Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Carnaval Brasileiro quinta, 28 de julho de 2022

ARACY DE ALMEIDA E O CARNAVAL
ARACY DE ALMEIDA E O CARNAVAL

Raimundo Floriano

 

  

                        Tenho o grato prazer de apresentar-lhes, hoje, Aracy de Almeida, essa grande Musa da MPB, cujo repertório dominou os festejos momescos dos quais participei, primeiro como folião e, depois, como trombonista e Mestre da Banda da Capital Federal, nos bailes, vesperais e blocos de sujo deste país.

 

                        Aracy de Almeida – batizada Araci Teles de Almeida –, nasceu no dia 19.8.1914, no Bairro Encantado, subúrbio do Rio de Janeiro (RJ), cidade onde veio a falecer no dia 20.6.1988, no Hospital dos Servidores do Estado, vítima de embolia pulmonar. Ficou conhecida como A Dama do Encantado, O Samba em Pessoa e A Dama da Central do Brasil. Em agosto de 2014, portanto, foi comemorado seu Centenário de Nascimento.

 

                        Cresceu no Encantado, juntamente com a família. Seu pai, Baltasar Teles de Almeida, era chefe de trens da Central do Brasil. Estudou num colégio em Engenho de Dentro, onde foi colega do radialista Alziro Zarur e, depois, no Colégio Nacional, no Meyer. Garota pobre, ainda jovem Aracy cantava no coro da Igreja Batista da qual seu irmão Alcides era Pastor. Desde os tempos de criança, sonhava em ser cantora de rádio. Cantava samba, mas era apreciadora de música clássica e se interessava por leituras de psicanálise, além de ter em sua casa quadros de importantes pintores brasileiros como Aldemir Martins e Di Cavalcanti, com quem mantinha amizade.

 

                        Os que conviviam com ela, na intimidade ou profissionalmente, tinham-na como uma mulher lida e esclarecida. Tratada por amigos pelo apelido de Araca, Noel Rosa disse, em 1933, numa entrevista a Orestes Barbosa, para o jornal A Hora: "Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com exatidão o que eu produzo".

 

                        Começou a cantar profissionalmente na Rádio Educadora, em 1933, o que aconteceu a partir de seu conhecimento com o compositor Custódio Mesquita, para quem cantou o foxtrote Bom Dia, Meu Amor, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano, tornando-se logo um dos nomes mais evidentes da fase de ouro do rádio. Por essa época, já conhecia Noel Rosa e, segundo o pesquisador Antônio Epaminondas, saía muito com o compositor, "ele de violão em punho, frequentando tudo o que era casa suspeita, botequins, nas imediações da Central do Brasil, na Taberna da Glória, etc., e ela ainda de menor". 

 

                        Em 1934, gravou, para o Carnaval seu primeiro disco, na Columbia, interpretando as marchinhas Em plena Folia, de Julieta de Oliveira, e Golpe Errado, de um compositor conhecido apenas como Jaci. No final o mesmo ano, fez o seu primeiro registro de uma música de Noel Rosa, o samba Riso de Criança, ainda pela Columbia.

 

                        Em 1935, assinou, com a Rádio Cruzeiro do Sul, seu primeiro contrato e passou a integrar o elenco da gravadora Victor, participando de diversas gravações como integrante do Coro. No mesmo ano, realizou sua primeira gravação solo na Victor, interpretando os sambas Triste Cuíca, de Noel Rosa e Hervê Cordovil e Tenho Uma Rival, de Valfrido Silva. Ainda em 1935, gravou o samba Pedindo a São João, de Herivelto Martins e Darci de Oliveira, e a marchinha Santo Antônio, São Pedro, São João, de Herivelto Martins e Alcebíades Barcelos.

 

                        Seu talento para cantar sambas e músicas carnavalescas fez com que fosse chamada pelo locutor César Ladeira de O Samba em Pessoa. 

 

                        Foi casada com o goleiro de futebol Rei – José Fontana –, que jogou pelo Vasco e pelo Bangu, entre as décadas de 1930 e 1940, mas o casamento durou pouco tempo.

 

                        Em 1936, gravou seus primeiros grandes sucessos, os sambas Palpite Infeliz e O X do Problema, ambos de Noel Rosa. Palpite Infeliz foi muito cantado no Carnaval daquele ano, embora não originalmente destinado aos festejos de Momo. No mesmo período, assinou contrato com a Rádio Tupi.

 

                        Em 1937, lançou, de Noel Rosa, os sambas Eu Sei Sofrer e O Maior Castigo Que Eu Te Dou. Também, no mesmo ano, fez bastante sucesso com o samba Tenha Pena de Mim, de Ciro de Souza e Babaú, e tranferiu-se para a Rádio Nacional.

 

                        Em 1938, lançou o samba-canção Último desejo, derradeira composição de Noel Rosa. No mesmo ano, gravou os sambas Século do Progresso e Rapaz Folgado, também de Noel. Em 1939 lançou, para o Carnaval de 1940, com grande êxito, o samba Camisa Amarela, de Ary Barroso, que se tornou um clássico da Música Popular Brasileira.

 

                        Além das rádios Educadora, que se tornaria mais tarde Rádio Tamoio, e Cruzeiro do Sul, atuou nas rádios Mayrink Veiga, Ipanema, Cajuti e Philips, onde, no Programa Casé, fez dupla com o cantor e compositor Sílvio Caldas.

 

                        Daí em diante, com a carreira completamente consolidada e reverenciada pelo público, lançou grandes nomes e grandes títulos da MPB, quer de Carnaval, quer de ano, com retumbante sucesso.

 

                        Em 1950, foi morar em São Paulo (SP), onde residiu até 1962, quando retornou para o Rio de Janeiro.

 

                        Como já foi dito aqui nos perfis de Linda e Dicinha Batista, os Anos 1960 forma cruéis para com os ídolos da Velha Guarda da MPB, com a força do Rock, da Jovem Guarda e da TV, cujo requisito principal era a aparência visual, sempre exigindo rostos novos e corpos com apelo sexual. Assim, Aracy de Almeida, como cantora, foi, aos poucos, caindo no esquecimento das novas gerações.

 

                        Em 1964, ela participou, juntamente com outros cantores, do show de despedida – o primeiro de uma série – do cantor Sílvio Caldas no Maracanãzinho, despedida que acabou não se concretizando. Em 1968, participou do programa de calouros Proibido Colar Cartazes, ao lado do homorista Pagano Sobrinho, apresentado pela TV Record, de São Paulo, e apresentou-se, com Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, e Billy Blanco na boate Zum-Zum, do Rio de Janeiro.

 

                        Em 1965, fez vários shows no Rio de Janeiro: Samba Pede Passagem, no Teatro Opinião, Conversa de Botequim, dirigido por Miele e Boscoli, no Crepúsculo, e na boate Le Club, com o cantor Murilo de Almeida. Em Em 1969, apresentou-se na boate paulista Canto Terzo e participou do show Que Maravilha!, ao lado de Jorge Ben, Toquinho e Paulinho da Viola, no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo. 

 

                        Nas Décadas de 1970 e 1980, ficou conhecida por grande parte do público como jurada de programas de calouros na TV, aparecendo como uma senhora rabugenta, sempre de óculos escuros e mau-humor. Na verdade, tratava-se de uma personagem criada pela cantora para atrair a atenção do telespectador de programas como A buzina do Chacrinha e Sílvio Santos.

                        Em 1980, realizou show no Teatro Lira Paulistana, que acabou chegando ao disco, num lançamento póstumo da Continental, em 1988, intitulado Aracy de Almeida ao Vivo.

 

                        Após sua morte, a remasterização de antigas gravações e o relançamento em CD de antigos sucessos redimensionaram sua importância como intérprete. Em 1998, a cantora Olívia Byington lançou o CD A Dama do Encantado onde lhe prestou homenagem, reunindo 20 sucessos de seu repertório, e contando com participações especiais como as de Chico Buarque e direção musical de Maurício Carrilho. Em setembro do mesmo ano, o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, patrocinou o musical Aracy de Almeida no País de Araca, com texto e direção de Eduardo Wotzick, baseado em sua vida. Essas regravações, assim como o disco de Olívia, são facilmente encontráveis em sebos virtuais. Eis algumas das capas:

  

                        Possuo em meu acervo 290 títulos com que ela nos presenteou em sua carreira artística, sendo 94 dedicados ao Carnaval, destacando-se, dentre eles: A Mulher do Leiteiro, marcha, 1942; Cala a Boca, samba, 1949; Camisa Amarela, samba, 1940; Cansei de Pedir, samba, 1935; Caramuru, marcha, 1939; Chorou Madureira, samba, 1950; Com Razão ou sem Razão, samba, 1941; Eu e Você, samba; 1937; Fez Bobagem, samba, 1942; Furacão, marcha, 1941; Louco, samba, 1947; Manda Embora Essa Tristeza, frevo-canção, 1936; Miau, Miau, marcha, 1939; Não Me Diga Adeus, samba, 1948; Não Sou Manoel, marcha, 1945; Ninguém Ensaiou, samba, 1944; O Circo Vem Aí, marcha, 1949; O Maior Castigo Que Eu Te Dou, samba, 1937; O Passo da Girafa, marcha, 1949; O Passo do Canguru, marcha, 1941; Palpite Infeliz, samba, 1936; Passarinho do Relógio, marcha, 1940; Qual o Quê, samba, 1938; Que Passo É Esse, Adolfo, marcha, 1943; Quebrei a Jura, samba, 1938; Tenha Pena de Mim, samba, 1938; Vaca Amarela, marcha, 1938; e Veneza Americana, frevo-canção, 1938.

 

                        Como pequena amostra de seu trabalho, escolhi três dessas faixas:

 

                        A Mulher do Leiteiro, marchinha de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, do Carnaval de 1942:

 

                        Manda Embora Essa Tristeza, frevo-canção de Capiba, do Carnaval de 1936:

 

                        Passarinho do Relógio, marchinha de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, do Carnaval de 1940:

 

                        Palpite Infeliz, samba Noel Rosa, do Carnaval de 1936:

 

                        O Passo do Canguru, marchinha de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, do Carnaval de 1941:

 


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