Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Pedro Fernando Malta - Repentes, Motes e Glosas sábado, 01 de dezembro de 2018

CANTADORES E POETAS POPULARES - 10

 

 

Uma histórica e magnífica obra da cultura popular nordestina, da autoria de Francisco das Chagas Batista

Respeitada a ortografia da época

Célebre peleja de Manoel Cabeceira com Manoel Caetano

Manoel Caetano

– Deus vos guarde, meus senhores,
Que estou cantando bem ;
Quem é o Manoel Cabeceira,
Dos cavalleiros que vêm ?
Pode ser cantor de fama, –
Mas, p’ra mim não é ninguém .

Manoel Cabeceira

– Negro Manoel Caetano,
Focinho de Papavento,
Tanto eu tenho de vermelho
Como tú tens de cinzento :
Porque entraste em Moreno
Sem o meu consentimento ?

Manoel Caetano

– Não preciso de licença,
Para cantar no Moreno :
Eu para dar em cantor
Occupo qualquer terreno;
Homem que rouba cavallo
Passa a noite no sereno.

Manoel Cabeceira

– Negro, trate com respeito,
Não seja tão atrevido ;
Passo a noite no sereno
Atraz de negro fugido;
Você pode ser captive
E andar aqui escondido.

Manoel Caetano

Senhor Manoel Cabeceira,
Pode inchar o seu «gogó».
Quanto mais estremecer
Mais eu lhe dou de cipó ;
Hoje eu lhe trago apertado
Como rato no quixó.

Manoel Cabeceira

– De onde veio esse negro
Do cabello pixaim ?
Que está parecendo ser
Da familia de Caim ?
Nunca gostei de mulato
Porque é gente ruim !

 

Manoel Caetano

– Voce me chama de negro
Do cabello pixaim ?
Meu cabello leva banha
E o seu leva toicim ;
Me diga “seu” sarará.
Quanto você deu por mim ?

Manoel Cabeceira

– Negro, encurta essa lingua,
Vae conhecer teu logar;
Olha que eu sou homem branco
Que nasci para mandar ;
Eu não sou da tua igualha,
Muleque pé de “xambar”.

Manoel Caetano

– Me comparou com a cabra
Sem eu ser do seu chiqueiro ?
Está me chamando negro 
Sem eu custar seu dinheiro ?
Se quizer ser respeitado,
Respeite o negro, primeiro.

Manoel Cabeceira

– Negro, podes ir embora,
Porque de ti não preciso ;
Tú não podes cantar mais
No terreno em que eu piso ;
Aqui, na Chã do Moreno
Caso, confesso e baptiso.

Manoel Caetano

– Você a mim não baptisa,
Porque já sou baptisado,
Não confessa e nem me casa,
Porque eu já sou casado;
Quedê a tua batina
Vigário descoroado !…

Manoel Cabeceira

– Senhor Manoel Caetano,
Eu sou Manoel Cabeceira,
Tenho montes elevados
Que ninguém sobe a ladeira;
Hoje aqui você verá
Isso, quer queira ou não queira.

Manoel Caetano

– Senhor Manoel Cabeceira,
Mais alta é a Borborema,
Mas eu subo em qualquer canto
Sem temer que o peito gema;
Quanto mais você que é baixo
E que já tomei-lhe a extrema.

Manoel Cabeceira

Manoel Caetano, eu agora.
Preciso te declarar
Que no assumpto cantoria
Nunca achei, tomára achar
Um cantador de viola
Que me fizesse calar.

Manoel Caetano

– Então eu vou dar um páo
Para você se atrepá,
No tronco, eu boto : uma onça,
No meio um maracajá.
Em cada galho um inxú
E no olho um arapuá.

Manoel Cabeceira

– Eu passo fogo na onça
E derrubo o maracajá,
Chamusco os inxús a faixo,
E queimo o arapuá ;
Deixo o páo limpo indefeso
P’ra você nelle trepá.

Manoel Caetano

Saiba, senhor Cabeceira
Que eu vinha em sua batida
Como caetetú por lóca,
E mosquito por ferida ;
Você caiu-me nas unhas, ‘
Vae encontrar grande lida.

Manoel Cabeceira

– Saiba, senhor Caetano,
Que eu andava em sua fama
Como macaco por côco,
Como trahira por lama ;
E o “peixe aonde se mata
No mesmo lugar se escama.

Manoel Caetano

– Hoje aqui ha de vê
Como Caetano dá nó,
Como Cabeceira cai
Como peixe no anzó;
 que não podes commigo,
Vai caximbá que é mió.

Manoel Cabeceira

– A ponte de Caxangá,
Foi feita por giringonça ;
Peia é comer de negro,
Negro é comer de onça;
Te prepara p’ra apanhar
Negro da cabeça sonsa.

Manoel Caetano

– A ponte de S. Antonio
Foi feita por certa escala;
Bacalhau comer de cabra,
E cabra comer de bala;
Você pensa que me dá
Mas você arrasta a mala.

Manoel Cabeceira

– Manoel, vi tua familia
Em Punaré de Bondó;
Tua mãe vendia tripas,
E o teu pae mocotó;
Teu avô vendia azeite
Lambuzava tua avó.

Manoel Caetano

Tambem vi tua familia
Lá no porto de Macáu:
Teu pae era um cabra velho
Tocador de birimbáu:
Tua mãe uma curuja
Morava em ôco de páu.

Manoel Cabeceira

– Hontem eu vi tua mãe
Deitada dentro de um ninho;
Mais tarde foçando a lama,
Com uma argola no focinho,
Mastigando nó de canna
Com um bando de bacorinho.

Manoel Caetano

– Eu tambem vi tua mãe
Na capoeira amarrada,
Comendo capim de planta
Se espojando encabrestada ;
Parece muito contigo,
Tem até a cor rudada.

Manoel Cabeceira

-“Seu” Capitão João de Mello
Dê licença, sem demora,
E veja eu rasgar um negro
No cachorro da espora!

Manoel Caetano

– Senhores que estão na casa
Do capitão João de Mello
Venham ver como é que um negro
Estraçalha um amarello!

O dono da casa, vendo que os cantadores queriam brigar, mandou suspender a cantoria e procurou evitar o conflicto.

Os dois contendores olharam-se, comprehenderam que ambos eram bons repentistas e tinham coragem igual. Então, apertaram-se as mãos e se tornaram bons camaradas.


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