Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 15 de maio de 2022

BRASILEIRÃO: BOTAFOGO E FORTALEZA SE ENFRENTAM NO ENGENHÃO

 

Em momentos opostos, Botafogo e Fortaleza se enfrentam no Engenhão

Time carioca busca manter boa sequência na temporada contra equipe cearense neste domingo no Rio de Janeiro

Redação, Estadão Conteúdo

15 de maio de 2022 | 09h00

Embalado com a sequência positiva, após reforçar o elenco, o Botafogo tenta engrenar no Campeonato Brasileiro a partir do confronto contra o Fortaleza, marcado para este domingo, às 18h, no Engenhão, pela sexta rodada.

O time carioca não perde há quatro rodadas, sendo que na última bateu o Flamengo por 1 a 0, no Mané Garrincha. No Brasileirão, tem oito pontos, e está de olho nas primeiras posições. O bom momento reflete na Copa do Brasil, com o time presente nas oitavas de final após eliminar o Ceilândia com duas vitórias por 3 a 0.

 
ctv-aol-design-sem-nome-16
Time carioca busca somar os três pontos contra o Fortaleza para subir na classificação do Brasileirão Foto: Vítor Silva/BFR
 

O Fortaleza, por outro lado, não vem bem e segura a lanterna do Brasileirão, com apenas um ponto, pior momento do time com Juan Vojvoda no comando. Na Copa do Brasil, assim como seu rival, também se garantiu nas oitavas de final.

O técnico Luís Castro deve seguir no embalo do bom momento do Botafogo e mexer o mínimo possível no time. A principal dúvida do treinador está no ataque. Dois atacantes devem jogar entre Gustavo Sauer, Diego Gonçalves, Matheus Nascimento e Victor Sá.

O treinador ainda ganhou uma dor de cabeça no meio da semana. Patrick de Paula fez bom jogo contra o Ceilândia e pode pintar entre os titulares. Ele briga por posição com Tchê Tchê. "Quando nós jogamos quarta e domingo, as coisas ficam bem. Quando há intervalos vai se conseguindo recuperar a equipe. Nosso problema é que não estamos muito tempo juntos. Quando já temos pré-temporada feita e os jogos são quarta e domingo tem processos já adquiridos. Mas do jeito que está faz com que tenhamos desconfortos porque há coisas que não estão bem consolidadas na equipe", explicou Castro.

Do outro lado, Juan Vojvoda precisará colocar o que tem de melhor para tirar o Fortaleza da última posição. O treinador não poderá contar ainda com o goleiro Fernando Miguel, vetado pelos médicos.

"Vamos colocar a cabeça no Brasileirão. Temos um adversário como o Botafogo, temos que planejar bem a partida, ter estratégia e começar nosso caminho no Brasileirão, que é a competição que nos levou à Libertadores. É uma competição longa, mas temos, como sempre, a responsabilidade de encarar cada partida", analisou o treinador.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros