Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 09 de dezembro de 2021

BRASILEIRÃO - GRÊMIO TENTA EVITAR 3º REBAIXAMENTO E SANTOS E SÃO PAULO BUSCAM VAGA NA PRÉ-LIBERTADORES

 

Grêmio tenta evitar 3º rebaixamento e Santos e São Paulo buscam vaga na pré-Libertadores

Última rodada do Brasileirão tem grande importância para 12 dos 20 clubes e disputa acirrada por vagas continentais e contra o rebaixamento

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

09 de dezembro de 2021 | 05h00

A 38ª e última rodada do Brasileirão tem grande importância para 12 dos 20 clubes. Todos entram em campo nesta quinta-feira, às 21h30, para encerrar suas trajetórias no torneio nacional. Como o título já está definido depois que o Atlético Mineiro sagrou-se bicampeão com antecedência, as principais disputas na rodada derradeira do certame são a briga pelas últimas vagas na Libertadores 2022 Copa Sul-Americana, que inclui Santos São Paulo, e a luta para escapar do rebaixamento. O protagonista deste calvário é o Grêmio, por um fio de descer à Série B pela terceira vez em sua história.

Será uma quinta-feira triste ou de alívio para BahiaCuiabáGrêmio ou Juventude. Dois deles serão rebaixados e se juntarão a Chapecoense Sport. Na parte de cima, há oito candidatos para as últimas três vagas da Libertadores 2022 - uma para a fase de grupos e duas para as etapas préliminares. Os que não forem à principal competição do continente jogarão a Sul-Americana, com exceção do 16º colocado e dos quatro rebaixados.

 
 
Grêmio precisa de um milagre para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro
Grêmio precisa de um milagre para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro Foto: Alex Silva/Estadão
 

O Grêmio poderia ter caído na 36ª rodada, mas ganhou sobrevida ao superar o São Paulo, empatar com o Corinthians e ser beneficiado com a derrota do Juventude no Morumbi. Porém, a possibilidade de o clube gaúcho jogar a segunda divisão nacional pela terceira vez ainda é grande. O time de Vagner Mancini, 18º colocado, com 40 pontos, precisa vencer o campeão Atlético-MG, que vai atuar com reservas, e terá de torcer para que Bahia e Juventude percam. Os dois somam 43 pontos e ocupam 16ª e 17ª posições, respectivamente. 

"Enquanto há esperança, nós vamos lutar. Dependemos de alguns resultados, mas o Grêmio ainda tem chance. Eu acredito muito nisso ainda", disse o técnico Vagner Mancini, ainda esperançoso. 

O Corinthians teve a chance de rebaixar o Grêmio na rodada anterior, mas não o fez. O time gaúcho, no entanto, ainda depende do rival paulista porque a equipe de Sylvinho encara o Juventude no Alfredo Jaconi. O Bahia, outro concorrente do Grêmio contra o descenso, visita o Fortaleza no Castelão. 

O Cuiabá é o que corre o menor risco de retornar à Série B. O clube do Mato Grosso chegou aos 46 pontos ao superar o Fortaleza na segunda-feira e precisa somar mais um para se salvar. Mesmo se tropeçar no seu último compromisso pode se manter na elite, caso seus rivais não sejam bem sucedidos.

O rival do Cuiabá em seu último compromisso é o Santos, aliviado por eliminar qualquer risco de queda. O Brasileirão distribui tantas vagas para os torneios continentais que o clube da Vila Belmiro e o São Paulo saíram da condição de ameaçados pela degola ao posto de assegurados na Sul-Americana. E os times de Fábio Carille e Rogério Ceni, com 49 e 48 pontos, respectivamente, querem mais. Podem, ainda, garantir um lugar na fase prévia da Libertadores. Para isso, terão de vencer Cuiabá e América-MG e torcer para seus concorrentes tropeçarem.

Serão nove clubes brasileiros na próxima edição da principal competição do continente, sendo que seis deles já estão garantidos: Palmeiras Athletico-PR, campeões da Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, Atlético-MGFlamengo, Corinthians e Fortaleza.

Red Bull BragantinoFluminense, América-MG, Atlético-GOCeará, Santos, Internacional e São Paulo jogam nesta quinta a fim de garantir os últimos lugares no torneio continental, mesmo que seja nas etapas prévias.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que estuda as probabilidades das equipes no Brasileirão, os favoritos a garantirem um lugar na Libertadores são Red Bull Bragantino, Fluminense e América-MG. Eles ocupam atualmente um posto entre os oito primeiros. São sexto, sétimo e oitavo, respectivamente.

O time de Bragança tem 53 pontos, e a equipe carioca, 51. Os mineiros somam 50, bem como o Atlético-GO, que derrotou o Inter de virada no Beira-Rio na última segunda-feira e se fortaleceu nessa briga. O Ceará é outro a aparecer com 50. Mais abaixo, estão Santos (49), Inter (48) e São Paulo (48). 

Na rodada final, o Fluminense recebe a lanterna e já rebaixada Chapecoense, o Bragantino faz duelo direto pela vaga com o Inter em casa, o América-MG recebe o São Paulo em outra partida que opõe dois postulantes a irem ao torneio continental, o Ceará visita o despreocupado Palmeiras na capital paulista, e o Atlético-GO encara o Flamengo em Goiânia.

Flamengo e Palmeiras já asseguraram a segunda e terceira posições, respectivamente, e jogam o seu último compromisso com reservas. O time alviverde, aliás, faz isso desde a 36ª rodada, uma vez que o elenco ganhou férias após a conquista do tri da Libertadores. 

Nove dos dez confrontos têm importância para a conclusão da competição. Nada há nada em jogo apenas em Sport x Athletico-PR, que se enfrentam no Recife. O time pernambucano já está rebaixado e o clube paranaense não corre mais risco. Com isso, pode se concentrar nas finais da Copa do Brasil contra o Atlético-MG. 

Veja os jogos e os locais da última rodada do Brasileirão:

Quinta-feira, às 21h30

Fluminense x Chapecoense - Maracanã

Palmeiras x Ceará - Arena Barueri

Santos x Cuiabá - Vila Belmiro

América-MG x São Paulo - Arena Independência

Grêmio x Atlético-MG - Arena do Grêmio

Fortaleza x Bahia - Arena Castelão

Sport x Athletico-PR - Arena Pernambuco

Red Bull Bragantino x Internacional - Nabi Abi Chedid

Juventude x Corinthians - Alfredo Jaconi

Atlético-GO x Flamengo - Antônio Accioly


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros