Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Memorial Balsense sexta, 09 de junho de 2017

AGRADECIMENTOS - MEMORIAL BALSENSE

AGRADECIMENTOS - MEMORIAL BALSENSE

Raimundo Floriano

 

 

                        Na conclusão deste meu sexto trabalho literário, sou agradecido a Deus pelo tempo de vida que me está concedendo, com saúde, capacidade intelectual e disposição para não deixar que passe em branco, não desperdiçar tão maravilhosa dádiva.

 

                        Composto em sua totalidade por fatos históricos e flagrantes da vida real, característica dos textos que produzo, deixo aqui expresso meu profundo reconhecimento às pessoas e entidades que me auxiliaram na obtenção de fatos, dados e imagens, ajuda sem a qual seria impossível chegarmos ao resultado perseguido, adiante relacionadas em ordem alfabética:

 

                        Airton Coelho e Silva – Meu primo, médico, florianense radicado em Teresina, pela pesquisa no Cartório do Registro Civil daquela cidade.

 

                        Alberto Ribeiro da Silva (in memoriam) – Meu primo, contador, balsense, pelo riquíssimo depoimento escrito que deixou, com preciosas informações sobre sua vida sertaneja e, especialmente, dados e fatos históricos sobre seu pai, o Tio João Ribeiro.

 

                        Alessandra Sousa de Moraes Rêgo – Professora, filha do Professor Luiz Rêgo, residente em São Luís, pelas informações sobre a família e pelas fotos de seu pai.

 

                        Aline Berto – A Papisa Aline da Igreja Sertaneja, mulher do Papa Luiz Berto I, minha amiga, encarregada da parte técnica na editoração do Jornal da Besta Fubana, pelo carinho dispensado à Coluna de Raimundo Floriano, adaptando meus textos e imagens à formatação do blog.

 

                        Ana Lúcia Leite de Castro – Devota de Bom Jesus da Lapa, pelo resgate da letra e da melodia de seu Hino.

 

                        Barão de Itapary – Como é conhecido o advogado, escritor, professor e acadêmico Joaquim Itapary, neto do primeiro Barão de Itapary, pelos dados biográficos do Professor Luiz Rêgo.

 

                        Batalhão da Guarda Presidencial – Laboratório Fotográfico – Pelas fotos do Coronel Elias e da palmeira que plantei naquele quartel.

 

                        Cartório do 2º Ofício de Balsas – Pela gentileza de franquear-me a pesquisa de registros e documentos.

 

                        Cesário Barbosa Bonfim, o Barbosinha – Meu amigo, jurista, funcionário público e escritor, cearense radicado em Balsas desde a infância, depois em Itacajá e em Goiânia, pelas informações sobre seu tempo de estudante no Educandário Coelho Neto.

 

                        Delzenir Cavalcante – Filha de Dona Inês, personagem deste livro, por enviar-me fotos inéditas de sua mãe.

 

                        Edilza Virgínia Pereira – Minha amiga, professora e escritora, agitadora cultural balsense, personagem deste livro, pela foto de página do Jornal de Balsas e pela rememoração de várias estrofes das Cantigas de Reis.

 

                        Edwaldo Reis da Silva (in memoriam) – Saudoso amigo e conterrâneo, pelas informações sobre o tempo de sua infância em Balsas.

 

                        Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta – Minha primogênita, Bacharel em Direito e Letras-Tradução, analista judiciária, personagem deste livro, pela revisão e pelo incentivo diário no desenrolar deste trabalho.

 

                        Estúdio Verbo Vivo – Sediado em Brasília, pela realização, com seus cantores, da gravação dos Hinos de Santo Antônio, São Sebastião e Bom Jesus da Lapa.

 

                        Felipe Rodrigues – Cantor brasiliense, personagem deste livro, por participar da gravação dos Hinos de Santo Antônio e São Sebastião.

 

                        Foto Sakura – Laboratório Fotográfico balsense, pelas reportagens fotográficas, especialmente no Educandário Coelho Neto.

 

                        Google – Fonte virtual de informação, por ser indispensável ferramenta na busca de dados e imagens.

 

                        Izaura Maria de Sousa e Silva – Minha prima e cunhada, casada com meu irmão Bergonsil de Albuquerque e Silva, residente em Niterói, pela revisão ortográfica e gramatical e também por municiar-me com dados essenciais relativos a nosso sertão.

 

                        Janclerques Marinho Melo – Meu amigo, escritor florianense radicado em Teresina, editor do Portal de Floriano, pelas pesquisas em órgãos diversos do Piauí.

 

                        João Pecegueiro – Meu primo por afinidade, como é conhecido João Dias Rezende Filho, Padre da Igreja Católica Apostólica Romana e da Igreja Sertaneja, subordinado a este Cardinalato, pelas inúmeras pesquisas realizadas na Capital Timbira.

 

                        João Ribeiro da Silva Neto – Filho de meu primo Alberto Ribeiro, músico, pelo fornecimento de cópia da única foto existente sobre João Ribeiro da Silva, seu avô e meu tio, prestando-me, ainda, muitas outras informações relativas a nossa família.

 

                        João Ribeiro da Silva Sobrinho – Meu primo, por relembrar fatos desconhecidos pela maioria dos balsenses sobre o trabalho do Professor Joca Rêgo, como a jornada ao Riachão, e a peregrinação feita com Dons Inês ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

 

                        Jorge Rocha – Meu amigo, músico, baiano radicado em Brasília, pelo assessoramento em assuntos diversos, na computação gráfica, e gestões no sentido de que fossem gravados os diversos hinos constantes deste livro.

 

                        José Albuquerque e Silva – O Carioquinha, meu irmão, personagem deste livro, pela revisão e também pelo abastecimento de muitos fatos atinentes a nossa infância balsense.

 

                        José Aluizio da Silva Soares – Meu amigo, médico balsense radicado em Fortaleza, pelas valiosas informações relativas a seu tempo de estudante no Educandário Coelho Neto.

 

                        José Armando Costa – Meu amigo, e vizinho na SQS 215, caxiense, bancário, personagem deste livro, por presentear-me com os dois volumes do Álbum do Maranhão, alentada coletânea sobre todos os Municípios maranhenses, fartamente ilustrada, fonte de constantes pesquisas.

 

                        Juarez Leite – Meu amigo, artista plástico, pelos desenhos e capacidade criativa que muito valorizaram o aspecto visual de meus escritos.

 

                        Julimar Queiroz de Araújo – Meu amigo, fotógrafo balsense, filho do também meu amigo Assis, pela produção de algumas das fotos ilustrativas deste livro.

 

                        Lucélia Ribeiro Coelho – Professora e escritora sul-matogrossense radicada em Balsas, autora do livro Joca Rêgo, o Mestre Idealizador, pelas ricas informações nele contidas.

 

                        Luiz Berto Filho – O Papa Berto I da Igreja Sertaneja, escritor consagrado, meu amigo desde os tempos da caserna, por hospedar no Jornal da Besta Fubana, do qual é proprietário e editor, a Coluna de Raimundo Floriano, onde tenho a oportunidade de divulgar o nome de minha aldeia.

 

                        Mara Souza de Albuquerque e Silva – Minha caçula, Bióloga, personagem deste livro, pelo trabalho fotográfico, tanto no lançamento em Balsas quanto aqui em Brasília.

 

                        Márcia Regina Bernardo – Neta de Ascendino Pinto, personagem deste livro, pelo envio da foto de seu avô com a família, identificando todos os que dela participaram.

 

                        Maria da Consolação de Oliveira Andrade – Professora, Coordenadora da Comissão de Apoio à Capela do Cajueiro, personagem deste livro, pelo resgate do Hino de São Sebastião.

 

                        Maria de Jesus Pereira Reis – Devota de Bom Jesus da Lapa, personagem deste livro, pelo resgate da letra e da melodia de seu Hino.

 

                        Maria do Socorro Ferreira Vieira – Minha amiga, Assessora Cultural e para o que der e vier, por mostrar-se incansável na obtenção de imagens, informações, dados cartoriais e outros, sem os quais este trabalho não chegaria ao final desejado, principalmente no item veracidade.

 

                        Maria Flory da Silva Costa – Minha prima, professora, residente em Floriano, pela pesquisa no Cartório do Registro Civil daquela cidade.

 

                        Maria Violeta e Silva Kury - Minha prima, personagem deste livro, filha do Tio Cazuza, moradora em Balsas, memória espetacular, pelos dados históricos de nossa cidade e pela identificação, juntamente com a Zélia, das componentes do Reis da Dona Antônia.

 

                        Maria Zélia Albuquerque Aguiar – Minha prima, odontológa e ourives, personagem deste livro, filha da Tia Antônia, balsense radicada em Goiânia, memória fabulosa, pelos dados referentes ao passado da família e pela identificação, juntamente com a Violeta, das componentes do Reis da Dona Antônia.

 

                        Mário Cardoso – Cantor, pela autorização para o uso de sua gravação do Hino de Nossa Senhora do Coco da Aparecida, de autoria do Padre Ugo Montagner.

 

                        Mércia Cairis – Cantora, mulher do amigo Jorge Rocha, personagem deste livro, pelo assessoramento em todos os campos da Informática, além da gravação dos Hinos de Santo Antônio, São Sebastião e Bom Jesus da Lapa.

 

                        Paulo Augusto Soares Bandeira – Meu amigo, maranhense, pioneiro de Brasília, veterano do BPEB, pelas gestões no sentido de colocar-me em contato com a família do Professor Luiz Rêgo.

 

                        Raimundo de Sousa e Silva Filho, o Doutor Raimundinho – Meu sobrinho, odontólogo, por ter-me presenteado com CD contendo o Hino de Nossa Senhora do Coco da Aparecida e por uma foto do Rio Balsas, postada no Facebook.

 

                        Renata Vasconcelos – Cantora, personagem deste livro, por ter participado da gravação do Hino de Bom Jesus da Lapa.

 

                        Sileimann Kalil Botelho (in memoriam) – Saudoso amigo, poeta e escritor conterrâneo, personagem deste livro, pela crônica sobre o Festejo de Santo Antônio e pela rememoração de muitos fatos balsenses.

 

                        Silvana Maria Sócrates Teixeira – Minha amiga, Professora da Escola de Música de Brasília, aqui residente, personagem deste livro, pela elaboração das partituras dos Hinos nele constantes.

"

"


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros