Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 17 de setembro de 2023

BRASILEIRÃO 2023: VASCO LEVA A MELHOR SOBRE O FLUMINENSE - 4 A 2

 

Por 
Diogo Dantas

 

Em um jogo eletrizante, equilibrado e cheio de alternativas, o Vasco deu alegria e esperança ao seu torcedor, ao derrotar o Fluminense por 4 a 2, no Nilton Santos, e mostrar que é possível escapar do temido rebaixamento. Gabriel Pec foi o nome da partida, com dois gols. Vegetti voltou a balançar as redes, e Praxedes marocu pela primeira vez com a camisa cruz-maltino. Marcelo e Lima fizeram para o tricolor, que terminou o dia ainda preocupado com a lesão de Jhon Arias.

O Vasco não vencia o Fluminense há oito jogos, desde o fim de 2019, o jejum mais longo da Série A.

O jogo

 

Sem Fernando Diniz, suspenso, o Fluminense tentou se impor pela maior qualidade técnica e melhor toque de bola desde o começo da partida, mas encontrou pela frente um Vasco totalmente mobilizado.

A estratégia do time de Ramón Díaz foi alternar momentos de pressão com outros de recuo. Quando não tinha a bola, o Vasco marcava forte. Com ela nos pés, fazia um jogo bastante vertical.

A presença de Rossi como titular foi o diferencial nesse sentido na etapa inicial. No primeiro gol, de Praxedes, Paulinho roubou bola de Cano e fez bela jogada pela direita.

A bola voltou para Rossi, que superou Marcelo e deu assistência precisa para o meio-campo abrir o placar. Foi praticamente a única finalização do Vasco no primeiro tempo.

O Fluminense, além de perder o jogo, perdeu Arias, lesionado, o que comprometeu sua estratégia antes do intervalo.

Na etapa final, Lima entrou em cena e Alexsander passou a cobrir Marcelo. Os dois foram responsáveis pela reação. O experiente lateral acertou belo chute antes do primeiro minuto e empatou.

Em seguida, porém, o Vasco foi cirúrgico outra vez. Em cobrança de escanteio, Vegetti subiu na primeira trave e acertou o ângulo, de cabeça.

Aí, Ramón Díaz lançou Pec para explorar os contra-ataques, e conseguiu. A cada jogada do Fluminense, que teve chances com John Kennedy e Martinelli, havia perigo.

Aos 25, Léo Jardim fez bela defesa em finalização de Martinelli. Antes, Kennedy fez um salseiro e errou o alvo, enquanto Cano estava livre à espera do passe.

Com a tentativa de esticar uma bola, Marcelo entregou o ouro novamente. Zé Gabriel lançou Pec, que foi beneficiado por vacilo de André no recuo, e ficou livre na frente de Fábio para retomar a ponta.

Havia tempo para mais. Payet, que deu cadência precisa ao time do Vasco, esticou contra-golpe certeiro com passe em profundidade para Puma, que virou o jogo. Vegetti, novamente ele, aparou de cabeça, e serviu Pec entre os zagueiros para o atacante fazer o quarto gol e dar números finais ao placar.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros