Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 17 de dezembro de 2023

CARLOS LYRA SE ENCANTOU: UM DOS GRANDES NOME DA BOSSA NOVA. MORRE AOS 90 ANOS

 

 

Carlos Lyra, um dos grandes nomes da Bossa Nova, morre aos 90 anos

Segundo a esposa do artista, Magda Pereira Botafogo, Carlos foi internado na quinta-feira (14/12), com um quadro de febre

 
O cantor e compositor Carlos Lyra morreu aos 90 anos, no Rio de Janeiro -  (crédito: Reprodução/Instagram/carloslyra_oficial)
O cantor e compositor Carlos Lyra morreu aos 90 anos, no Rio de Janeiro - (crédito: Reprodução/Instagram/carloslyra_oficial)
 
Yasmin Rajab 
Foto de perfil do autor(a) Irlam Rocha Lima
Irlam Rocha Lima 
postado em 16/12/2023 11:03 / atualizado em 16/12/2023 16:01

O cantor e compositor Carlos Lyra, um dos grandes nomes da Bossa Nova e parceiro de Vinicius de Moraes, morreu na madrugada deste sábado (16/12), no Rio de Janeiro, aos 90 anos. A informação foi confirmada pela família do artista, por meio das redes sociais. 

Segundo o G1, a esposa do cantor, Magda Pereira Botafogo, informou que Carlos foi internado na última quinta-feira (14/12), no Hospital da Unimed, com um quadro de febre. Posteriormente, exames detectaram uma bactéria.

No entanto, a causa da morte ainda não foi confirmada. Na publicação do Instagram, familiares afirmaram que a morte de Carlos ocorreu de "forma inesperada". "É com imensa tristeza que comunicamos a passagem do compositor Carlos Lyra, nessa madrugada, de forma inesperada. A todos, agradecemos o carinho."

Entre as principais músicas do artista estão: Coisa mais lindaInfluência do JazzMaria ninguémCiúmeLobo boboMinha namoradaPrimaveraSe é tarde me perdoaSabe você, Você e euMenina e Maria Moita.

Última passagem por Brasília

Em 16 de dezembro de 2017, Carlos Lyra apresentou o show Cantos e Contos da Bossa Nova, no Clube da Bossa, que funcionava no Teatro Sílvio Barbato do Sesc, no Setor Comercial Sul, acompanhado pelo sobrinho e violonista Cláudio Lyra.

"Carlinhos partiu para encontrar com a melhor turma do nossa música. Descanso merecido do nosso grande músico e amigo", disse o músico Roberto Menescal.

Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do artista. 

 

NOTA DO EDITOR

 

Carlos Lyra quando jovem:

 

Morre o compositor Carlos Lyra, autor de clássicos da bossa nova, aos 90  anos, no Rio | Rio de Janeiro | O Dia

 

Carlos Lyra em uma de suas composições:

INFLUÊNCIA DO JAZZ

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros