Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Esportes sábado, 21 de janeiro de 2023

COPINHA: SEMIFINAIS

 

Semifinais da Copinha; veja jogos, datas, horários e onde assistir

Fase decisiva da Copa São Paulo de Futebol Júnior leva duas equipes para a decisão

 

Semifinais Copinha

As semifinais da Copinha (Copinha / Twitter)

LANCE!
 21/01/2023
 09:08
São Paulo (SP)
 
 

Dos 128 clubes que iniciaram a competição, apenas quatro equipes seguem na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Abaixo, o LANCE! apresenta as partidas, datas, horários e onde assistir aos confrontos válidos pela semifinal da competição. Neste sábado teremos o duelo entre Palmeiras x Goiás.

SEMIFINAIS DA COPINHA; DATAS, HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR:

Palmeiras x Goiás
Data: 21 de janeiro (sábado)
Horário: 21h
Local: Allianz Parque
Onde assistir: SporTV/Rede Vida

América-MG x Santos
Data: 22 de janeiro (domingo)
Horário: 21h
Local: Vila Belmiro
Onde assistir: SporTV/Rede Vida


Esportes sábado, 31 de julho de 2021

OLIMPÍADA: PIGOSSI E STEFANI CONQUISTA BRONZE INÉDITO NO TÊNIS, COM VIRADA HISTÓRICA

 

Pigossi e Stefani conquistam bronze inédito no tênis com virada histórica

Brasileiras salvaram 4 match points e fizeram os últimos 6 pontos do jogo para faturar a medalha

Leandro Silveira, colaboração para a CNN
31 de julho de 2021 às 05:30 | Atualizado 31 de julho de 2021 às 10:50

A primeira medalha do tênis brasileiro na história das Olimpíadas é de Luisa Stefani e Laura Pigossi. Neste sábado (31), elas conquistaram o bronze nos Jogos de Tóquio com a vitória na disputa do terceiro lugar sobre as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 11/9.

Para isso, tiveram uma espetacular reação no match tie-break, em que chegaram a estar perdendo por 7/2, e fizeram os últimos seis pontos para conquistar a inédita medalha.

 
 

Lideradas por Stefani, a número 23 do mundo no ranking de duplistas da WTA, elas fizeram um duelo equilibrado, após um começo ruim no primeiro set e, principalmente, no match tie-break diante das atuais vice-campeãs de Wimbledon, definido com uma espetacular virada.

Assim, faturaram o bronze e superaram o até então melhor desempenho do tênis brasileiro nas Olimpíadas, o quarto lugar de Fernando Meligeni em 1996, nos Jogos de Atlanta. 

As agora medalhistas inicialmente nem participariam das Olimpíadas. Mas foram inscritas pela Confederação Brasileira de Tênis em uma lista de espera e acabaram herdando uma vaga dias antes do início do evento. Outro desafio foi o entrosamento, pois elas não jogavam juntas no circuito mundial. Assim, precisaram se entrosar durante a histórica campanha em Tóquio. 

Pigossi e Stefani estrearam nos Jogos de Tóquio com vitória sobre as canadenses Sharon Fichman e Gabriela Dabrowski (7/6 e 6/4). Ddepois, passaram por Markéta Vondrousova e Karolína Plískova (2/6, 6/4 e 13/11), da República Checa. A vaga na semifinal foi obtida com o triunfo sobre as norte-americanas Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula (1/6, 6/3 e 10/6). 

No entanto, a chance de ouro chegou ao fim com a derrota para as suíças Belinda Bencic e  Viktorija Golubic por 7/5 e 6/3.

Mas reagiram no jogo do bronze, após um set inicial complicado e das dificuldades no match tie-break, conquistando a oitava medalha do Brasil em Tóquio, sendo uma de ouro, três de prata e, agora, quatro de bronze - há uma nona assegurada, pelo boxeador Abner Teixeira.

Luisa Stefani (cima) e Laura Pigossi celebram conquista do bronze em Tóquio
Luisa Stefani (cima) e Laura Pigossi celebram conquista do bronze em Tóquio
Foto: Patrick Semansky - 31.jul.2021/AP

O jogo

O início do jogo foi difícil para as brasileiras, que perderam o primeiro game de serviço e permitiram que as adversárias abrissem 3/0. Ainda tiveram o saque ameaçado na sequência, mas dessa vez conseguiram sustentá-lo. E, a partir daí, equilibraram o jogo, devolvendo a quebra de saque no sétimo game e igualando o placar em 4/4. Mas voltaram a perder o saque no décimo game, no serviço de Stefani, sendo batidas por 6/4. 

Só que o revés pareceu não abalar as brasileiras, tanto que elas começaram a segunda parcial na frente, com uma quebra de serviço, abrindo 2/0 na sequência. Depois, foram confirmando o serviço e chegaram a ter set point no nono game. Não conseguiram aproveitá-lo, mas o fizeram na sequência, fechando a parcial em 6/4. Assim, forçaram a realização do match tie-break.

Porém, foram dominadas no começo do desempate. As russas abriram 7/2, ficando perto do bronze, tanto que tiveram quatro match points. Mas Pigossi e Stefani fizeram história: diminuíram a desvantagem e viraram o placar de 9/5 para 11/9, assegurando o bronze inédito para o tênis brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio. 


Esportes domingo, 13 de junho de 2021

COPA AMÉRICA: BRASIL X VENEZUELA - ONDE ASSISTIR, HORÁRIO, LOCAL E ESCALAÇÕES DAS EQUIPES

 

Brasil x Venezuela: onde assistir, horário, local e escalações das equipes

Seleção brasileira faz estreia na Copa América após críticas à organização do torneio

Estadão Esportes

11 de junho de 2021 | 18h52

Com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, a seleção brasileira volta as atenções para a Copa América. O time comandado por Tite estreia neste domingo contra a Venezuela, em partida válida pela primeira rodada do Grupo B — que conta ainda com Colômbia, Equador e Peru. A bola rola às 18h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e terá exibição na TV aberta e em canais fechados.

A lista de convocados para a disputa do torneio continental é a mesma da que representou o Brasil na recente data Fifa para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. A ausência é o zagueiro Rodrigo Caio, convocado após o corte de Thiago Silva, que retorna ao Flamengo após a recuperação do companheiro.

Na última terça-feira, após a vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, os atletas da seleção divulgaram uma nota na qual afirmaram “ser contra a organização” do torneio, realizado no Brasil após Colômbia e Argentina declinarem de sediar o evento. Entretanto, os jogadores decidiram participar da competição.

 

Sem tradição em torneios continentais, a Venezuela tem como principais destaques jogadores conhecidos do futebol brasileiro: Savarino, do Atlético-MG; Otero, do Corinthians; e Soteldo, ex-Santos. A seleção venezuelana nunca venceu o torneio, assim como nunca disputou uma Copa do Mundo. O Brasil é o terceiro maior vencedor, com 9 títulos.


Brasil e Venezuela se encaram pela Copa América. Foto: Arte/Estadão

ONDE ASSISTIR

A partida terá exibição no SBT, além dos canais ESPN e FOX Sports. O Estadão acompanha a partida em tempo real.

HORÁRIO E LOCAL

A seleção brasileira estreia na Copa América com a Venezuela às 18h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

Brasil: Éderson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred (Douglas Luiz) e Roberto Firmino; Gabriel Jesus, Neymar e Richarlison. Técnico: Tite

Venezuela: Faríñez; Feltsche, Osorio, Ángel e Rosales; Cásseres, Rincón e Moreno; Savarino, Machís e Rondón. Técnico: José Peseiro.


Esportes segunda, 24 de maio de 2021

FORTALEZA, CAMPEÃO CEARENSE!!!

 

Fortaleza empata com Ceará e se sagra tricampeão cearense em 2021

A partida foi realizada neste domingo (23), na Arena Castelão

Elenco do Fortaleza comemora título do Campeonato Cearense
Legenda: O Fortaleza foi campeão cearense pela 44ª vez na história do clube
Foto: Fabiane de Paula / SVM
 

Fortaleza Esporte Clube se sagrou tricampeão do Campeonato Cearense. Com a vantagem do empate na decisão deste domingo (23), na Arena Castelão, o Leão ficou no 0x0 com o arquirrival Ceará e faturou o título pela 44ª vez na história, com três taças consecutivas: 2019, 2020 e 2021.

A conquista é a primeira da carreira do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. O treinador soma cinco exibições no comando da equipe, com quatro vitórias e um empate.

No ano vigente, o Clássico-Rei ocorreu três vezes. O primeiro terminou empatado em 0 a 0, no dia 20 de março, na Arena Castelão, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. O segundo foi pelo Estadual, com vitória leonina por 2 a 0 no mesmo estádio, em 15 de maio.

Os arquirrivais têm encontro marcado agora na Copa do Brasil, pela 3ª eliminatória da competição. O confronto está previsto para 2 de junho, com mando leonino na ida. A volta será no dia 10 do mesmo mês.

PRIMEIRO TEMPO

 

Atletas de Ceará e Fortaleza disputam bola
Legenda: O primeiro tempo teve poucas chances de gol na Arena Castelão
Foto: Fabiane de Paula / SVM

O Clássico-Rei foi marcado pelo excesso de faltas desde o início. Apesar da intensidade, as equipes não conseguiam vencer as linhas de defesa e tornavam o confronto truncado na Arena Castelão.

De chance real, apenas uma tentativa de gol olímpico com o meia Jorginho aos 25. Na cobrança com efeito, o goleiro Felipe Alves defendeu no reflexo e contou com Tinga para afastar o perigo. 

Aos 32, o lance de maior emoção: um suposto pênalti ao Vovô. Após lançamento de Sobral, Jorginho foi derrubado por Tinga na grande área. Na ocasião, o árbitro Rafael Traci (FIFA) até marcou a penalidade, mas checou o VAR e recuou na decisão. O placar de 0 a 0 foi mantido no 1º tempo.

SEGUNDO TEMPO

 

Atletas de Ceará e Fortaleza disputam bola
Legenda: O duelo foi marcado por equilíbrio na Arena Castelão
Foto: Fabiane de Paula / SVM

 

Na volta do intervalo, o Fortaleza assustou no minuto inicial. Após bate-rebate na área, David fica com o rebote e chuta cruzado para defesa de Richard.

No panorama geral, posturas mantidas, principalmente no quesito da marcação. Aos 10, o técnico Guto mandou Saulo e Vina ao Ceará para ampliar o nível técnico.

A mexida tornou o Vovô mais ofensivo, que pressionou muito. O zagueiro Luiz Otávio sofreu uma lesão e mesmo assim ficou em campo e ocupando o sistema ofensivo. Mas o volume não foi o suficiente para abrir o placar. Com o empate, o Fortaleza foi campeão do Campeonato Cearense de 2021.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 0x0 Ceará

Competição: Campeonato Cearense - final
Data: 23/05/2021
Horário: 17h
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Cartões amarelos: Titi (F), Carlinhos (F), David (F), Gabriel Dias (C), Sobral (C) e Jorginho (C)

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi e Carlinhos; Éderson, Felipe (Jussa) e Matheus Vargas (Daniel Guedes); Robson (Crispim); David (Romarinho) e Wellington Paulista (Igor Torres). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Ceará: Richard; Gabriel Dias (João Victor), Messias, Luiz Otávio e Pacheco; Fernando Sobral, Oliveira, Jorginho (Cléber); Yony (Cléber), Lima (Vina) e Jael (Vizeu). Técnico: Guto Ferreira.


Esportes segunda, 24 de maio de 2021

NÁUTICO, CAMPEÃO PERNAMBUCANO!!!

 

Náutico vence Sport nos pênaltis e é campeão Pernambucano de 2021

Timbu levanta seu 24º estadual da história

Kieza - Náutico x Santa Cruz

TiagoCaldas / CNC

 
 18:22
Recife (PE)

O Náutico é o campeão pernambucano de 2021. O Timbu venceu o rival Sport nos pênaltis por 5 a 3, no Estádio dos Aflitos. É o 24º título estadual do Náutico.

 

A etapa inicial não foi de grande emoções e os times se preservaram mais que foram ao ataque. Apesar da forte marcação de ambos os lados, o Náutico teve as melhores chances e por pouco não abriu o placar em duas oportunidades com Jean Carlos. Aos 34 minutos, o meia cobrou dois escanteios fechados e por pouco não abriu o placar do Estádio dos Aflitos em lances de rara felicidade.

Se os times pouco produziram na primeira etapa, o segundo tempo foi de maiores emoções e as duas equipes visitaram as redes. Aos 32 minutos, Kieza avançou com a bola e soltou o pé para balançar as redes do Sport.

O Sport buscou o empate que levou aos pênaltis já no fim do jogo, aos 41 minutos. Após levantamento, Toró desviou para o meio e Mikael foi oportunista e colocou a igualdade no placar.

Pênaltis:

Náutico

Jean Carlos - Gol
Vinicius - Gol
Hereda - Gol
Giovanny - Gol
Kieza - Gol

Sport

Iago Maidana - Gol
Mikael - Gol
Tréllez - Gol
Marquinhos - Chute para fora

Sequência da temporada:

Com o estadual já no passado, tanto Náutico quanto Sport terão campeonatos nacionais no segundo semestre. O Timbu vai disputar a Série B e estreia, em seus domínios, contra o CSA, de Alagoas. Já o Sport está na elite do futebol brasileiro e vai abrir a campanha no Brasileirão contra o Internacional, fora de casa.

Ficha técnica Náutico x Sport:

Local: Estádio dos Aflitos, Recife (PE)
Data-Horário: 23/05/2021 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski (Fifa-PR)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Guilherme Camilo (Fifa-MG)
VAR: Carlos Braga (RJ)
Cartões amarelos: Rhaldney, Bryan, Luiz Henrique, Erick, Kieza (NAU); Iago Maidana, Tréllez, Adryelson, Marquinhos (SPT)
Gols: Kieza (32'/2ºT), Mikael (41'/2ºT)

Náutico: Alex Alves; Hereda, Wagner Leonardo, Camutanga (Ronaldo Alves, aos 46/2ºT) e Bryan; Djavan (Matheus Trindade, aos 14/2ºT), Rhaldney (Marciel, aos 13/2ºT) e Jean Carlos; Erick (Giovanny, aos 27/2ºT), Vinicius e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos.

Sport: Maílson; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Sander; Marcão Silva (Tréllez, aos 36/2ºT), José Welison (Thiago Lopes, aos 27/2ºT), Júnior Tavares e Thiago Neves (Mikael, aos 36/2ºT); Everaldo (Toró, aos 17/1ºT) e Neilton (Marquinhos, aos 27/2ºT). Técnico: Umberto Louzer.


Esportes segunda, 24 de maio de 2021

GRÊMIO: TETRACAMPEÃO GAÚCHO!!!

 

Por GloboEsporte.com — Porto Alegre

 


O Grêmio é tetracampeão gaúcho. Após vencer o jogo de ida da final por 2 a 1, o Tricolor empatou com o Inter por 1 a 1 neste domingo, na Arena, e conquistou o Gauchão de 2021. Foi a quarta conquista seguida do time, feito que não era repetido desde 1988.

Com mais uma conquista, o Grêmio chegou ao seu 40º troféu e diminuiu para cinco a distância ao Inter, que segue como o maior campeão estadual, com 45 conquistas.

 

O ranking dos campeões gaúchos

 

 

  • Internacional - 45 títulos: 1927, 1934, 1940, 1941, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1948, 1950, 1951, 1952, 1953, 1955, 1961, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 1981, 1982, 1983, 1984, 1991, 1992, 1994, 1997, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016
  • Grêmio - 40 títulos: 1921, 1922, 1926, 1931, 1932, 1946, 1949, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1977, 1979, 1980, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1993, 1995, 1996, 1999, 2001, 2006, 2007, 2010, 2018, 2019, 2020 e 2021
  • Guarany (Bagé) - 2 títulos : 1920 e 1938
  • Brasil-Pel - 1 título: 1919
  • Bagé - 1 título: 1925
  • Americano (Porto Alegre) - 1 título: 1928
  • Cruzeiro (Porto Alegre) - 1 título: 1929
  • Pelotas - 1 título: 1930
  • São Paulo (Rio Grande) - 1 título: 1933
  • Farroupilha (Pelotas) - 1 título: 1935
  • Rio Grande - 1 título: 1936
  • Grêmio Santanense - 1 título: 1937
  • Rio-Grandense - 1 título: 1939
  • Renner (Porto Alegre) - 1 título: 1954
  • Juventude - 1 título: 1998
  • Caxias - 1 título: 2000
  • Novo Hamburgo - 1 título: 2017

 

Grêmio conquista  — Foto: Eduardo Moura/ge.globo

Grêmio conquista — Foto: Eduardo Moura/ge.globo


Esportes segunda, 26 de outubro de 2020

PELÉ, 80 ANOS: MEMÓRIAS DE ANTÔNIO CARBAJAL, O GOLEIRO RECORDISTA DE PARTICIPAÇÕES EM COPAS (5)

 

Pelé, 80 anos | Memórias de Antonio Carbajal, o goleiro recordista de participações em Copas

Publicado em Esporte

A lista de goleiros vazados pelo aniversariante do dia, Edson Arantes do Nascimento, na história dos Mundiais é variada. Nosso personagem poderia ser o galês Jack Kelsey, primeira vítima do rei do futebol em 1958; o francês Claude Abbès, que sofreu três em uma só partida nas semifinais; o sueco Karl Svensson, humilhado por Pelé na finalíssima; o búlgaro Gheorghe Naidenov; o tcheco Ivo Viktor; o romeno Steve Adamache; ou o italiano Enrico Albertosi. Mas nenhum deles é o escolhido.

O preferido mora na América. É mexicano, divide com o alemão Lothar Matthaus o recorde de participações em Copas (5) e orgulha-se de dizer ao planeta bola: “Sou um homem feliz por ter sofrido um gol do jogador de futebol mais perfeito que já vi jogar”, brincou em entrevista ao blog, em 2010, o goleiro Antonio Felix Carbajal Rodríguez, camisa 1 da seleção azteca nas Copas de 1950 a 1966. O bate-papo era para falar sobre os 70 anos do Rei, que nesta sexta-feira chegou aos 80. Naquela conversa por telefone, Carbajal tinha 81 anos. A lenda mexicana superou as nove décadas de vida. Tem 91.

 

QUEM É ELE

Nome: Antonio Felix Carbajal Rodríguez

Nascimento: 7/6/1929 (91 anos)

Local: Cidade do México (México)

Posição: ex-goleiro

Clubes: España e León

Jogos em Copas: 11

Gols sofridos: 25

 

Carbajal mora na cidade de León, em Guanajuato, um dos 31 estados do México. Lúcido, divertido e objetivo nas respostas, o goleiro aceitou entrar no túnel do tempo e recordar o gol marcado por Pelé, aos 28 minutos do segundo tempo, em 30 de maio de 1962, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, na Copa do Mundo do Chile.

“Hoje, quando lembro daquele jogo, sinto-me um torcedor privilegiado. Não paguei ingresso. Estava no melhor local, ou seja, debaixo das traves, e caí sentado depois de ser hipnotizado pela beleza do futebol de Pelé”, encanta-se o goleiro mexicano.

 

42 goleiros sofreram pelo menos um dos 77 gols de Pelé pela Seleção

 

A reconstituição do gol na memória de Carbajal começa com um certo exagero. “Ele (Pelé) driblou seis dos nossos jogadores e chutou no canto direito do meu gol”, recordou. Enquanto ele narrava, acompanhava o lance do gol no YouTube. Lembrado de que, na verdade, Pelé passou por quatro mexicanos antes de finalizar, Carbajal soltou uma gargalhada e disparou: “Dois foram driblados de uma só vez, o terceiro perdeu a dividida, o quarto foi driblado e os outros dois que estavam à minha frente, também. Não pelas pernas dele, mas pelo olhar traiçoeiro de Pelé. Ele não passou pelos últimos dois, mas os enganou usando tão somente a visão espetacular. Ninguém esperava um chute tão rápido”, lembra.

 

A estreia de Carbajal em Mundiais foi em 24 de junho de 1950, no Maracanã, contra o Brasil. Diante de 81.649 torcedores, o mexicano sofreu os quatro gols marcados por Ademir (2), Jair e Baltazar.

 

Maravilhado, Carbajal defende que o lance do gol é um resumo do que foi o jogador Pelé. “Primeiro, ele me impressionou por ter lançado a bola de um lado e retomado do outro diante de dois jogadores nossos (o famoso drible da vaca). Na continuação do lance, mostrou força ao dividir a bola com um terceiro jogador. Mesmo desequilibrado e quase caído, passou por um quarto e diante de mais dois zagueiros teve fôlego, equilíbrio e técnica para acertar o meu canto direito chutando com a perna esquerda. Só vi Diego Armando Maradona fazer isso aqui no México, na Copa de 1986”, comparou.

 Questionado se Maradona foi tão bom quanto Pelé, Carbajal deixou o bom-humor de lado e alterou a voz. “Pelé é único. É rei. É deus. Maradona é um mal educado, prepotente, usou drogas”, lamenta. “Pelé nunca precisou recorrer a essas coisas para ser gênio. É uma classe de pessoa, civilizado, um grande ser humano respeitado até hoje, como vi na África do Sul em nosso último encontro. Abaixo dele, só vejo Di Stéfano, outro fenômeno que coloco acima de Maradona e abaixo de Pelé”.

 

Um bate-bola com Carbajal, goleiro-ídolo do México

 

Como foi o seu último encontro com Pelé?

Estivemos juntos na Copa do Mundo da África do Sul. Tentamos almoçar, mas foi impossível. Eu estava ao lado dele caminhando. Conversávamos um segundo e tínhamos de parar. Muita gente pedia autógrafo, queria tirar foto com ele. O que mais me chamou a atenção é que, ao contrário de algumas estrelas do futebol atual, ele parava para atender a todos com muita simplicidade. Mas aí chegou um ponto que quem desistiu de andar fui eu (risos).

O que mais te chamava a atenção no jeito dele jogar?

A maneira como Pelé cabeceava. Achava incrível como ele tinha tanto poder de colocação, impulso e força para finalizar de cabeça. Eu estava no Azteca (palco da final da Copa de 1970) quando o vi saltar e cabecear como se fosse um torpedo para dentro do gol do Albertosi. Parecia que ele tinha parado no ar como um canhão para fuzilar o gol da Itália.

Até que ponto chegou a sua amizade com Pelé?

A ponto dele me pedir conselhos para repassar ao filho dele (Edinho) que tinha decidido ser goleiro. Isso aconteceu na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994. Nos encontramos e eu dei várias dicas, entre elas treinar muito forte e ser um líder. Goleiro precisa ser um líder. Mais tarde, ele (Pelé) me procurou muito triste para falar do problema do filho com drogas, mas não quero falar sobre isso.

Mandou um suéter verde para o Edinho?

Não, não, o suéter verde que eu usava quando era goleiro era uma marca minha, só minha (risos).

Qual é a sensação de ter sofrido um gol do Rei?

Quando você joga não é nada agradável. É doloroso. Banks, eleito merecidamente o protagonista da melhor defesa da história das Copas, e outros, como Mazurkiewicz, conseguiram evitar, mas eu me orgulho de ter sofrido pelo menos um. Por isso sou lembrado, por isso você me ligou (risos).


Esportes quinta, 22 de outubro de 2020

LIBERTADORES: PALMEIRAS GOLEIA TIGRE E FICA COM A MELHOR CAMPANHA DA COMPETIÇÃO

 

Palmeiras goleia o Tigre e fica com a melhor campanha da Libertadores

Verdão leva sustos no começo, mas se impõe e vence com facilidade a equipe argentina no Allianz Parque. Triunfo dá ao Alviverde a melhor campanha da fase de grupos da Liberta

 

Palmeiras x Tigre - Comemoração

Palmeiras goleou o Tigre e fechou a fase de grupos com a melhor campanha da Libertadores (Foto: AFP)

Gabriel Santos
 21/10/2020
 23:22
São Paulo (SP)

O Palmeiras goleou o Tigre, da Argentina, por 5 a 0, pela última rodada do Grupo B da Taça Libertadores. Com a vitória, o Verdão vai para as oitavas de final da competição com a melhor campanha da primeira fase do torneio continental e tem a vantagem de disputar os jogos da volta em casa nas fases eliminatórias. Os gols do jogo foram marcados por Raphael Veiga, Gustavo Gõmez, Zé Rafael, Gabriel Veron e Rony.


Com 16 pontos conquistados, o Palmeiras terminou a fase de grupos na primeira posição, enquanto o Tigre foi o lanterna do Grupo B, com apenas um ponto conquistado.

Tigre começa melhor e Palmeiras equilibra
A partida começou com o Palmeiras dando alguns vacilos na defesa. Com menos de um minuto de jogo, Felipe Melo furou, e Magnín avançou na linha de fundo. O atacante cruzou na área, Viña recuou errado de peito para Weverton.  Morales dominou, mas parou na defesa do goleiro do Verdão. 

Após o susto inicial, o time de Andrey Lopes se encontrou no jogo e passou a pressionar a equipe argentina. Aos seis minutos, Gabriel Veron cruzou, mas Wesley e Luiz Adriano não alcançaram a bola. Aos dez, o camisa dez palmeirense levou perigo em chute de fora da área. O Palmeiras ainda levou perigo em chutes de Wesley  e Raphael Veiga. 

Palmeiras pressiona e abre o marcador
Com a fragilidade do Tigre, o Palmeiras foi se encaminhando para o primeiro gol e conseguiu aos 33 minutos. Wesley arrancou pela direita e cruzou rasteiro. A bola desviou na zaga argentina e sobrou para Raphael Veiga, que dominou na área e bateu forte, estufando a rede adversária. Aos 38 minutos, Gabriel Menino ajeitou e Zé Rafael bateu, para boa defesa de Zenobio.

Ainda deu tempo na primeira etapa de Luiz Adriano ter um chute travado e o meia Morales assustar Weverton em chute de fora da área. Mas nada que alterasse o placar para o intervalo.

Luiz Adriano desperdiça pênalti, mas Verdão amplia
Em vantagem no placar, o Palmeiras tentou voltar do intervalo pressionando. Logo aos seis minutos, Gabriel Menino sofreu pênalti. O atacante Luiz Adriano bateu forte no canto direito, mas Zenobio defendeu. 

Porém, na cobrança do escanteio do pênalti, Gabriel Menino cruzou e Gustavo Gómez apareceu para cabecear firme e ampliar o marcador para a equipe palmeirense no Allianz Parque. 

Palmeiras não leva sustos e constrói goleada
O Palmeiras continuava a pressão, com mais posse de bola, e controlando o jogo da sua maneira diante do Tigre. Aos treze minutos, Raphael Veiga foi travado na hora do chute, mas, aos vinte minutos, a defesa argentina não segurou o terceiro tento palmeirense. Wesley tocou para Zé Rafael que bateu rasteiro na saída do goleiro e marcou o terceiro gol palmeirense.

Com o adversário batido, o Palmeiras aproveitou para ampliar ainda mais o placar. Aos 29 minutos, Danilo lançou para Rony, que dominou e cruzou para Gabriel Veron bater de chapa e fazer o quarto gol para o Verdão. Ainda deu tempo do quinto gol, feito aos 35 minutos. Viña cruzou na medida para Rony chegar finalizando de primeira, vencendo o goleiro Zenobio e dando números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 5 x 0 TIGRE
Local: 
Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data/Hora: 21 de outubro de 2020, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich-URU
Assistentes: Nicolás Taran-URU e Richard Trinidad-URU
Cartões amarelos: Viña e Zé Rafael (Palmeiras), Leizza, Melivillo, Kestler e Agustín Cardozo (Tigre)
Gols: Raphael Veiga (33'1ºT), Gustavo Gómez (08'2ºT), Zé Rafael (20'2°T), Gabriel Veron (29'2T), Rony (35'2ºT)

PALMEIRAS: Weverton, Gabriel Menino (Mayke, aos 31'2ºT), Felipe Melo, Gustavo Gómez (Emerson Santos, aos 30'2ºT) e Viña; Danilo, Zé Rafael (Ramires, aos 24'2ºT) e Raphael Veiga; Gabriel Veron, Wesley (Rony, aos 24'2ºT) e Luiz Adriano (Willian, aos 24'2ºT). Técnico: Andrey Lopes.

TIGRE: Zenobio; Galmarini, Giacopuzzi, Ezequiel Rodríguez (Román Martínez, aos 04'1ºT) e Leizza (Becker, aos 19'2ºT); Agustín Cardozo, Monteseirín, Morales, Melivillo e Gallardo (Bolaño, aos 27'2ºT); Magnín (Kestler, aos 26'2ºT). Técnico: Néstor Gorosito


Esportes quarta, 21 de outubro de 2020

LIBERTADORES: FLAMENGO X JUNIOR BARRANQUILHA

 

Flamengo x Junior Barranquilha: onde assistir ao vivo, horário, escalações e últimas notícias

 
 
Equipes entram em campo nesta quarta (21), pela última rodada da fase de grupos da Libertadores; veja como acompanhar ao vivo na TV e na internet
 

Já classificado para as oitavas de final e buscando a primeira colocação geral, o Flamengo recebe o Junior Barranquilha nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo pelo SBT (exceto para São Paulo), além da CONMEBOL TV. Na Goal, você também acompanha a partida ao vivo, minuto a minuto em tempo real, clicando AQUI.

Veja informações da partida

QUANDO SERÁ?


JOGO Flamengo x Junior Barranquilha
DATA Quarta-feira, 21 de outubro de 2020
LOCAL Maracanã - Rio de Janeiro
HORÁRIO 21h30 (de Brasília)

ONDE VAI PASSAR?


Torcida Flamengo Maracanã
 Foto: Getty Images

A partida terá transmissão ao vivo no SBT (exceto para São Paulo), com narração de Luiz Alano, além da Conmebol TV. Você também pode acompanhar a partida na Goal, em tempo real.


 NOTÍCIAS, ESCALAÇÕES E MAIS


O Flamengo entra em campo já classificado e buscando figurar entre os melhores classificados da primeira fase da Libertadores.

Para o duelo que será disputado no Maracanã, o técnico Domènec Torrent deve mandar a campo um time alternativo, já visando a sequência de jogos que terá pela frente. Desta forma, Isla, Thiago Maia, Pedro, Filipe Luís, podem ser poupados.


Esportes domingo, 18 de outubro de 2020

BRASILEIRÃO: CORINTHIANS X FLAMENGO - VEJA ONDE ASSISTIR, ESCALAÇÕES, DESFALQUES E ARBITRAGEM

 

Por Redação do ge — São Paulo

 


Corinthians e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 17ª rodada do Campeonato BrasileiroCLIQUE AQUI para assistir ao vivo e de graça no ge e acompanhar todos os lances.

Depois de passar uma rodada dentro da zona do rebaixamento e de sair dela com uma vitória fora de casa contra o Athletico-PR, na estreia do técnico Vagner Mancini, o Corinthians entra na rodada na 14ª posição com 16 pontos. A distância para o Z-4, porém, ainda é de apenas dois pontos.

Terceiro colocado com 31 pontos – mesma pontuação dos líderes Atlético-MG e Internacional –, o Flamengo vem de uma maratona: venceu o Goiás na terça-feira e, dois dias depois, empatou com o Bragantino, em dois jogos dentro do Maracanã. Agora, 66 horas depois, o time volta a campo. São seis partidas no intervalo de 14 dias.

Historicamente, há muito equilíbrio nos duelos. Em 138 partidas, o Corinthians venceu 53, o Flamengo saiu vencedor em 55, e em 30 delas houve empate.

Em Itaquera, são sete duelos entre os clubes desde 2014, com três vitórias corintianas, dois empates e duas vitórias do Flamengo – a mais marcante em 2018, por 3 a 0, até hoje a única derrota por três gols que o Timão teve dentro de sua nova casa.

Transmissão: A Globo transmite para todo Brasil com narração de Cleber Machado e comentários de Casagrande e Júnior. O Premiere transmite com narração de Everaldo Marques e comentários de Mauíricio Noriega e Pedrinho. Na internet, o ge transmite ao vivo e de graça para o todo o Brasil.

Tempo Real: ge acompanha com vídeos exclusivos de gols e lances (CLIQUE AQUI para acessar).

 

Corinthians – Técnico: Vagner Mancini

 

Otero e Cantillo, que estavam com as seleções de Venezuela e Colômbia, retornam ao elenco e são reforços. Além deles, Cássio volta a ficar à disposição depois de cumprir um jogo de suspensão. Com a boa atuação de Walter no meio de semana, fica a dúvida sobre quem será o titular. Sem Bruno Méndez e Ramiro, suspensos, e ainda com Jô machucado, o time terá muitas mudanças.

Quem está fora: Ramiro e Bruno Méndez (suspensos), Jô (contratura na panturrilha esquerda), Danilo Avelar (lesão no joelho direito), Ruan Oliveira (lesão no joelho esquerdo) e Léo Santos (fisioterapia).

Pendurados: Cássio, Walter, Otero, Roni e Mateus Vital

Provável Corinthians contra o Flamengo — Foto: ge

Provável Corinthians contra o Flamengo — Foto: ge

 

Flamengo – Técnico: Domènec Torrent

 

A equipe, mais uma vez, tem diversos desfalques, mas conta com o retorno de Filipe Luís, que cumpriu suspensão contra o Bragantino. Gerson e Bruno Henrique, que começaram no banco no último jogo por causa de desgaste, voltam ao time titular.

Quem está fora: Arrascaeta, Gabigol e Diego Alves se recuperam de lesão. Rodrigo Caio será poupado por causa de desgaste físico. Pedro Rocha e João Lucas estão em processo de recondicionamento físico.

Pendurados: Bruno Henrique, Arão, Everton Ribeiro, Gabigol e João Lucas.

Provável escalação do Flamengo para enfrentar o Corinthians — Foto: ge

Provável escalação do Flamengo para enfrentar o Corinthians — Foto: ge

A provável escalação do Flamengo: Hugo, Isla (Matheuzinho), Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís; Arão, Thiago Maia (Diego), Everton Ribeiro (Vitinho), Gerson, Bruno Henrique e Pedro.

 

 

 

  • Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
  • Árbitro assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
  • Árbitro assistente 2: José Eduardo Calza (RS)
  • Quarto árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
  • Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)

Esportes sexta, 16 de outubro de 2020

BRASILEIRÃO: FLAMENGO 1 X 1 RB BRAGANTINO

 

Flamengo 1 x 1 RB Bragantino: Mengão empata e perde chance de assumir a liderança do Brasileiro

Claudinho abriu o placar para o Massa Bruta, enquanto Lincoln igualou para o Rubro-Negro

 
Diego e Ricardo Ryller Flamengo RB Bragantino Brasileirão Série A 15102020
Alexandre Vidal/CR Flamengo
 

EMPATE RUIM PARA OS DOIS

 

Desgastado pela maratona de jogos, o Flamengo não conseguiu manter o ritmo e empatou por 1 a 1 com o RB Bragantino no Maracanã, na noite desta quinta-feira (15), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Claudinho fez para o Massa Bruta, enquanto Lincoln deixou tudo igual.

Com o resultado, o Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança isolada do Brasileirão e fica em terceiro lugar, com 31 pontos. Já o RB Bragantino segue em 19º lugar, com 13 pontos marcados. Na próxima rodada, o Mengão visita o Corinthians, enquanto o Massa Bruta recebe o Sport. 

 

RB Bragantino definido!

há 14 horas 

 

Escalação do RB Bragantino: Cleiton, Aderlan, Realpe, Ligger, Weverton, Ricardo Ryller, Raul, Claudinho, Leandirnho, Ytalo e Bruno Tubarão
 

Flamengo escalado!

há 14 horas 

 

Escalação do Flamengo: Hugo, Isla, Thuler, Léo Pereira, Renê, Arão, Thiago Maia, Diego, Everton Ribeiro, Lincoln e Pedro

 

 

 


Esportes quinta, 15 de outubro de 2020

BRASILEIRÃO: ATLÉTICO EMPATA COM O FLUMINENSE

 

Atlético empata com o Fluminense e tem liderança do Brasileiro ameaçada pelo Flamengo

No Mineirão, time alvinegro buscou igualdade no segundo tempo, mas não conseguiu vencer

 

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

 João Vitor Marques /Superesportes

 postado em 14/10/2020 23:25 / atualizado em 14/10/2020 23:33

   78

Esportes quarta, 14 de outubro de 2020

FUTEBOL: ELIMINATÓRIAS 2022 - BRASIL 4 X PERU 2

 

Em noite histórica para Neymar, Brasil vence o Peru de virada, em Lima, e mantém 100% nas Eliminatórias

Camisa 10 balança a rede três vezes, ultrapassa Ronaldo Fenômeno e torna-se o segundo maior artilheiro da história da Seleção. Richarlison também deixa sua marca, e Carrillo e Tapia fazem para os peruanos 

 

  • Melhores momentos: Peru 2 x 4 Brasil, pela 2ª rodada das Eliminatórias
     

    Melhores momentos: Peru 2 x 4 Brasil, pela 2ª rodada das Eliminatórias

     

    O Brasil levou sustos, mas contou com Neymar inspirado em noite histórica em sua carreira para bater o Peru nesta terça-feira, pela segunda rodada das Eliminatórias, de virada, em Lima. A Seleção esteve atrás no placar por duas vezes, mas contou com três gols de seu Camisa 10 para fazer 4 a 2 e manter o 100% de aproveitamento na competição. Richarlison, Carrillo e Tapia também balançaram as redes.

     

    Neymar comemora dedo indicador em riste e mostrando os dentes, em referência a Ronaldo, durante Peru x Brasil

    Neymar comemor,a dedo indicador em riste e mostrando os dentes, em referência a Ronaldo, durante Peru x Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

  • Atrás só de Pelé!

    A noite foi histórica para Neymar em relação ao seu número de gols com a camisa da seleção brasileira. Ele chegou a 64, ultrapassou Ronaldo Fenômeno e tornou-se o segundo maior goleador em todos os tempos com a camisa amarela. Pelé, líder do ranking, tem 77. Os números do atual camisa 10 brasileiro só ficam atrás do Rei do Futebol e de Messi quando a análise engloba todas as seleções sul-americanas.

     

    Neymar comemora um de seus três gols pela seleção brasileira contra o Peru

    Neymar comemora um de seus três gols pela seleção brasileira contra o Peru (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

  • Panorama

    O Brasil tem os mesmos seis pontos da Argentina, mas lidera as Eliminatórias por levar a melhor no saldo de gols, primeiro critério de desempate: 7 a 2. O Peru estaciona com apenas um ponto em dois jogos, na oitava posição. Os próximos adversários brasileiros, em novembro, são Venezuela (c) e Uruguai (f), enquanto os peruanos têm pela frente Chile (f) e Argentina (c). Veja a tabela completa da competição!

     

  • Jogadores do Brasil comemoram gol de Neymar contra o Peru

    Jogadores do Brasil comemoram gol de Neymar contra o Peru (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

  • O jogo

    O Peru conseguiu abrir o placar rapidamente, logo aos cinco minutos, em chute de fora da área de Carrillo após rebatida de Marquinhos, que saiu por lesão pouco depois - Rodrigo Caio entrou em seu lugar. Os goleiros trabalharam uma vez cada até o primeiro empate brasileiro. Neymar foi puxado na área e converteu pênalti aos 27. O camisa 10 balançou a rede mais uma vez antes do intervalo, mas o lance foi anulado por conta de impedimento de Richarlison pouco antes.

    Na volta do intervalo, Weverton foi acionado em bom chute de Trauco logo no começo, e o Peru voltou a ficar à frente do placar com Tapia aos 13. Ele bateu de fora da área e contou com desvio em Rodrigo Caio para ampliar. Mas o Brasil foi buscar novo empate rapidamente, com Richarlison. Ele completou quase em cima da linha após desvio de cabeça de Firmino em cobrança de escanteio. O VAR demorou, mas validou o lance depois de análise de possível impedimento.

    Neymar comemora com Richarlison gol do Brasil contra o Peru

    Neymar comemora com Richarlison gol do Brasil contra o Peru (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

    Os gols que deram a vitória ao Brasil saíram após três substituições de Tite. Firmino, Coutinho e Renan Lodi saíram para as entradas de Everton Cebolinha, Everton Ribeiro e Alex Telles. Aos 34, Neymar sofreu e converteu nova penalidade máxima - para muita reclamação dos peruanos -, e aos 37 completou para rede após Everton Ribeiro acertou a trave. Ainda sobrou tempo para Zambrano ser expulso - com revisão do VAR - por acertar o rosto de Richarlison com o braço.

    Zambrano foi expulso perto do fim de Peru x Brasil

    Zambrano foi expulso perto do fim de Peru x Brasil (Foto: Daniel Apuy/Pool via REUTERS)


Esportes domingo, 11 de outubro de 2020

BRASILEIRÃO: FLAMENGO VIRA SOBRE O VASCO

 

Flamengo vira sobre o Vasco, amplia escrita contra o rival e cola no topo do Brasileirão

Bruno Henrique foi o autor do gol da virada sobre o Cruz-Maltino, em São Januário

 
 
Vasco x Flamengo
 

O 'Rei dos Clássicos' foi mais uma vez decisivo para o Flamengo (Foto: Nayra Halm/Fotoarena/Lancepress!)

 
Rio de Janeiro (RJ)
 

O Flamengo esticou o período de invencibilidade diante do Vasco. E foi além: em São Januário, neste sábado, o Rubro-Negro alcançou uma virada com dois gols no segundo tempo e venceu por 2 a 1, com gols de Léo Pereira e Bruno Henrique, que deixaram o time na cola do líder. Talles Magno é quem inaugurou o marcador, em clássico válido pela 15ª rodada do Brasileiro. 

Agora com 27 pontos, os mesmos do Atlético-MG (que recebe o Goiás ainda hoje), o Flamengo não vê o Vasco o vencer há 16 jogos (desde o Carioca de 2016, somando: nove empates e sete vitórias). E o Cruz-Maltino, no primeiro jogo sem Ramon Menezes, estaciona nos 18 pontos.


Esportes domingo, 12 de julho de 2020

FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA: SAIBA COMO ASSISTIR FLUMINENSE X FLAMENGO AO VIVO ONLINE

Final do Carioca: Saiba como assistir Fluminense x Flamengo ao vivo e online

 

Nenê e Filipe Luís correm e disputam a bola em jogo entre Fluminense x Flamengo no Campeonato Carioca 2020

Nenê e Filipe Luís no confronto entre Fluminense x Flamengo: equipes se enfrentam neste domingo (12).

 

 

 

O primeiro jogo da final do Campeonato Carioca 2020, que acontece às 16h deste domingo (12), terá transmissão exclusiva da FluTV no YouTube. Para assistir Fluminense x Flamengo ao vivo, de graça e online, os torcedores devem acessar o canal oficial do Tricolor. O jogo de hoje não vai passar na TV, nem na Globo nem no SBT

"Neste domingo, às 14h, o pré-jogo da decisão do Carioca começa na FluTV. A bola rola às 16h. A transmissão do jogo com imagens é exclusiva no nosso canal e gratuita para o mundo todo", anunciou o clube no Twitter no sábado (11)

A final do Campeonato Carioca é disputada em jogos de ida e volta. Neste domingo (12), o mando é do Fluminense, que tem o poder sobre a exibição da partida. O Flamengo anunciou que vai fazer a transmissão na FlaTV no YouTube, mas apenas com áudio a partir do momento em que a bola rolar.

Já na quarta-feira (15), às 21h, o confronto de volta tem o Rubro-Negro como mandante. Além de mostrar o jogo na web, o clube fechou um acordo com o SBT, que vai mostrar a partida também na TV.

 


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros