Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 15 de março de 2017

NOSSA QUERIDA REPUBLIQUETA BANÂNCIA

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 08 de março de 2017

É BILHÃO PRA CACETE (PALAVRA DO EDITOR DO JORNAL DA BESTA FUBANA, PARCEIRO DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 07 de março de 2017

MAIOR RECESSÃO DA HISTÓRIA, PALAVRA DO EDITOR DO JORNAL DA BESTA FUBANA, PARCEIRO DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO
A MAIOR RECESSÃO DA HISTÓRIA

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 28 de fevereiro de 2017

UMA JUSTA HOMENAGEM
 

Uma escola de samba da cidade de São Paulo, a Unidos da Vila Maria, desfilou com um enredo em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Com a aprovação e as bênçãos da arquidiocese local.

O título do enredo foi este:

Aparecida – A Rainha do Brasil, 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro

O JBF, seguindo o sacro exemplo da escola paulistana, homenageia outro santo nesta terça-feira de carnaval.

Um santo que também tem o amor e a fé no coração dos idiotas banânicos.

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sábado, 25 de fevereiro de 2017

ANTONIO NÓBREGA - DVD NOVE DE FEVEREIRO


Neste Sábado Gordo, o JBF oferece aos seus leitores um trecho do DVD Nove de Frevereiro de Antonio Nóbrega, contendo cinco frevos de rua: Lágrimas de um Folião, de Levino Ferreira; Capenga de Eugênio, de Fabrício; Galo de Ouro de José Menezes; Duda no Frevo de Senô e Formigão de Felinho.

Este espetáculo celebrou o Frevo em seu centenário (1907-2007).

 

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sexta, 10 de fevereiro de 2017

10 DE FEVEREIRO: TRISTE DIA

No dia de hoje, 10 de fevereiro, se completam exatamente 37 anos de fundação da organização criminosa que usa a sigla partidária PT.

Um “partido” que é um dos maiores embustes já surgidos nestas terras banânicas desde o seu descobrimento por Pedro Álvares Cabral.

Uma sigla que se transformou em seita e, mesmo já defunta, ainda conta em suas fantasmagóricas fileiras com uns minguados fanáticos, que conseguem ser mais fanáticos ainda do que os terroristas do Estado Islâmico.

 

Faixa na foto acima: “PT – Partido Sem Patrão” – O certo seria “PT – Partido Com Proprietário”

Extinta, massacrada, fuzilada e aniquilada nas últimas eleições municipais, tendo tido todos os seus tesoureiros condenados pela justiça – isto sem contar Palocci e Zé Dirceu devidamente enjaulados -, e na iminência de ver o seu proprietário obrando de coca no boi da cadeia curitibana, a organização criminosa hoje é apenas um monturo de excrementos. Um esgoto capaz de dar ânsias de vômito.

Este Editor, comovido, sensibilizado, emocionado e com os olhos cheios de lágrimas, convida a todos os leitores para a audição da Marcha Fúnebre, de Frederic Chopin, num piedoso gesto de caridade cristã.

 

 

 

"

"


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 08 de fevereiro de 2017

PRÊMIO PARA O CUNHÃO

 

A foto que está a seguir é a imagem de Eduardo Cunhão no depoimento que este ladrão corrupto prestou ontem ao juiz Sérgio Moro. O guabiru pmdebista está recolhido ao xadrez, obrando de coca no boi da prisão.

(Eu gostei mesmo foi dos generosos mocotós e joelhos das dotôras que estão sentadas, à esquerda da foto)

O bilionário guabiru, outrora tão prepotente e puderoso, quando se sentava numa das principais cadeiras da república banânica, perdeu toda a arrogância, piou fininho e ainda implorou ao juiz que tirasse ele detrás das grades, tão duentinho estava.

Saúde debilitada, debilitadíssima, não permitindo que ele roubasse mais nem um cacho de bananas.

Francamente, confesso a vocês que lágrimas escorreram pela minha face quanto tomei conhecimento desta súplica tão comovente.

Xiuf, xiuf, snif, snif..

O leitor que fizer a melhor montagem com esta foto aí de cima, – uma montagem que retrate um futuro que está bem próximo, isto é, uma montagem botando a cara de Lula no lugar da cara de Cunhão -, vai ganhar um prêmio.

O prêmio será uma viagem pra Curitiba, com direito a levar uma máquina fotográfica, pra registrar a chegada de Lapa de Corrupto, dentro do camburão, à sede da Polícia Federal.


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 07 de fevereiro de 2017

A VIADAGEM DO PULITICAMENTE CORRETO



O grande intelectual gaúcho Rodrigo Buenaventura de Léon – professor universitário, escritor e um cabra cuja cultura e sapiência é motivo de orgulho para o Rio Grande do Sul -, assina nesta gazeta escrota uma coluna intitulada Livre Pensador.

No seu último texto, publicado no dia 4, sábado passado, ele fechou a postagem com estas palavras:

“Estas pragas do politicamente correto pululam por todo o lado e, está na hora de darmos um basta.

Se não gostam das marchinhas ou do Carnaval não engajado vão se fuder… E não encham o saco!

Essa é minha opinião sincera. Eu que não sou carnavalesco, longe disto. Mas admiro o bom humor e a folia. E detesto do funda d’alma o tal do politicamente correto.

Aproveito este espaço para incitar nosso Mestre Berto, Carnavalesco, Cachaceiro e Rapariqueiro aposentado a emitir sua opinião expert no assunto.

Aguardamos seu comentário amado Guru.

Um abraço!

Meu estimado colunista, primeiro que tudo quero ressaltar que a condição de “cachaceiro aposentado” me causa uma raiva da porra. A abstinência compulsória é ordem do meu cardiologista, que eu cumpro sob rigorosa fiscalização de Aline. Nada posso fazer…

Quanto a ser “raparigueiro aposentado“, confesso que, apesar de ser bem casado, tenho uma saudade enorme dos tempos em que eu vadiava com as putas e gozava a vida nos bordéis. Suspiros, suspiros…

Quanto ao tema sobre o qual você pede meu pitaco, eu acho que todo sujeito que milita no puliticamente correto – e adota o comportamento idiota desta corrente muderninha de pesamento -, é abestado, xibungo, panaca, palerma, imbecil, trouxa, estafermo, paspalho, banana, pacóvio, atoleimado, tanso, cretino, tabacudo, leso, guenzo, baitola, boboca,  babaca, pamonha, bobo, lorpa, pascácio, apatetado ou soronga.

Aliás, em outubro do ano passado postei aqui no JBF um vídeo que gravei sobre o assunto.

Este aqui:

 

 

E vou encerrar minhas considerações com duas músicas dedicadas a estes jumentos que militam no puliticamente correto (sem qualquer ofensa aos jegues, claro…)

Uma destas músicas, intitulada Nêga do Cabelo Duro, da autoria de David Nasser, fez um sucesso da porra quando foi lançada, continuou fazendo sucesso nos carnavais seguintes e, por fim, fez sucesso e foi muito tocada na voz de Elis Regina. Mas aqui no JBF, que é um ninho de preciosidades, vamos ouvir uma versão gravada pelo saudoso conjunto Anjos do Inferno, formado em 1934 e que brilhou na música brasileira por mais de três décadas.

E, em seguida, vamos ouvir uma marchinha de carnaval que fala dos xibungos, bichas, viados, pederastas, frangos, baitolas, boiolas, aguenta-varas, adamados, desmunhecados, efeminados, leva-picas, maricas e doadores do orifício pecaminoso e adoradores de pajaraca de um modo geral.

* * *

 

 

 

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 07 de fevereiro de 2017

PROFANAÇÃO MACABRA

 

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 31 de janeiro de 2017

DEU NO JORNAL DA BESTA FUBANA
LINDOS ELOGIOS

Fazia tempos que eu não ouvia uma execução tão bonita do nosso hino pátrio.

Vejam se concordam comigo vendo o vídeo abaixo.

De quebra, sugiro que escutem os elogios que foram feitos ao homenageado pelo então gunvernador do Rio de Janeiro e pela então prisidenta da República Federativa de Banânia.

 


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sexta, 20 de janeiro de 2017

COINCIDÊNCIA BENIGNA - CHICO PEDROSA, A POUPANÇA DE MARIA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) segunda, 02 de janeiro de 2017

NOVO ANO (II)


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sábado, 31 de dezembro de 2016

ANO NOVO - PALAVRA DO EDITOR DO JBF


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quinta, 22 de dezembro de 2016

MANCHETE DA QUINTA-FEIRA – É DINHEIRO PRA LADRÃO NÃO ACABAR NUNCA!

 

* * *

Chega fiquei zonzo com estes números.

É “bi” que só a porra!!!

Me tirem uma dúvida, por favor:

Em que gunverno foi que tudo isto aconteceu?

Foi em Sarney, Collor, Itamar, FHC ou Temer?

Me respondam, pelo amor de Deus.

Valem até respostas à moda do Ceguinho Teimoso.

Agradeço antecipadamente.

"


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) domingo, 18 de dezembro de 2016

MPIZB - MANUAL DO IDIOTA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quinta, 15 de dezembro de 2016

LULA – ODEBRECHT


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quinta, 15 de dezembro de 2016

NÃO É NADA MEU - MÚSICA EM HOMENAGEM A LULA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) segunda, 12 de dezembro de 2016

IRMÃ MARIA JOSÉ E A IGREJA SERTANEJA

Atesto e dou fé! Luiz Berto é o legítimo fundador da ICAS - Igreja Católica Apostólica Sertaneja, da qual sou Cardeal, por ele nomeado.  

No ano de 1972, com colegas da UDF, também influcenciado pelo Romance da Peda do Reino, lançado em 1971, fundei a Igreja Sertaneja, mais modesta, sem denominação de cargos,  para a qual eu trouxe, em 2005, época da entronizaçã do Papa Bento XVI, na Igreja Católica Romana, e do Papa Berto, na ICAS,  o de Cardeal, por nomeaçã deste, portanto de uma instância superior.

Não há, assim, conflito de ideias ou prioridade. Quem quiser saber mais sobre a Igreja Sertaneja, simplesmente IC, leia aqui neste Almanaque a matéria A IGREJA SERTANEJA.


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sábado, 10 de dezembro de 2016

AS NOTÍCIAS DO FINAL DE SEMANA - DELAÇÕES DA ODEBRECHT


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quinta, 08 de dezembro de 2016

JBF: UMA JUSTIÇA DE RAPARIGA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 30 de novembro de 2016

MANCHETE DA QUARTA-FEIRA – BANDIDOS ATACAM POLÍCIA E DEPREDAM PATRIMÔNIO PÚBLICO/PARTICULAR


A Esplanada dos Ministérios virou um verdadeiro campo de guerra na tarde desta terça-feira (29). A manifestação começou por volta das 16h. O ato foi organizado pela CUT, MST, UNE e outras organizações, além de grupos indígenas.

A confusão começou quando os manifestantes depredarem três carros, um da Rede Record e dois particulares, que estavam na frente do Congresso Nacional, e depois entraram em confronto com a Polícia Militar do Distrito Federal.

Motivo da baderna é a votação no Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição 55, conhecida como a PEC do teto dos gastos públicos.

Depois de serem retirados do gramado do Congresso Nacional, o grupo fugiu da polícia e decidiu invadir e depredar o Ministério da Agricultura. Ao menos sete ministérios foram depredados. A Catedral foi alvo dos atos de vandalismo.

Os baderneiros saquearam e depois atearam fogo em três carros que estavam estacionados na Catedral de Brasília.

Enquanto isso a União Nacional dos Estudantes (UNE) divulga nota onde “repudia” a violência policial em Brasília. Alegando, ao contrário do que mostram as imagens, que “Foi um ato pacífico, democrático e livre contra a PEC 55“.

E parecendo alienada ao caos que se instalou na área central de Brasília, a UNE ainda completa: “Não incentivamos qualquer tipo de depredação do patrimônio público. O que nos assusta e nos deixa perplexos é a polícia militar do governador Rolemberg jogar bombas de efeito moral, gás de pimenta, cavalaria e balas de borracha contra a estudantes, alguns menores de idade, que protestam pacificamente”.


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 22 de novembro de 2016

MINISTÉRIO DA CULTURA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) domingo, 20 de novembro de 2016

UM GUABIRU DE ALTO CALIBRE


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sexta, 18 de novembro de 2016

CABRAL, O LADRÃO ESTADUAL


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quinta, 17 de novembro de 2016

GAROTINHO E CABRAL


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 16 de novembro de 2016

PULGAS E PULGÕES - PALAVRA DO EDITOR DO JBF


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) domingo, 13 de novembro de 2016

MORGAN FREEMAN E O RACISMO


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) domingo, 13 de novembro de 2016

CRESPA BAITOLAGEM NEGRA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 08 de novembro de 2016

DEU NO JORNAL DO BRASIL - DILMA NO URUGUAI

DEU NO JORNAL DO BRASIL

Em sua primeira viagem para fora do Brasil depois de sofrer processo de impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff defendeu, neste fim de semana, durante evento realizado por movimentos sociais no Uruguai, que se a Venezuela for expulsa do Mercosul, o mesmo deve ser aplicado em relação ao Brasil, em analogia à instabilidade política e econômica vivida pelos dois países.

Jornal do Brasil, que sempre respeitou Dilma Rousseff e seu mandato na Presidência da República, se sente quase na obrigação de pedir desculpas aos seus leitores, tal é o grau de gravidade da afirmação da ex-mandatária.

Um político brasileiro, seja ele um vereador ou o presidente da República, que fala mal de seu próprio país no exterior não pode e não merece viver nele. Muito menos usufruir do dinheiro público com assessores, transporte e segurança, como vive um ex-presidente da República, enquanto o povo que elegeu Dilma sofre o dia a dia do desemprego e da queda na produção.

Recebendo homenagem em um país que também enfrenta dificuldades, mas com gestões melhores que a dela, Dilma deveria refletir melhor quando compara a crise de um outro país, no caso a Venezuela, ao Brasil e condiciona a manutenção deste à daquele no Mercosul. O que seria do Mercosul se a declaração apátrida da ex-presidente fosse realmente levada a sério? Levando-se em conta a importância do Brasil para o bloco, o que seria dos demais países com a saída da maior nação do mercado comum? Imaginem o Brasil parando de importar do Uruguai, como já vem acontecendo com a Argentina, ou criando tarifas para esses países. O que seria deles?

Depois de ter sido parte importante da destruição do Partido dos Trabalhadores, ao qual Dilma nunca pertenceu, embora tenha chegado ao poder por meio dele, a ex-presidente, agora, parece querer destruir os países e o bloco do Mercosul.

Não é outra a conclusão diante de tal declaração sabotadora do próprio país.


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 08 de novembro de 2016

O ENEM E OS PICARETAS


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sexta, 04 de novembro de 2016

DEU NO JBF: TIM MAIA ESTAVA CERTO


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 02 de novembro de 2016

FOLHA TRANSFORMA DILA EM VELHINHA FOFA E POBRE


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) domingo, 30 de outubro de 2016

A DELAÇÃO DE MARCELO ODEBRECHT


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 26 de outubro de 2016

MACONDO E BANÂNIA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 25 de outubro de 2016

PALOCCI INDICIADO


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 25 de outubro de 2016

JANDIRA

 

"


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sexta, 21 de outubro de 2016

CUNHA - SELETIVIDADE UMA OVA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) quarta, 19 de outubro de 2016

PRISÃO DE CUNHA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) terça, 18 de outubro de 2016

BUROCRATAS


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) segunda, 17 de outubro de 2016

MODERNINHOS POLITICAMENTE CORRETOS


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) domingo, 16 de outubro de 2016

JANDIRA


Jornal da Besta Fubana - Luiz Berto (www.bestafubana.com) sábado, 15 de outubro de 2016

TIA MARLENE

N. E. - Luiz Berto é Escritor, Editor do Jornal da Besta Fubana, Imortal da Academia Passa Disco da Música Nordestina e Papa da Igreja Católica Apostólica Sertaneja. Grande amigo! Grande Parceiro! Inteligência Ímpar.

 

Conheci-o em 1965, quando ele e outros Cabos do Exército Brasileiro, servindo em diversas Unidades do Comando Militar do Planalto, foram lotados no BPEB - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, para frequentarem o Curso de Sargento, do qual eu, Sargentão antigo, era o Monitor das disciplinas de Contabilidade e Estatística. Promovido à nova graduação, optou ele por ficar na PE, surgindo aí nossa amizade, que, neste ano de 2016, completa 50 anos!

 

Depois disso, muita coisa rolou. Concursado, tomei posse na Câmara dos Deputados, em 1967. No ano seguinte, ele seguiu meus passos. Fundamos a Igreja Sertaneja, a Banda da Capital Federal e fizemos parte da Diretoria do Bloco de Sujos Sumo do Guará. Assim qualificados, agitamos as noites e a vida etilicomusical de Brasília.

 

Mergulhando na Literatura, Luiz Berto escreveu A Prisão de Sã Benedito e, em 1984, sua obra-prima, O Romance da Besta Fubana, que lhe valeu prêmios e jornada internacional. Fui revisor ortográfico e gramatical de quase todos os livros de sua rica e extensa produção literária.

 

Há quase 9 anos, criou o Jornal da Besta Fubana - JBF, virtual, do qual fui colunista por todo esse tempo, até 10 e outubro de 2016 quando, por falta de assunto, e também por preguiça, me aposentei como escriba e lancei este Almanaque, onde passarei a reproduzir o que foi por mim publicado em seu jornal.

 

Agora, ele, com toda a magnanimidade, desce de seu pedestal e vem abrilhantar estas páginas, o que garantirá, a elas e a mim, o almejado sucesso.

 

Amigos para sempre! Parceiro Luiz Berto, obrigado por tudo!

"

"


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros