Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Cícero Tavares - Crônicas e Comentários segunda, 22 de janeiro de 2018

CHICO ANÍSIO EM TRÊS MOMENTOS ANTOLÓGICOS E O MESTRE ARIANO SUASSUNA COM A ARTE DO CÔMICO

 

Para os colunistas do JBF Sonia Regina e Alamir Longo

Nascido Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho, em 12 de abril de 1931, na cidade de Maranguape, a 2 Km do Ceará, o maior humorista do Brasil de todos os tempos que fazia rir e pensar, Chico Anísio, criou mais de duzentos e nove personagens que alegrou o País de ponta a ponta e o mundo.

Possuía uma versatilidade criativa só capaz aos grandes gênios da raça humana!

Sua mãe, Dona Haydée Viana de Oliveira Paula, conta uma história interessante sobre o dia do nascimento do pequeno gênio Chico Anísio: Um domingo, cinco horas da manhã, junto ao quarto onde ele nasceu havia uma mangueira frondosa e no dia do seu nascimento todos os pássaros do sítio vieram cantar naquela árvore, como se tivessem a dizer: seu filho será um iluminado e encantará o mundo com o seu humor!

Para conhecer a genialidade do humorista Chico Anísio, que Zé Lezin considerava o pai de todos os humoristas, seguem três episódios que comprovam a ilimitada versatilidade desse incorporador de personagens jamais visto no mundo!

Mais um viva a esse gênio do humor nacional, insuperável e insubstituível!

E por fim: O mestre Ariano Suassuna explicando por que a caricatura é a arte do cômico que, segundo a teoria do gênio aristotélico: É uma desarmonia de pequenas proporções e sem consequências dolorosas. O cômico é a arte do feio, do desarmonioso.

Assistimos aos vídeos e nos divertimos! O riso, assim como o sexo, é o antídoto da angústia, é o relaxamento do corpo e da “alma”!

Chico Anísio e a Velhinha Puta: 

 

Chico Anísio apresentando Maranguape:

 

Chico Anísio e seu filho, André Lucas, apresentando um quadro humorístico no Jô Soares:

 

 

Ariano Suassuna – O Cômico: 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros