Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sábado, 06 de maio de 2023

BRASILEIRÃO 2023: SANTOS VISITA CRUZEIRO

 

Santos visita Cruzeiro pelo Brasileirão preocupado com a defesa e com dúvidas no ataque

Messias, zagueiro do Santos

Foto: Raul Baretta / Santos FC

 

 

Por Felipe Rosa Mendes

06/05/2023 | 03h00

Odair Hellmann tem alguns problemas para o jogo deste sábado, na Arena Independência, pela quarta rodada da competição nacional

 

Se antes a grande preocupação do Santos era o ataque, agora Odair Hellmann tem dor de cabeça para escalar a defesa. Será sob certa inquietação que o treinador mandará o time paulista a campo neste sábado para enfrentar o Cruzeiro, às 16h, Arena Independência, em Belo Horizonte, pela quarta rodada do Brasileirão.

Odair não poderá repetir no fim de semana a dupla de zaga que vem se tornando a única certeza da equipe, em meio a seguidos desfalques e oscilações no meio de campo e no ataque. Eduardo Bauermann levou o terceiro cartão amarelo na rodada passada e cumprirá suspensão. Messias, então, pode jogar ao lado de Joaquim ou Luiz Felipe.

 

A mudança causa apreensão na comissão técnica e na torcida porque Bauermann e Messias conquistaram entrosamento, boas atuações e confiança jogando juntos nas últimas semanas. Eles foram a solução encontrada por Odair para resolver as performances ruins da defesa santista ao longo do Paulistão.

Maicon e Joaquim, que foram os titulares no Estadual, jogaram juntos pela última vez na derrota por 3 a 0 para o Ituano, justamente a partida que decretou a eliminação santista. Os dois jogadores se machucaram em seguida e Odair resolveu dar chance para Bauermann e Messias. Nos últimos nove jogos, a defesa foi vazada apenas quatro vezes. A confiança da dupla é tal que se traduz até em participações decisivas no ataque. Foram três nos últimos jogos.

Odair Hellmann tem alguns problemas para o jogo deste sábado, no Mineirão, pela quarta rodada do Brasileirão Foto: Raul Baretta / Santos FC

O mais cotado para atuar ao lado de Messias é Joaquim. Mas não deve ser a única novidade na equipe. Camacho deve substituir o também suspenso Dodi, no meio-campo. No ataque, Marcos Leonardo voltará a ficar entre os 11 após ser vetado de última hora da partida contra o Newell’s Old Boys, por precaução. Ele apresentou febre e dores no corpo.

 

A dúvida está em quem serão os seus parceiros no setor. Mendoza e Daniel Ruiz saem em vantagem pelas boas atuações na partida da Copa Sul-Americana. Porém, Lucas Braga, recuperado de lesão, e Deivid também podem aparecer entre os 11. Ângelo deve ficar no banco. Lucas Barbosa ainda não se recuperou de lesão.

Entre as demais posições, o lateral-direito João Lucas está reabilitado de problema físico, mas Nathan deve ser o titular. O volante Sandry e o zagueiro Maicon foram cortados de última hora por questões físicas.

No meio da tabela, com quatro pontos, o time santista quer os três pontos para começar a brigar na metade superior da classificação geral, onde já está o adversário deste sábado. Em momento mais favorável, o Cruzeiro já tem duas vitórias e quer embalar na temporada. No geral, o time vem de três triunfos seguidos, incluindo um pela Copa do Brasil.

Como a rodada prevê apenas duas partidas do Brasileirão neste sábado, o Cruzeiro pode até dormir na liderança se vencer o Santos. Neste caso, encerraria um jejum de 193 rodadas sem figurar no topo da tabela da Série A. A última vez que isso aconteceu foi em 2014, quando foi campeão.

Em relação à escalação, a grande dúvida recai sobre Wallisson. O volante apresenta dores no joelho direito, mesmo após exames descartarem lesões graves no local. Ele foi baixa na vitória sobre o Red Bull Bragantino, na rodada passada, e pode ser relacionado para este sábado.

Na defesa, o técnico Pepa terá o retorno do zagueiro Lucas Oliveira, que cumpriu suspensão na rodada passada. E deve ter Luciano Castán compondo o setor, apesar dos pontos que o jogador levou no supercílio direito por conta de um corte sofrido na rodada passada. Ele treinou normalmente.

CRUZEIRO X SANTOS

  • CRUZEIRO - Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Nikão e Gilberto. Técnico: 
  • SANTOS - João Paulo; Nathan, Messias, Joaquim (Luiz Felipe) e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho e Lucas Lima; Mendoza, Daniel Ruiz (Lucas Braga) e Marcos Leonardo. Técnico:Odair Hellmann.
  • ÁRBITRO -Bruno Arleu de Araujo (RJ/Fifa).
  • HORÁRIO -
  • LOCAL -Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).
  • TRANSMISSÃO - 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros