Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 17 de abril de 2023

BRASILEIRÃO 2023: GRÊMIO GANHA DO SANTOS EM ESTREIA DO TORNEIO

 

Santos volta a oscilar e perde do Grêmio em estreia no Brasileirão

 

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Por Felipe Rosa Mendes

16/04/2023 | 20h38Atualização: 16/04/2023 | 20h56

Time paulista é superado pela equipe gaúcha por 1 a 0 em Caxias do Sul na estreia da competição nacional

 

Após emplacar três vitórias consecutivas na temporada, o Santos voltou a oscilar neste domingo e estreou com derrota no Brasileirão. O time da Vila Belmiro fez uma partida de indecisão, sem saber se se concentrava na marcação ou se mantinha sua vocação ofensiva, e foi batido pelo Grêmio por 1 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). A partida marcou o retorno do time gaúcho à Série A.

O único gol da partida foi marcado aos 43 minutos do primeiro tempo, pelo lateral João Pedro. Candidato a craque do Brasileirão, o atacante Luis Suárez desperdiçou uma cobrança de pênalti no início da etapa final. Nos instantes finais do duelo, o atacante Soteldo recebeu dois cartões amarelos em dois minutos e foi expulso de campo, se tornando baixa para o técnico Odair Hellmann para a segunda rodada.

O resultado deste domingo voltou a colocar a desconfiança sobre o time paulista, que não consegue convencer o torcedor nesta temporada. Depois de toda a oscilação da equipe no Paulistão, Odair Hellmann resolveu apostar na forte marcação para encarar o Grêmio neste domingo. Os primeiros 40 minutos de jogo foram de disciplina tática e organização em campo por parte do lado santista. O time visitante estava mais preocupado em se defender do que em atacar.

 

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

 

Com esta postura, o Santos era compacto e sólido em todos os setores, com exceção do ataque, praticamente inexistente. A estratégia parecia bem-sucedida até que Lucas Barbosa se machucou e Odair colocou Soteldo, voltando de lesão, em campo. Acostumado a jogar mais solto, o venezuelano movimentou o ataque santista e a partida, fazendo o Grêmio recuar.

Ao mesmo tempo em que levava perigo, o atacante permitia o contra-ataque e ficava a desejar na marcação. E foi assim que o Grêmio encontrou o caminho para abrir o placar. Aos 43, após levantamento na área, a defesa santista afastou e a bola sobrou para João Pedro. O lateral, que viu Soteldo falhar em sua marcação, arriscou de longe, sem muita força, mas contou com a posição adiantada do goleiro João Paulo para mandar para as redes. Foi o primeiro gol de João Pedro com a camisa gremista.

NEWSLETTEREsportes

Resultados de jogos, colunas e bastidores do mundo dos esportes, de domingo a sexta.

INSCREVER

Ao se cadastrar nas newsletters, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

O gol acabou com a estratégia santista, até então efetiva. E o Santos voltou a repetir o desempenho exibido ao longo do Paulistão, um tanto confuso em campo. O Grêmio voltou para o segundo tempo com o mesmo ritmo. E teve grande chance de ampliar a vantagem aos 8 minutos, depois que Messias fez falta em Cristaldo dentro da área. Na cobrança, porém, Suárez encheu o pé e mandou por cima do travessão.

Continua após a publicidade

E o que parecia a porta aberta para uma vitória tranquila do Grêmio se tornou nova oportunidade para o Santos. Isso porque, depois do pênalti perdido, o time gaúcho recuou e viu o visitante controlar as ações por quase 15 minutos. Adriel precisou salvar os mandantes aos 16, numa linda defesa, após cabeçada de Eduardo Bauermann, em jogada de Ângelo.

O Santos era melhor no segundo tempo, mas não deixava de levar sustos na defesa. Quase na base do desespero, Odair chegou a contar com quatro atacantes em campo, em busca do empate. Promoveu, assim, a estreia de Bruno Mezenga. Mas a postura fortemente ofensiva foi sabotada por Soteldo.

O venezuelano levou dois cartões amarelos em apenas dois minutos, sendo o primeiro deles por motivo bobo ao reclamar com o quarto árbitro em lance fora de contexto. Na sequência, fez falta dura na defesa santista e foi expulso de campo. Com um a menos em campo, o Santos até se arriscou no ataque, de forma corajosa, mas não o suficiente para buscar o ponto fora de casa.

O Santos volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Audax Italiano, pela Copa sul-americana, em casa. No domingo, atuará novamente na Vila Belmiro, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão. O Grêmio vai visitar o Cruzeiro no sábado, também pela segunda rodada da competição nacional.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 1 X 0 SANTOS

GRÊMIO - Adriel; João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti (Darlan), Bitello, Cristaldo (Nathan); Vina (Everton Galdino), Zinho (André) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.

Continua após a publicidade

SANTOS - João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Rodrigo Fernández), Dodi (Bruno Mezenga) e Lucas Lima (Miguelito); Daniel Ruiz (Ângelo), Lucas Barbosa (Soteldo) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.

GOL - João Pedro, aos 43 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - Vina, Camacho, Dodi, Kannemann, Darlan.

CARTÃO VERMELHO - Soteldo.

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO/Fifa).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros