Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 05 de novembro de 2022

CONGRESSO MUNDIAL DE CARDIOLOGIA: ETE MÊS, O RIO É A CAPITAL MUNDIAL DO CORAÇÃO

 

Por Dasa

 

Este mês, o Rio é a capital mundial do coração
Este mês, o Rio é a capital mundial do coração Getty Images

Dr. Leonardo Vedolin(*) e Dr. Jadelson Andrade(**)

Milhares de profissionais da saúde de várias nacionalidades estarão no Rio de Janeiro, entre 13 e 15 de outubro, para acompanhar de perto o Congresso Mundial de Cardiologia - WCC 2022. Evento mais esperado e relevante do setor em âmbito global, o encontro abordará as principais inovações e pesquisas no campo da prevenção do tratamento dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortalidade mundial.

 A edição deste ano é especialmente importante para a cardiologia brasileira. Ela ocorrerá em conjunto com o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que volta ao seu formato presencial depois de dois anos online, em razão da pandemia da Covid-19. A soma dos dois eventos leva os organizadores – a World Heart Federation e a Sociedade Brasileira de Cardiologia – a prever a participação recorde de mais de 30 mil médicas e médicos. O WCC 2022 marca também o retorno desse grande acontecimento à região. Antes, foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2008, e na capital fluminense, em 1998.

Um dos destaques da programação oficial é o espaço reservado aos avanços em arritmias cardíacas, grupo de alterações no ritmo do coração que podem levar à morte súbita se não forem precocemente diagnosticadas e tratadas. A fibrilação atrial, a mais frequente, preocupa sobretudo porque sua incidência aumenta com a idade, afetando até 8% da população 80+, de acordo com alguns estudos. Além do mal-estar trazido por sintomas como a palpitação, a fibrilação atrial facilita o surgimento de coágulos que podem se desprender e dar origem a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Essa é a maior fonte de problemas cerebrovasculares em idosos na atualidade.

Na tarde de ontem (13/10), os maiores especialistas brasileiros estiveram reunidos no simpósio “Hot Topics em Arritmias Cardíacas”, promovido pela Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil. Foi uma oportunidade ímpar para discutir como e quando fazer o rastreamento da doença, a evolução de métodos diagnósticos (como os softwares de imagem que ajudam a identificar áreas com distúrbios elétricos e fibroses), o manejo dos novos medicamentos anticoagulantes e as indicações mais recentes de procedimentos como a ablação, entre outros temas.

O objetivo da Dasa em participar de eventos de natureza científica, que culmina com a sua presença no Congresso Brasileiro e no WCC 2022, está alinhado com o propósito de se constituir como uma referência em prevenção e assistência cardiovascular. Nessa direção, a Dasa não só investiu na formação de um robusto corpo de especialistas como está implantando um projeto de cuidado integral com a saúde cardiovascular dos pacientes em todas as suas unidades. O programa define uma jornada de exames e prevenção dos fatores de risco para os pacientes atendidos nos ambulatórios e guias de condutas assistenciais para casos de AVC, infarto, arritmias e outras complicações cardiovasculares.

Mais um braço do projeto é a navegação dos pacientes cujos exames, feitos na rede, apresentam resultados críticos. Assim que esses casos são identificados em um sistema de algoritmos desenvolvido pelo time de inovação, uma equipe de especialistas avalia a gravidade e pertinência do achado e entra em contato com o médico do paciente para alertar sobre a necessidade de cuidados intensivos ou imediatos. Iniciativas como essas evidenciam a preocupação em traduzir as conquistas da ciência em benefícios palpáveis para os médicos e pacientes no dia a dia do atendimento. Em um sentido mais amplo, é disso que trata o WCC 2022.

* Dr. Leonardo Vedolin é Diretor Geral, Médico e de Cuidados Integrados da Dasa

** Dr. Jadelson Andrade é Diretor Nacional de Cardiologia dos Hospitais da Dasa

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros