Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Palavra do Editor segunda, 20 de novembro de 2017

ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO ACONTECENDO EM TERRA LUSITANA

 

ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO ACONTECENDO EM TERRA LUSITANA

Raimundo Floriano

  

Tratado Geral da Cueca é um episódio constante de meu livro Caindo na Gandaia, lançado em 2016, e publicado neste Almanaque no dia 16.05.2017, que vocês podem ler aqui: 

http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/tratado-geral-da-cueca-87Zjybur9uRvLSWWjtU4 

Pois bem, no dia 12.11.2017, recebi uma correspondência de Lisboa, Portugal, cujo remetente, Túlio Machado, me era completamente desconhecido. O envelope continha um tabloide de quatro páginas. A princípio, julguei ser mais uma das inúmeras propagandas que recebo diariamente. Já ia jogá-lo fora, mas, acompanhando o impresso, apareceu este bilhete:

  

Isso me aguçou a curiosidade. Logo na primeira página, esta matéria, da lavra do humorista lusitano Túlio Andrade, proprietário do tabloide que, pelo visto, se inspirou neste Almanaque para redigir sua crônica Cuecas, Cuequinha e Cuecões:

  

Além de citar meu nome e o Almanaque, reproduziu as figuras da cueca samba-canção, do cueiro e da ceroula, obras do artista plástico Juarez Leite, caricaturista, que ilustra meus escritos.

 

Vibrei! Com um ano e dois meses de existência, o Almanaque Raimundo Floriano já é merecedor da leitura e da atenção da intelectualidade lusitana.

 

Para saber um pouco de quem é o humorista Túlio Machado, aqui vai um ligeiro perfil, extraído de seu tabloide Eu Ouvi ou Vi:

  

Agora, me respondam, é ou não é motivo de orgulho ver este Almanaque sendo reconhecido e divulgado na Imprensa da Pátria-Mãe, na Europa, enfim?

 

O mais instigante é que, ao mencionar meu nome, Túlio não especifica que sou do Brasil, como se em Portugal e, internacionalmente, todos me conhecessem. É o mesmo que citar Pelé, sem qualquer aposto, eis que o Planeta Terra inteirinho sabe quem é!

 

"


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros