Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 19 de junho de 2023

ARRAIÁ EM FAMÍLIA! SAIBA COMO DECORAR O LAR PARA A FESTA JUNINA

 

Arraiá em família! Saiba como decorar o lar para a festa junina

Descubra formas originais de decorar o lar para receber parentes e amigos e curtir uma típica festa junina, mas com toques modernos

EF
Eduardo Fernandes
postado em 18/06/2023 07:00
 
 (crédito: Reprodução/ Pinterest)
(crédito: Reprodução/ Pinterest)

Uma das épocas mais esperadas do ano, enfim, chegou. Muito forró, comida típica e alegria. O tradicional São João aparece em junho para inundar de felicidade aqueles que sentem saudade da terra natal, bem como os que adoram uma festinha regada a cor e danças. Mas engana-se quem acha que essa realidade permanece somente nas ruas das cidades. Dentro de casa, os enfeites e a curtição em família também são obrigatórios.

Além disso, é possível usar itens que você já tenha no lar. O ideal é colocar a criatividade em prática, usando a toalha de mesa, as capas de almofada, misturando os adornos com outros acessórios juninos. Outro componente que pode cair bem são os populares chapéus de palha, que podem ser usados nas paredes — como enfeite — e até mesmo na hora de servir as comidas.

 

Para curtir

A arquiteta Gabriela Chiarelli descreve que a iluminação é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes e interessantes do arraiá em família. "São várias opções, que vão desde os balões iluminados aos varais de lâmpadas, decorados com bandeirolas. Tudo isso contribui para criar o ambiente junino perfeito", ressalta a profissional.

E para agregar ainda mais essa reunião com os familiares, pensar em algo personalizado também é o caminho. Vestir todo mundo com peças em que o nome de cada membro esteja bordado ou com camisetas com apliques em retalhos é uma ideia e tanto. A maquiagem e o penteado merecem um carinho especial também, para que a festança seja garantida.

Na mesa posta, que vai servir aquelas delícias do São João, as estampas estão em alta. O tradicional sousplat — peça utilizada embaixo do prato — vem decorado com palha. "As toalhas de mesa podem receber diferentes padronagens, cores e formatos", acrescenta.

Caso o orçamento esteja um pouco apertado, fique tranquilo. Dá para reaproveitar enfeites feitos em festividades passada, como Natal e ano-novo, para ornamentar o lar. O necessário, de acordo com a arquiteta, é escolher elementos-chave, seja de roupas, seja de acessórios, para criar composições com base no mesmo ponto central, sem fugir muito do tema proposto.

Indispensáveis

Nada melhor do que curtir esse arraiá na área externa de casa, não é mesmo? Sendo assim, a designer de interiores Laís Melo recomenda uma bela fogueira. Se estiver em um espaço mais fechado, dá para enfeitar com uma fogueira de papel crepom ou tecido, e usar luzes de led para ilustrar o fogo.

"Neste local, é possível personalizar espantalhos, usar barbante, tinta, lápis de cor ou glitter. Além de brincadeiras para as crianças, como pescaria e jogo das argolas", finaliza. As possibilidades são infinitas e nem é preciso sair de casa para aproveitar uma festa junina.

Acessórios criativos

— Arranjo de flores com cactos

— Palha de milho

— Galhos secos de palmeiras

— Balões

— Pisca-piscas do Natal

Fontes: Gabriella Chiarelli e Mariana Bastos, arquitetas da Lez arquitetura


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros