Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 04 de agosto de 2023

AROMATERAPIA: ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ-PIMENTA REDUZ DOR E INSÔNIA

 

Óleo essencial de hortelã-pimenta reduz dor e insônia

Estudo clínico publicado na revista BMJ Supportive & Palliative Care sugere que o uso do produto pode levar benefícios após cirurgia cardíaca e também mellhorar a qualidade do sono

CB
Correio Braziliense
postado em 04/08/2023 03:55
 
 
 
O óleo essencial testado no ensaio clínico já é usado em cuidados paliativos  -  (crédito: Kathy Zinn/Divulgação )
O óleo essencial testado no ensaio clínico já é usado em cuidados paliativos - (crédito: Kathy Zinn/Divulgação )

O uso de aromaterapia com óleo essencial de hortelã-pimenta pode aliviar a intensidade da dor após cirurgia cardíaca aberta e também melhorar a qualidade do sono, sugerem os resultados de um pequeno ensaio clínico comparativo, publicado na revista BMJ Supportive & Palliative Care. Esse procedimento exige a separação do esterno, bem como suporte respiratório mecânico, ambos associados a um alto risco de incômodo intenso, estresse e insônia, observam os pesquisadores.  

O alívio eficaz da dor permite que os pacientes se recuperem mais rapidamente e pode reduzir o risco de complicações pós-operatórias, acrescentam. Porém, os medicamentos analgésicos prolongam o tempo necessário para ventilação mecânica e aumentam as complicações pós-operatórias, o risco de morte, o tempo de internação e os custos de saúde. Alternativas às drogas podem fornecer uma opção mais segura ou aumentar a eficácia dos remédios existentes, sugerem os pesquisadores.

Pesquisas publicadas anteriormente mostram que os óleos essenciais inalados podem ser úteis, sendo o de hortelã-pimenta amplamente utilizado em cuidados paliativos. A eficácia da aromaterapia, porém, não é clara. Os pesquisadores, da Universidade de Kashan, no Irã, decidiram investigar o potencial da substância para reduzir a dor e melhorar a qualidade do sono de pacientes após cirurgia cardíaca aberta.

Placebo

A Escala Numérica de Avaliação da Dor e o Questionário de Sono, uma medida padrão usada em hospitais e pesquisas, foram usados para avaliar a percepção dos pacientes. Após dois dias, a pontuação média da gravidade da dor foi de 3,22 no grupo de aromaterapia e 4,56 no grupo de comparação, uma diferença estatisticamente significativa, dizem os pesquisadores. Os escores médios de sono foram 18,63 e 22,62, respectivamente. Quanto maior a pontuação, pior a qualidade.

Aqueles que receberam aromaterapia com óleo de hortelã-pimenta precisaram de menos recursos farmacológicos para dor do que os pacientes do grupo de comparação. Como explicação, os pesquisadores sugerem que os principais componentes do óleo de hortelã-pimenta — carvona, limoneno e mentol — podem ser a chave para suas qualidades analgésicas, particularmente o mentol.

Trata-se de um pequeno estudo, e os pesquisadores reconhecem que não puderam excluir os possíveis efeitos ambientais, como luz e ruído, na qualidade do sono dos pacientes. Mas eles concluem: "Os resultados mostram que a inalação do óleo essencial de hortelã-pimenta pode reduzir a intensidade da dor dos pacientes após cirurgia cardíaca aberta e, consequentemente, o uso de analgésicos pelos pacientes". 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros