Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 14 de abril de 2024

BRASILEIRÃO 2024: FLUMINENSE EMPATA COM BRAGANTINO - 2 X 2

 

Por 
Cayo Pereira
 — Rio de Janeiro, RJ

A estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro foi cercada de pontos altos e pontos baixos. No empate em 2 a 2 no Maracanã, frente ao Red Bull Bragantino, o Tricolor mostrou valências em relação aos últimos jogos ao ter um volume de jogo ofensivo bem maior, no entanto, os gols sofridos evidenciaram o ponto fraco desta temporada: a defesa.

Desde a saída de Nino para o Zenit, da Rússia, o Fluminense perdeu o seu melhor zagueiro. O Tricolor até trouxe um reforço para o sistema defensivo, Antônio Carlos, que teve minutos na equipe alternativa durante o Estadual, mas que, no time titular, não desempenhou em um nível que o alçasse ao posto de substituto de Nino.

Felipe Melo faz a saída de bola da defesa para o ataque contra o Bragantino — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC
Felipe Melo faz a saída de bola da defesa para o ataque contra o Bragantino — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC

No entanto, com ou sem Martinelli na linha de zaga, o sistema defensivo do Fluminense tem se mostrado bastante vulnerável nesta temporada. Em 10 jogos da equipe titular nesta temporada, o Flu sofreu sete gols. Desses sete, seis gols foram em jogadas de bola aérea.

Contra o Bragantino, os dois gols sofridos pelo Fluminense em um espaço de sete minutos, foram originados de cruzamento na área. Na coletiva de imprensa, o técnico Fernando Diniz disse não acreditar que a vulnerabilidade da equipe seja por conta da falta de zagueiros, mas assumiu que ter um homem da posição poderia ter evitado o pior. Com Martinelli e Felipe Melo como dupla de zaga, a média de altura do miolo defensivo tricolor é de 1,81m.

O fato é que, desde a saída de Nino, o Fluminense tem a sua defesa como posição carente. No entanto, Fernando Diniz terá que buscar soluções dentro do próprio elenco, já que a janela de transferências abre apenas no mês de julho. O retorno de Manoel parece estar próximo de acontecer e pode ser um trunfo do técnico para voltar a ter um zagueiro, de fato, na posição, já na próxima rodada, contra o Bahia, fora de casa, na terça-feira, dia 16.

Na janela de julho, o Fluminense precisará atacar o mercado para buscar a contratação de, pelo menos, um zagueiro para preencher a lacuna deixada por Nino e que nenhum jogador conseguiu suprir de forma que traga segurança para equipe, principalmente se o objetivo do clube é brigar por todas as competições até dezembro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros