Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José Domingos Brito - Memorial quarta, 02 de fevereiro de 2022

CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922

CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922

José Domingos Brito

 

Tenho comigo uma raridade, que quero compartilhar com os leitores: uma longa entrevista com seu principal organizador, Rubens Borba de Moraes.

Rubens foi um colega bibliotecário que eu conheci em 1984 pouco antes de ele falecer.

Foi também o pioneiro da Biblioteconomia no País e um dos grandes bibliófilos do mundo.

Estou preparando sua biografia concisa para publicarmos no próximo domingo na minha coluna.

Assim, envio anexo uma nota sobre o evento e o link da entrevista, que peço-lhe publicar.

Grato e Abraços

* * *

Entrevista com o organizador da Semana de Arte Moderna

Rubens Borba de Moraes é o primeiro sentado à esquerda

É um dos principais organizadores da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, em São Paulo. É o nosso entrevistado na comemoração do centenário do evento que marcou uma época na História do Brasil.

Na longa entrevista Rubens detalha porque, como se deu e quem foram os protagonistas do movimento modernista. Qual a repercussão, o que representou e quais os desdobramentos em nossa cultura? O centenário da Semana é um momento propício para conhecimento e reflexão sobre uma importante etapa do desenvolvimento do País.

Clique aqui e leia a entrevista completa com Rubens Borba de Moraes  no blog Tiro de Letra.

No próximo domingo, a coluna Memorial publicará a biografia concisa de Rubens Borba de Moraes.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros