Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 11 de outubro de 2022

BRASILEIRÃO SÉRIE B - VASCO CHEGARÁ A 95% DE CHANCES DE ACESSO À SÉRIE A SE VENCER O SPORT

 

Por Bruno Marinho — Rio de Janeiro

 

Marlon Gomes e Figueiredo comemoram um dos gols do Vasco sobre o Novorizontino
Marlon Gomes e Figueiredo comemoram um dos gols do Vasco sobre o Novorizontino Daniel Ramalho/Vasco

O Vasco vai para a partida contra o Sport, domingo, na Ilha do Retiro, com uma certeza: se vencer, ficará com as duas mãos no acesso à Série A em 2023. Os três pontos e mais o fato de Grêmio e Bahia se enfrentarem na mesma rodada levarão o time da Colina a 95% de chances de acesso, de acordo com os cálculos de Gilcione Nonato Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG.

Atualmente, as chances vascaínas são de 64%, contra 27% do time de Recife. Apenas três pontos separam os dois. Mas mesmo no pior cenário, de vitória do Leão, o cruz-maltino seguirá mais perto do acesso: 53%, contra 40%. dos pernambucanos.

 

— Mesmo que terminem empatados, o saldo de gols é uma vantagem do Vasco.

Ajustes na defesa e no ataque

A semana do Vasco para a partida contra o Sport será de ajustes na equipe titular. O mais imediato é na lateral direita. Léo Matos recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque, logo agora que vinha tendo boa sequência — foi autor de gol e assistência na vitória sobre o Novorizontino. Matheus Ribeiro é a opção imediata, mas o jogador vem de atuações ruins desde que foi contratado, na janela do meio de ano.

Além disso, tem o retorno de Alex Teixeira, que foi ausência no sábado por estar cumprindo suspensão. Ele fez dois gols na partida anterior, contra o Operário, e se credenciou a brigar por um vaga entre os titulares. A questão é no lugar de quem: na partida passada, Nenê, Marlon Gomes, Figueiredo e Eguinaldo formaram bom quarteto ofensivo.

O Vasco viajará para Pernambuco no sábado, depois do último treino no CT Moacyr Barbosa.

O jogo está confirmado na Ilha do Retiro, depois de o Sport cogitar levar a partida para a Arena Pernambuco. A mudança visaria aproveitar o apelo da partida para vender uma carga maior de ingressos. Entretanto, preocupado com possível perda técnica, o clube de Recife voltou atrás e manteve a partida em seu estádio. Para compensar, avisou que aumentará o preço dos ingressos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros