sd 129

Abr 58

 

470

WALDIR MARTINS DE MORAES

6º BC

Sd 323

Ago 58

 

471

WALDIVINO HILÁRIO DA SILVA

6º BC

Sd 130

Abr 58

 

472

WALDIVINO JOSÉ DA CUNHA

2ª/6º BC

Sd 77

Abr 58

 

473

WALDIVINO PEREIRA DE LIMA

6º BC

Sd 508

Ago 59

 

474

WALMIR DE ASSUNÇÃO COSTA

11º RI

Sd 169

Abr 58

 

475

WALTER ASSUNÇÃO MARQUES

12ª CR

Cb 33

Abr 58

 

476

WALTER MARIA MOREIRA

QG/ 4ª RM

Cb 32

Abr 58

 

477

WANDERLEY FERNANDES

6º BC

Sd 325

Ago 58

 

478

WASHINGTON DUQUE

10º RI

Sd 69

Abr 58

 

479

WATERLOO DE FARIA PIRES

6º BC

Sd 510

Ago 59

 

480

WEINER DE ASSIS GONÇALVES

6º BC

Sd 351

Ago 58

 

481

WELTON FERREIRA

6º BC

Sd 511

Ago 59

 

482

WILLIAN ALVES BATISTA

6º BC

Sd 324

Ago 58

 

483

WILMAR MENDONÇA MARQUES

6º BC

Sd 509

Ago 59

 

484

WILSON DOS SANTOS

6º BC

Sd 512

Ago 59

 

485

WILSON GOMES

2ª/6º BC

Sd 85

Abr 58

 

486

WILSON JOSÉ DE SOUZA

11º RI

Sd 171

Abr 58

 

487

WOLF MOREIRA DE SÃO GERALDO

6º BC

Sd 513

Ago 59

 

488

ZILMAR GOMES DE QUEIROZ

6º BC

Sd 514

Ago 59

 

 

 

 

IV – MILITARES ADIDOS À 6ª CIA DE GUARDA E PERTENCENTES À BANDA DE MÚSICA

  • Mestre da Banda – 1º Sgt GERALDO CIDREIRA GAMA – Período de Fev 59 a

 

ORD

NOMES

OM

ORIGEM

GRAD

DATA

OBS

01

AÉLCIO DA SILVA

AMAN

2º Sgt Mús

Fev 59

 

02

ALAOR MÁRIO

EsSA

2º Sgt Mús

Fev 60

 

03

ALLYSON DUARTE DA COSTA

12º RI

Cb Mús

Dez 58

 

04

ÂNGELO BACELAR

12º RI

Cb Mús

Out 59

 

05

CLODOMIRO FLORIANO SOARES

2º RI

2º Sgt Mús

Fev 59

 

06

DAVID JOSÉ DE OLIVEIRA FILHO

3º RI

3º Sgt Mús

Fev 60

 

07

ELIAS FRANCISCO DA SILVA

1º RI

1º Sgt Mús

Fev 59

 

08

ELÍDIO PEREIRA

2ª DC

2º Sgt Mús

Mai 59

 

09

FERNANDO BEZERRA DA SILVA

Reincluìdo

Cb Mús

Nov 58

 

10

FRANCISCO BUENO VILLARA

EsSA

2º Sgt Mús

Fev 60

 

11

GERALDO HELVÉCIO DE SÁ

10º RI

Cb Mús

Abr 60

 

12

GERSON CAVALCANTI

2º RI

1º Sgt Mús

Fev 59

 

13

JAYME ALVES DOS SANTOS

10º RI

Cb Mús

Jan 60

 

14

JERÔNIMO FELIPE MACHADO

4º RI

3º Sgt Mús

Dez 58

 

15

JOSÉ CUPERTINO DE OLIVEIRA

Reincluído

Cb Mús

Fev 59

 

16

JOSÉ CUSTÓDIO DO NASCIMENTO

6º RI

3º Sgt Mús

Mai 59

 

17

JOSÉ SABINO FILHO

Reincluído

Cb Mús

Fev 60

 

18

MIGUEL ARCHANJO TOLOSA

6º RI

1º Sgt Mús

Jan 59

 

19

NILO FEIJÓ DE MELO

REsI

3º Sgt Mús

Mar 59

 

20

OLIMPIO DE CASTRO MACEDO

2º RI

2º Sgt Mús

Fev 59

 

21

OSMAR VICENTE DA VEIGA

DPA

Cb Mús

Jun 59

 

22

OSWALDO PINTO BARBOSA

Reincluído

Cb Mús

Mai 60

 

23

RENATO FERREIRA DA SILVA

Reincluído

Cb Mús

Abr 59

 

24

ROMILDO MANSO DE OLIVEIRA

Reincluído

Cb Mús

Nov 58

 

25

SEVERINO DE OLIVEIRA

Reincluído

Cb Mús

Nov 58

 

26

SEVERINO DE LIRA LIMA

4ª R M

Cb Mús

Mar 59

 

27

WILSON DE OLIVEIRA

12º RI

3º Sgt Mús

Fev 59

 

OBS: O reservista de 2ª Cat Fábio Alencar de Miranda apresentou-se na companhia dia 02 de setembro de 1959, para fins de exame e inclusão nas fileiras do Exército como Cb Mús.. O BI nº 218 de 21 set 59 publicou a apresentação e a transcrição de Rd e o BI nº 219 de 22 set 59 publicou a nomeação da Comissão de Exame para a inclusão. Não foi encontrado o resultado da Comissão de Exame e nem o ato que deveria incluí-lo caso aprovado.

 

V – MILITARES ADIDOS À 6ª CIA DE GUARDA E PERTENCENTES À ESTAÇÃO RÁDIO BR-1

 

CHEFES:

  • 2º Ten QOE JOSÉ BARBOSA DE SOUZA, DCom – Período de Mai 58 a Mai 60
  • Cap ANTÔNIO FERNANDES NEIVA, Est Rad BR 1 - RIO de Mai 60 a ......

 

ORD

NOME

OM

ORIGEM

POSTO

DATA

OBS

01

ADALBERTO DA CRUZ GONÇALVES

D Com

2º Sgt QRE

Mai 60

 

02

EDEN REIS DA SILVA

D Com

3º Sgt RT

Mai 58

 

03

EDY BEZERRA DE MELO

Est Rad DF 1

1º Sgt QRE

Mai 60

 

04

EPAMINONDAS NASCIMENTO DE ARAÚJO

D Com Br 1

2º Sgt RT

Mar 59

 

05

EUZÉBIO BARTOLOMEU RIBEIRO

Est Rad DF 1

2º Sgt RT

Mar 59

 

06

EWERTON DE ALMEIDA VALADARES

Est Rad Br 1

1º Sgt QRE

Mai 60

Salvador

07

HAMILTON GRION KLEIN

D Com

2º Sgt RT

Mai 58

 

08

HILÁRIO MUSIALOVSKI

Sv Com/4ªRM

2º Sgt QRE

Mai 60

 

09

IVO WILSON SANT'ANNA

D Com

1º Sgt RT

Mai 58

 

10

JOAQUIM PEDRO VIEIRA

D Com

2º Sgt RT

Mai 58

 

11

OSWALDO GUIMARÃES

D Com

2º Sgt QRE

Mai 60

 

12

RAMON ROMERO

D Com

2º Sgt QRE

Mai 60

 

13

SEBASTIÃO EMÍDGIO DA SILVA

D Com

3º Sgt Mec Rad

Mai 58

 

14

SIGUENOR DE SOUZA

Sv Com/9ºRM

3º Sgt QRE

Mai 60

 

15

VALDEMAR DA SILVA SANTANA

Est Rad DF 1

2º Ten QOE

Mai 60

 

16

WIRGILIDS SOUZA LIMA

Sv Com/7ºRM

1º Sgt QRE

Mai 60

 

17

ZILBERTO MONTEIRO DE ALENCAR

D Com

3º Sgt RT

Mai 58

 

  • JOSÉ TELLES IRMÃO        Est Rad BA     1º Ten QOE        Jun 60
  • GUMERCINDO GUIMARÃES DE ALMEIDA Est Rad BR3    2º Ten QOE       Jun60

 

OBS: Estes dois oficiais apresentaram-se no BGP, conforme BI nº 5 e 6 de 06 e 07 Jun 60. Creio que não devam constar da relação acima, embora tenham sido incluídos no número de adidos à 6ª Cia Gda, destinados à BR1.

 

 

VI – MILITARES ADIDOS À 6ª CIA DE GUARDA E PERTENCENTES AO GABINETE DO  MINISTRO

 

ORD

NOME

OM

ORIGEM

POSTO

DATA

OBS

01

ADILSON SOARES DA SILVA

12º RI

Sd 536

Jan 60

 

02

ALBERTO ARAÚJO FILHO

12º RI

Sd 521

Jan 60

 

03

ALCYR BICALHO

12º RI

Sd 522

Jan 60

 

04

ANTÔNIO BAPTISTA DOS SANTOS NETO

12º RI

Sd 523

Jan 60

 

05

ANTÔNIO CARLOS GOMES DE AZEVEDO

12º RI

Sd 524

Jan 60

 

06

ANTÔNIO CELSO DINIZ

12º RI

Sd 525

Jan 60

 

07

ANTÔNIO SÓCRATES FERNANDES

12º RI

Sd 526

Jan 60

 

08

CELSO DE CASTRO SANTA ROSA

12º RI

Sd 527

Jan 60

 

09

EGAS MONIZ NUNES

12º RI

Sd 528

Jan 60

 

10

EDUARDO ALBERTO MOREIRA

12º RI

Sd 529

Jan 60

 

11

FRANCISCO TEIXEIRA LOTT

12º RI

Sd 530

Jan 60

 

12

GILSON DO LAGO MORIANO

12º RI

Sd 531

Jan 60

 

13

MARCO ANTÔNIO PAPINI

12º RI

Sd 532

Jan 60

 

14

MAURO GUERRA

12º RI

Sd 533

Jan 60

 

15

MOACYR EMMANUEL MAGALHÃES MORAES

12º RI

Sd 541

Mai 60

 

16

MOCYR MOURA

CPOR/BH

Sd 538

Fev 60

 

17

SOLIMAR INÁCIO DE MELO

12º RI

Sd 534

Jan 60

 

18

UBIRATAN VARGAS VASCONCELLOS

12º RI

Sd 535

Jan 60

 

 


Exército Brasileiro sábado, 21 de maio de 2022

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA - SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO - SUA HISTÓRIA
 

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA – SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO

SUA HISTÓRIA

Raimundo Floriano

(Publicado em 21.05.2018)

 

 

 Quartel da 6ª Companhia de Guarda, em 1958

Ao fundo, o Palácio da Alvorada

 

A 6ª Companhia de Guarda foi a primeira Tropa Militar a instalar-se em Brasília. Isso se deu a 21 de maio de 1958. Depois de reunir seu efetivo pioneiro oriundo de várias Unidades do Exército Brasileiro em Goiânia, num galpão cedido pelo então Governador do
Estado de Goiás, José Ludovico de Almeida, aqui chegou, acantonando em local perto do Palácio da Alvorada, onde só existiam mato e casebres abandonados, e deu início à construção do quartel, todo em madeira.

 

O Efetivo Pioneiro compunha-se de 1 Capitão, 6 Oficiais, 1 Subtenente, 15 Sargentos e 92 Cabos e Soldados. Foi o embrião do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial e do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

 

Seu contingente, desde a instalação até a mudança para o Setor Militar Urbano, já como BGP, em maio de 1960, totalizou 2 Capitães, 14 Oficiais, 39 Subtenentes e Sargentos, 386 Cabos e Soldados, 27 Músicos, 18 Radio-Telegrafistas e 18 Adidos ao Gabinete do Ministro.

 

Dia 20 de maio de 2008, terça-feira, comemorou-se, no cimentado que foi o pátio do velho quartel, no mesmo local novamente tomado pelo mato, seu Quinquagésimo Aniversário.

 

Compareceram 45 veteranos, dentre os quais o Coronel Tasso Réa Jannuzzi – Tenente no 1º Escalão –, que comandou a operação. Presente também o General-de-Divisão Davi, Comandante da 11ª Região Militar e inúmeros convidados. Houve Missa em Ação de Graças, hasteamento da Bandeira, canto da Canção da 6ª Companhia de Guarda, chamada dos companheiros que já partiram para o Plano Superior, e, para finalizar, desfile dos Pioneiros, ao som da obra-prima da Música Militar: dobrado Batista de Melo.

 

Eu estava lá!

 

CANÇÃO DA 6ª COMPANHIA DE GUARDA

 Letra e Música: Geraldo Cidreira Gama

Sexta de Guarda

Sempre altaneira

Bandeirante, audaz e viril

Sentinela foste a primeira

No Planalto Central do Brasil

 

Sem nunca temer o perigo

Exaltando a tua nobre missão

Pioneira a pisar na poeira

Com fibra este nosso torrão

 

Com bravura e valor destemidos

Escreveste o teu nome na história

E hoje estás na vanguarda

Com um passado coberto de glória

 

Eis sua partitura:

 Ouçam aqui sua gravação:

 

 Hoje, 21 de maio de 2018, comemoramos, seu Sexagésimo Aniversário, com as devidas solenidades de que a efeméride é merecedora.

 

Para que fique registrado nos Anais da História o feito dos pioneiros do Verde Oliva na Capital Federal, aqui vão algumas com agradecimentos ao Coronel Jannuzzi por me disponibilizar este acervo:

 

 Comando, em 1959: Ten Jannuzzi, Ten Luciano, Ten Paula Ney,

Cap Hilton do Vale Ten Thompson, Ten Câmara

 Tenentes Jannuzzi, Luciano e Thompson

 

Sargentos Milburges, Arimathéa, Aquino, Augusto e Ferreira

 Sargentos Estevão, Milburges, Aquino e Arimathéa

 Sargentos Cyro, Rubens e Gilson

 Grupo oriundo do Batalhão de Guarda do Rio de Janeiro

Primeira formatura da 6ª de Cia de Guarda - 30.6.1958

Presidente Juscelino Kubitscheck em revista - 30.06.1958

Guarda de Honra

 Desfile - Sete de Setembro de 1959

Desfile - Sete de Setembro de 1959

 Primeiro Pelotão

 Terceiro Pelotão

Vista lateral do Quartel

 

Observação: Muito me valeu nesta pesquisa o livro Pequena Grande Unidade, de Amador de Arimathéa, o primeiro Comandante da Guarda do Palácio da Alvorada.

 

Em outra matéria, disponibilizarei os nomes dos pioneiros que fizeram a história da 6ª Companhia de Guarda, desde o início, até sua extinção, em virtude da criação do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial, contidos no quadro abaixo, ilegível nas telinhas.

 

 

 


Exército Brasileiro terça, 10 de maio de 2022

DIA DA CAVALARIA - 10 DE MAIO
 DIA DA CAVALARIA
Raimundo Floriano
 

 
 

O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens incansável busca por lutar com superioridade. Os guerreiros de outrora perceberam, enfim, a importância da situação em que se devia combater: criaram-se plataformas móveis e foram feitas associações aos animais de maior porte, obtendo-se, desse modo, decisiva vantagem em mobilidade e poder de choque. Tal avanço, em sânscrito, foi denominado "akva", origem da palavra “cavalaria”.

O caballus, palavra do latim, foi o animal que melhor encarnou essa forma de combater. Inicialmente empregado em carros de guerra ou bigas no Egito, Suméria e Roma, somente com sua montaria – em simbiose única na Natureza – gerou-se o mais formidável conjunto da História, sob o comando do Cavaleiro, monarca dos horizontes largos e desconhecidos.

A velocidade dos corcéis transformou a percepção humana do tempo e do espaço, expandiu consciências e, sob a égide equestre, uma plêiade de chefes militares fez impérios florescerem e ruírem: Alexandre Magno, Aníbal, Júlio César, Átila, Gengis Khan, Carlos Magno, Frederico II e Napoleão. Frederico II e Napoleão, de modo especial, empregaram magistralmente a Cavalaria, modulando suas missões clássicas de “reconhecer, cobrir, retardar, envolver e perseguir” consolidando-a, assim, como a Arma da Decisão.

No Brasil, as origens da Cavalaria ligam-se à organização do Regimento de Dragões Auxiliares, em Pernambuco, ao término da resistência contra os holandeses em Pernambuco, em meados do século XVII. Após a Independência, a Cavalaria Imperial produziu líderes de indiscutível valor, sintetizados na figura genial e eletrizante do digno patrono da Arma: Marechal Manuel Luis Osorio – Marquês do Herval.

O “Legendário” nasceu no seio de humilde família, a 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, Província do Rio Grande. Esse local – no atual município de Tramandaí (RS) – é hoje preservado como Parque Histórico, guardando, também, os despojos do Marechal. Osorio assentou praça na Cavalaria da Legião de São Paulo, aos quinze anos incompletos e teve seu batismo de fogo a 13 de maio de 1823, nos embates de consolidação da Independência.

Ainda alferes, durante a Guerra Cisplatina (1825-28), rompeu, de forma espetacular e audaz, o cerco inimigo em Sarandi (1825). Na Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52), à frente do 2º Regimento de Cavalaria Ligeira, desempenhou importante papel em Monte Caseros (1852), sendo promovido a coronel por merecimento.

Intitulado “A Lança do Império”, consagrou-se na Guerra da Tríplice Aliança (1865-70), inicialmente como Comandante em Chefe das Forças de Terra, comandando o III Corpo de Exército e o I Exército na fase final. Sobressaiu-se, particularmente, nas batalhas de Passo da Pátria (1866) – sendo o primeiro soldado em solo paraguaio – e Tuiuti (1866) – maior embate campal da América do Sul. Também combateu em Humaitá e Avaí (1868) – quando, atingido no rosto, envolve-se em um poncho e percorre as linhas a galope, bradando: “Carreguem, camaradas! Acabem com este resto!”.

Herói, à frente de heróicos cavalarianos como Menna Barreto e Andrade Neves! Liderança incomum que magnetizava os soldados, mesmo argentinos e uruguaios. Modéstia e generosidade que cativava a todos, multiplicando sua bravura pelos campos onde se fazia presente. Em tempo de paz, Osorio desempenhou, ainda, profícua carreira política como Senador e Ministro da Guerra, vindo a falecer em pleno exercício desta função, no Rio de Janeiro, em 4 de outubro de 1879, aos setenta e um anos.

Tão grandiosos feitos militares, políticos e exemplos de conduta afirmam-no como modelo de soldado, líder, cavalariano e cidadão, alçando-o ao domínio da lenda, não obstante seu sincero desprendimento.

A inexorável evolução bélica, com os adventos da metralhadora (1893) e do carro blindado (1916), substituiu o cavalo por este como meio de combate. Desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45) até as atuais guerras de movimento, não lineares, os blindados, síntese da ação de choque – proporcionada pela mobilidade, proteção e potência de fogo – reafirmam-se como senhores absolutos dos campos de batalha modernos.

A Cavalaria Brasileira – quer Hipomóvel, Mecanizada ou Blindada – inspirada pelo natalício do seu Patrono, o insigne Osorio, renova hoje o compromisso com o passado de glórias e o futuro de desafios, impelida pelo mesmo espírito cavaleiro do “Bravo dos Bravos”, com tudo o que ele compreende de decisão, lealdade e nobreza de atitudes.

Dia da Cavalaria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Exército Brasileiro terça, 19 de abril de 2022

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - 19 DE ABRIL - CANÇÃO DO EXÉRCITO E FIBRA DE HERÓI
 

 

 DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Raimundo Floriano
 
 
 

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

 CANÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
 
 
FIBRA DE HERÓI
 
 
 

Exército Brasileiro segunda, 15 de novembro de 2021

REGIMENTO ITORORÓ - ANIVERSÁRIO - 15 DE NOVEMBRO
REGIMENTO ITORORÓ - ANIVERSÁRIO - 15 DE NOVEMBRO

Raimundo Floriano

 

 

Breve Histórico

O 5º Batalhão de Infantaria Leve, Regimento Itororó, é uma das mais antigas e tradicionais unidades do Exército Brasileiro. Sua origem remonta aos primórdios da colonização, tendo sua árvore genealógica dois ramos que se originaram em locais e épocas diferentes. O primeiro ramo tem origem no Terço da Bahia (formação militar do Sec. XVII), em 1631, em Salvador (BA). O segundo, iniciado pelo Regimento de Moura, em 1767, no Rio de Janeiro (RJ). As unidades de ambos os ramos, ao longo da história, mudaram várias vezes de sede e de denominação, vindo a encontrar-se, após a criação oficial do 5º Regimento de Infantaria (5º RI), em Lorena (SP), a 15 de novembro de 1910.

O 5º RI passou por várias modificações de designação e de estrutura organizacional, acompanhando a evolução doutrinária do Exército. Recebeu a denominação de I Batalhão do 5º RI, em 1964; de 5º Batalhão de Infantaria, em 1973; e de 5º Batalhão de Infantaria Leve, em 1993, quando foi pioneiro numa das mais novas modalidades da Infantaria brasileira – a Infantaria Leve Aeromóvel.

********

Tenho especial afeição pelo Regimento Itororó, pois ali serviram as principais patentes do Exército Brasileiro pertencente a nossa família, especialmente o Coronel Silva Néto, brilhante oficial, que serviu de inspiração para todos nós outros que, mirando-se nele, abraçamos a careira militar, como eu e meu irmão Bergonsil. A seguir, o perfil dos mais importantes deles, dois dos quais chegaram a comandar aquela Unidade de Elite das Forças Armadas Brasileiras.

Cronel Silva Néto, o inspirardor

 

O Capitão Pedro José da Silva, meu avô, gerou João Ribeiro da Silva, meu tio, em Floriano (PI), que gerou Pedro José da Siva Néto, meu primo, em Balsas (MA), o Coronel Silva Néto, que comandou o Rgimento Itororó e faleceu ainda jovem, aos 46 anos de idade, criando uma etirpe que perpetuou o clã para sempre.

Silva Néto, em 1939, com Maria Celeste de Silva Néto, natural de Guaratinguetá (SP), com quem teve 10 filhos, dois dos quais faleceram ainda na infância. Dos oito restantes, são três moças, Nísia Maria da Silva Néto, Pedagoga e Psicóloga, Maria Auxiliadora da Silva Néto, Professora, e Teresa Cristina da Silva Néto, Pedagoga e Psicóloga. Os cinco, filhos varões, Pedro Augusto da Silva Néto, João Carlos da Silva Néto, Eduardo José da Silva Néto, Paulo Bolívar da Silva Néto e Pedro José da Silva Néto seguiram a carreira militar no Exército Brasileiro. O mais velho, o Pedro Augusto, conquistou a mais alta patente da Força, General de Exército – 4 estrelas. Os demais alcançaram a patente de Coronel. Hoje, os netos e bisnetos militares do Tio João Ribeiro espalham-se por este Brasil afora, onde não há quartel de Infantaria que não conheça um Silva Neto, nome de guerra de todos.

 

Maria Celeste com os cinco filhos militares

********

General Silva Néto

 

Homenagem da Legião da Infantaria

 

No dia 26 de dezembro de 2007, o Senhor Deus dos Exércitos convocou, de forma inesperada, para a sua Legião Divina, o nosso Presidente de Honra, General-de-Exército Pedro Augusto da SILVA NÉTO, da Turma de 1960 da Academia Militar das Agulhas Negras.

Sua súbita convocação, deixou todos os integrantes da Legião da Infantaria / Brasília e das demais Legiões da Infantaria do Brasil, bastante entristecidos por não mais poderem contar com a sua forte liderança, aguda inteligência, memória invejável e agradável companhia nas nossas reuniões e eventos.

Infante ardoroso, foi um dos fundadores da Legião da Infantaria / Porto Alegre - RS, em 2003, quando estava como Comandante Militar do Sul.

 

No mesmo ano, em 20 Set, após sua movimentação para Brasília, como Secretário de Tecnologia da Informação, implantou a LEGIÃO em Brasília e empenhou-se, com afinco, para a difusão da Legião da Infantaria em outras guarnições do Exército, enviando o Estatuto e outras orientações para todos os Comandos de Oficial-General, oriundos da Arma de Infantaria, e de Unidades de Infantaria.

Que Deus o mantenha sempre do seu lado, na paz celestial, e que de uma maneira muito especial, com a sua infinita bondade, abençoe sua querida e bem constituída família, na pessoa de D. Vera, filhos e netos.

Legionários de todo o Brasil!

Em Funeral, Armas! 

Coronel Márcio Santos

Em continência, ao assumir o Comando

 

O Coronel Márcio Santos e Silva, ainda na Ativa, comandou o Regimento Itororó por dois anos, de 2010 a 2012. É bisneto do Capitão Pedro José de Silva, meu avô, neto de José de Sousa e Silva, o Cazuza Ribeiro, meu tio, e filho do General Manoel de Jesus e Silva, meu primo. Contabiliza em seu alentado currículo relevantes missões como servir à Pátria Brasileira em São Gabriel da Cachoeira, na Selva Amazônica, fronteira com a Colômbia e a Venezuela, ou no Haiti, na época em um terremoto ceifou a vida de alguns de seus camaradas.

 

CANÇÃO DO REGIMENTO IRORORÓ

 

 


Exército Brasileiro domingo, 15 de novembro de 2020

REGIMENTO ITORORÓ: ANIVERSÁRIO

REGIMENTO ITORORÓ - ANIVERSÁRIO - 15 DE NOVEMBRO

Raimundo Floriano

 

 

Breve Histórico

O 5º Batalhão de Infantaria Leve, Regimento Itororó, é uma das mais antigas e tradicionais unidades do Exército Brasileiro. Sua origem remonta aos primórdios da colonização, tendo sua árvore genealógica dois ramos que se originaram em locais e épocas diferentes. O primeiro ramo tem origem no Terço da Bahia (formação militar do Sec. XVII), em 1631, em Salvador (BA). O segundo, iniciado pelo Regimento de Moura, em 1767, no Rio de Janeiro (RJ). As unidades de ambos os ramos, ao longo da história, mudaram várias vezes de sede e de denominação, vindo a encontrar-se, após a criação oficial do 5º Regimento de Infantaria (5º RI), em Lorena (SP), a 15 de novembro de 1910.

O 5º RI passou por várias modificações de designação e de estrutura organizacional, acompanhando a evolução doutrinária do Exército. Recebeu a denominação de I Batalhão do 5º RI, em 1964; de 5º Batalhão de Infantaria, em 1973; e de 5º Batalhão de Infantaria Leve, em 1993, quando foi pioneiro numa das mais novas modalidades da Infantaria brasileira – a Infantaria Leve Aeromóvel.

********

Tenho especial afeição pelo Regimento Itororó, pois ali serviram as principais patentes do Exército Brasileiro pertencente a nossa família, especialmente o Coronel Silva Néto, brilhante oficial, que serviu de inspiração para todos nós outros que, mirando-se nele, abraçamos a careira militar, como eu e meu irmão Bergonsil. A seguir, o perfil dos mais importantes deles, dois dos quais chegaram a comandar aquela Unidade de Elite das Forças Armadas Brasileiras.


Cronel Silva Néto, o inspirardor

 

O Capitão Pedro José da Silva, meu avô, gerou João Ribeiro da Silva, meu tio, em Floriano (PI), que gerou Pedro José da Siva Néto, meu primo, em Balsas (MA), o Coronel Silva Néto, que comandou o Rgimento Itororó e faleceu ainda jovem, aos 46 anos de idade, criando uma etirpe que perpetuou o clã para sempre.

Silva Néto, em 1939, com Maria Celeste de Silva Néto, natural de Guaratinguetá (SP), com quem teve 10 filhos, dois dos quais faleceram ainda na infância. Dos oito restantes, são três moças, Nísia Maria da Silva Néto, Pedagoga e Psicóloga, Maria Auxiliadora da Silva Néto, Professora, e Teresa Cristina da Silva Néto, Pedagoga e Psicóloga. Os cinco, filhos varões, Pedro Augusto da Silva Néto, João Carlos da Silva Néto, Eduardo José da Silva Néto, Paulo Bolívar da Silva Néto e Pedro José da Silva Néto seguiram a carreira militar no Exército Brasileiro. O mais velho, o Pedro Augusto, conquistou a mais alta patente da Força, General de Exército – 4 estrelas. Os demais alcançaram a patente de Coronel. Hoje, os netos e bisnetos militares do Tio João Ribeiro espalham-se por este Brasil afora, onde não há quartel de Infantaria que não conheça um Silva Neto, nome de guerra de todos.

 

Maria Celeste com os cinco filhos militares

********

General Silva Néto

 

Homenagem da Legião da Infantaria

 

No dia 26 de dezembro de 2007, o Senhor Deus dos Exércitos convocou, de forma inesperada, para a sua Legião Divina, o nosso Presidente de Honra, General-de-Exército Pedro Augusto da SILVA NÉTO, da Turma de 1960 da Academia Militar das Agulhas Negras.

Sua súbita convocação, deixou todos os integrantes da Legião da Infantaria / Brasília e das demais Legiões da Infantaria do Brasil, bastante entristecidos por não mais poderem contar com a sua forte liderança, aguda inteligência, memória invejável e agradável companhia nas nossas reuniões e eventos.

Infante ardoroso, foi um dos fundadores da Legião da Infantaria / Porto Alegre - RS, em 2003, quando estava como Comandante Militar do Sul.

 

No mesmo ano, em 20 Set, após sua movimentação para Brasília, como Secretário de Tecnologia da Informação, implantou a LEGIÃO em Brasília e empenhou-se, com afinco, para a difusão da Legião da Infantaria em outras guarnições do Exército, enviando o Estatuto e outras orientações para todos os Comandos de Oficial-General, oriundos da Arma de Infantaria, e de Unidades de Infantaria.

Que Deus o mantenha sempre do seu lado, na paz celestial, e que de uma maneira muito especial, com a sua infinita bondade, abençoe sua querida e bem constituída família, na pessoa de D. Vera, filhos e netos.

Legionários de todo o Brasil!

Em Funeral, Armas!

 

Nenhuma descrição disponível.

 

********

 

Coronel Márcio Santos

Em continência, ao assumir o Comando

 

O Coronel Márcio Santos e Silva, ainda na Ativa, comandou o Regimento Itororó por dois anos, de 2010 a 2012. É bisneto do Capitão Pedro José de Silva, meu avô, neto de José de Sousa e Silva, o Cazuza Ribeiro, meu tio, e filho do General Manoel de Jesus e Silva, meu primo. Contabiliza em seu alentado currículo relevantes missões como servir à Pátria Brasileira em São Gabriel da Cachoeira, na Selva Amazônica, fronteira com a Colômbia e a Venezuela, ou no Haiti, na época em um terremoto ceifou a vida de alguns de seus camaradas.

 

CANÇÃO DO REGIMENTO IRORORÓ

 

 


Exército Brasileiro quarta, 09 de setembro de 2020

GENERAL SYDRIÃO SE ENCANTOU - AOS 53 ANOS, A COVID-19 O LEVOU, ONTEM, 08.09.20

 

GENERAL SYDRIÃO SE ENCANTOU

AOS 53 ANOS DE IDADE, A COVID O LEVOU

Raimundo Floriano

Antigo Cmt BPEB

Uma vez PE, sempre PE!

 

Por Pedro Alves e Delis Ortiz, G1 DF e TV Globo

 


General de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira — Foto: Eduardo Maia/Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

General de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira — Foto: Eduardo Maia/Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

 

Morreu, nesta terça-feira (8), o chefe do Centro do Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, de 53 anos. Ele estava internado, há 10 dias, no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Fontes do Ministério da Defesa confirmaram à reportagem que a causa da morte foi a Covid-19.

Natural de Fortaleza, no Ceará, o general foi nomeado para a chefia do CIE em julho de 2019. No mês passado, representou o Exército na delegação, liderada pelo ex-presidente Michel Temer, que foi ao Líbano em missão de apoio depois que uma explosão deixou quase 200 vítimas, mais de 6 mil feridos e cerca de 300 mil desabrigados.

Em nota, Temer lamentou o falecimento do general, "que nos acompanhou nessa viagem revelando-se parceiro nas nossas preocupações e honrando com sua presença e atuação o Exército Brasileiro" (veja íntegra ao fim da reportagem). No vídeo abaixo, o militar aparece em meio aos integrantes da comissão, usando uniforme verde.

Acionado pela reportagem, o Exército Brasileiro confirmou o óbito e disse que o corpo do general será cremado nesta quarta-fira (9), em uma cerimônia em Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF.

Antes do cargo de chefe do Centro de Inteligência, o general Sydrião comandou o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, de 2011 a 2013. Foi o adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, entre 2015 e 2016. Já como oficial-general, comandou a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

 

 

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília publicou nota de pesar afirmando que o general deixa mulher e três filhos, e "um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo". Veja íntegra:

"O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, com muito pesar, lamenta informar o falecimento do General de Brigada CARLOS AUGUSTO FECURY SYDRIÃO FERREIRA, nosso ETERNO COMANDANTE, ocorrido na manhã do dia 08 de setembro de 2020, em Brasília.

Atualmente ele ocupava o cargo de Chefe do Centro de Inteligência do Exército e comandou o BPEB no período de 2011 a 2013.

Os integrantes do Batalhão Brasília prestam sua continência ao General SYDRIÃO e se solidarizam com os amigos e familiares deste oficial.

O Gen Sydrião deixa esposa e três filhos e um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo.

'UMA VEZ PE, SEMPRE PE'''

Confira a íntegra da nota do Exército Brasileiro:

A Secretaria-Geral do Exército lamenta informar o falecimento do Gen Bda Carlos Augusto Fecury SYDRIÃO Ferreira.

"Nasceu em 29 Abril de 1967, na cidade de Fortaleza-CE. Atualmente ele ocupava o cargo de Chefe do Centro de Inteligência do Exército. Comandou o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília no período de 2011 a 2013. Foi o adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, nos anos de 2015 e 2016. Já como oficial-general, comandou a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A solenidade de despedida será realizada no Crematório Jardim Metropolitano, em 09 de setembro de 2020, das 14h00m às 14h30m, no município de Valparaíso de Goiás-GO, em cerimônia restrita aos familiares."

Confira a íntegra da nota do ex-presidente Michel Temer:

"Na qualidade de Chefe da Missão Especial designado para visitar e acompanhar o triste acidente ocorrido em Beirute, quero lamentar em meu nome e dos integrantes dessa comissão, Paulo Skaf, Almirante Flávio Rocha, Senadores Nelsinho Trad e Luiz Osvaldo Pastore, o falecimento do General Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira que nos acompanhou nessa viagem revelando-se parceiro nas nossas preocupações e honrando com sua presença e atuação o Exército Brasileiro.

Em nosso nome manifestamos condolências à sua família nesse momento de luto e tristeza.

Michel Temer"

 


Exército Brasileiro quarta, 10 de junho de 2020

DIA DA ARTILHARIA - 10 DE JUNHO

 

DIA DA ARTILHARIA - 10 DE JUNHO

 

Artilharia

 

O Exército Brasileiro comemora, no dia 10 de junho, data do nascimento do Marechal Emílio Luiz Mallet, o Barão de Itapevi, o Dia da Arma de Artilharia.

O Marechal Mallet, filho de Jean Antoine Mallet e de Julie Marie Joseph Denys de Montfort, nasceu em 1801, na cidade de Dunquerque, na França. Emigrou com sua família para o Brasil aos 17 anos de idade e, em 13 de novembro de 1822, assentou praça como 1º cadete, privilégio de brasileiros, na Brigada de Artilharia a Cavalo da Corte. Com esse ato, adquiriu a nacionalidade brasileira, confirmando-a após jurar a Constituição do Império. Em setembro de 1827, na Batalha do Passo do Rosário, quando comandava uma bateria a duas peças, recebeu seu batismo de fogo. Tal foi a sua atuação, destemida, disciplinada e enérgica, que o então 1º Tenente Mallet foi
promovido ao posto de capitão no campo de batalha.

Tendo lutado bravamente na Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52) e na Guerra contra Aguirre (1864), foi na Campanha da Tríplice Aliança (1865-70), no comando do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, que mostrou as qualidades de líder inconteste. A Artilharia de Mallet em Tuiuti, Lomas Valentinas, Peribebuí e Campo Grande levou o inimigo a reconhecer o valor do soldado brasileiro.

Em Tuiuti, suas bocas-de-fogo foram nomeadas como “Artilharia Revólver”, devido à precisão e rapidez de seus fogos na maior batalha campal da América do Sul. A construção de um fosso profundo para a proteção de suas peças tornou-se um marco de seu preparo para a guerra, feito que eternizou a célebre frase na história militar brasileira: “Eles que venham! Por aqui não passam!. Sua figura alta e vigorosa transformou-se, ao longo dos vários conflitos de que participou, em um paradigma para todos aqueles que escolheram servir à Pátria na Arma de Artilharia.

Finda a campanha, ascendeu, por mérito, ao posto de brigadeiro. Em 1878, foi-lhe conferido o título de Barão de Itapevi pelo Governo Imperial. Em 1885, ascendeu ao posto de marechal de exército. O Exército Brasileiro, enfim, como justo reconhecimento, o consagrou patrono da Arma de Artilharia, por meio do Decreto nº 21.196, de 23 de março de 1932.

A história da Artilharia pode ser dividida em três grandes períodos: o da Artilharia mecânica, que vai da pré-história até o fim da Idade Média, constituída por engenhos que impulsionam os projéteis pela força elástica produzida pela torção ou flexão de cordas, ou por outro sistema mecânico, como o de contrapeso; o da Artilharia de fogo, que vai do fim da Idade Média até a Segunda Guerra Mundial, sendo constituída por engenhos que impulsionam os projéteis pela explosão da pólvora; e o período dos mísseis, que vai da eclosão da Segunda Guerra até os dias atuais.

No combate moderno, rapidez, precisão e letalidade são características que tornam a Artilharia uma arma fundamental para uma Força Terrestre potente. No Exército Brasileiro, sua missão é apoiar a Força pelo fogo, engajando os alvos que ameacem o êxito da operação militar, inclusive com emprego dual na defesa do litoral.

À época da Segunda Guerra Mundial, a Artilharia provou novamente seu valor nos campos de batalha. Representada pela Artilharia Divisionária da Força Expedicionária Brasileira (FEB), atualmente Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, ficou conhecida pela precisão e rapidez de seus fogos e foi um fator importante na conquista de Monte Castelo e de Montese. Nas palavras do Comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Moraes, os artilheiros brasileiros “elevaram bem alto as nobres tradições da Artilharia de Mallet”.

A Artilharia de Campanha é o principal meio de apoio de fogo da Força Terrestre. Suas unidades e subunidades podem ser dotadas de morteiros, obuseiros e lançadores de mísseis, e foguetes. Participa da função de combate fogos, apoiando o movimento e a manobra. Com a VBC OAP M 109 A5+ BR, a mais nova aquisição tecnológica da Força Terrestre, e com o moderno Sistema Astros II de saturação de fogos, vem ampliando sua capacidade de fogos de aprofundamento do combate.

Já a Artilharia Antiaérea, equipada basicamente com canhões e mísseis, responsabiliza-se pela defesa de pontos sensíveis e estratégicos contra as ameaças aéreas inimigas.

A Artilharia também possui uma gama de atividades e materiais voltados à busca de alvos, ao levantamento topográfico, à observação e à direção de tiro, processos que demandam o constante aperfeiçoamento profissional e que são fundamentais para a eficácia na aplicação dos fogos.

A presença dos projetos Astros 2020 e de Defesa Antiaérea, entre os Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro, demonstra a importância do sistema operacional de apoio ao combate no aprimoramento da Força Terrestre e no aumento de sua capacidade de dissuasão.

Artilheiros do Brasil, na data em que reverenciamos o seu patrono, que a coragem, a bravura, a perseverança, a disciplina, a lealdade, o patriotismo, o devotamento e a abnegação sejam os atributos norteadores dos seus espíritos. Mantenham vivas as tradições da arma dos fogos densos, largos e profundos, e carreguem em suas almas a certeza de que:

            A Artilharia é a “Ultima ratio regis”.

CANÇÃO DA ARTILHARIA

 

 

 


Exército Brasileiro domingo, 24 de maio de 2020

DIA DA INFANTARIA - 24 DE MAIO

Em 24 de maio, data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, o “Bravo dos Bravos”,

o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Infantaria.

 

24 DE MAIO - DIA DA INFANTARIA

Em 24 de maio, data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, o “Bravo dos Bravos”, o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Infantaria.

O Brigadeiro Sampaio, filho de Antônio Ferreira de Sampaio e de Antônia de Souza Araújo Chaves, nasceu em 1810, na Fazenda Vitor, situada na povoação de Tamboril, no vale do rio Acaraú, 232 km a sudoeste da cidade de Fortaleza, no Ceará. Com 20 anos, alistou-se como voluntário nas fileiras do 22º Batalhão de Caçadores. Em abril de 1832, recebeu seu batismo de sangue em combate travado nas ruas de Icó e S. Miguel, contra as tropas contrárias à abdicação de D. Pedro I.

Participou, com destaque, na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira, tais como: Cabanagem (PA), em 1836; Balaiada (MA), em 1838; Guerra dos Farrapos (RS), de 1844 a 1845; e Praieira (PE), de 1849 a 1850. Alcançou as insígnias de brigadeiro pela sua bravura na Guerra contra Oribe e, à testa da 3ª Divisão do Exército Imperial, que viria a ser a Divisão Encouraçada, com os lendários Batalhões Vanguardeiro, Treme-Terra e Arranca-Toco, rumou para a campanha da Tríplice Aliança. Sua atuação na Batalha de Tuiuti, onde foi gravemente ferido três vezes, tornou-o um herói nacional. O Exército Brasileiro, como justo reconhecimento, declarou Sampaio patrono da Arma de Infantaria, por meio do Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962.

A Arma de Infantaria, pelo emprego do fogo, movimento e combate aproximado, é responsável pela destruição do inimigo e pela conquista do terreno nos campos de batalha. Sendo considerada a arma mais versátil dos exércitos, é imprescindível no conflito em amplo espectro.

A história da Infantaria é tão antiga quanto a da guerra. Desde o instante em que o homem, integrando um grupo, dispôs-se a lutar contra o seu semelhante, empregando as armas mais rudimentares e o combate corpo a corpo, nascia a guerra e, com ela, a Infantaria. Os gregos e os romanos caracterizaram-na como uma massa organizada, criando fileiras capazes de impor, com disciplina e coesão, a força e o poder de combate ao inimigo.

Espadas, escudos e elmos foram substituídos, durante a Idade Moderna, por arcabuzes ou mosquetes, e as formações compactas dos blocos deram lugar às linhas de atiradores. Com o passar do tempo, a evolução das armas de fogo fez com que essas linhas fossem substituídas pelos grupos de combate, e o fogo, combinado com o movimento e a manobra, criou as formas de emprego hoje conhecidas pela Infantaria.

A Infantaria brasileira demonstrou, desde o início, o seu importante papel na história do Brasil, ao atuar na expulsão dos franceses do Rio de Janeiro em 1567. Nessa luta, surgiu a mais tradicional unidade de Infantaria do nosso Exército: o “Regimento Sampaio” que, seguindo a doutrina espanhola, que tinha como base o Terço de Infantaria, e  enriquecendo esse conhecimento com características locais, como a guerra de emboscadas, expulsou o invasor holandês, contribuindo para alicerçar o espírito de nacionalidade do Exército Brasileiro Dessa forma, nas decisivas batalhas dos Guararapes contra o invasor holandês, foram consagrados como patriarcas do Exército os grandes infantes João Fernandes Vieira, Antônio Dias Cardoso, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Felipe Camarão, escrevendo uma das mais gloriosas páginas de sua história na Guerra da Tríplice Aliança, sob a liderança do Brigadeiro Sampaio.

Na Segunda Guerra Mundial, a Infantaria brasileira provou, novamente, seu valor nos campos de batalha. Na Itália, A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária desempenhou um papel fundamental na reconquista de territórios que se encontravam em poder das forças do Eixo. Batalhas como a conquista de Monte Castelo e Castelnuovo e a tomada de Montese mostraram a nossos aliados o valor do infante brasileiro. Heróis da campanha na Itália, como o Sargento Max Wolf Filho e o Aspirante Francisco Mega, são lembrados e cultuados por seus valores e suas atitudes imanentes ao verdadeiro infante.

Atualmente, continua a demonstrar o seu valor, tanto dentro quanto fora do território nacional. No período de 2004 a 2016, o Brasil integrou a Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti – MINUSTAH – com um total de 26 Batalhões de Infantaria de Força de Paz. Já no território nacional, participou, com outras armas, da segurança de grandes eventos, como a Conferência das Nações Unidas RIO +20, em 2012; a Jornada Mundial da Juventude, em 2013; a Copa do Mundo de 2014; e as Olimpíadas de 2016, além de cooperar ativamente na intervenção federal no Rio de Janeiro.

Os avanços tecnológicos que o século XXI apresenta para a Arma de Infantaria são notáveis. O Projeto Combatente Brasileiro (COBRA), parte do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP), mostra-nos os resultados na dotação do combatente individual de equipamentos, de armamentos e de sistemas adequados à sua atuação nos diversos ambientes operacionais, criando, assim, melhores condições de emprego nas operações no amplo espectro.

Por meio do Programa Estratégico GUARANI, o Exército Brasileiro vivencia a modernização das suas unidades de Infantaria Motorizada, transformando-as em Mecanizadas e possibilitando maior mobilidade, relativo poder de choque e proteção blindada. A implantação de uma nova família de viaturas blindadas sobre rodas coloca a Infantaria na vanguarda do incremento da capacidade operacional da Força Terrestre.

Enfim, a Infantaria brasileira opera em todo o espectro de operações militares, podendo ser de Polícia do Exército, de Guarda, de Fronteira (Pantanal), de Caatinga, de Montanha, de Selva, Leve, Aeromóvel, Paraquedista, Motorizada, Mecanizada ou Blindada, e está presente em todo o território nacional.

Enfim, a Infantaria brasileira opera em todo o espectro de operações militares, podendo ser de Polícia do Exército, de Guarda, de Fronteira (Pantanal), de Caatinga, de Montanha, de Selva, Leve, Aeromóvel, Paraquedista, Motorizada, Mecanizada ou Blindada, e está presente em todo o território nacional.

CANÇÃO DA INFANTARIA

 


Exército Brasileiro domingo, 10 de maio de 2020

DIA DA CAVALARIA - 10 DE MAIO

 

O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens incansável busca por lutar com superioridade. Os guerreiros de outrora perceberam, enfim, a importância da situação em que se devia combater: criaram-se plataformas móveis e foram feitas associações aos animais de maior porte, obtendo-se, desse modo, decisiva vantagem em mobilidade e poder de choque. Tal avanço, em sânscrito, foi denominado "akva", origem da palavra “cavalaria”.

O caballus, palavra do latim, foi o animal que melhor encarnou essa forma de combater. Inicialmente empregado em carros de guerra ou bigas no Egito, Suméria e Roma, somente com sua montaria – em simbiose única na Natureza – gerou-se o mais formidável conjunto da História, sob o comando do Cavaleiro, monarca dos horizontes largos e desconhecidos.

A velocidade dos corcéis transformou a percepção humana do tempo e do espaço, expandiu consciências e, sob a égide equestre, uma plêiade de chefes militares fez impérios florescerem e ruírem: Alexandre Magno, Aníbal, Júlio César, Átila, Gengis Khan, Carlos Magno, Frederico II e Napoleão. Frederico II e Napoleão, de modo especial, empregaram magistralmente a Cavalaria, modulando suas missões clássicas de “reconhecer, cobrir, retardar, envolver e perseguir” consolidando-a, assim, como a Arma da Decisão.

No Brasil, as origens da Cavalaria ligam-se à organização do Regimento de Dragões Auxiliares, em Pernambuco, ao término da resistência contra os holandeses em Pernambuco, em meados do século XVII. Após a Independência, a Cavalaria Imperial produziu líderes de indiscutível valor, sintetizados na figura genial e eletrizante do digno patrono da Arma: Marechal Manuel Luis Osorio – Marquês do Herval.

O “Legendário” nasceu no seio de humilde família, a 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, Província do Rio Grande. Esse local – no atual município de Tramandaí (RS) – é hoje preservado como Parque Histórico, guardando, também, os despojos do Marechal. Osorio assentou praça na Cavalaria da Legião de São Paulo, aos quinze anos incompletos e teve seu batismo de fogo a 13 de maio de 1823, nos embates de consolidação da Independência.

Ainda alferes, durante a Guerra Cisplatina (1825-28), rompeu, de forma espetacular e audaz, o cerco inimigo em Sarandi (1825). Na Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52), à frente do 2º Regimento de Cavalaria Ligeira, desempenhou importante papel em Monte Caseros (1852), sendo promovido a coronel por merecimento.

Intitulado “A Lança do Império”, consagrou-se na Guerra da Tríplice Aliança (1865-70), inicialmente como Comandante em Chefe das Forças de Terra, comandando o III Corpo de Exército e o I Exército na fase final. Sobressaiu-se, particularmente, nas batalhas de Passo da Pátria (1866) – sendo o primeiro soldado em solo paraguaio – e Tuiuti (1866) – maior embate campal da América do Sul. Também combateu em Humaitá e Avaí (1868) – quando, atingido no rosto, envolve-se em um poncho e percorre as linhas a galope, bradando: “Carreguem, camaradas! Acabem com este resto!”.

Herói, à frente de heróicos cavalarianos como Menna Barreto e Andrade Neves! Liderança incomum que magnetizava os soldados, mesmo argentinos e uruguaios. Modéstia e generosidade que cativava a todos, multiplicando sua bravura pelos campos onde se fazia presente. Em tempo de paz, Osorio desempenhou, ainda, profícua carreira política como Senador e Ministro da Guerra, vindo a falecer em pleno exercício desta função, no Rio de Janeiro, em 4 de outubro de 1879, aos setenta e um anos.

Tão grandiosos feitos militares, políticos e exemplos de conduta afirmam-no como modelo de soldado, líder, cavalariano e cidadão, alçando-o ao domínio da lenda, não obstante seu sincero desprendimento.

A inexorável evolução bélica, com os adventos da metralhadora (1893) e do carro blindado (1916), substituiu o cavalo por este como meio de combate. Desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45) até as atuais guerras de movimento, não lineares, os blindados, síntese da ação de choque – proporcionada pela mobilidade, proteção e potência de fogo – reafirmam-se como senhores absolutos dos campos de batalha modernos.

A Cavalaria Brasileira – quer Hipomóvel, Mecanizada ou Blindada – inspirada pelo natalício do seu Patrono, o insigne Osorio, renova hoje o compromisso com o passado de glórias e o futuro de desafios, impelida pelo mesmo espírito cavaleiro do “Bravo dos Bravos”, com tudo o que ele compreende de decisão, lealdade e nobreza de atitudes.

  • Dia da Cavalaria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Exército Brasileiro domingo, 19 de abril de 2020

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - 19 DE ABRIL - CANÇÃO DO EXÉRCITO E FIBRA DE HERÓI

 

 

 DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
 
 

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

 CANÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
 
 
FIBRA DE HERÓI
 
 
 

Exército Brasileiro segunda, 21 de maio de 2018

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA - SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO - EFETIVO PIONEIRO

 

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA – SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO

EFETIVO PIONEIRO

Raimundo Floriano

  

Para que fique registrado nos Anais da História o feito dos pioneiros do Verde Oliva na Capital Federal, aqui vai  a relação dos integrantes da 6ª Companhia de Guarda, desde o início, até quando foi extinta, em razão da criação do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial:

 

 MINISTÉRIO DA GUERRA

I EXÉRCITO

4ª REGIÃO MILITAR

 

RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DA 6ª COMPANHIA DE GUARDA E ADIDOS

 

  • CRIAÇÃO: Decreto nº 42269 de 17 de Setembro de 1957 (DO de 19 Set 57)
  • EXTINÇÃO: Decreto nº 48056 de 06 de Abril de 1960 (DO de 06 Abr 60)
  • 1º Cmt: Cap KLEBER GOMES FERREIRA, do 1º BG – Período de Mai 58 a Abr 59
  • 2º Cmt: Cap HILTON DO VALLE, do 1º BPEx – Período de Mai 59 a Mai 60

 

I – OFICIAIS SUBALTERNOS DA ARMA DE INFANTARIA E SERVIÇOS

 

ORD

NOMES

OM

ORIGEM

POSTO

DATA

OBS

01

ANTÔNIO PAULO CÂMARA

1º BG

1º Ten Inf

Abr 59

 

02

JOÃO CRISTOVÃO PALMIERI

10º RC

1º Ten Med

Dez 58

 

03

JOSÉ CAETANO ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR

EsSA

1º Ten IE

Abr 58

 

04

LUCIANO DEL GIUDICE NETO

1º BG

1º Ten Inf

Jan 59

 

05

LUIZ CARLOS DE CARVALHO

EsEFEx

1º Ten Inf

Fev 59

 

06

MANOEL DO CARMO OLIVEIRA

3º B Rod

1º Ten Dent

Ago 58

 

07

NELSON COUTINHO DO NASCIMENTO

1º BG

2º Ten Inf

Nov 58

 

08

NEY THOMPSON DE SANTIAGO

1º RI

2º Ten Inf

Abr 58

 

09

PAULO FERNANDO HECHT DA FONTE

1º BPEx

2º Ten Inf

Mar 60

 

10

PAULO NEY FERREIRA VILLAÇA

1º BG

1º Ten Inf

Abr 58

 

11

RAYMUNDO NONATO GALVÃO DE QUEIROZ

DPA

1º Ten Farm

Mar 59

 

12

RAYMUNDO NONATO GOMES FILHO

2º/6º BC

1º Ten Inf

Mar 60

 

13

TASSO RÉA JANNUZZI

1º RI

2º Ten Inf

Abr 58

 

14

WENCESLAU BRAZ LOPES DOS SANTOS

SMG - RJ

2º Ten QOA

Mai 59

Chefe do EA

15

PEDRO PALUMBO TEIXEIRA

1º BPEx

1º Ten Inf

Abr 60

Não assumiu função

 

 

II – SUB TENENTES E SARGENTOS

 

ORD

NOMES

OM

ORIGEM

GRAD

DATA

OBS

01

ALBANO AQUINO

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

02

ALEX ALVES MAIA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

03

ÁLVARO MADRUGA PIMENTEL

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

04

AMADOR DE ARIMATÉIA

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

05

ANTÔNIO AUGUSTO DE ALBUQUERQUE E SILVA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

06

ANTÔNIO COSTA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

07

ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS

I Ex

3º Sgt

Set 58

 

08

ARÍDIO VICENTE RAPOSO

10º RI

3º Sgt

Abr 58

 

09

CASTORINO RIBEIRO DA SILVA

1º RI

2º Sgt

Abr 58

 

10

CIRO VITAL PEREIRA ZAQUINE

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

11

CONSTANTINO DIAS ALLÃO

REsI

2º Sgt

Abr 58

 

12

CRISTOVÃO AMÉRICO LOBO

1º BC

2º Sgt

Abr 58

 

13

ELIO LOBO DE MARAIS

12º RI

3º Sgt

Mar59

 

14

ESTEVÃO COSTA

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

15

FRANCISCO DE AGUIAR

4º BC

3º Sgt

Jun 58

 

16

FREDERICO CASSANI

3º BC

2º Sgt

Abr 58

 

17

GILSON BASTOS FORCINETTI

1º BG

3º Sgt

Abr 58

Patos de minas

18

HAROLDO BATISTA

TG

Sub Ten

Fev 60

 

19

HERBERT PACEIS LIMA VERDE

2º BC

Sub Ten

Out 58

 

20

IDÁLIO HELMO LEITE DE CAMPOS

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

21

INGO KANCHEN

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

22

JOÃO RODRIGUES DE CARVALHO

QG 4ª RM

Sub Ten

Abr 58

 

23

JOSÉ ANTERO MOREIRA NETO

Dir V Trnp

3º Sgt

Abr 58

 

24

JOSÉ AUGUSTO BASTOS DE OLIVEIRA

3º BC

1º Sgt

Abr 58

 

25

JOSÉ FERREIRA DE SOUZA

10º RI

2º Sgt

Abr 58

 

26

JOSÉ RODRIGO DE OLIVEIRA

QG 4ª RM

3º Sgt

Abr 58

 

27

JOSÉ SIPAÚBA COSTA

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

28

MILBURGUES ALVES FERREIRA

2ª/6º BC

3º Sgt

Abr 58

 

29

ROLDÃO CORREIA LISBOA

12º RI

1º Sgt

Abr 60

 

30

ROMERO CORDEIRO DE ARAÚJO

1º BG

2º Sgt

Abr 58

 

31

RUBENS KRISTEIN

1º BG

3º Sgt

Abr 58

 

32

TARCÍSIO DA SILVA RIOS

FAB J F

3º Sgt

Abr 58

 

33

VASCO VIEIRA ROSA

EsSA

3º Sgt

Fev 60

 

34

WILSON CORREIA MAIA

REsI

2º Sgt

Abr 58

 

 

 

 

III – CABOS E SOLDADOS

 

ORD

NOME

OM

ORIGEM

GRAD

DATA

OBS

01

ABNER PIRES DE GODOY

6º BC

Sd 367

Ago 59  

 

02

ABRÃO ABDALA

6º BC

Sd 55

Abr 58

 

03

ACILDO SCHAQUETE

1º BG              

Cb 44

Abr 58

 

04

ACCACIO PEREIRA DE CASTRO               

6º BC

Sd 190

Ago 58

 

05

ADALÍSIO DE SOUZA

6º BC

Sd 191

Ago 58

 

06

ADÃO AFONSO DE MIRANDA

6º BC

Sd 192

Ago 58

 

07

ADÃO ANTERO DOS SANTOS

11º RI

Sd 173

Abr 58

 

08

ADÃO GARCIA ROSA

6º BC

Sd 193

Ago 58

 

09

ADÃO MOREIRA DA COSTA

6º BC

Sd 368

Ago 59

 

10

ADEBAR MOREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 194

Ago 58

 

11

ADENI MENDES MOREIRA

6º BC

Sd 195

Ago 58

 

12

ADILSON DE FARIA

6º BC

Sd 369

Ago 59

 

13

ADOLPHO MOREIRA MARQUES

6º BC

Sd 197

Ago 58

 

14

ADOLPHO BOTOSO

6º BC

Sd 196

Ago 58

 

15

ADRIANO NOGUEIRA

6º BC

Sd 370

Ago 59

 

16

AFONSO SILVA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 198

Ago 58

 

17

AGENOR DE FREITAS BORGES

2ª/6º BC

Sd 84

Abr 58

 

18

AGENOR MOREIRA LEMES

6º BC

Sd 358

Ago 58

 

19

AGENOR SILVA

2ª/6º BC

Sd 88

Abr 58

 

20

AGOSTINHO VALADARES NETO

6º BC

Sd 371

Ago 59

 

21

AHENO BARBO GAMA

6º BC

Sd 199

Ago 58

 

22

ALBANO ARTIAGA MORENO

6º BC

Sd 200

Ago58

 

23

ALCY DE OLIVEIRA SANTOS

11º RI

Sd 146

Abr 58  

 

24

ALDO JAIME

6º BC

Sd 372

Ago 59

 

25

ALEIXO RODRIGUES DA COSTA

6º BC

Sd 373

Ago 59

 

26

ALLAN KARDEC PIRES DOS SANTOS

6º BC

Sd 138

Abr 58

 

27

ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 201

Ago 58

 

28

ALMIRO SOARES DA SILVA

6º BC

Sd 374

Ago 59

 

29

ALTAMIRO QUERINO RODRIGUES

6º BC

Sd 375

Ago 59

 

30

AMADEU CARELE

11º RI

Sd 147

Abr 58

 

31

AMÁLIO DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO

6º BC

Sd 202

Ago 58

 

32

AMERICO ANTONIO DE NOVAIS

6º BC

Sd 203

Ago 58

 

33

AMILTON LUIZ FERREIRA

6º BC

Sd 376

Ago 59

 

34

AMILTON VASCONCELOS DE CASTRO          

6º BC

Sd 327

Ago 58

 

35

ANASTÁCIO PARENTE

6º BC

Sd 204

Ago 58

 

36

ANDRÉ FERNANDES DE OLIVEIRA

6ºBC

Sd 131

Abr 58

 

37

ANGELO BENTO DE SOUZA

6° BC

Sd 205

Ago 58

 

38

ANICÉSIO DE PAULA SOUTO

6ºBC

Sd 326

Ago 58

 

39

ANÍSIO ALVES FEITOSA

6º BC

Sd 380

Ago 59

 

40

ANTONILDO DE OLIVEIRA REGO

6º BC

Sd 214

Ago 58

 

41

ANTONIO ALVES AMORIM

2ª/6º BC 

Sd 89

Abr 58

 

42

ANTONIO ALVES SOBRINHO

1º BG

Cb 49

Abr 58

 

43

ANTONIO AUGUSTO FILHO

6º BC

Sd 352

Ago 58

 

44

ANTONIO BENEDITO DA SILVA

10º RI

Sd 106

Abr 58

 

45

ANTONIO DA SILVA LARA

6º BC

Sd 206

Ago 58

 

46

ANTONIO DE ARAÚJO

6º BC

Sd 60

Abr 58

 

47

ANTONIO DE AZEVEDO

11º RI

Sd 148

Abr 58

 

48

ANTONIO DE PÁDUA FERREIRA

11º RI

Sd 160

Abr 58

 

49

ANTONIO FIRMO DA COSTA

CPOR/4

Sd 74

Abr 58

 

50

ANTONIO FLAVIANO

11º RI

Sd 176

Abr 58

 

51

ANTONIO GOMES CARDOSO

6º BC

Sd 377

Ago 59

 

52

ANTONIO JOSÉ DA SILVA

6º BC

Sd 328

Ago 58

 

53

ANTONIO LISBOA DA SILVA

8º RAM

Sd 185

Abr 58

 

54

ANTONIO MALTA FILHO

11º RI

Sd 181

Abr 58

 

55

ANTONIO MARCELINO DOS REIS

EsSA

Cb 46

Abr 58

 

56

ANTONIO MENDES GOUVEIA

6º BC

Sd 207

Ago 58

 

57

ANTONIO RODRIGUES DE OLIVEIRA

2ª/6º BC

Sd 107

Abr 58

 

58

ANTONIO RODRIGUES SOARES

6º  BC

Sd 208

Ago 58

 

59

ANTONIO SILVEIRA

11º RI

Sd 178

Abr 58

 

60

ANTONIO WAGNER DA CUNHA

6º BC

Sd 378

Ago 59

 

61

AQUILES AZEVEDO SOARES

6º BC

Sd 379

Ago 59

 

62

ARIANA GUIMARÃES FILHO

6º BC

Sd 209

Ago 58

 

63

ARICAN BORGES DO AMARAL

6º BC

Sd 210

Ago 58

 

64

ARISTIDES MAGELA DE SOUZA

11º RI

Sd 149  

Abr 58

 

65

ARISTON ÁLVARES CARDOSO

6º BC

Sd 211

Ago 58

 

66

ARMANDO HONÓRIO DA SILVA

10º RI

Cb 31

Abr 58

 

67

ARLINDO FLÁVIO DE SOUZA

6º BC

Sd 481

Ago 59

 

68

ASNOR OLIVEIRA AMARANTES

6º BC

Sd 381

Ago 59

 

69

ASSYRIO LOPES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 213

Ago 58

 

70

ASTOLFO EUSTÁQUIO DOS SANTOS

6º BC

Sd 212

Ago 58

 

71

ATAÍDE BERNARDES DE MELO

6º BC

Sd 382

Ago 59

 

72

AURÉLIO AUGUSTO PUGLIESI

6º BC

Sd 383

Ago 59

 

73

AUREO FERREIRA COSTA

6º BC

Sd 215

Ago 58

 

74

AUTOMAGNO DA SILVA

6º BC

Sd 216

Ago 58

 

75

BENEDITO ABADIA

6º BC

Sd 384   

Ago 59

 

76

BENEDITO ALBINO

6º BC

Sd 217   

Ago 58

 

77

BENEDITO ANUNCIAÇÃO

6º BC

Sd 218   

Ago 58

 

78

BENEDITO BATISTA DA SILVA

11º RI

Sd 174   

Abr 58

 

79

BENEDITO HONÓRIO NETO

6º BC

Sd 385   

Ago 59

 

80

BENEDITO JOSÉ DE ALMEIDA

6º BC

Sd 219   

Ago 58

 

81

BENTO EURÍPEDES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 220  

Ago 58

 

82

BERENÍCIO CHAGAS BORGES

6º BC

Sd 221   

Ago 58

 

83

BERNARDES ALVES

6º BC

Sd 348    

Ago 58

 

84

BONFIM CAMARGO

6º BC

Sd 386   

Ago 59

 

85

CARLOS ALBERTO BRANQUINHO

6º BC

Sd 222    

Ago 58

 

86

CARLOS ALBERTO NÁPOLI GONÇALVES

6º BC

Sd 387    

Ago 59

 

87

CARLOS MASCARENHAS SANTANA

6º BC

Sd 388    

Ago 59

 

88

CASTORINO CÃNDIDO DAS ROSAS

2ª/6º BC    

Sd 116

Abr 58

 

89

CELESTINO BRAGA

6º BC

Sd 54    

Abr 58

 

90

CÉZAR AUGUSTO ALVES

6º BC   

Sd 329

Ago 58

 

91

CÍCERO SILVA

6º BC

Sd 389   

Ago 59

 

92

CLARIMUNDO FERREIRA GALIETA

6º BC

Sd 390   

Ago 59

 

93

CLAYSSON DE LÉO LELLIS

6º BC

Sd 391 

Ago 59

 

94

CLAUDIONOR DE MOURA TELES 

2ª/6º BC

Sd 108  

Abr 58

 

95

CLODOALDO FRANCISCO  DE ARAÚJO

6º BC

Sd 392  

Ago 59

 

96

CLOVIS BEZERRA CESÁRIO

6º BC

Sd 223  

Ago 58

 

97

CONSTÂNCIO GOMES DE BRITO

6º BC

Sd 330  

Ago 58

 

98

CONSTÂNCIO GOMES DE FARIA

6º BC  

Sd 393

Ago 59

 

99

CRISTOVAM FRANCISCO DE CASTILHO

2ª/6º BC

Sd 540

Abr 60

 

100

DANTE LUIZ VIEIRA

6º BC

Sd 224 

Ago 58

 

101

DARCI ALVES NAZARETH

6º BC

Sd 394 

Ago 59

 

102

DARCÍLIO VIEIRA DA CUNHA

6º BC

Sd 225 

Ago 58

 

103

DARCY DOS SANTOS

6º BC

Sd 359 

Ago 58

 

104

DARCY GUILHERME DOS REIS

6º BC

Sd  37 

Abr 58

 

105

DARIO GONÇALVES TEIXEIRA

6º BC

Sd 395

Ago 59

 

106

DAVID DE SOUZA

6º BC

Sd 226 

Ago 58

 

107

DAVID PEIXOTO DE ALENCAR

2ª/6º BC

Sd 83  

Abr 58

 

108

DECIO FIRMINO

10º RI

Sd 81 

Abr 58

 

109

DEJANIR RIBEIRO DE ARAÚJO

6º BC

Sd 227

Ago 58

 

110

DELI ANDRADE COSTA

6º BC

Sd 396 

Ago 59

 

111

DELSON SILVA NUNES

6º BC

Sd 228

Ago 58

 

112

DILERMANDO TEODORO DE ANDRADE

6º BC

Sd 61 

Abr 58

 

113

DIRCEU ROSA DA ROCHA

6º BC

Sd 230 

Ago 58

 

114

DIVINO GONÇALVES FONSECA

6º BC

Sd 331 

Ago 58

 

115

DIVINO JOSÉ AMADOR

6º BC

Sd 279 

Ago 58

 

116

DIVINO JOSÉ CARVALHO

6º BC

Sd 397  

Ago 59

 

117

DIVINO MATTA DA SILVA

6º BC

Sd 398  

Ago 59

 

118

DJALMA BENTO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 229 

Ago 58

 

119

DURVALINO PEREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 231  

Ago 58

 

120

DUILIO FAUSTO CID

10º RI

Sd 87   

Abr 58

 

121

EDSON AUXILIADO DANTAS

6º BC

Sd 400   

Ago 59

 

122

EDSON GOMES MAGALHÃES

6º BC

Sd 232   

Ago 58

 

123

EDSON JOSÉ DOS SANTOS

6º BC

Sd 401   

Ago 59

 

124

EDSON MENDES RIBEIRO

6º BC

Sd 399   

Ago 59

 

125

EDSON ROSA DUALDO

6º BC

Sd 134   

Abr 58

 

126

EDVAR CORREIA BARBOSA

6º BC  

Sd 402

Ago 59

 

127

ELMO FREESZ

10º RI

Sd 86

Abr 58

 

128

ELTON GONÇALVES FERREIRA

6º BC   

Sd 233

Ago 58

 

129

ELVÉCIO NAVES DE ALMEIDA

6º BC

Sd 403   

Ago 59

 

130

ELY CASTRO DE AMORIM

DRAM/4ªRM

Sd 73   

Abr 58

 

131

EMMANUEL JAIRO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 234   

Ago 58

 

132

EMY DE PAULA MENDONÇA

6º BC

Sd 404  

Ago 59

 

133

ENEAS MATIAS DE ABREU

6º BC

Sd 235  

Ago 58

 

134

ERBERTO NUNES MACEDO

6º BC

Sd 405  

Ago 59

 

135

EROS DECHICHI

6º BC

Sd 236  

Ago 58

 

136

EROTILDES FRANCISCO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 238 

Ago 58

 

137

EUCLEVÍPEDES SEBASTIÃO DE ASSIS

6º BC

Sd 239   

Ago 58

 

138

EUCLIDES CÂNDIDO MOREIRA

6º BC

Sd 406  

Ago 59

 

139

EULER CUNHA FRANCO

6º BC

Sd 240 

Ago 58

 

140

EURÍPEDES CEARENSE

6º BC

Sd 353  

Ago 58

 

141

EURÍPEDES FERREIRA PEDROSO

6º BC

Sd 407  

Ago 59

 

142

EURÍPEDES GONÇALVES DE SOUZA

6º BC

Sd 408  

Ago 59

 

143

EURÍPEDES INOCÊNCIO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 409  

Ago 59

 

144

EVALDO ALVARENGA

6º BC

Sd 410  

Ago 59

 

145

EVANI JUAREZ DE PAIVA

6º BC

Sd 411  

Ago 59

 

146

EVERALDO DO CARMO DINIZ

6º BC

Sd 412   

Ago 59

 

147

EXPEDITO PÁDUA CARNEIRO

6º BC

Sd 413  

Ago 59

 

148

FABIANO MORENO DELGADO

6º BC

Sd 241   

Ago 58

 

149

FÁBIO JOSINO DE SALES

EsSA

Cb 53  

Abr 58

 

150

FÁBIO SALIBA

6º BC

Sd 414   

Ago 59

 

151

FERNANDO JOSÉ BANDEIRA ROCHA

6º BC

Sd 415   

Ago 59

 

152

FIDELCINO DE JESUS LEITE

6º BC

Sd 416   

Ago 59

 

153

FIRMINO RODRIGUES DA SILVA

6º BC

Sd 242   

Ago 58

 

154

FLAMARION DAIA

6º BC

Sd 417   

Ago 59

 

155

FLORENCIO PEREIRA PINTO

6º BC

Sd 332   

Ago 58

 

156

FRANCISCO DE ASSIS

10º RI

Sd 70   

Abr 58

 

157

FRANCISCO DE PAULA

10º RI

Sd 104    

Abr 58

 

158

FRANCISCO GALDINO LIMA

6º BC

Sd 418    

Ago 59

 

159

FRANCISCO GONÇALVES DOS SANTOS

2ª/6º BC

Sd 90    

Abr 58

 

160

FRANCISCO GOULART

11º RI

Sd 162   

Abr 58

 

161

FRANCISCO JOSÉ MACHADO

6º BC

Sd 419    

Ago 59

 

162

FRANCISCO JOSÉ NAPOLEÃO NOGUEIRA

1º BG

Cb 52

Abr 58

 

163

FRANCISCO MOREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 243    

Ago 58

 

164

FRANCISCO ROSA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 244    

Ago 58

 

165

GABRIEL JOSÉ DE MELO

11º RI

Sd 150   

Abr 58

 

166

GABRIEL SCHEFFER

10º RI

Cb 41    

Abr 58

 

167

GABRIEL SEBASTIÃO DE REZENDE

11º RI

Sd 153    

Abr 58

 

168

GALBA TAVARES DE MORAES

6º BC

Sd 245    

Ago 58

 

169

GASPAR GONÇALVES DA SILVA

6º BC

Sd 420    

Ago 59

 

170

GASTÃO MORAES DE SOUZA

6º BC

Sd 246    

Ago 58

 

171

GEEBE LAUDELINO DA SILVA

QG/4ªRM

Cb 30    

Abr 58

 

172

GENY D'ALEXANDRIA

6º BC

Sd 247    

Ago 58

 

173

GERALDO ALVES DA SILVA

6º BC

Sd 360    

Ago 58

 

174

GERALDO BORGES DE MELO

6º BC

Sd 421    

Ago 59

 

175

GERALDO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 422    

Ago 59

 

176

GERALDO EVANGELISTA DO CARMO FILHO

11° RI 

Sd 151

Abr 58

 

177

GERALDO FIDÉLIS SOARES

6º BC

Sd 248   

Ago 58

 

178

GERALDO FRANCISCO DA SILVA

2ª/6º BC

Sd 94  

Abr 58

 

179

GERALDO LOPES ULTRA FILHO

6º BC

Sd 249  

Ago 58

 

180

GERALDO PEREIRA DE OLIVEIRA

11º RI

Sd 175   

Abr 58

 

181

GERALDO SABINO

6º BC

Sd 250    

Ago 58

 

182

GERALDO SOUZA DA SILVA

6º BC

Sd 251    

Ago 58

 

183

GERALDO VALDIVINO PEREIRA

6º BC

Sd 252    

Ago 58

 

184

GERSINO  NUNES DE MORAIS

6º BC

Sd 424   

Ago 59

 

185

GERSON ROSA DA SILVA

6º BC

Cb  28    

Abr 58

 

186

GERSON SIMON BATISTA 

6º BC       

Sd 261   

Ago 58

 

187

GETÚLIO ALVES DE TOLEDO

6º BC

Sd 423   

Ago 59

 

188

GOIAZ DO ARAGUAIA LEITE VIEIRA

6º BC

Sd 425  

Ago 59

 

189

GOIAZ SELANE

6ºBC

Sd 253  

Ago 58

 

190

GRACIANO  ANTONIO DA SILVA E NETO

6º BC

Sd 426   

Ago 59

 

191

GUIMORVÃO MANOEL DA SILVA

1º BG

Sd 98    

Abr 58

 

192

GUMERCINDO ANTONIO DOS SANTOS

6º BC

Sd 334  

Ago 58

 

193

HAILTON GONÇALVES DE MOURA

6º BC

Sd 357   

Ago 58

 

194

HAMILTON FERREIRA DE REZENDE

10º RI

Sd 92    

Abr 58

 

195

HÉLIO FABIANO

6º BC

Sd 427 

Ago 59

 

196

HERCULANO COUNES PINHEIRO

1º BG

Cb 38  

Abr 58

 

197

HERMENEGILDO ALVES PEREIRA

6º BC

Sd 237  

Ago 58

 

198

HILDEU BATISTA

6º BC

Sd 428  

Ago 59

 

199

HIPÓLITO JOSÉ FERREIRA

6º BC  

Sd 254

Ago 58

 

200

HORÁCIO RIBEIRO DE MIRANDA

6º BC

Sd 430  

Ago 59

 

201

HUDSON BORGES

6º BC

Sd 62   

Abr 58

 

202

ILDEU NOVATO DO NASCIMENTO

6º BC

Sd 63    

Abr 58

 

203

IRANI DIOGO DOS SANTOS

6º BC

Sd 255   

Ago 58

 

204

IRENE DE OLIVEIRA LIMA

6º BC

Sd 256   

Ago 58

 

205

IRON RANULFO LOBO

6º BC

Sd 257   

Ago 58

 

206

ISAIAS MATEUS RODRIGUES

6º BC

Sd 335   

Ago 58

 

207

ITALO ALVES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 432    

Ago 59

 

208

ITAMAR CAMPOS DA SILVA

6º BC

Sd 433    

Ago 59

 

209

IZIDIO FERREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 336    

Ago 58

 

210

JÁCOMO BARCI NETO

6º BC

Sd 438

Ago 59

 

211

JADIEL ALVES DA COSTA

6º BC

Sd 59

Ago 58

 

212

JADSON PINTO DE FIGUEIREDO

6º BC

Sd 337

Ago 58

 

213

JAIR DIAS MOTA

2ª/6º BC

Sd 95

Abr 58

 

214

JAIR DOS SANTOS DE BRITO

6º BC

Sd 435

Ago 59

 

215

JAIR GOMES

1º BG

Sd 67

Abr 58

 

216

JAIR JANUÁRIO DAS NEVES

6º BC

Sd 258

Ago 58

 

217

JALES DE ALMEIDA

6º BC

Sd 436

Ago 59

 

218

JAMIL VIEIRA DE BARROS

6º BC

Sd 437

Ago 59

 

219

JARBAS REGO

6º BC

Sd 259

Ago 58

 

220

JAUDIVAL JUSTINO

6º BC

Sd 64

Abr 58

 

221

JAYME RIBEIRO

6º BC

Sd 434

Ago 59

 

222

JEOVÁ FERREIRA ROSA

6º BC

Sd 262

Ago 58

 

223

JERÔNIMO MACHADO

6º BC

Sd 65

Abr 58

 

224

JESUS MENDONÇA FERREIRA

6º BC

Sd 263

Ago 58

 

225

JOÃO ALBINO DA SILVA

6º BC

Sd 439

Ago 59

 

226

JOÃO ALMEIDA FILHO

1º BG

Cb 47

Abr 58

 

227

JOÃO ALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 266

Ago 58

 

228

JOÃO ALVES MOREIRA

6º BC

Sd 265

Ago 58

 

229

JOÃO ANTONELLI NETTO

6º BC

Sd 264

Ago 58

 

230

JOÃO AUGUSTO SOARES

6º BC

Sd 440

Ago 59

 

231

JOÃO BATISTA

11º RI

Sd 159

Abr 58

 

232

JOÃO BATISTA CALDEIRA

11º RI

Sd 152

Abr 58

 

233

JOÃO BATISTA DA CRUZ

6º BC

Sd 354

Ago 58

 

234

JOÃO BATISTA DA ROCHA

10º RI

Sd 105

Abr 58

 

235

JOÃO BATISTA DA SILVA

6º BC

Sd 66

Abr 58

 

236

JOÃO BATISTA DE SOUZA

11º RI

Sd 158

Abr 58

 

237

JOÃO BATISTA RODRIGUES

6º BC

Sd 338

Ago 58

 

238

JOÃO BAPTISTA ROGRIGUES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 268

Ago 58

 

239

JOÃO CARDOSO VIEIRA

6º BC

Sd 68

Abr 58

 

240

JOÃO DA BOA MORTE DOS SANTOS

11º RI

Sd 144

Abr 58

 

241

JOÃO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 271

Ago 58

 

242

JOÃO DOS SANTOS DUARTE

6º BC

Sd 362

Ago 58

 

243

JOÃO DOS SANTOS LOUZA FILHO

6º BC

Sd 441

Ago 59

 

244

JOÃO EVARISTO NETO

6º BC

Sd 269

Ago 58

 

245

JOÃO FLORENTINO MOTA

6º BC

Sd 270

Ago 58

 

246

JOÃO GONÇALVES NOGUEIRA

6º BC

Sd 339

Ago 58

 

247

JOÃO JOAQUIM FERRAZ DOS SANTOS

2ª/6º BC

Sd 82

Abr 58

 

248

JOÃO JOSÉ DA SILVA

10º RI

Sd 71

Abr 58

 

249

JOÃO JOSÉ DE SOUZA

6º BC

Sd 341

Ago 58

 

250

JOÃO LEMES DA SILVA

2ª/6º BC

Sd 539

Mar 60

 

251

JOÃO MACIEL FERREIRA

11º RI

Sd 143

Abr 58

 

252

JOÃO PEREIRA DA COSTA

2ª/6º BC

Sd 78

Abr 58

 

253

JOÃO RODRIGUES DA COSTA

6º BC

Sd 361

Ago 58

 

254

JOÃO ROSA

2ª/6º BC

Sd 109

Abr 58

 

255

JOÃO SEBASTIÃO ROCHA

6º BC

Sd 267

Ago 58

 

256

JOÃO WILSON DE SOUZA

11º RI

Sd 154

Abr 58

 

257

JOAQUIM FELIX

6º BC

Sd 272

Ago 58

 

258

JOAQUIM MARQUES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 273

Ago 58

 

259

JOAQUIM MEIRELES DE ALMEIDA

6º BC

Sd 274

Ago 58

 

260

JOAQUIM MORAES SOBRINHO

6º BC

Sd 275

Ago 58

 

261

JOAQUIM SÉRGIO DE FREITAS

11º RI

Sd 163

Abr 58

 

262

JONAS CÂNDIDO DA SILVA

6º BC

Sd 443

Ago 59

 

263

JORGE BORGES DA SILVA

6º BC

Sd 276

Ago 58

 

264

JORGE DE SOUZA BIAS

2ª/6º BC

Sd 112

Abr 58

 

265

JORGE TOLEDO

10º RI

Cb 39

Abr 58

 

266

JOSÉ ALVES

6º BC

Sd 93

Abr 58

 

267

JOSÉ ALVES DA SILVA

6º BC

Sd 342

Ago 58

 

268

JOSÉ ALVES DE FREITAS

6º BC

Sd 277

Ago 58

 

269

JOSÉ ALVES DO CARMO

2ª/6º BC

Sd 76

Abr 58

 

270

JOSÉ ALVES LEITE

6º BC

Sd 278

Ago 58

 

271

JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA

6º BC

Sd 444

Ago 59

 

272

JOSÉ BARTOLOMEU CHAGAS

6º BC

Sd 122

Abr 58

 

273

JOSÉ BARTOLOMEU PIRES DE CAMARGO

QG/4ª RM

Cb 35

Abr 58

 

274

JOSÉ CÂMARA LOPES SOBRINHO

6º BC

Sd 445

Ago 59

 

275

JOSÉ CARDOSO BORGES

6º BC

Sd 446

Ago 59

 

276

JOSÉ CARLOS DA SILVA

11º RI

Sd 179

Abr 58

 

277

JOSÉ CATARINA DA SILVA

11º RI

Sd 164

Abr 58

 

278

JOSÉ CUNHA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 447

Ago 59

 

279

JOSÉ CUSTÓDIO FILHO

11º RI

Sd 177

Abr 58

 

280

JOSÉ DE JESUS SANTOS

6º BC

Sd 448

Ago 59

 

281

JOSÉ DE SANTANA

EsSA

Sd 97

Abr 58

 

282

JOSÉ DE SOUZA

2ª/6º BC

Sd 75

Abr 58

 

283

JOSÉ DE SOUZA OLIVEIRA

11º RI

Sd 166

Abr 58

 

284

JOSÉ DINIZ BATISTA

6º BC

Sd 280

Ago 58

 

285

JOSÉ FAUSTINO DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 281

Ago 58

 

286

JOSÉ FERREIRA

7ª CR

Sd 517

Set 59

 

287

JOSÉ FERREIRA DA CRUZ

6º BC

Sd 282

Ago 58

 

288

JOSÉ FRANÇOSO DA SILVA

EsSA

Sd 91

Abr 58

 

289

JOSÉ GIMENES PAIVA

2ª/6º BC

Sd 364

Out 58

 

290

JOSÉ GOMES COSTA

6º BC

Sd 119

Abr 58

 

291

JOSÉ JOAQUIM DA SILVA

6º BC

Sd 340

Ago 58

 

292

JOSÉ LINO DE OLIVEIRA

8º RAM

Sd 184

Abr 58

 

293

JOSÉ LOPES

6º BC

Sd 449

Ago 59

 

294

JOSÉ LOPES BARBOSA

6º BC

Sd 450

Ago 59

 

295

JOSÉ LUIZ DOS SANTOS

6º BC

Sd 451

Ago 59

 

296

JOSÉ MARIA DAS NEVES

2ª/6º BC

Sd 520

Jan 60

 

297

JOSÉ MOREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 283

Ago 58

 

298

JOSÉ MARQUES DA SILVA

6º BC

Sd 58

Abr 58

 

299

JOSÉ NICODEMOS DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 452

Ago 59

 

300

JOSÉ NUNES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 284

Ago 58

 

301

JOSÉ OSWALDO DE ASSIS

6º BC

Sd 343

Ago 58

 

302

JOSÉ PEREIRA SOBRINHO

1º BG

Cb 51

Abr 58

 

303

JOSÉ PIRES FERREIRA

6º BC

Sd 140

Abr 58

 

304

JOSÉ RAFAEL DE LIMA

6º BC

Sd 453

Ago 59

 

305

JOSÉ RALPH MILOGRANA

6º BC

Sd 454

Ago 59

 

306

JOSÉ ROCHA MOREIRA

6º BC

Sd 57

Abr 58

 

307

JOSÉ SERPA DA SILVA

11º RI

Sd 165

Abr 58

 

308

JOSÉ TOMAZETTE

6º BC

Sd 455

Ago 59

 

309

JOSÉ VALÉRIO DE MEDEIROS

11º RI

Sd 145

Abr 58

 

310

JOSÉ VITOR NETO

6º BC

Sd 456

Ago 59

 

311

JUAREZ ALVES DOS REIS

6º BC

Sd 136

Abr 58

 

312

JUAREZ DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 457

Ago 59

 

313

JUAREZ PACHECO DE ASSIS

6º BC

Sd 285

Ago 58

 

314

JULIANO FETTINE

6º BC

Sd 458

Ago 59

 

315

JÚLIO DOS SANTOS SERPA

2ª/6º BC

Sd 96

Abr 58

 

316

JÚLIO LEÃO DE CARVALHO

6º BC

Sd 459

Ago 59

 

317

JURACY SANT'ANA RAMOS

6º BC

Sd 260

Ago 58

 

318

JURANDIR DE SOUZA VILELA

6º BC

Sd 461

Ago 59

 

319

JURANDYR GOMES DE MIRANDA

6º BC

Sd 460

Ago 59

 

320

JURANI LUSTOSA DE FRANÇA

2ª/6º BC

Sd 516

Ago 59

 

321

JUVENCIO GOMES FERREIRA

6º BC

Sd 137

Abr 58

 

322

KERNER NAVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 111

Abr 58

 

323

LACY DE ALVARENCI

6º BC

Sd 286

Ago 58

 

324

LACY FERREIRA DE ARAÚJO

6º BC

Sd 462

Ago 59

 

325

LADISLAU CARDOSO NETO

11º RI

Sd 167

Abr 58

 

326

LAERTE CAMPOS

6º BC

Sd 463

Ago 59

 

327

LÁSARO DA CUNHA BRANDÃO

6º BC

Sd 464

Ago 59

 

328

LEIR FERREIRA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 287

Ago 58

 

329

LEONIDAS DO NASCIMENTO VIEGAS

11º RI

Sd 168

Abr 58

 

330

LEO DARK DA COSTA

6º BC

Sd 465

Ago 59

 

331

LEVI PINTO DE MIRANDA

EsSA

Sd 102

Abr 58

 

332

LIDORCENO RODRIGUES NEVES

6º BC

Sd 288

Ago 58

 

333

LIVERTINO FERREIRA DA SILVA

6º BC

Sd 344

Ago 58

 

334

LOURIVAL DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 133

Abr 58

 

335

LOURIVAL DUARTE DA SILVA

6º BC

Sd 289

Ago 58

 

336

LOURIVAL JOSÉ BORGES

2ª/6º BC

Sd 110

Abr 58

 

337

LUIZ CARLOS LOBO CARNEIRO

6º BC

Sd 290

Ago 58

 

338

LUIZ EDMAR DA SILVA MACEDO

6º BC

Sd 466

Ago 59

 

339

LUIZ FURTADO NETO

11º RI

Sd 155

Abr 58

 

340

LUIZ RODRIGUES DO CARMO

2ª/6º BC

Sd 79

Abr 58

 

341

LUIZ SOARES

QG/4ª RM

Sd 36

Abr 58

 

342

LUIZ TOMÁZ

1º BG 

Sd 80

Abr 58

 

343

LYSES LEITE GUIMARÃES

6º BC

Cb 34

Abr 58

 

344

MANOEL ALVES BATISTA

6º BC

Sd 292

Ago 58

 

345

MANOEL ANASTÁCIO

10º RI

Sd 72

Abr 58

 

346

MANOEL ALVES CARRIJO

6º BC

Sd 467

Ago 59

 

347

MANOEL CORREA DA CRUZ

2ª/6º BC

Sd 113

Abr 58

 

348

MANOEL CRUZ DE SANTANA

6º BC

Sd 468

Ago 59

 

349

MANOEL DAMIÃO

6º BC

Sd 469

Ago 59

 

350

MANOEL DE JESUS MORAES

6º BC

Sd 471

Ago 59

 

351

MANOEL DIVINO LIMA

6º BC

Sd 470

Ago 59

 

352

MANOEL GERALDO PEREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 293

Ago 58

 

353

MANOEL MESSIAS LUSTOSA DE SOUZA

6º BC

Sd 294

Ago 58

 

354

MANOEL NUNES FERREIRA

6º BC

Sd 295

Ago 58

 

355

MANOEL PAULO DE ALMEIDA

6º BC

Sd 472

Ago 59

 

356

MANOEL PEREIRA BRITO

6º BC

Sd 296

Ago 58

 

357

MANOEL PEREIRA DA FÉ

6º BC

Sd 297

Ago 58

 

358

MANOEL RODRIGUES

6º BC

Sd 298

Ago 58

 

359

MANOEL SILVA TEIXEIRA

6º BC

Sd 473

Ago 59

 

360

MANOEL SOARES

6º BC

Sd 299

Ago 58

 

361

MÁRCIO DE AQUINO SÁ

6º BC

Sd 300

Ago 58

 

362

MARCONDES MUNDIM GUIMARÃES

6º BC

Sd 188

Ago 58

 

363

MARCOS DE CASTRO FONSECA

2ª/6º BC

Sd 114

Abr 58

 

364

MARINHO LUIZ DA COSTA

6º BC

Sd 291

Ago 58

 

365

MÁRIO ALVES DOURADO

6º BC

Sd 301

Ago 58

 

366

MÁRIO DOS SANTOS

6º BC

Sd 474

Ago 59

 

367

MÁRIO PASSOS

6º BC

Sd 345

Ago 58

 

368

MARTINHO DE VASCONCELLOS ALBUQUERQUE

6º BC

Sd 302

Ago 58

 

369

MARTINIANO FERREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 303

Ago 58

 

370

MAURO GONÇALVES PEREIRA

6º BC

Sd 304

Ago 58

 

371

MIGUEL FRANCO

11º RI

Cb 42

Abr 58

 

372

MIGUEL JERÔNIMO COSTA

6º BC

Sd 346

Ago 58

 

373

MIGUEL RODRIGUES MENDES

6º BC

Sd 475

Ago 59

 

374

MIGUEL SAMPAIO SILVA

6º BC

Sd 56

Abr 58

 

375

MILTON GOMES DE FARIA

6º BC

Sd 305

Ago 58

 

376

MILTON LEOPOLDINO DOS SANTOS

2ª/6º BC

Sd 100

Abr 58

 

377

MILTON SOUZA CUNHA

6º BC

Sd 476

Ago 59

 

378

MILQUIADES DA COSTA LUCIANO

6º BC

Sd 123

Abr 58

 

379

NADIM LOPES DE MENEZES

6º BC

Sd 306

Ago 58

 

380

NADIR DE SOUZA

6º BC

Sd 477

Ago 59

 

381

NATALINO ANTÔNIO BALENA

6º BC

Sd 478

Ago 59

 

382

NAZARENO MANOEL GUIMARÃES

6º BC

Sd 307

Ago 58

 

383

NELO PEREIRA LIMA

6º BC

Sd 124

Abr 58

 

384

NILSON DA COSTA VELOSO

6º BC

Sd 479

Ago 59

 

385

OCTACILIO PERMINIO FERREIRA                         

11º RI

Sd 156

Abr 58

 

386

ODORVAL DE PAULA CARVALHO

6º BC

Sd 308

Ago 58

 

387

OLIVEIROS ALVES RIBEIRO

6º BC

Sd 480

Ago 59

 

388

ORIONE DUARTE MAIA

6º BC

Sd 309

Ago 58

 

389

ORMEZINDO LUIZ ALVES

6º BC

Sd 482

Ago 59

 

390

OROZIMBO CORDEIRO

6º BC

Sd 347

Ago 58

 

391

OSCAR CAETANO DO CARMO

6º BC

Sd 310

Ago 58

 

392

OSLEY AMARAL DE SOUZA

EsSA

Cb 48

Abr 58

 

393

OSMAR BARBOSA DE SOUZA

2ª/6º BC

Sd 115

Abr 58

 

394

OSMAR FONTES LEAL

6º BC

Sd 312

Ago 58

 

395

OSÓRIO FELIPE PEREIRA

6º BC

Sd 483

Ago 59

 

396

OSVALDO MARTINS DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 125

Abr 58

 

397

OVÍDIO GONÇALVES DE MORAES

6º BC

Sd 355

Ago 58

 

398

OX VITÓI

2ª/6º BC

Sd 121

Abr 58

 

399

OSWALDO AUGUSTO FERREIRA

1º BG

Cb 363

Abr 58

 

400

OSWALDO DE ALMEIDA COUTO

6º BC

Sd 313

Ago 58

 

401

OZIRES LEAL BARBOSA

6º BC

Sd 311

Ago 58

 

402

PAULO ALBERTO DE ABREU

6º BC

Sd 484

Ago 59

 

403

PAULO DARIO MAGALHÃES

8º RAM

Sd 183

Abr 58

 

404

PAULO DOS SANTOS

10º RI

Cb 40

Abr 58

 

405

PAULO GOMES DA SILVA

11º RI

Sd 161

Abr 58

 

406

PAULO SILVA CARDOSO

6º BC

Sd 485

Ago 59

 

407

PAULO VALÉRIO

11º RI

Sd 172

Abr 58

 

408

PEDRO ALEXANDRE PEREIRA

6º BC

Sd 486

Ago 59

 

409

PEDRO CÂNDIDO DO NASCIMENTO

10º RI

Sd 184

Abr 58

 

410

PEDRO FERREIRA DE SOUZA

6º BC

Sd 487

Ago 59

 

411

PEDRO INÁCIO DE SOUZA

6º BC

Sd 126

Abr 58

 

412

PEDRO JOSÉ DE ALMEIDA

6º BC

Sd 488

Ago 59

 

413

PEDRO PEREIRA DOS SANTOS

6º BC

Sd 489

Ago 59

 

414

PEDRO RICARDO DO AMARAL

6º BC

Sd 490

Ago 59

 

415

PERGENTINO DE JESUS SANTOS

6º BC

Sd 314

Ago 58

 

416

PETRONÍLIO MACHADO DA CRUZ

6º BC

Sd 315

Ago 58

 

417

PIO JORGE ALEXANDRINO

6º BC

Sd 316

Ago 58

 

418

RAFAEL DINIZ CAVALCANTE

6º BC

Sd 491

Ago 59

 

419

RAIMUNDO FERNANDES DA SILVA

2ª/6º BC

Sd 101

Abr 58

 

420

RAIMUNDO LIBERATO DA SILVA

6º BC

Sd 349

Ago 58

 

421

RAIMUNDO NONATO FERREIRA

6º BC

Sd 492

Ago 59

 

422

RAUL WOLNEY FILHO

6º BC

Cb 27

Abr 58

 

423

RAUMAR JOSÉ GOMES

6º BC

Sd 127

Abr 58

 

424

REINALDO BEZERRA DE ALMEIDA

6º BC

Sd 493

Ago 59

 

425

REINALDO NEVES

6º BC

Sd 128

Abr 58

 

426

ROBERTO DE OLIVEIRA SILVA

11º RI

Cb 45

Abr 58

 

427

RONALDO RODRIGUES DE ARAÚJO

6º BC

Sd 494

Ago 59

 

428

RONAN DE CARVALHO

6º BC

Sd 495

Ago 59

 

429

RONSIVAL ALVES DA ROCHA

6º BC

Sd 135

Abr 58

 

430

ROOSEVELT DE ARAÚJO ALMEIDA

6º BC

Sd 496

Ago 59

 

431

ROQUE DA SILVA LEÃO

6º BC

Sd 497

Ago 59

 

432

RUBENS JOSÉ RIBEIRO

2ª/6º BC

Sd 117

Abr 58

 

433

RUBENS MARIANO DA SILVA

6º BC

Sd 141

Abr 58

 

434

SALVADOR AVELINO DE CASTRO

6º BC

Sd 498

Ago 59

 

435

SALVADOR LOPES

6º BC

Sd 499

Ago 59

 

436

SALVIANO VIANA

2ª/6º BC

Sd 103

Abr 58

 

437

SAMUEL GONÇALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 189

Ago 58

 

438

SAMUEL GOMES ROSA

6º BC

Sd 500

Ago 59

 

439

SEBASTIÃO ALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 317

Ago 58

 

440

SEBASTIÃO CORDEIRO DE FARIA

6º BC

Sd 502

Ago 59

 

441

SEBASTIÃO CRUVINEL DA SILVA

6º BC

Sd 503

Ago 59

 

442

SEBASTIÃO DOMINGOS MORENO

6º BC

Sd 318

Ago 58

 

443

SEBASTIÃO GERALDO CAMARGO

6º BC

Sd 501

Ago 59

 

444

SEBASTIÃO MIGUEL DE CASTRO

11º RI

Sd 182

Abr 58

 

445

SEBASTIÃO PIRES ANDREATA

1º BG

Cb 50

Abr 58

 

446

SEBASTIÃO ROSA CARDOSO

6º BC

Sd 319

Ago 58

 

447

SÍLVIO BARROS DE SOUZA

2ª/6º BC

Sd 518

Out 58

 

448

SÍLVIO CARRIJO NETO

6º BC

Sd 356

Ago 58

 

449

SÍLVIO DE OLIVEIRA RAMOS

6º BC

Sd 504

Ago 59

 

450

SIDNEY DE BRITO

6º BC

Sd 142

Abr 58

 

451

SÍLVIO GERALDO

11º RI

Sd 157

Abr 58

 

452

SOLINO AMÉRICO DE ASSIS

6º BC

Sd 506

Ago 59

 

453

SUARINO DE MOURA CUNHA

6º BC

Sd 505

Ago 59

 

454

TIAGO BATISTA DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 350

Ago 58

 

455

TARCÍSIO JOSÉ ALVES SEPTÍMIO

2ª/6º BC

Sd 118

Abr 58

 

456

TAKIL WATANABE

6º BC

Sd 507

Ago 59

 

457

TERCINO ALVES DOS SANTOS

2ª/6º BC

Cb 29

Abr 58

 

458

TSUYOSHI MIZUNO

6º BC

Sd 431

Ago 59

 

459

UBIRATAN REGES DE JESUS

6º BC

Sd 320

Ago 58

 

460

ULISSES BORGES

6º BC

Sd 132

Abr 58

 

461

URBANEVAL LEMES DA SILVA

6º BC

Sd 321

Ago 58

 

462

VICENTE CRISTINO DA COSTA

11º RI

Sd 170

Abr 58

 

463

VICENTE FAUSTINO MEIRA

4ª Cia Com

Cb 43

Abr 58

 

464

VICENTE JOSÉ DE ALMEIDA

10º RI

Sd 99

Abr 58

 

465

VICENTE PAULO DE SOUZA

6º BC

Sd 120

Abr 58

 

466

VICENTE TOMAZ

11º RI

Sd 180

Abr 58

 

467

VIRGÍNIO ALVES DE OLIVEIRA

6º BC

Sd 322

Ago 58

 

468

WAHIB ABRÃO

6º BC

Sd 139

Abr 58

 

469

WALDEMAR ALVES FERREIRA

6º BC

Sd 129

Abr 58

 

470

WALDIR MARTINS DE MORAES

6º BC

Sd 323

Ago 58

 

471

WALDIVINO HILÁRIO DA SILVA

6º BC

Sd 130

Abr 58

 

472

WALDIVINO JOSÉ DA CUNHA

2ª/6º BC

Sd 77

Abr 58

 

473

WALDIVINO PEREIRA DE LIMA

6º BC

Sd 508

Ago 59

 

474

WALMIR DE ASSUNÇÃO COSTA

11º RI

Sd 169

Abr 58

 

475

WALTER ASSUNÇÃO MARQUES

12ª CR

Cb 33

Abr 58

 

476

WALTER MARIA MOREIRA

QG/ 4ª RM

Cb 32

Abr 58

 

477

WANDERLEY FERNANDES

6º BC

Sd 325

Ago 58

 

478

WASHINGTON DUQUE

10º RI

Sd 69

Abr 58

 

479

WATERLOO DE FARIA PIRES

6º BC

Sd 510

Ago 59

 

480

WEINER DE ASSIS GONÇALVES

6º BC

Sd 351

Ago 58

 

481

WELTON FERREIRA

6º BC

Sd 511

Ago 59

 

482

WILLIAN ALVES BATISTA

6º BC

Sd 324

Ago 58

 

483

WILMAR MENDONÇA MARQUES

6º BC

Sd 509

Ago 59

 

484

WILSON DOS SANTOS

6º BC

Sd 512

Ago 59

 

485

WILSON GOMES

2ª/6º BC

Sd 85

Abr 58

 

486

WILSON JOSÉ DE SOUZA

11º RI

Sd 171

Abr 58

 

487

WOLF MOREIRA DE SÃO GERALDO

6º BC

Sd 513

Ago 59

 

488

ZILMAR GOMES DE QUEIROZ

6º BC

Sd 514

Ago 59

 

 

 

 

IV – MILITARES ADIDOS À 6ª CIA DE GUARDA E PERTENCENTES À BANDA DE MÚSICA

  • Mestre da Banda – 1º Sgt GERALDO CIDREIRA GAMA – Período de Fev 59 a

 

ORD

NOMES

OM

ORIGEM

GRAD

DATA

OBS

01

AÉLCIO DA SILVA

AMAN

2º Sgt Mús

Fev 59

 

02

ALAOR MÁRIO

EsSA

2º Sgt Mús

Fev 60

 

03

ALLYSON DUARTE DA COSTA

12º RI

Cb Mús

Dez 58

 

04

ÂNGELO BACELAR

12º RI

Cb Mús

Out 59

 

05

CLODOMIRO FLORIANO SOARES

2º RI

2º Sgt Mús

Fev 59

 

06

DAVID JOSÉ DE OLIVEIRA FILHO

3º RI

3º Sgt Mús

Fev 60

 

07

ELIAS FRANCISCO DA SILVA

1º RI

1º Sgt Mús

Fev 59

 

08

ELÍDIO PEREIRA

2ª DC

2º Sgt Mús

Mai 59

 

09

FERNANDO BEZERRA DA SILVA

Reincluìdo

Cb Mús

Nov 58

 

10

FRANCISCO BUENO VILLARA

EsSA

2º Sgt Mús

Fev 60

 

11

GERALDO HELVÉCIO DE SÁ

10º RI

Cb Mús

Abr 60

 

12

GERSON CAVALCANTI

2º RI

1º Sgt Mús

Fev 59

 

13

JAYME ALVES DOS SANTOS

10º RI

Cb Mús

Jan 60

 

14

JERÔNIMO FELIPE MACHADO

4º RI

3º Sgt Mús

Dez 58

 

15

JOSÉ CUPERTINO DE OLIVEIRA

Reincluído

Cb Mús

Fev 59

 

16

JOSÉ CUSTÓDIO DO NASCIMENTO

6º RI

3º Sgt Mús

Mai 59

 

17

JOSÉ SABINO FILHO

Reincluído

Cb Mús

Fev 60

 

18

MIGUEL ARCHANJO TOLOSA

6º RI

1º Sgt Mús

Jan 59

 

19

NILO FEIJÓ DE MELO

REsI

3º Sgt Mús

Mar 59

 

20

OLIMPIO DE CASTRO MACEDO

2º RI

2º Sgt Mús

Fev 59

 

21

OSMAR VICENTE DA VEIGA

DPA

Cb Mús

Jun 59

 

22

OSWALDO PINTO BARBOSA

Reincluído

Cb Mús

Mai 60

 

23

RENATO FERREIRA DA SILVA

Reincluído

Cb Mús

Abr 59

 

24

ROMILDO MANSO DE OLIVEIRA

Reincluído

Cb Mús

Nov 58

 

25

SEVERINO DE OLIVEIRA

Reincluído

Cb Mús

Nov 58

 

26

SEVERINO DE LIRA LIMA

4ª R M

Cb Mús

Mar 59

 

27

WILSON DE OLIVEIRA

12º RI

3º Sgt Mús

Fev 59

 

OBS: O reservista de 2ª Cat Fábio Alencar de Miranda apresentou-se na companhia dia 02 de setembro de 1959, para fins de exame e inclusão nas fileiras do Exército como Cb Mús.. O BI nº 218 de 21 set 59 publicou a apresentação e a transcrição de Rd e o BI nº 219 de 22 set 59 publicou a nomeação da Comissão de Exame para a inclusão. Não foi encontrado o resultado da Comissão de Exame e nem o ato que deveria incluí-lo caso aprovado.

 

V – MILITARES ADIDOS À 6ª CIA DE GUARDA E PERTENCENTES À ESTAÇÃO RÁDIO BR-1

 

CHEFES:

  • 2º Ten QOE JOSÉ BARBOSA DE SOUZA, DCom – Período de Mai 58 a Mai 60
  • Cap ANTÔNIO FERNANDES NEIVA, Est Rad BR 1 - RIO de Mai 60 a ......

 

ORD

NOME

OM

ORIGEM

POSTO

DATA

OBS

01

ADALBERTO DA CRUZ GONÇALVES

D Com

2º Sgt QRE

Mai 60

 

02

EDEN REIS DA SILVA

D Com

3º Sgt RT

Mai 58

 

03

EDY BEZERRA DE MELO

Est Rad DF 1

1º Sgt QRE

Mai 60

 

04

EPAMINONDAS NASCIMENTO DE ARAÚJO

D Com Br 1

2º Sgt RT

Mar 59

 

05

EUZÉBIO BARTOLOMEU RIBEIRO

Est Rad DF 1

2º Sgt RT

Mar 59

 

06

EWERTON DE ALMEIDA VALADARES

Est Rad Br 1

1º Sgt QRE

Mai 60

Salvador

07

HAMILTON GRION KLEIN

D Com

2º Sgt RT

Mai 58

 

08

HILÁRIO MUSIALOVSKI

Sv Com/4ªRM

2º Sgt QRE

Mai 60

 

09

IVO WILSON SANT'ANNA

D Com

1º Sgt RT

Mai 58

 

10

JOAQUIM PEDRO VIEIRA

D Com

2º Sgt RT

Mai 58

 

11

OSWALDO GUIMARÃES

D Com

2º Sgt QRE

Mai 60

 

12

RAMON ROMERO

D Com

2º Sgt QRE

Mai 60

 

13

SEBASTIÃO EMÍDGIO DA SILVA

D Com

3º Sgt Mec Rad

Mai 58

 

14

SIGUENOR DE SOUZA

Sv Com/9ºRM

3º Sgt QRE

Mai 60

 

15

VALDEMAR DA SILVA SANTANA

Est Rad DF 1

2º Ten QOE

Mai 60

 

16

WIRGILIDS SOUZA LIMA

Sv Com/7ºRM

1º Sgt QRE

Mai 60

 

17

ZILBERTO MONTEIRO DE ALENCAR

D Com

3º Sgt RT

Mai 58

 

  • JOSÉ TELLES IRMÃO        Est Rad BA     1º Ten QOE        Jun 60
  • GUMERCINDO GUIMARÃES DE ALMEIDA Est Rad BR3    2º Ten QOE       Jun60

 

OBS: Estes dois oficiais apresentaram-se no BGP, conforme BI nº 5 e 6 de 06 e 07 Jun 60. Creio que não devam constar da relação acima, embora tenham sido incluídos no número de adidos à 6ª Cia Gda, destinados à BR1.

 

 

VI – MILITARES ADIDOS À 6ª CIA DE GUARDA E PERTENCENTES AO GABINETE DO  MINISTRO

 

ORD

NOME

OM

ORIGEM

POSTO

DATA

OBS

01

ADILSON SOARES DA SILVA

12º RI

Sd 536

Jan 60

 

02

ALBERTO ARAÚJO FILHO

12º RI

Sd 521

Jan 60

 

03

ALCYR BICALHO

12º RI

Sd 522

Jan 60

 

04

ANTÔNIO BAPTISTA DOS SANTOS NETO

12º RI

Sd 523

Jan 60

 

05

ANTÔNIO CARLOS GOMES DE AZEVEDO

12º RI

Sd 524

Jan 60

 

06

ANTÔNIO CELSO DINIZ

12º RI

Sd 525

Jan 60

 

07

ANTÔNIO SÓCRATES FERNANDES

12º RI

Sd 526

Jan 60

 

08

CELSO DE CASTRO SANTA ROSA

12º RI

Sd 527

Jan 60

 

09

EGAS MONIZ NUNES

12º RI

Sd 528

Jan 60

 

10

EDUARDO ALBERTO MOREIRA

12º RI

Sd 529

Jan 60

 

11

FRANCISCO TEIXEIRA LOTT

12º RI

Sd 530

Jan 60

 

12

GILSON DO LAGO MORIANO

12º RI

Sd 531

Jan 60

 

13

MARCO ANTÔNIO PAPINI

12º RI

Sd 532

Jan 60

 

14

MAURO GUERRA

12º RI

Sd 533

Jan 60

 

15

MOACYR EMMANUEL MAGALHÃES MORAES

12º RI

Sd 541

Mai 60

 

16

MOCYR MOURA

CPOR/BH

Sd 538

Fev 60

 

17

SOLIMAR INÁCIO DE MELO

12º RI

Sd 534

Jan 60

 

18

UBIRATAN VARGAS VASCONCELLOS

12º RI

Sd 535

Jan 60

 

 

 


Exército Brasileiro segunda, 21 de maio de 2018

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA - SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO - SUA HISTÓRIA

 

SEXTA COMPANHIA DE GUARDA – SEXAGÉSIMO ANIVERSÁRIO

SUA HISTÓRIA

Raimundo Floriano

 

 Quartel da 6ª Companhia de Guarda, em 1958

Ao fundo, o Palácio da Alvorada

 

A 6ª Companhia de Guarda foi a primeira Tropa Militar a instalar-se em Brasília. Isso se deu a 21 de maio de 1958. Depois de reunir seu efetivo pioneiro oriundo de várias Unidades do Exército Brasileiro em Goiânia, num galpão cedido pelo então Governador do
Estado de Goiás, José Ludovico de Almeida, aqui chegou, acantonando em local perto do Palácio da Alvorada, onde só existiam mato e casebres abandonados, e deu início à construção do quartel, todo em madeira.

 

O Efetivo Pioneiro compunha-se de 1 Capitão, 6 Oficiais, 1 Subtenente, 15 Sargentos e 92 Cabos e Soldados. Foi o embrião do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial e do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

 

Seu contingente, desde a instalação até a mudança para o Setor Militar Urbano, já como BGP, em maio de 1960, totalizou 2 Capitães, 14 Oficiais, 39 Subtenentes e Sargentos, 386 Cabos e Soldados, 27 Músicos, 18 Radio-Telegrafistas e 18 Adidos ao Gabinete do Ministro.

 

Dia 20 de maio de 2008, terça-feira, comemorou-se, no cimentado que foi o pátio do velho quartel, no mesmo local novamente tomado pelo mato, seu Quinquagésimo Aniversário.

 

Compareceram 45 veteranos, dentre os quais o Coronel Tasso Réa Jannuzzi – Tenente no 1º Escalão –, que comandou a operação. Presente também o General-de-Divisão Davi, Comandante da 11ª Região Militar e inúmeros convidados. Houve Missa em Ação de Graças, hasteamento da Bandeira, canto da Canção da 6ª Companhia de Guarda, chamada dos companheiros que já partiram para o Plano Superior, e, para finalizar, desfile dos Pioneiros, ao som da obra-prima da Música Militar: dobrado Batista de Melo.

 

Eu estava lá!

 

CANÇÃO DA 6ª COMPANHIA DE GUARDA

 Letra e Música: Geraldo Cidreira Gama

Sexta de Guarda

Sempre altaneira

Bandeirante, audaz e viril

Sentinela foste a primeira

No Planalto Central do Brasil

 

Sem nunca temer o perigo

Exaltando a tua nobre missão

Pioneira a pisar na poeira

Com fibra este nosso torrão

 

Com bravura e valor destemidos

Escreveste o teu nome na história

E hoje estás na vanguarda

Com um passado coberto de glória

 

Eis sua partitura:

 Ouçam aqui sua gravação:

 

 Hoje, 21 de maio de 2018, comemoramos, seu Sexagésimo Aniversário, com as devidas solenidades de que a efeméride é merecedora.

 

Para que fique registrado nos Anais da História o feito dos pioneiros do Verde Oliva na Capital Federal, aqui vão algumas com agradecimentos ao Coronel Jannuzzi por me disponibilizar este acervo:

 

 Comando, em 1959: Ten Jannuzzi, Ten Luciano, Ten Paula Ney,

Cap Hilton do Vale Ten Thompson, Ten Câmara

 Tenentes Jannuzzi, Luciano e Thompson

 

Sargentos Milburges, Arimathéa, Aquino, Augusto e Ferreira

 Sargentos Estevão, Milburges, Aquino e Arimathéa

 Sargentos Cyro, Rubens e Gilson

 Grupo oriundo do Batalhão de Guarda do Rio de Janeiro

Primeira formatura da 6ª de Cia de Guarda - 30.6.1958

Presidente Juscelino Kubitscheck em revista - 30.06.1958

Guarda de Honra

 Desfile - Sete de Setembro de 1959

Desfile - Sete de Setembro de 1959

 Primeiro Pelotão

 Terceiro Pelotão

Vista lateral do Quartel

 

Observação: Muito me valeu nesta pesquisa o livro Pequena Grande Unidade, de Amador de Arimathéa, o primeiro Comandante da Guarda do Palácio da Alvorada.

 

Em outra matéria, disponibilizarei os nomes dos pioneiros que fizeram a história da 6ª Companhia de Guarda, desde o início, até sua extinção, em virtude da criação do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial, contidos no quadro abaixo, ilegível nas telinhas.

 

 

 


Exército Brasileiro segunda, 11 de setembro de 2017

MARCHA DA GUARDA EM REVISTA

MARCHA DA GUARDA EM REVISTA

(Publicada no dia 28.09.2015)

Raimundo Floriano

 

Presidentes passando em revista a Guarda de Honra

 

                        No dia 13 de janeiro de 2014, fiz uma postagem aqui no Jornal da Besta Fubana, colocando à disposição de todos os leitores o resultado de pesquisa sobre Toques de Clarim, com as imagens das partituras e indicação do local onde ouvi-los, no site 4Shared, ou copiar as partes, em meu álbum de fotos no Facebook.

 

                        A matéria rendeu 22 comentários, entre perguntas e respostas. Um deles requereu de mim especial atenção. Era do leitor Rafael Frank Benzecry, a 10.5.2015,  que assim se expressou:

 

                        – O senhor teria gravada a Marcha da Guarda em Revista, tocada quando o Presidente da República passa a tropa e revista? Forte abraço.

 

                        Respondi-lhe assim:

 

                        – Não é de meu conhecimento haver marcha especial para essa solenidade. Mas não vou deixá-lo sem resposta. Dia 14 deste, quarta-feira próxima, irei à festa dos 55 anos de meu Batalhão e lá procurarei me informar com o Mestre de sua Banda de Música. Aguarde.

 

                        Com efeito, no 55° Aniversário do BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, conversei com o Mestre, que me esclarecer haver, sim, a Marcha da Guarda em Revista, composta especialmente para substituir, em solenidades com a presença de Presidentes, a Marcha dos Cônsules, do francês J. Furgeot, que nunca fora oficializada, a qual vocês ouvirão aqui com a Banda de Música do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial:

   

                        Embora me fornecesse importantes informações, o Maestro lamentava não possuir o áudio da marcha.

 

                        Chegando em casa, telefonei para meu amigo Lima, Capitão Músico, pioneiro do BGP, hoje reformado, que me adiantou ser a Marcha da Guarda em Revista uma composição de nosso amigo Sargento Osvaldo Pinto Barboza, o Vavá, paraibano, na época servindo no BGP, hoje na Reserva e morando em João Pessoa.

 

                        De posse dessa orientação, enviei, tempos depois, esta correspondência para o Coronel Comandante do BGP:

 

                        “Brasília, DF, 25 de julho de 2015.

 

                        “Senhor Comandante,

 

                        “No mês de abril passado, encaminhei a V. Sa. um exemplar de meu livro Memorial Balsense, solicitando-lhe a gentileza de estudar a possibilidade de incorporá-lo à Biblioteca dessa Unidade de Elite do Exército Nacional.

 

                        “À página 145, no episódio Meu Querido Pé de Pau, é contada a história da Avenida das Palmeiras, que, infelizmente, não vingou, com foto da única imperial remanescente, agora símbolo de nossa passagem pioneira pelo BGP, representando, em si, aquela que cada um de nós plantou. Será, para nós, que amamos o Brasil, o Exército Brasileiro, a Infantaria, o BPEB e o BGP, um ícone, um pedacinho de nós no interior desse quartel.

 

                        “Embora longe da caserna há 48 anos, tenho dedicado parte de minha vida à pesquisa da Música Militar e à divulgação de nossas Forças Armadas.

 

                        “Assim, tenho disponibilizado na Internet mais de 600 hinos, dobrados e canções militares, assim como 290 toques de corneta, 218 deles gravados aí no BGP, em 2006, com o auxílio de 2 Cabos Corneteiros, a mim gentilmente cedidos pelo Comandante da época. Paralelamente, postei no Facebook as partituras desses toques, o que hoje serve de base para o estudo de corneteiros nas três Forças e nas Polícias Militares.

 

                        “Agora, devido a insistentes pedidos, venho solicitar de V. Sa. a gravação, pela Banda de Música dessa Unidade, da Marcha da Guarda em Revista, que veio substituir a Marcha dos Cônsules nas solenidades presidenciais.

 

                        “Como tal peça não existe à disposição em lugar algum, esta foi a única maneira que encontrei de consegui-la, pelo que lhe peço desculpas por estar ocupando seu precioso tempo.

 

“Uma vez PE, sempre PE!

 

“Uma vez Granadeiro, sempre Granadeiro!

 

“Atenciosamente,

“RAIMUNDO FLORIANO DE ALBUQUERQUE E SILVA

2º Tenente QOA/R2

SQS 215 - BLOCO D - AP. 408 - FONE: 3346-7713

70294-040 - BRASÍLIA - DF

ramundofloriano@brturbo.com.br”

 

                        O Comandante do BGP, de imediato respondeu-me, comunicando que determinara ao Mestre da Banda da Música daquela Unidade que providenciasse a gravação solicitada.

 

                        Mesmo dentro das limitadas possibilidades tecnológicas da Banda e do assoberbamento com os diversos compromissos oficiais de recepção de autoridades, seu Mestre encontrou uma brecha para efetuar a gravação e dela me fez a entrega num CD, o que ocorreu no dia 3 de setembro. Com ele, por escrito, alguns necessários esclarecimentos:

 

                        “A Marcha da Guarda em Revista foi introduzida nas solenidades e modo informal, por solicitação de Autoridade Superior do Poder Executivo. Não há documento que, de modo expresso, determine que ela é a peça a ser tocada nas solenidades presidenciais. O previsto, para qualquer autoridade, é a execução da Marcha da Guarda Presidencial - Marcha dos Cônsules, conforme P. 12 do Vade-Mécum 01, SGEx, 2000, ficando, desse modo, isento o Batalhão da Guarda Presidencial e o Exército de qualquer conflito de autoria, de questões de direitos autorais ou incompatibilidades protocolares, decorrentes de sua livre, execução e publicação.”

 

                        Feita essa ressalva, sinto-me regiamente recompensado por ter persistido nesse projeto, até a obtenção de seu resultado final, e, com orgulho, disponibilizo-lhes, no link abaixo, o áudio dessa composição cerimonial, genuinamente brasileira:

 

 


Exército Brasileiro domingo, 10 de setembro de 2017

AVANTE, CAMARADAS

AVANTE, CAMARADAS

(Publicada no dia 07.09.2015)

Raimundo Floriano

 

Ícone das Forças Armadas Brasileiras

 

                        Comemora-se hoje, 7 de setembro de 2015, o 193º Aniversário da Independência do Brasil! É o Dia d Pátria!

 

                        Por esse motivo, trago à baila crônica antiga, escrita no ano de 2006, mas que se torna atual, neste dia em que revivemos em nossos corações momentos cívicos e patrióticos. Vamos a ela.

 

                        O jornal Correio Braziliense publicou, a 20.03.06, matéria de pagina inteira informando que o dobrado Avante, Camaradas foi composto para homenagear, na cidade baiana de Angical, em 1920, a passagem da Coluna Prestes, chefiada por Luís Carlos Prestes, o mesmo que, em 1935, liderou a Intentona Comunista.

 

                        Para restabelecer a verdade, enviei esta carta ao jornal:

 

                        “Senhor Redator,

 

                        “O dobrado 220, mais conhecido como Avante, Camaradas, jamais poderia ser sido composto em homenagem à Coluna Prestes, nos Anos 1920, conforme consta do Caderno C do Correio Braziliense de 20.03.06. E por uma razão incontestável: seu autor, Antônio (ou Antonino) Manuel do Espírito Santo, da Banda da Força Pública da Bahia, nasceu em 1884 e faleceu em 1913, com apenas 29 anos de idade.

 

                        “Embora seu sobrenome fosse Espírito Santo, creio que seu santo espírito não baixou em Angical para reger no citado evento. A música, composta em 1910, recebeu mais tarde a letra do então tenente Lyra Tavares e se tornou numa das mais belas canções entoadas em todas as unidades militares do Brasil.

 

                        “São também do grande compositor os dobrados 182, 207, Sargento Caveira, Quatro Dias de Viagem e Bombardeio da Bahia. Outra linda composição sua de 1910, cujo nome inicial era Sargento Calhau, depois Garcinha Branca e, mais tarde, Cisne Branco, é, hoje, a Canção do Marinheiro, com letra de Benedito Xavier de Macedo.

 

                        “Os dados aqui constantes foram pesquisados na Enciclopédia da Música Popular Brasileira, da Art. Editora Ltda., acervo da Revivendo Músicas, site de busca Google e Vade-Mécum de Marchas Militares do Exército Brasileiro.”

 

                        Pois É! Não deixo barato, quando é para resgatar a verdade histórica.

 

                        Para relembrar, aqui vai a letra dessa linda canção:

 

Avante, camaradas

Ao tremular do nosso pendão

Vençamos as invernadas

Com fé suprema no coração

Avante, sem receio

Que em todos nós a Pátria confia

Marchemos com alegria, avante!

Marchemos sem receio.

 

Aqui não há quem nos detenha

E nem quem turbe a nossa galhardia

Quem nobre missão desempenha

Temer não pode a tirania, a tirania

E nunca seremos vencidos

Porque marchamos sob a luz da crença!

Marchemos sempre convencidos

Não há denodo que nos vença!

 

Havemos, sempre audazes

Afrontar o perigo

E seremos perspicazes

Ante o mais férreo inimigo

Por isso, não tememos

Sempre fortes, sobranceiros

E com bravura sempre lutaremos!

Brasileiros nós somos

Nós somos brasileiros!

 

HIP! HURRA!

 

(Apud Hinos & Bandeiras Nacionais e Estaduais, Página 149)

 

                         Daqui deste meu Escritório de Criação, a partir de 9 da manhã, estarei vibrando, frente à TV, agitando a Bandeira do Brasil, ao ver as Unidades Militares em desfile. Por isso, quero compartilhar com vocês tão felizes momentos, postando aqui, a melodia e o canto do dobrado Avante, Camaradas:

                         Instrumental, com a Oficina de Frevos e Dobrados, de Salvador (BA), sob a regência do Maestro Josias dos Santos:

 

                         Vocal, com a Banda de Música do 12º Batalhão de Infantaria, de Belo Horizonte (MG), sob a regência do Maestro Teófilo Helvécio Rodrigues:

  

                        Estou fora da caserna há 48 anos, mas parte das raízes de meu bem-querer permanece para sempre fincadas por lá. Assim, hoje vibro ao relembrar aqueles bons tempos, recordações que ora divido com vocês, neste youtube montado pelo amigo Jorge Rocha, sobre a melodia do dobrado Tenente Raimundo Floriano, composição e arranjo do jovem carioca Filipe Fonseca, gravado pela Fanfarra do 1º RCG - Regimento de Cavalaria de Guarda:

 

 

 

 

 


Exército Brasileiro quinta, 27 de abril de 2017

TOQUES DE CORNETA

TOQUES DE CORNETA

Raimundo Floriano

 

 Corneteiro militar: Alvorada!

 

            Em meu período de serviço inicial no Exército, eu ia dar baixa no dia 15 de novembro de 1955. Mas, no dia 11, foi decretado o Estado de Sítio. Todas as Forças Armadas ficaram mobilizadas, de prontidão, e as baixas foram suspensas. Isso perdurou até 15 de fevereiro de 1956.

 

            No decorrer desse intervalo, nada tínhamos para fazer, pois toda a instrução prevista para nossa turma já fora transmitida. Mesmo assim, devido à situação política do País, toda a tropa ficou aquartelada.

 

            Havia um saco de estopa dependurado numa figueira, e a maioria dos meus colegas de farda, para se distrair, para matar o tempo, passava o dia inteirinho coçando o mencionado equipamento. Eu, que nunca me adaptei àquela atividade coçativa, aproveitei-me de certa circunstância que o acaso me oferecia, visando ao preenchimento de tantas horas ociosas. Vejam como foi!

 

            Nova leva de conscritos já incorporara e, diariamente, eram dadas aulas aos aprendizes de corneteiro. Interessei-me pelo assunto. Ficava ali por perto. Embora não pegasse no instrumento, absorvia tudo o que era transmitido, as vozes de comando, as combinações de toques, etc., de tal modo que, ao deixar o serviço ativo, podia lecionar em qualquer quartel verde-oliva. Por isso, tenho sempre comigo o manual, para recordar, reviver, tirar dúvidas, curtir.

 

            Não sendo egoísta, vou passar algumas dicas para vocês, com as notas graves em caixa alta.

 

            O primeiro toque aprendido pelos recrutas é o do rancho, da boia, da comida, como queiram. É assim:

 

            Mi-sol-mi-do-sol-mi-dó-SOL - dó-dó-mi-SOL-dó-dó-mi-dó.

            Aos novatos é ensinada esta letra, tradicional em toda a caserna:

            Catita, cadê teu chapéu?Tá na cabeça do coronel!

            Já o praça-velha canta diferente, em tom de galhofa:

            Recruta, cadê teu cabaço?Soldado antigo passou no aço!

            Outro toque que tem letra, para melhor ser memorizado, é o de meia volta volver:

            Sol-sol-mi-mi-dó-dó-SOL  - mi-sol.

            O recruta canta-o desta maneira:

            Eu preciso me virar - daqui.

            Novamente, o praça-velha, com a sua experiência:

            Nunca vi mulher sem homem - parir.

 

            Na ordem-unida, qualquer voz de comando se divide em dois toques: o designativo da ordem e o da execução, representado pela nota sol aguda, seca, rápida.

 

            Para ilustrar, o toque de apresentar arma:

 

            Dó-mi-sol-sol-sol-sol-sol-sol. Ao ouvi-lo, a tropa o assimila e aguarda. Vem, a seguir, o comando: sol! Então, com energia, é executado o movimento.

 

            A maioria dos toques se forma por combinações. Vejamos primeiro os números: I - sol; II - sol-sol; III - sol-sol-sol; IV -SOL - dó-mi; V - dó-mi; IX - SOL-sol-mi; X - sol-mi; L - sol-mi-dó. Todos os demais números são obtidos como se procede com os algarismos romanos.

 

            Companhia, por exemplo, tem este toque: dó-mi-sol-mi-dó-dó-dó-dó-SOL-dó. Daí, para designar a 6ª Companhia: dó-mi-sol-mi-dó-dó-dó-dó-SOL-dó - dó-mi+sol (V+I).

            Compreenderam?

 

            Isso no que se refere à corneta. No clarim, sou um perfeito analfabeto, pois seus sons não se encontram arquivados em minha memória.

 

             Eu era de Infantaria. Clarim é coisa da Cavalaria, e o cavalo, meus camaradas, é o nobre amigo sobre o dorso do qual essa Arma Ligeira, Estrela Guia, transpõe os montes e caudais profundos pelo caminho da luta e da vitória. Para ter-se uma ideia do seu quilate, a Bolívia – sabe-se agora, conforme declaração do Presidente boliviano Evo Morales – trocou o Estado do Acre por um cavalo.

 

            Portanto, animal bem superior ao burro, este sim, azêmola sem traquejo e tirocínio que, no dizer do saudoso forrozeiro Elino Julião, nunca passa de filho duma égua, não vale um jumento!

 

            Isso posto, tenho a satisfação de apresentar-lhes este despretensioso trabalho, levado a efeito no intuito de atender a antigo anseio das principais comunidades orkutianas ligadas à Música Militar: Só Dobrados, Hinos de Países, Música Militar e Dobrados, Carnaval e Forró, que administro.

 

            São 290 toques de corneta comuns às três Forças Armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica. Desses, 72 já existiam navegando pela Internet. Por terem excelente qualidade de som e locução, presumo que foram gravados em estúdio.

 

            Os 218 restantes são fruto de meu trabalho de campo, obtidos nos mais diversos e inapropriados ambientes: a céu aberto, embaixo de mangueiras, em galpões, em banheiros e, por último, na pequena cozinha da CCS do BGP - Batalhão da Guarda Presidencial.

 

            Munido de um minigravador, enfrentei todas as dificuldades tecnológicas imagináveis. E, para completar, ousei colocar minha bela voz na anunciação de cada faixa, pelo que lhes peço desculpas.

 

            Quero aqui ressaltar e agradecer a cooperação que recebi do 3º Sargento Wilson Gomes, Corneteiro-Chefe daquele Batalhão, e dos Cabos Flávio Almeida da Silva e Aldemir Farias dos Santos, de sua equipe, sem a qual seria impossível a realização deste empreendimento. Souberam, desde o primeiro contato, valorizar o intento deste saudoso reservista que, 42 anos após seu licenciamento do querido BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, do qual é um dos fundadores, em virtude de aprovação em concurso público para a Câmara dos Deputados, ainda vibra e se emociona com a simplicidade e a rotina militar, que nem um recruta deslumbrado. Com entusiasmo, eles abraçaram a causa, objetivando o almejado sucesso final.

 

            Os veteranos talvez estranhem a melodia de alguns toques, que sofreram modificações, assim como tudo na vida. Quando sentei praça no 25º BC, fui lotado na CPP - Companhia de Petrechos Pesados. Ao cursar a EsSA - Escola de Sargentos das Armas, outra CPP. Findo o curso, e designado para o 12º Regimento de Infantaria, repete-se a sina: Furriel da CPP-1. Por isso, o toque de Petrechos Pesados está gravado a ferro e fogo em minha mente: SOL-dó-SOL-dó-mi-SOL-dó-SOL-dó-mi-SOL-dó. Agora, é assim: SOL-dó-mi-dó-mi-dó-sol-SOL-SOL-dó-mi-mi-dó-SOL-dó. O de Numeração 10, mi-dó, também sofreu modificação: sol-mi.

 

            O produto desta pesquisa – parece-me – já é um bom começo. Submeto-o à apreciação e crítica de todos, visando a que, num futuro não tão distante, o tenhamos aperfeiçoado e digno de figurar em todos os arquivos de compartilhamento internéticos dedicados aos assuntos.

 

             Esses 290 toques encontram-se à disposição na Comunidade Dobrados, Carnaval e Forró, no tópico Toques de Corneta.

 

            O sucesso de sua postagem no Orkut foi mais que o esperado! Só o Toque de Alvorada, 1ª Parte, até este momento, já mereceu 3.137 downloads!

 

Corneteiros do Batalhão da Guarda Presidencial - Acervo Laboratório Fotográfico do BGP

           

 


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros