Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português quarta, 27 de abril de 2022

AZUL-MARINHO JOGA NO TIME DE ULTRAVIOLETA
 

Azul-marinho joga no time  de ultravioleta

Azul-marinho, como ultravioleta, é invariável — sem feminino, masculino, singular ou plural: blusa azul-marinho, blusas azul-marinho, sapato azul-marinho, sapatos azul-marinho.
 

Ultravioleta é invariável

O adjetivo ultravioleta não tem plural. Com ele é tudo igual: raio ultravioleta, raios ultravioletas.
 

Uniforme verde-oliva. Uniformes…

Os adjetivos compostos referentes a cores são invariáveis quando o segundo elemento da composição é substantivo: uniformes verde-oliva, blusas azul-turquesa, canários amarelo-ouro, sapatos verde-garrafa, vestidos vermelho-sangue, toalha azul-pavão.  
 

Adjetivo anteposto e posposto a mais de um substantivo: concordância

Adjetivo anteposto a mais de um substantivo concorda com o mais próximo, ou seja, o primeiro deles: má hora e lugar, sérios encargos e obrigações. Exceção: Quando os substantivos são nomes próprios ou nomes de parentesco, o adjetivo vai sempre para o plural: O Brasil admira os denodados Caxias e Tamandaré. O professor elogiou as aplicadas tia, prima e sobrinha. 2. Adjetivo posposto a dois […]
 

Adiar para depois? É pleonasmo

Adiar é deixar a realização de algo para depois. Por isso, abra os dois olhos. “Adiar para depois” é pleonasmo: O presidente adiou a reunião. O diretor adiou a viagem para a próxima quarta-feira. Que tal adiar o casamento?  
 

Adentro: grafia

Adentro escreve-se assim, coladinha: Fugiu mato adentro. A discussão prosseguia noite adentro.
 

Adentrar: regência

Adentrar? Não use. Você pode substituí-lo por entrar. Se usar, prefira a regência transitiva direta: O time adentrou o campo.  
 

Ademais: significado

Ademais significa além disso, de mais a mais: O dia estava frio; ademais, ele estava sem agasalho.  
 

Ad nutum: significado e história

A duplinha latina ad nutum significa a qualquer momento. Funcionário demissível ad nutum pode perder o emprego sem aviso prévio. É o caso de ministros e secretários de estado. Curiosidade Em 1808, a família real chegou ao Brasil. Com ela, veio a corte portuguesa. Onde abrigar tanta gente? O jeito foi desalojar os moradores das casas mais ajeitadas. A forma era simples. Colava-se na porta […]
 

Acontecer: emprego e abusos

As palavras, como as pessoas, têm manias. Combinam. Brigam. Fazem exigências. Armam ciladas. Um verbo cheio de caprichos é o acontecer. Elitista, ele tem poucos empregos. E quase nenhum amigo. Mas, por arte do destino, os colunistas sociais o adotaram. A moda se espalhou como notícia ruim. O pobre virou praga. Tudo acontece. Até pessoas: Neymar está acontecendo no noticiário. O casamento acontece na catedral.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros