Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 21 de janeiro de 2024

CARIOCA 2024: FLUMINENSE ENFRENTA A PORTUGUESA E BUSCA A PRIMEIRAS VITÓRIA NO TORNEIO

 

Por 
O GLOBO
 — Rio de Janeiro

 

Sem os titulares, ainda de férias após a disputa do Mundial de Clubes, o Fluminense mantém a aposta em um time alternativo para o Campeonato Carioca. É ele que neste domingo, às 16h, encara a Portuguesa, em Moça Bonita, pela segunda rodada. Enquanto isso, o tricolor segue sua movimentação em busca de reforços para a sequência da temporada: no sábado, anunciou o meia Gabriel Pires, de 30 anos.

O jogador atuou na temporada passada pelo Botafogo, mas não permaneceu no elenco porque John Textor, dono da SAF alvinegra, desejava mudar o perfil do grupo. Ele tinha contrato com o Benfica, de Portugal, que foi encerrado justamente para viabilizar o acerto com o tricolor. Pires assinou até o fim de 2025 com o clube e vestirá a camisa 22.

O meia é o quarto reforço para 2024 do Fluminense, que já acertou com o zagueiro Antonio Carlos, o goleiro Felipe Alves e o também meia Renato Augusto. Este, aliás, decidiu mudar de número: trocou a 88 pela 20 antes mesmo da estreia. E segue fazendo um trabalho especial de preparação física, sem previsão de jogo.

 

“A expectativa é a melhor possível, a mais positiva. Sempre, antes de começar, penso nas coisas mais altas possíveis, venho para dar o meu melhor. Feliz em poder voltar a atuar no Brasil, estou há pouco tempo aqui, e pouca gente me conhece. Então, estou aqui para dar o meu melhor”, disse Pires ao site oficial do tricolor.

Pires disputou 48 jogos e marcou quatro gols pelo Botafogo na passagem por empréstimo de 2022 a 2023. O rival do Fluminense foi o primeiro clube brasileiro do atleta.

Com a confirmação de Pires, o tricolor parte para concretizar a chegada de outro reforço: há negociações com o Pachuca, do México, pelo meia-atacante uruguaio Terans, que brilhou no Athletico.

Marcão repete o time

O técnico interino Marcão dificilmente fará alterações na escalação, e o tricolor enfrentará a Portuguesa hoje com o mesmo time que empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda na estreia, incluindo Felipe Andrade na posição de volante.

A partida terá casa cheia, com ingressos esgotados pela torcida do Fluminense. Ela será a primeira do tricolor na cidade do Rio de Janeiro nesta temporada. Na rodada de abertura, a Portuguesa derrotou o Bangu por 1 a 0.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros