Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 10 de outubro de 2022

BRASILEIRÃO: PALMEIRAS VIVE EXPECTATIVA POR 1º GOL DE ENDRICK EM DEFESA DE TABU DIANTE DO ATLÉTICO-GO

 

Palmeiras vive expectativa por 1º gol de Endrick em defesa de tabu diante do Atlético-GO

  

Equipe alviverde quer manter invencibilidade como visitante para se aproximar do título do Brasileirão

Palmeiras está cada vez mais próximo do 11º título do Campeonato Brasileiro. Apesar do favoritismo e da ampla vantagem para os principais perseguidores, jogadores, comissão técnica e diretoria preferem a precaução. Assim, independentemente do rival, o clube valoriza cada jogo na busca pelo troféu nacional. Nesta segunda-feira, às 18h30, o desafiante é o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly, pela 31ª rodada da competição.

A equipe alviverde ainda tem a possibilidade de igualar em pontos a campanha recordista do Flamengo de 2019. Com 66 pontos somados até aqui, os comandados de Abel Ferreira precisariam vencer todos os jogos até o fim do torneio. A missão se apresenta com dificuldades, mas o time alviverde defende 15 jogos de invencibilidade e ganhou suas últimas cinco partidas pelo Brasileirão. São números suficientes para fazer crer que a atual geração superará ao menos as campanhas dos títulos de 2016 e 2018, quando totalizou 80 pontos.

Outro aspecto favorável é o longo tabu que o Palmeiras sustente diante do Atlético-GO. A última vez em que perdeu um jogo para os goianienses faz 10 anos. Em 2012, perdeu em casa e fora (ambas por 2 a 1), ano em que os dois times acabaram rebaixados. Nos últimos nove encontros entre os adversário desta segunda-feira, houve oito vitórias palestrinas e somente um empate.

Na goleada sobre o Coritiba, por 4 a 0, a comissão técnica lusitana, liderada por Abel Ferreira, conquistou sua 100ª vitória no comando do Palmeiras e hoje vão alcançar mais um número histórico. Abel igualará o argentino Filpo Núñez como o segundo estrangeiro que mais dirigiu o clube, 153 jogos. O líder deste quesito é o uruguaio Ventura Cambon, com 305 duelos. O português não esteve à beira do campo na quinta-feira e agora retorna de suspensão.

 

ENDRICK

Há grande expectativa para que o jovem atacante Endrick, de 16 anos, ganhe mais minutos em campo. Novamente, todas as decisões serão decorrentes do desenrolar da partida. Diante do Coritiba, o novato teve algumas dificuldades para captar a movimentação do jogo, mas teve duas oportunidades de gol, desperdiçadas por motivos compatíveis com a idade que tem. Mesmo assim, se observou algo incomum. Os companheiros buscaram Endrick na grande maioria das jogadas, com altruísmo comum às equipes de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

 

 
Endrick se tornou o mais jovem atleta a atuar profissionalmente pelo Palmeiras, com 16 anos, dois meses e 25 dias
Endrick se tornou o mais jovem atleta a atuar profissionalmente pelo Palmeiras, com 16 anos, dois meses e 25 dias Foto: Cesar Greco/ SE Palmeiras

“Ele trabalhou muito para ter a oportunidade, temos planos definidos para cada situação e neste plano o Endrick está dentro ou não. Não conseguimos adivinhar, mas apareceu a oportunidade. Espero que tenha muito sucesso. O Endrick, como qualquer jogador com a idade que tem, vai errar e acertar muito”, afirmou o auxiliar-técnico João Martins após a estreia do jovem.

 

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO GOIANIENSE X PALMEIRAS

ATLÉTICO GOIANIENSE: Renan; Dudu, Wanderson, Lucas Gazal e Arthur Henrique; Willian Maranhão, Edson Fernando e Marlon Freitas; Wellington Rato, Churín e Luiz Fernando. Técnico: Eduardo Souza.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Mayke, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

ÁRBITRO: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ).


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros