Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 18 de janeiro de 2024

CARNAVAL: CIRCUITO CARNAVALESCO BRASÍLIA EM FOLIA ESTÃ CONFIRMADO PARA FEVEREIRO

 

Circuito Carnavalesco Brasília em Folia está confirmado para fevereiro

Lançamento do Circuito Carnavalesco Brasília em Folia confirma evento de carnaval nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro e garante diversidade, segurança e sustentabilidade

 
 
 Coletiva de imprensa do Circuito Carnavalesco Brasília em Folia 2024 -  (crédito: Nina Quintana)
Coletiva de imprensa do Circuito Carnavalesco Brasília em Folia 2024 - (crédito: Nina Quintana)
Foto de perfil do autor(a) Luiza Freire*
Luiza Freire*
postado em 18/01/2024 10:18 / atualizado em 18/01/2024 10:34

O Circuito Carnavalesco Brasília em Folia, que ocrre de 10 a 13 de fevereiro, teve o lançamento e a abertura nesta última terça-feira (16/1), no Museu Nacional da República. O evento de carnaval, organizado e realizado pela Associação Artística Mapati e patrocinado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, tem parceria com o Instituto No Setor e o Distrito Drag, e conta com o apoio do coletivo Folia com Respeito e do Instituto Macondo.

Dayse Hansa informa que serão 3Km de caminhada. "Nós começaremos em frente à Biblioteca Nacional, passaremos pelo palco montado do Setor Carnavalesco Sul, seguimos para o eixo monumental e por fim seguimos ao eixo da cultura", conta a produtora. O circuito, segundo Dayse, será especial pois unirá o Setor Carnavalesco Sul, o Bloco das Montadas e a Plataforma da Diversidade, os três principais territórios carnavalescos de Brasília.

O carnaval de 2024 terá robusta programação diurna, com diversidade, sustentabilidade e celebração da cultura local. "Nós queremos fazer um carnaval que é diurno para essas pessoas lotarem essa cidade também de dia", explica Ruth Venceremos, coordenadora do Distrito Drag, ao explicar a mudança. "Assim, nosso circuito começará às 10h e a última atividade carnavalesca irá até as 20h. No caso do Bloco das Montadas, eu já antecipo, vamos começar às 10h e terminar às 19h", avisa.

O diretor executivo do Instituto No Setor, Caio Dutra, confirma o empenho em preparar um carnaval com respeito, inovação e alegria. "Eu acho que o Circuito tem tudo para ser o primeiro para a gente deixar um grande legado carnavalesco para a nossa cidade", ressalta, ao falar sobre a importância de fazer um evento aberto e livre para todos que gostam do período.

Subsecretário de Cultura e Economia Criativa do GDF, João Cândido deixa uma mensagem a respeito do apoio ao Circuito Carnavalesco Brasília em Folia: "Que nós tenhamos um ótimo carnaval e tenham certeza de que não vamos medir esforços para atender a todos os desafios que estão por vir".

*Estagiária sob supervisão de Pedro Ibarra


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros