Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 06 de junho de 2023

ASTRUD GILBERTO SE ENCANTOU: CANTORA QUE TORNOU GAROTA DE IPANEMA UM HIT MUNDIAL MORRE AOS 83 ANOS

 

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

Astrud Gilberto
Astrud Gilberto Reprodução

A cantora Astrud Gilberto, um dos maiores nomes da bossa nova, morreu aos 83 anos. A informação foi confirmada pela redes sociais da neta da artista, Sofia Gilberto, na madrugada desta terça-feira.

 

 

Astrud ficou conhecida internacionalmente após dar voz a versão em inglês da música 'Garota de Ipanema'. No texto, a neta da cantora relembrou a trajetória da avó:

"Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud." completa Sofia.

Longe dos palcos desde 2002, Astrud foi dona de de uma extensa discografia composta por 19 álbuns. Filha de brasileira com pai alemão, a cantora ingressou na carreira musical em 1960. Três anos depois, se muda para os Estados Unidos ao lado de João Gilberto, onde produz o álbum Getz/Gilberto, ao lado do marido e de Stan Getz.

A artista deixa dois filhos, o baixista Marcelo Gilberto, do casamento com João Gilberto, e Greg Lasorsa, do segundo casamento.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros