Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 11 de setembro de 2022

BRASILEIRÃO: SÃO PAULO E CORINTHIANS JOGAM DE NA COPA DO BRASIL E PENSAMENTOS DIFERENTES NO BRASILEIRÃO

 

São Paulo e Corinthians jogam de olho na Copa do Brasil e com pensamentos diferentes no Brasileirão

Foto: Rubens Chiri/SPFC

Time tricolor quer se afastar da zona de rebaixamento, enquanto que equipe alvinegra mantém busca pelo líder Palmeiras

 

Um São Paulo animado e aliviado pela classificação à final da Sul-Americana contra um Corinthians descansado e renovado após não ter compromissos durante a semana. Esse é o cenário do Majestoso deste domingo, às 16h no Morumbi. Os dois jogam por objetivos diferentes no Brasileirão, mas uma semelhança os une: o pensamento no duelo da volta da semifinal da Copa do Brasil no meio da semana.

O São Paulo levou 3 a 1 na ida do Flamengo e tem uma missão inglória na quarta-feira, quando reencontra o rival rubro-negro no Maracanã. O Corinthians empatou por 2 a 2 com o Fluminense no Rio e depende de uma vitória simples na quinta, em sua casa, para avançar à final do torneio nacional.

A equipe alvinegra soma 43 pontos e mantém sua perseguição ao líder Palmeiras. A ideia é melhorar, sobretudo, o retrospecto recente contra o rival do Morumbi. O Corinthians saiu vitorioso de apenas um dos últimos dez clássicos com o São Paulo. Empatou três vezes e amargou cinco derrotas.

Corinthians e São Paulo têm objetivos diferentes no Brasileirão
Corinthians e São Paulo têm objetivos diferentes no Brasileirão 

O único triunfo neste período aconteceu no Brasileirão de 2020, por 1 a 0. No Morumbi, o São Paulo tem sido soberano, tanto que o último revés para o rival de Itaquera já tem cinco anos.

Com a classificação à decisão da Sul-Americana, o Morumbi deve estar lotado para o clássico. A pressão que vinha sofrendo o São Paulo virou combustível para eliminar o Atlético-GO e pode ser usada da mesma maneira para se afastar da zona de rebaixamento. O pensamento é não lutar, mais uma vez, contra a queda nas últimas rodadas, como aconteceu em 2021.

 

É possível Rogério Ceni e Vítor Pereira preservem alguns jogadores em razão da proximidade e da importância da semifinal da Copa do Brasil. Mas, se isso acontecer, serão poucos os poupados. Renato Augusto pode ser um deles. No São Paulo, a preservação se dará também por desgaste. O elenco foi ao seu limite na suada classificação garantida nos pênaltis contra o Atlético-GO.

No Corinthians, Fagner, recuperado de lesão, deve começar jogando. Os desfalques são Rafael Ramos, Raul Gustavo, Júnior Moraes e Maycon. Du Queiroz retorna após cumprir suspensão.

“Contra o São Paulo, vamos fazer uma equipe que nos permita competir”, disse Vítor Pereira, depois de ter uma semana só para treinos e descanso. Ceni, por sua vez, não pensa ainda na decisão continental. Sua cabeça está no clássico. “Se no dia 1º de outubro (data da final) me sagrar campeão, vou dormir tranquilo. É diferente ir para final e ser campeão. Mas agora penso no jogo de domingo”, comentou.

SÃO PAULO X CORINTHIANS

SÃO PAULO: Felipe Alves; Igor Vinícius, Diego, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor Galoppo e Patrick; Calleri e Luciano. Técnico: Rogério Ceni.

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Giuliano; Róger Guedes, Gustavo Mosquito e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

Juiz: Marcelo de Lima Henrique (CE).

 

Horário: 16h.

Local: Morumbi.

TV: Globo, Premiere.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros