Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 14 de janeiro de 2024

CONCURSOS PÚBLICOS: SERÃO ABERTAS MAIS DE 65 MIL VAGAS EM,2024

Concursos públicos: serão abertas mais de 65 mil vagas em 2024

Confira os certames que devem acontecer em 2024 e aqueles que já estão com as inscrições abertas, no Distrito Federal e em âmbito nacional

YR
Yasmin Rajab
postado em 14/01/2024 06:00 / atualizado em 14/01/2024 06:00
 
 
 
 
Entre oportunidades nos governos local e nacional, a previsão é de que, neste ano, sejam abertas mais de 65 mil vagas para o serviço público. Confira a lista de certames previstos em orçamento e com editais lançados -  (crédito: Caio Gomez)
Entre oportunidades nos governos local e nacional, a previsão é de que, neste ano, sejam abertas mais de 65 mil vagas para o serviço público. Confira a lista de certames previstos em orçamento e com editais lançados - (crédito: Caio Gomez)
int(57)

O cenário dos concursos públicos no Brasil melhorou bastante em 2023. Seguindo o mesmo ritmo, 2024 promete ser ainda melhor, com diversos certames previstos ao longo do ano. Apenas entre os concursos autorizados ainda em 2023, mas que ocorrerão este ano, a previsão é de 14.529 vagas. Somados às vagas anunciadas pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, que prevê 50.570 cargos, entre provimento e criação, serão 65.099 oportunidades de garantir o sonho de se tornar um servidor público neste ano, seja no governo local ou federal.

 

O mais aguardado deles é o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ficou conhecido como “Enem dos concursos”. A prova inaugura um novo modelo de seleção, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

 
O engenheiro civil Marcos Costa não esconde a empolgação. Ele está estudando para o concurso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pretende aproveitar o conteúdo para o Concurso Nacional Unificado.

 

Estou estudando com três amigos do trabalho todos os dias na horado almoço, mais ou menos 1 hora e 30 minutos por dia. Nos sábados e domingos, estudo umas 6 horas.Basicamente,estamos assistindo a videoaulas de um curso específico para concursos de engenharia Marcos Costa,engenheiro civil  
Estou estudando com três amigos do trabalho todos os dias na horado almoço, mais ou menos 1 hora e 30 minutos por dia. Nos sábados e domingos, estudo umas 6 horas.Basicamente,estamos assistindo a videoaulas de um curso específico para concursos de engenharia Marcos Costa,engenheiro civil  (foto: Arquivo pessoal)

 

“Estou estudando com três amigos do trabalho todos os dias na hora do almoço, mais ou menos 1 hora e 30 minutos por dia. Nos sábados e domingos, estudo umas 6 horas. Estamos assistindo a videoaulas de um curso específico para concursos de engenharia. Além disso, resolvo questões, junto com esses amigos e pelo aplicativo do QConcursos no celular, porque aí consigo fazer questões em qualquer lugar, mesmo que tenha só um tempinho livre”, conta.

 

Marcos já trabalhou no Dnit por dois anos, como terceirizado. O engenheiro decidiu iniciar os estudos no ano passado, quando houve indicativos de que seriam abertos concursos na área de infraestrutura de transportes.

A assistente social Raquel Moura também está animada para o Concurso Unificado. Para conseguir um bom resultado, já começou a estudar para o certame por meio da plataforma do Gran Cursos Online. Além do CNU, Raquel também tentará o concurso do Ministério do Meio Ambiente.

 

Raquel Moura, assistente social, busca uma vaga para exercer sua carreira no setor público
Raquel Moura, assistente social, busca uma vaga para exercer sua carreira no setor público(foto: Arquivo pessoal)

 

do Meio Ambiente. Ela conta que gostou da estrutura do Concurso Unificado, mas achou algumas informações do edital confusas. “Gostei da divisão dos blocos, porém achei difícil entender a questão dos pesos e eixos temáticos. Me surpreendi também em relação às matérias de conhecimentos gerais, pois não caem algumas matérias básicas, como estamos acostumados a ver nos outros concursos.”

 

A profissional diz que pretende entrar para o serviço público com o objetivo de conquistar mais estabilidade financeira. “Para trabalhar na minha área de assistente social, tem mais oportunidades em concursos públicos. Mas também acabo tentando para outros cargos, pelo salário e pela estabilidade que o concurso oferece. Tenho um filho autista e teria alguns benefícios sendo servidora pública, para poder acompanhá-lo em terapias seria mais fácil do que é hoje, na iniciativa privada.” Segundo o MGI, a relação de concursos que serão autorizados em 2024 ainda não está pronta.

Enem dos concursos

O edital do Concurso Nacional Unificado saiu nesta quarta-feira (10/1), no Diário Oficial da União, após meses de espera. O certame oferta 6.640 oportunidades de níveis médio e superior, divididas entre os 21 órgãos públicos que aderiram ao novo modelo. As inscrições serão abertas em 19 de janeiro e encerradas em 9 de fevereiro. As taxas custam R$ 60, para cargos de nível médio, e R$ 90, para nível superior. Estudantes bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não precisarão pagar a taxa de inscrição do concurso.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e curso de formação (para as carreiras que exigirem a etapa). Os exames estão previstos para serem aplicados em 5 de maio, em 220 municípios.

Seleções locais

Localmente, a proposta também é de reposição dos quadros. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), os concursos previstos são para a Polícia Civil, nos cargos de delegado, agente administrativo e agente de custódia; Corpo de Bombeiros; Departamento Estadual de Trânsito; Departamento de Estradas de Rodagem; Novacap; e Hemocentro. As carreiras de especialista em saúde e planejamento urbano e infraestrutura também estão na lista.

 

 

.
.(foto: .)

 

Vagas de concursos em 2024

Para além das oportunidades oferecidas pelo CPNU, os concursos com editais publicados somam 7.609 vagas. Confira a lista de certames com inscrições abertas, hoje, no Distrito Federal e em âmbito nacional:

Distrito Federal Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)

  • 102 vagas para assistente administrativo; extensionista rural (economia doméstica, engenharia agronômica e medicina veterinária); e técnico especializado (administração, ciências econômicas, contabilidade, direito e tecnologia da informação).

Universidade de Brasília (UnB)


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros