Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 01 de maio de 2023

BRASILEIRÃO 2023: BOTAFOGO VENCE FLAMENGO NO MARACANÃ E ASSUME A LIDERANÇA, COM 100%

 

Botafogo vence Flamengo em jogaço no Maracanã e lidera o Brasileirão com 100%

 

Soccer Football - Brasileiro Championship - Flamengo v Botafogo - Estadio Maracana, Rio de Janeiro, Brazil - April 30, 2023 Botafogo's Tiquinho Soares celebrates scoring their first goal with teammates REUTERS/Sergio Moraes. Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Por Redação

30/04/2023 | 18h19Atualização: 30/04/2023 | 20h44

 

Tiquinho Soares comandou com dois gols e time de Luís Castro assumiu a primeira posição de maneira isolada

 

Botafogo Flamengo deram um verdadeiro espetáculo para os mais de 53 mil torcedores presentes no Maracanã na tarde deste domingo. O time alvinegro superou a pressão adversária, com um homem a menos, para continuar com 100% de aproveitamento no Brasileirão e assumir a liderança ao vencer o clássico diante de seu rival por 3 a 2, pela terceira rodada do torneio.

Nem o mais otimista botafoguense apostaria que seu time chegaria à liderança da competição após três rodadas. O Botafogo confirmou o bom momento com o técnico Luís Castro. O time alvinegro vem de 12 jogos de invencibilidade na temporada, sendo sete vitórias consecutivas. Do outro lado, só pressão. David Luiz e Vidal foram os principais alvos dos torcedores flamenguistas, que vaiaram muito a dupla. Na tabela de classificação, o Botafogo é o único time com nove pontos. Já o Flamengo ficou estacionado com três, ainda longe de brigar pelas primeiras colocações do campeonato.

 

Tiquinho Soares marcou dois gols na vitória por 3 a 2 neste domingo contra o Flamengo

Tiquinho Soares marcou dois gols na vitória por 3 a 2 neste domingo contra o Flamengo  Foto: REUTERS/Sergio Moraes

 

O Flamengo viveu uma tarde onde parecia que tudo daria errado, como deu. Antes mesmo de a bola rolar, o meia Gerson reclamou de dores no adutor da coxa durante o aquecimento e acabou sendo substituído por Ayrton Lucas, que iniciaria entre os suplentes.

Com a bola em jogo, o time rubro-negro perdeu uma chance clara de gol. Wesley tabelou com Gabigol e cruzou rasteiro para Vidal. Livre dentro da área, o chileno deu um leve desvio e acertou a trave. O domínio do Flamengo era total, mas o Botafogo começou a equilibrar as ações e se arriscar. Deu certo.

Em um dos poucos bons momentos ofensivos do Botafogo durante os 45 minutos iniciais, o árbitro marcou pênalti de Wesley em Victor Sá. Aos 29, Tiquinho Soares cobrou com categoria e mandou para o gol. O atacante poderia ter saído de campo como o grande herói. Ele teve a chance de fazer o segundo bem quando Santos estava fora do gol. O arremate, no entanto, foi para fora.

 

Atrás do empate, o Flamengo pressionou o Botafogo e passou a arriscar de todo o lugar. Mas sentiu o gol e começou a se irritar, tanto que Vidal foi amarelado por parar um contra-ataque e Gabigol por reclamação, melhor para a equipe de Luís Castro, que ampliou e foi para o intervalo com 2 a 0. Aos 49 minutos, após cobrança de escanteio, Danilo Barbosa cabeceou para o gol.

No intervalo, Jorge Sampaoli fez a substituição que ensaiava antes mesmo do fim do primeiro tempo. Ele tirou Ayrton Lucas e colocou Éverton Ribeiro. O meia precisou de três minutos para deixar Gabigol na cara do gol em duas oportunidades. O atacante parou em Lucas Perri, que vive momento mágico com a camisa do Botafogo.

A sorte do Botafogo começou a mudar aos quatro minutos, quando Rafael acertou Rafael e acabou expulso. Mas esse não foi o momento mais tenso da partida. Luís Castro foi fazer uma alteração para recompor o time. O que era para ser simples, virou uma confusão expulsão. Treinador e arbitragem não se entenderam e rolou um bate-boca com Edina Alves Batista, que mostrou o vermelho para o técnico alvinegro depois do amarelo.

O Flamengo já tinha a posse de bola no 11 contra 11. Com um jogador a mais, o domínio foi ainda mais avassalador. O gol, que demorava a sair, aconteceu aos 12 minutos. O time rubro-negro foi com tudo para o ataque. Fabrício Bruno recebeu na direita e cruzou, como um camisa 10, para o “9″ Léo Pereira diminuir.

O bom momento do Flamengo não durou muito. Após segurar a pressão, o Botafogo resolveu arriscar no contra-ataque, já que Sampaoli abriu mão de seus dois laterais. A ideia funcionou. O time alvinegro perdeu, em um mesmo lance, quatro chances para ampliar e foi conseguir só depois, aos 25 minutos. Tchê Tchê avançou pela direita e deu para Tiquinho Soares fazer o seu segundo gol na partida.

Após sofrer o gol, Sampaoli deu novo ânimo aos torcedores ao chamar Bruno Henrique. Mas quem chamou a atenção foi Thiago Maia. Ele acertou um chute em Di Placido e teve de sair de campo de maca. O volante rubro-negro ainda escapou de ser expulso. O VAR chamou Edina para reavaliar o lance. Ela deu cartão amarelo ao jogador.

O Botafogo parecia ter o jogo sob o controle, mas foi o Flamengo que colocou fogo na partida. Aos 40 minutos, Éverton Ribeiro cobrou escanteio na cabeça de Léo Pereira, que fez mais um. O Flamengo ainda aproveitou os 11 minutos de acréscimos para criar inúmeras chances, mas Lucas Perri confirmou a vitória alvinegra.

Flamengo e Botafogo têm compromissos por torneios continentais no meio de semana. O time rubro-negro enfrenta o Racing, na Argentina, pela Copa Libertadores, enquanto a equipe alvinegra encara a LDU, no Nilton Santos, pela Sul-Americana. No Brasileirão, o Flamengo tem como próximo desafio o Athletico-PR, no domingo, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). No mesmo dia, às 18h30, o Botafogo recebe o Atlético-MG, no Nilton Santos, no Rio.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 X 3 BOTAFOGO

FLAMENGO - Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley (Marinho), Thiago Maia (Victor Hugo), Vidal (Matheus França) e Ayrton Lucas (Éverton Ribeiro); Gabigol, Pedro e Éverton Cebolinha (Bruno Henrique). Técnico: Jorge Sampaoli.

BOTAFOGO - Lucas Perri; Rafael, Adyelson, Víctor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio) e Eduardo (Marlon Freitas); Júnior Santos (Di Placido), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique). Técnico: Luís Castro.

GOLS - Tiquinho Soares, aos 29, e Danilo Barbosa, aos 49 minutos do primeiro tempo. Léo Pereira, aos 13aa e aos 40, e Tiquinho Soares, aos 25 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Edina Alves Batista (SP)

CARTÕES AMARELOS - David Luiz, Gabigol, Thiago Maia e Vidal (Flamengo); Tiquinho Soares e Victor Cuesta (Botafogo)

Continua após a publicidade

CARTÃO VERMELHO - Rafael e Luís Castro (técnico).

RENDA - R$ 2.880.695,00.

PÚBLICO - 53.138 presentes.

LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros