Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 18 de fevereiro de 2023

CARNAVAL 2023: BLOCO DA PRAÇA DOS PRAZERES PROMETE 40 ML FOLIÕES ATÉ TERÇA-FEIRA

 

Bloco da Praça dos Prazeres promete reunir 40 mil foliões até terça-feira

Ponto concorrido em Brasília, o Bloco da Praça dos Prazeres, na 201 Norte, traz DJs renomados e música cubana. Este ano, o tema é Ministério do Namoro

DD
Darcianne Diogo
NG
Naum Giló
postado em 18/02/2023 06:00 / atualizado em 18/02/2023 06:46
 
A irreverência, a alegria e a criatividade tomaram conta da quadra 201 Norte -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
A irreverência, a alegria e a criatividade tomaram conta da quadra 201 Norte - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

E a folia na capital federal começou nesta sexta-feira (17/2) com o pé direito, muita agitação e expectativa para o Carnaval 2023. Em um dos pontos mais concorridos pelos foliões, a diversão é garantida. O Bloco da Praça dos Prazeres, na quadra 201, da Asa Norte, traz como tema este ano o "Ministério do Namoro" e promete reunir pelo menos 40 mil pessoas até terça-feira. Neste sábado (18/2), a programação traz renomados DJs e até música cubana.

A entrada é franca e, para acessar a área da tenda, é necessário passar por uma revista minuciosa feita pelos seguranças. Está proibido portar armas brancas, como facas, armas de fogo ou qualquer item que coloque em risco a segurança dos foliões. Na área externa, há banheiros químicos e uma variada opção de barracas de lanches: churrasquinho, hambúrguer, cachorro-quente, acarajé, caldos e cervejas artesanais. De prontidão, também estão os policiais militares, que fazem o monitoramento de qualquer atividade suspeita.

 
Inclusão

Além da união e do namoro, o bloco traz a diversidade, a cultura e, principalmente, a acessibilidade. Diferentemente de 2020, a estrutura tem mais adaptação às pessoas portadoras de deficiência. Cadeirante, a produtora Emilly Amorim, 36 anos, é a responsável por organizar o espaço para receber esse público. O sentimento é de dever cumprido. "Costumo fazer eventos que sejam acessíveis a todos. Neste, por exemplo, temos rampas acessíveis, corredores, além de banheiros adaptados, atendimento exclusivo no bar, libras e audiodescrição para deficientes visuais", explica.

"A deficiência não pode ser maior do que a importância que a cultura tem na vida de uma pessoa. Brasília é a capital do funcionalismo e, infelizmente, as pessoas com deficiência não são vistas como atuantes na economia, mas quantos de nós não prestamos e passamos em concurso público? Somos agentes atuantes na economia, sim", frisa Emilly.

Embora seja apaixonada por bloquinhos, a enfermeira Karen Vasconcelos, 39, decidiu levar os dois filhos, de 9 e 7 anos, para o Bloco da Praça dos Prazeres. Enfeitados, os familiares curtiram o som de samba, pop e MPB. "Vim à convite de uma amiga e estou amando. As crianças estão se divertindo e isso é o mais importante. Eles sequer chegaram a frequentar, mas agora estão tendo essa oportunidade", finaliza.

Tempo

Após dias de calor intenso na capital federal, os foliões do DF devem esperar um clima com muitas nuvens e pancadas de chuva, deste sábado até terça-feira (21/2), possivelmente em áreas isoladas. "Com isso, acaba dificultando a elevação das temperaturas. Fica quente, abafado, mas não será uma temperatura igual a dias atrás, quando chegou a 31, 32°C", informa o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet.

Programação do bloco para este sábado (18/2)

16h às 17h — Batunkejé
17h as 18h — DJ Micro
18h às 19h — Janaína DJ 44
19h às 20h — DJs Lupita Y Presença Y Tumba'o
20h às 21h30 — Filhos de Dona Maria
21h30 às 22h — DJ ALEN
22h às 23h30 — Sabor de Cuba
23h30 à 0h — Pablo Peligro


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros