Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 16 de março de 2023

CHAMPIONS LEAGUE: REAL MADRID ASSEGURA VANTAGEM E AVANÇA SOBRE O LIVERPOOL

 

Champions: Real Madrid assegura vantagem e avança sobre o Liverpool

Merengues cadenciam a posse de bola em meio a um ritmo veloz imposto pelos britânicos e se garantem nas quartas

PM
Paulo Martins*
postado em 15/03/2023 18:56
 
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Os duelos de copas têm a interessante máxima de classificação através de uma vitória e um empate. Baseado nesta teoria e conservando a qualidade, o Real Madrid teve interessante exibição diante do Liverpool, nesta quarta-feira (15/3), e tinha interesse em manter o zero no placar, mas conseguiu vencer por 1 x 0. O resultado no Estádio Santiago Bernabéu foi suficiente e sobrado para o avanço no certame.

O jogo

 
Com a manutenção do ritmo, os merengues não se importaram com a enorme vantagem e continuaram a atacar, tendo três escanteios em dez minutos. Entretanto, houve espaço para o contra-ataque e foi justamente esse o meio pelo qual os Reds chegaram com perigo pela primeira vez, com chute de Darwin Núñez, defendido por Thibaut Courtois aos seis minutos.

Aos 13, foi a vez de Alisson aparecer: após toque de cabeça de David Alaba para perto da trave esquerda do goleiro, Vinicius Junior desviou e parou no toque milagroso do gaúcho. Com 19, o mesmo teve de intervir mais uma vez após chute de Eduardo Camavinga de fora da área, contando com o travessão para evitar o gol mais uma vez.

Ainda que a pressão inglesa fosse boa, a efetividade dos madridistas com a bola era algo imparável. Luka Modric foi mais um a tentar balançar a rede, chutando perto do arco aos 21. O ataque visitante tentava agir, mas era barrado frente às fortes linhas armadas pelos espanhóis, que, em contrapartida, não tinham medo nem preocupação de sair da pressão alta dos adversários.

Na etapa final, os britânicos cresciam em campo, motivados pela tentativa quase incansável de buscar a remontada, quanto ao nervosismo de seu treinador. Em um ar pouco comum, Jurgen Klopp se mostrava nervoso apesar das substituições feitas sem a melhora desejada ao longo da etapa complementar. Isto desde a dupla defesa de Alisson nas tentativas de Federico Valverde e Karim Benzema, ambas ao sétimo minuto.

O uruguaio e o francês voltaram a testar em novas ocasiões aos aos 17 e aos 23, respectivamente. O Madrid defendia com invejável perfeição e achava alguns contra-ataques. Em um deles, veio o gol: aos 32, Vinicius Junior conseguiu dominar após desvio da bola no ar, passou a Benzema e este tocou para as redes, sem goleiro na meta. Em seguida, o centroavante sentiu dores e foi suprido por Rodrygo. Após o gol, Carlo Ancelotti utilizou do banco de reservas para finalizar com a vitória mínima.

Ficha técnica:

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
Oitavas de final - Jogo de volta
Real Madrid 1 x 0 Liverpool
Estádio Santiago Bernabéu, Madri, Espanha


Real Madrid

Courtois; Carvajal (Vázquez), Eder Militão, Rudiger e Nacho; Kroos, Camavinga (Tchouameni) e Modric (Ceballos); Valverde, Vinicius Junior (Asensio) e Benzema (Rodrygo)

Técnico: Carlo Ancelotti


Liverpool

Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, van Dijk e Robertson (Tsmikas); Fabinho, Milner (Oxlade-Chamberlain) e Gakpo; Núñez, Salah e Diogo Jota (Elliott)


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros