Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 25 de fevereiro de 2023

CARNAVAL: GRITO FINAL - BLOCOS DE RUA E DESFILE DAS CAMPEÃS NA SAPUCAÍ

 

Por Camila Araujo e Roberta de Souza — Rio de Janeiro

 

  1. Bloco Vem Cá Minha Flor esquentou o Centro do Rio com música ao vivo e fantasias inusitadas
Bloco Vem Cá Minha Flor esquentou o Centro do Rio com música ao vivo e fantasias inusitadas Fabiano Rocha

É como, infelizmente, diz a música: todo carnaval tem seu fim. O maior espetáculo da terra movimentou o Rio, trazendo turistas de vários lugares do Brasil e do mundo, lotou as ruas em mais de 400 blocos e atraiu milhões de olhares para a Apoteose durante os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Mas, mesmo que oficialmente a festa tenha acabado na Quarta-Feira de Cinzas, ainda tem folia espalhada pela cidade. Para a programação do fim de semana, a previsão é de mais 34 blocos saírem às ruas, além do desfile das campeãs na Marquês de Sapucaí neste sábado.

Sapucaí recebeu grande público para os desfiles das escolas do Rio — Foto: Brenno Carvalho

Sapucaí recebeu grande público para os desfiles das escolas do Rio — Foto: Brenno Carvalho

Com ingressos esgotados para frisas e arquibancadas, restam apenas alguns camarotes para quem quiser assistir às seis primeiras colocadas do carnaval 2023 desfilarem a partir das 22h deste sábado. Em ordem descrescente de colocação, voltam à avenida as agremiações Grande Rio, Mangueira, Beija-Flor, Vila Isabel, Viradouro e a campeã Imperatriz Leopoldinense. Os ingressos variam entre R$ 2 mil e R$ 4.500.

Neste sábado, o Bloco da Anitta planeja arrastar cerca de 100 mil pessoas da Rua Primeiro de Março até Avenida Presidente Antônio Carlos, no centro do Rio. Com concentração às 11h, o Quizomba espera 10 mil pessoas para curtir a folia com músicas que vão do samba ao rock, na Lapa.

 

Turistas no carnaval carioca

 

Pelas ruas da cidade, idiomas de diversos lugares se misturaram. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) mostrou que o carnaval do Rio foi o mais disputado entre os turistas, superando as festas de Salvador e São Paulo.

Buscando curtir os blocos oficiais e o desfile das escolas de samba na data tradicional, os quartos dos hotéis de luxo da cidade ficaram lotados no período de carnaval, de acordo com levantamento feito pela Secretaria estadual de Turismo. 

 

Os principais cartões postais da cidade, como Pão de Açúcar e Corcovado, tiveram crescimento de 20% de público em comparação a 2019, segundo o Rio Convention & Visitors Bureau.

— Esse foi o primeiro carnaval após as restrições sanitárias e tivemos um fluxo de turistas muito satisfatório para a nossa cidade. Foi lindo ver todos os equipamentos turísticos da cidade repletos de pessoas que escolheram o Rio como destino para passar esses dias de folia. Além de pular carnaval, muitos aproveitaram para visitar os principais pontos turísticos e celebrar a data com amigos em bares e hotéis — disse Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB/VisitRio.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros